Doenças e pragas de uvas femininas

Contente
  1. Doenças e seu tratamento
  2. Revisão e controle de pragas
  3. Medidas de prevenção

As uvas virgens são uma liana despretensiosa e de crescimento rápido, apreciada pelos jardineiros por sua incrível decoratividade, robustez de inverno e resistência a danos por pragas e patógenos. No entanto, cuidados inadequados e fatores ambientais desfavoráveis ​​muitas vezes levam a uma diminuição da imunidade desta planta resistente, como resultado da qual ela começa a sofrer de várias doenças e de uma invasão de insetos. A quais doenças as uvas virgens são suscetíveis, quais pragas representam uma ameaça para elas, quais são as medidas preventivas - contaremos neste artigo.

Doenças e seu tratamento

As uvas virgens são resistentes à infecção por patógenos de muitas fito-doenças conhecidas, no entanto, devido a várias circunstâncias, pode sofrer tanto de bactérias patogênicas quanto de fungos ou vírus. Abaixo estão os nomes e descrições das doenças mais comuns com as quais a videira decorativa em questão pode ser infectada.

Podridão cinzenta

Uma doença fúngica perigosa que afeta não apenas as partes verdes da planta, mas também seus brotos e caules. Uma das principais razões para o desenvolvimento da podridão cinzenta é a alta umidade., que pode ocorrer devido a condições climáticas desfavoráveis ​​ou, mais frequentemente, com regas excessivas e pulverizações abundantes. Em alguns casos, a liana pode ser infectada com podridão de plantas já infectadas que estão próximas.

Uma característica da doença é uma floração esbranquiçada ou fofa acinzentada que se forma nas folhas, brotos e frutos. O tratamento da podridão é realizado de maneira abrangente, usando vários métodos e meios.

As principais medidas na luta contra a podridão cinzenta incluem:

  • remoção das partes afetadas da videira;
  • tratamento de plantas com preparações fungicidas - "Gamair", "Alirin-B".

Além disso, durante o período de tratamento de podridão, os jardineiros tomam medidas para reduzir a umidade do solo. Para isso, suspendem temporariamente a rega, param completamente de pulverizar.

Podridão radicular

Outra doença fúngica insidiosa que afeta as partes subterrâneas das plantas (raízes e rizomas). Essa doença pode ocorrer durante a estação de chuvas prolongadas, quando o nível de umidade do ar e do solo aumenta drasticamente. Outras causas comuns de desenvolvimento de podridão radicular são irrigação excessiva e má drenagem do solo.

Os principais sinais desta doença são:

  • inibição do crescimento da planta;
  • murcha e amarelecimento das folhas;
  • escurecimento da casca em brotos lignificados e sua morte gradual.

Como no caso anterior, no combate à podridão radicular, o tratamento das plantas é feito de forma complexa. Para isso, os jardineiros realizam atividades como:

  • processamento de uvas com preparações fungicidas e contendo cobre - "Hom", "Oxyhom", "Abiga-Peak";
  • escavação profunda de um local com plantas infectadas;
  • trabalhar para melhorar a drenagem do solo.

Em caso de danos graves, a videira ferida deve ser desenterrada e queimada. No lugar de seu crescimento, nada deve ser cultivado pelos próximos 3-4 anos.

Revisão e controle de pragas

Folheto aglomerado

Uma praga cujas pupas são capazes de danificar seriamente as uvas silvestres e cultivadas. Um adulto é uma borboleta cor de mármore com cerca de 1-1,2 cm de tamanho. As lagartas da curuquerê são pequenas (até 1 cm), apresentam coloração verde-acinzentada e escudos dourados na cabeça. Para destruir a curuquerê da uva, as plantas são tratadas com os inseticidas "Tokution", "Tsidial", "Fozalon".

Pulgão

Um minúsculo parasita que se alimenta de sucos de plantas. Normalmente encontrado ao examinar a parte inferior das folhas. Para combater as poucas colônias, eles realizam pulverizando com água com sabão (300 gramas de sabão em pó ou 100 gramas de sabão de alcatrão por 1 balde de água).

Em caso de destruição em massa de uvas por pulgões, são usados ​​os inseticidas "Fitoverm", "Aktara".

Camundongos

Famosas pragas de roedores que incomodam muitos proprietários de hortas caseiras. Essas pequenas criaturas, às vésperas do frio, podem equipar ninhos nas moitas de uva, danificando sua parte aérea.

Para combater ratos, são usados ​​dispositivos padrão - armadilhas mecânicas e automáticas.... Menos frequentemente, os jardineiros recorrem à ajuda de substâncias tóxicas (venenos) - "Tempestade", "Ratobor", "Bloqueio", "Efa".

Medidas de prevenção

A principal medida para a prevenção de doenças e danos à videira por pragas é o cuidado adequado, que prevê a rega regular mas moderada, a poda oportuna e a formação da videira. Em nenhum caso o espessamento excessivo das plantas deve ser permitido - a principal razão para a diminuição de sua imunidade.

Além disso, matagais densos atraem ratos, que, em busca de um abrigo quente, muitas vezes equipam ninhos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário