Como e como processar uvas?

Contente
  1. Para que serve?
  2. Cronometragem
  3. Como processar?
  4. as regras

A necessidade de entender como e com o que processar as uvas no outono antes do abrigo para o inverno e em agosto após a colheita, muitas vezes confunde os vinicultores iniciantes. O peróxido de hidrogênio e outros remédios recomendados para isso podem ser encontrados até mesmo no kit de primeiros socorros caseiros, bem como adquiridos em lojas especializadas. Para entender como processar as uvas adequadamente para a temporada, instruções simples e detalhadas ajudarão.

Para que serve?

A uva é uma planta que, quando cultivada, perde parte significativa de sua imunidade natural. A videira é sensível às mudanças climáticas e de temperatura, suscetível a infecções fúngicas e sofre infestações de pragas. Qualquer uma dessas influências leva ao fato de as plantas pararem de crescer, piorando a pega dos cachos. As bagas começam a apodrecer e, às vezes, toda a colheita fica arruinada.

Os tratamentos preventivos são um componente importante do sucesso na viticultura. Eles protegem as plantas do desenvolvimento da maioria das doenças. E também o processamento pode ser urgente, ajudando a resolver problemas específicos. Na maioria das vezes, a derrota é detectada por oídio, oídio e oídio. Na ausência de proteção na videira, folhas, frutos, infecções bacterianas podem se desenvolver. Eles são difíceis de tratar. Acontece que é muito mais fácil fazer a prevenção. Na prática mundial, existem muitos exemplos do desaparecimento completo de certas variedades.

Depois que a filoxera foi trazida da América para a Europa, muitos vinhedos foram destruídos. Em particular, aqueles a partir dos quais foi produzido "Madeira". Eles nunca foram restaurados. As medidas preventivas são a única forma de proteger as plantas. A vinha precisa de pulverização de doenças e pragas muito mais do que outras plantações no local.

É necessário levar em consideração as características varietais, a suscetibilidade de espécies específicas à derrota por infecções fúngicas. Em qualquer caso, não será possível prescindir totalmente de tais medidas de proteção.

Cronometragem

As uvas são pulverizadas durante todo o período de crescimento. No início da primavera, logo após a retirada do material de cobertura, são realizados os primeiros tratamentos. As atividades estão sendo concluídas durante a preparação das plantas para o inverno. Mas também existem certas limitações.

No outono, as uvas precisam especialmente de proteção após a colheita e a poda. No verão, no calor, a pulverização é realizada apenas no período da manhã ou à noite, e em setembro, com o retorno do período chuvoso, é necessário aguardar o tempo seco para concluir o tratamento.

Pulverização de primavera

A escolha do mês para a primeira sessão de proteção contra doenças deve se basear nas características do clima da região. No sul, será final de março ou início de abril. Em áreas de clima temperado, você terá que esperar até maio. É importante que os botões ainda não tenham florescido. Antes disso, os galhos secos e danificados são podados, as folhas mortas na área da raiz são removidas.

O solo é pulverizado juntamente com a videira com uma solução de 1-3% de sulfato ferroso. Esta substância permite uma prevenção eficaz de várias doenças das plantas, tem um efeito desinfetante. Pulverização com sulfato de ferro:

  • retarda o processo de abertura dos rins;
  • ajuda a evitar o congelamento dos brotos;
  • destrói musgos e líquenes;
  • previne a deficiência de minerais.

Tradicionalmente, o tratamento com essa substância é considerado mais benéfico no outono. Na primavera, é frequentemente substituído por sulfato de cobre em uma solução de até 3%. A pulverização é realizada em uma videira que sofreu de doenças na última safra. Mas o sulfato ferroso também cumpre com sucesso suas tarefas, tendo um espectro de ação mais amplo. O segundo tratamento de primavera ocorre no período em que os olhos da planta se abrem. Para pulverização, fungicidas são usados. A eles você pode adicionar "Karbofos" para destruir os insetos que despertam. A pulverização pode ser repetida após 10 dias.

O último tratamento da primavera deve ser feito o mais tardar 10 dias antes da floração, caso contrário, podem surgir problemas de polinização.

Meses de verão

O período de vegetação mais ativa de uvas cai nos meses mais quentes do ano. É importante aqui escolher as preparações certas para evitar a propagação do fungo, mas não para perder a colheita. Quando a temperatura atmosférica sobe para +18 graus, soluções de agentes contendo enxofre podem ser usadas para tratamento. Em climas mais frios, eles são ineficazes.

Meses de outono

Após a colheita, a videira permanece no local. É cortado e pulverizado com soluções de sulfato de ferro e cobre. A concentração ideal para processamento no outono é de 3-5%. Essa solução irá preparar as uvas para o inverno, dando-lhes alta proteção imunológica.

Como processar?

O tratamento de doenças de uvas pode ocorrer em diferentes períodos, mas é especialmente importante no momento em que a planta está vulnerável a influências externas. Algumas substâncias são utilizadas para amadurecer as vinhas, outras apenas após a colheita, antes de se abrigarem para o inverno. As bagas colhidas também são normalmente processadas para armazenamento de longo prazo.

Remédios populares

Este grupo de meios para proteger as uvas de doenças e pragas inclui consumíveis disponíveis para todos. Eles ajudam com fungos e mofo, exceto líquenes e musgo. Se a videira ficar preta, doente, eles podem ajudar nos primeiros estágios.

  • Ácido bórico. É utilizado durante o período de floração das uvas, promove a formação dos ovários. No futuro, a pulverização pode ser realizada para que os frutos fiquem mais suculentos. A cobertura à base de ácido bórico também é útil para eliminar sinais de deficiência da principal substância ativa no solo. A solução é preparada em água quente mergulhando 2,5 g de pó em 1 litro de água.
  • Solução de manganês. É utilizado para o processamento das uvas durante o período de maturação dos cachos. A cada 7 a 14 dias, pode-se realizar a pulverização foliar de pincéis de maturação com uma solução de manganês na concentração de 5 g por 10 l de água.
  • Soda ash. Uma solução com base nele é preparada na proporção de 50 g por 10 litros de água, acrescentando 50 g de sabonete líquido e 10 gotas de iodo medicinal. Com esta composição, os rebentos podem ser pulverizados para melhorar o sabor dos bagos, ao atingir o solo diminui a intensidade do crescimento das ervas daninhas.
  • Cal viva. Sua solução na proporção de 1 kg de matéria seca por 10 litros de água cobre as superfícies de troncos e galhos. O processamento é especialmente eficaz no outono.
  • Matérias-primas vegetais. Isso inclui decocções em topos de batata, cascas de cebola, pimenta vermelha, absinto. As matérias-primas são esmagadas, derramadas com água e levadas à fervura. O caldo resultante é filtrado e armazenado por até 2 meses. Antes de usar, misture com soluções de sabão líquido ou soro de leite.

Separadamente, vale a pena considerar o uso de peróxido de hidrogênio na pulverização de uvas. Ele substitui fungicidas químicos durante os períodos em que os cachos começam a cair na videira. O peróxido de hidrogênio é seguro para as uvas em qualquer estágio de seu desenvolvimento. Esta substância tem um efeito bactericida e fungicida pronunciado, ajuda a repor a deficiência de oxigênio em órgãos e tecidos. A concentração da solução irá variar dependendo da finalidade do tratamento.

  • Prevenção. Neste caso, 300 ml de peróxido a 3% são adicionados a 10 litros de água. Com esta composição, a videira e os rebentos são pulverizados 3 vezes durante a época.
  • Tratamento de doenças. A solução é preparada a partir de 8 litros de água e 250 ml de peróxido de hidrogênio.
  • Desinfecção de sementes e mudas. Para embeber o material em 0,5 l de água, dissolva 25 ml da substância.

A solução médica já está sendo vendida na concentração necessária de 3%. A pulverização é realizada nas folhas através de um pulverizador de jardim com um bico fino. É importante escolher períodos sem sol forte ou chuvas prolongadas.

Drogas

Todos os produtos químicos podem ser usados ​​seguindo estritamente as instruções de uso. A overdose pode afetar negativamente o estado das plantas, o sabor dos frutos. Um dos remédios mais seguros é a mistura Bordeaux, inventada pelo cientista francês Milliard. É uma preparação fungicida versátil que ajuda a destruir os esporos de culturas de fungos. Indicado para o tratamento de vinhas doentes e saudáveis.

Para pulverizar uvas, uma série de outros produtos químicos populares e soluções prontas podem ser distinguidos.

  • Fitosporin. O medicamento tem ação universal contra diversas doenças infecciosas. Também é usado para aumentar os rendimentos, distribuindo os tratamentos uniformemente - até 3 vezes durante a temporada. O econômico "Fitosporin-M" na forma de um concentrado pastoso também merece atenção.
  • "Nitrofen". Um produto complexo que combina as funções de fungicida e propriedades insectoacaricidas. Adequado para processamento no início da primavera e outono, usado durante o período de frutificação. A droga inibe o crescimento de plantas daninhas, mas pode untar levemente o solo. A composição é baseada em fenóis obtidos do carvão.
  • Horus. Preparação química suíça na forma de grânulos contendo ciprodinil. Este pesticida químico é especialmente ativo contra vários tipos de fungos - ascomicetes, deuteromicetos. A substância ativa tem boa permeabilidade às folhas e frutos, contribui para uma melhor preservação da cultura nos ramos e evita o apodrecimento das escovas. O remédio é eficaz contra oídio, oídio, manchas e oídio, podridão de frutas.
  • "Topázio". Uma preparação eficaz contra a podridão branca e negra, americana e ferrugem. É baseado na substância penconazol, que não possui fitotoxicidade na dosagem correta. Difere em uma alta taxa de penetração nos tecidos vegetais.
  • "Ureia". A uréia na forma de soluções satura o solo com nitrogênio. E também é eficaz no tratamento da vinha no início da primavera, destruindo patógenos e larvas de insetos.
  • "Dnok". Uma preparação de ação complexa adequada para o combate a insetos e doenças fúngicas. A pulverização na primavera ajuda a prevenir infecções e suprimir a microflora patogênica.
  • "Euparen". A droga é de ação universal. Lida bem com a maioria das infecções fúngicas. Auxilia no tratamento de oídio, míldio, podridão cinza, branca e negra.

Todas as preparações fungicidas para uvas são geralmente divididas em vários grupos. Para prevenção, meios de contato de uso repetido são adequados. Mas já a primeira chuva vai lavar todos os vestígios de processamento. Os medicamentos sistêmicos se acumulam nos tecidos vegetais, proporcionando proteção em longo prazo. Os produtos combinados combinam as propriedades dos outros dois grupos e são os mais adequados para a proteção abrangente do vinhedo.

O tipo de patógeno também é importante. Por exemplo, "Flaton", "Baytan", "Tsinebom", "Kaptan" são eficazes contra a podridão branca e negra. As preparações combinadas "Vectra", "Falcon", "Fundazol", "Ridomil Gold" são mais adequadas para combater o oídio e oídio. Os fungicidas Sumileks e Topsin são eficazes contra a podridão cinzenta.

As preparações inseticidas são selecionadas com base no tipo de praga que ataca a videira. Um carrapato, pulgão ou filoxera precisará de produtos químicos diferentes. Cada um deles levará em consideração as peculiaridades do comportamento alimentar dos insetos. Por exemplo, na luta contra pulgões, os meios entéricos combinados funcionam melhor:

  • “Kinmix”, atuando em qualquer estágio de desenvolvimento;
  • "Actellik" com efeito prolongado;
  • Fozalon para proteção de longo prazo.

Os ácaros podem ser destruídos com drogas com permetrina e benzofosfato. O enxofre coloidal concentrado (75%) eliminará quaisquer pragas, incluindo a filoxera. "Fitoverm", "Bitoxibacilina P" será útil contra rolos de folhas. O Fufanon-Nova e outros medicamentos à base de malatião ajudam a eliminar os vermes.

as regras

As recomendações básicas de tratamento são igualmente relevantes para fungicidas e inseticidas. A pulverização é melhor realizada em tempo claro e sem vento. É importante estudar cuidadosamente as instruções do medicamento para evitar sobredosagem. Mesmo o mesmo remédio em um volume diferente, a concentração pode se tornar um veneno ou remédio para as uvas.

Outras recomendações importantes.

  • Manter a ordem na vinha. Antes de qualquer tratamento, é necessário remover a folhagem caída e amarelada. Os sinais de infecção revelados são um motivo para a remoção de escovas danificadas, brotos, com sua posterior destruição.
  • Cumprimento do cronograma. Para as uvas, são realizados 4 tratamentos de primavera e 1 no verão, no outono. A pulverização não programada será necessária apenas se forem detectados sinais de infecção da videira com doenças ou pragas.
  • Alternância de drogas. Você não pode usar os mesmos produtos por causa do vício rápido. É importante substituí-los regularmente por medicamentos semelhantes, mas em uma base diferente.
  • Levando em consideração a compatibilidade dos medicamentos. Se você precisa se livrar simultaneamente de insetos e fungos, preparações complexas virão em seu socorro.
  • Proteção de contato. Alguns pesticidas químicos podem causar queimaduras químicas se inalados ou em contato com a pele. O uso de respiradores, luvas de borracha e roupas especiais ajudará a prevenir reações negativas.

Seguindo essas dicas, você poderá apoiar a imunidade das uvas, cuidar da sua segurança durante a frutificação, proteger variedades valiosas dos ataques de insetos, sem colocar a própria saúde em risco.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário