Características dos eixos taiga
O machado de taiga é um tipo especial de ferramenta, significativamente diferente do conhecido machado de carpinteiro. Essa ferramenta é bastante cara, mas permite que você sobreviva nas condições adversas da taiga. O artigo discutirá como deve ser esse machado, como escolher o modelo certo, como usá-lo.
Peculiaridades
O machado da taiga é usado para várias tarefas.
- Derrubada de árvores - Inclui a preparação de lenha, corte sanitário e corte na serraria. O machado da taiga cumpre com sucesso todas essas funções.
- Trabalho com toras grandes - aqui queremos dizer trabalho áspero, por exemplo, remover galhos, remover casca densa, fazer ranhuras e alguns outros tipos de trabalho.
- Para sobrevivência - essa ferramenta pode ser usada por caçadores para criar kulemoks rapidamente, bem como armadilhas para animais selvagens.
- Construção de cabanas, vários decks ou cabanas de "cozinha rápida" - é óbvio que é impossível construir uma cabana sem machado. Ao mesmo tempo, a utilização da versão taiga permite realizar todo o trabalho necessário 3-4 vezes mais rápido do que na carpintaria.
Deve-se notar que um machado de alta qualidade não é necessário apenas na taiga. Em quaisquer outras condições climáticas, será sempre útil para os amantes de longas caminhadas. Este é um dispositivo verdadeiramente indispensável para caçadores, pescadores, silvicultores, geólogos, bem como turistas comuns e todos aqueles que estão apenas planejando ir para a taiga.
Projeto
Detenhamo-nos com mais detalhes nas características de design do machado de taiga. Inclui vários detalhes.
- Machadinha - é muito diferente do carpinteiro. Nos modelos taiga, é bem mais comprido, pois com a ajuda dele é preciso dar um balanço forte e acertar a madeira com força. O comprimento padrão é de 50 centímetros ou mais, embora deva ser leve, caso contrário você simplesmente não conseguirá sobreviver na taiga.
- Cabeça de machado taiga também é diferente da carpintaria, aqui a parte superior da lâmina está completamente ausente. Além disso, a cabeça forma um ângulo de inclinação muito menor em relação à machadinha - 65 graus contra 90 graus para a versão de carpintaria. Graças a esta característica, a eficiência do trabalho aumenta, e as mãos não se cansam, o que geralmente aumenta a eficiência do corte. O golpe é mais difícil do que com uma ferramenta de carpintaria.
- Lâmina devem ser arredondados, a nitidez tem características próprias: via de regra, o bordo de fuga é 2,5 vezes mais fino que o frontal. Isso é extremamente importante se você planeja usar um machado em vez de um cutelo.
- Barba - o elemento conecta o machado à cabeça. Destina-se a proteger a peça de madeira contra quebras em caso de impactos fortes, uma vez que absorve até 60% da força do impacto físico.
- Bunda - como você sabe, na taiga você não precisa apenas de um machado, mas também de um martelo, mas muitos usam uma coronha, que facilmente dá conta de todas as tarefas que lhe são atribuídas.
- Olho - graças a esta parte, a cabeça é colocada na machadinha, uma cunha de madeira ou um simples prego é adicionalmente cravado para dentro, para que a cabeça não salte.
- Fungo - outro detalhe que visa aumentar a segurança no uso do aparelho. Sobre o fungo, você pode fixar convenientemente as mãos para que não escorreguem.
Avaliação do modelo
Infelizmente, machados produzidos internamente como Taiga, Olen e Tiger não podem se orgulhar de alta qualidade. Seus machados muitas vezes não cabem sob a cabeça e começam a escorregar quase imediatamente, o que torna o trabalho com tal ferramenta muito perigoso. Segundo as avaliações dos clientes, as lâminas da cabeça estão tão quentes que praticamente atingem o estado de ferro fundido, o que leva à sua destruição durante as primeiras geadas - as lâminas começam a esfarelar ou simplesmente partem-se delas, em qualquer caso a ferramenta fica inutilizável. Para se proteger, os compradores são forçados a modificar a ferramenta recém-adquirida por conta própria e, como esses eixos não são baratos, a demanda por modelos russos é baixa.
Os machados de taiga de alta qualidade foram produzidos nos tempos soviéticos durante a era Stalin, agora a tecnologia se perdeu e os produtos do modelo dos anos 1950 só podem ser comprados na Internet, e seu custo começa em 4-5 mil rublos. Naqueles anos, usava-se aço grau U7.
Hoje em dia, machados de taiga de alta qualidade podem ser comprados apenas de fabricantes estrangeiros. A maior procura é por produtos das marcas Gransfors Bruks, Husqvarna, além de Fiskars e Hultafors.
Sutilezas de escolha
O maior erro de muitos que vão para a taiga é quando levam consigo um machado de carpinteiro. Tal ferramenta em cabo encurtado tem uma cabeça maciça e uma lâmina bastante larga, tudo isso enfraquece significativamente a força de impacto, já que o amplo contato com a madeira é necessário apenas quando é necessário cortar a árvore, e não cortá-la.
Um cabo encurtado também não é bom, o golpe será muito mais fraco, mas este é apenas o menor dos males. Os machados curtos estão se tornando a causa mais comum de ferimentos na extração de madeira - você pode bater na canela ou no joelho enquanto trabalha. Em condições de taiga, quando não há oportunidade de receber atendimento médico qualificado urgente, essas situações podem terminar muito mal.
Ferramentas de carpintaria pesam 2 kg, e a cabeça - 1,4-1,5 kg. O peso da cabeça de um machado de taiga não ultrapassa 800 g, é mais fácil cortar com essa ferramenta.
Assim, ao escolher um machado de taiga, é importante prestar atenção especial a alguns pontos básicos.
- O machado certamente deve ser leve - você terá que carregá-lo nas costas e nas mãos por vários quilômetros, e balançar com uma ferramenta leve é muito mais conveniente do que um meio martelo de carpintaria. Nesse caso, o volume deve estar concentrado na cabeça, ou seja, em sua parte metálica.
- O comprimento mínimo da machadinha deve ser de aproximadamente 50 cm, idealmente 60-70 cm.Só neste caso, o balanço permitirá que você dê um golpe mais preciso e forte.
- No entanto, uma alça muito longa também não tornará o trabalho mais fácil. Se tiver 80-90 cm, então é possível se adaptar a tal ferramenta, mas a precisão do golpe será muito menor e não é nada conveniente fazer pequenos recortes com um cabo alongado.
- A lâmina certamente deve ter um formato arredondado, isso se deve às especificidades do trabalho na área da taiga. A lâmina do machado deve ser grossa o suficiente para não ficar atolada com o impacto no tecido da madeira e não larga o suficiente - caso contrário, será difícil penetrar na árvore.
- Outro ponto é a cabeça do machado. Infelizmente, com o tempo, todos os eixos começam a se soltar, independentemente do custo e da marca do fabricante. Mesmo que você os tenha plantado em 3-5 cunhas e espalhado com toda a supercola à sua disposição, eles ainda irão voar, especialmente se você estiver cortando madeira por várias horas por dia.
- A cabeça do machado voador se transforma em um objeto pontiagudo e pesado que pode ferir gravemente outras pessoas. Mas mesmo se problemas não acontecerem, ela pode simplesmente se afogar na neve.Como mostra a prática, uma machadinha afiada e fina penetra na neve de modo que é quase impossível encontrá-la depois.
- Por isso é melhor dar preferência aos modelos com impulso reverso, quando o machado é plantado sem o uso de cunha diretamente da mão, neste caso, a cada golpe, ele se lançará com mais força ainda.
Muitos estão tentando melhorar seus machados de taiga e fazer o inverso por conta própria. Neste caso, você precisa ter em mente que você terá que mexer nos modelos suecos e americanos - eles têm um ilhó bastante estreito, a nogueira não cresce aqui e todos os outros tipos de madeira não dão o ajuste desejado, que é por que o grande ilhó nos modelos domésticos foi formado por uma razão.
Operação e cuidados
Ao trabalhar com um machado de taiga todos os requisitos de segurança e manuseio adequado da ferramenta devem ser observados.
- As lâminas devem ser mantidas sempre fechadas, após o trabalho devem ser secas, caso contrário enferrujam e tornam-se cegas, o que reduz significativamente a eficiência de corte e a vida útil do machado.
- Lembre-se sempre de que machados não são brinquedos. Eles podem ser ajudantes confiáveis em difíceis condições de sobrevivência, mas se manuseados de forma descuidada e frívola, eles causam muitos problemas para seus proprietários.
- O machado é projetado para derrubar árvores - isso significa que não deve ser usado para cavar a terra e trabalhar com materiais que podem embotá-la ou simplesmente quebrá-la.
- O machado não deve ser atirado ao solo, pois isso deteriora e enferruja a lâmina.
- Nem mesmo coloque a ferramenta no fogo - isso leva a uma deterioração das características técnicas e operacionais do aço.
Antes de começar a trabalhar com um machado, você precisa se certificar de que é totalmente seguro e confiável. Certifique-se de que a parte metálica fica bem fixada, não fica pendurada no machado, se necessário, é necessário reforçar a cunha ou instalar uma nova.
É importante verificar com antecedência a afiação da lâmina, não deve haver lascas ou rebarbas na chapa.
Não comece a derrubar se houver estranhos na área de trabalho, especialmente crianças.
Ao girar com força, segure o machado com a maior força possível, caso contrário, a ferramenta pode escorregar de sua mão.
Para obter mais informações sobre os recursos dos eixos taiga, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.