Tudo sobre machados de incêndio

Contente
  1. Recursos e escopo
  2. Princípio da Operação
  3. Manufatura
  4. Especificações
  5. Visualizações
  6. Modelos

O machado de incêndio foi projetado para uma profissão específica. São várias as características que o distinguem de outros produtos deste tipo, em particular - a forma com uma lâmina de feitura clássica de um lado e uma extremidade pontiaguda do outro. Esses eixos são de tipos diferentes.

Recursos e escopo

Um machado de incêndio típico sempre tem cabo longo. O elemento de metal é preso à alça com especial firmeza - de modo que não quique durante um grande balanço. O produto é pintado em uma cor viva, o que facilita a visualização do machado em condições de pouca visibilidade.

O design duplo do produto permite que os bombeiros usem uma ferramenta em vez de duas. Com esta unidade, você pode cortar portas, remover rapidamente remates e travamentos de portas e quebrar superfícies de gesso cartonado e painéis de teto. Alguns modelos são projetados para cortar fios elétricos, embora opções adicionais possam afetar significativamente o custo da ferramenta. Os machados de incêndio também podem ser usados ​​para acesso rápido a veículos e outras tarefas. O design foi pensado de forma a criar a possibilidade de entrada segura, rápida e eficiente nas instalações.

Alguns trabalhadores usam uma ferramenta para demolir paredes. O projeto do eixo curvo o torna adequado para uma ampla gama de aplicações. Esta forma é necessária para reduzir o peso, mas ao mesmo tempo manter a resistência e distribuir corretamente o estresse e a força aplicada pelo usuário. O machado de cinto está pendurado em um coldre, uma ferramenta de assalto semelhante está firmemente fixada na parte inferior das costas.

Como qualquer machado, esta ferramenta pode ser perigosa se usada incorretamente. Os bombeiros geralmente recebem treinamento no uso da ferramenta antes de usá-la. Primeiro, você precisa se certificar de que a estrutura está em boas condições, inspecione a firmeza com que a parte de metal está fixada ao cabo. Além disso, a lâmina do machado de assalto deve permanecer afiada.

Princípio da Operação

Um machado é um exemplo de cunha de rampa dupla. Esta forma durante a operação permite reduzir o esforço necessário para concluir a tarefa. Sua alça atua como uma alavanca permitindo ao usuário aumentar a força na aresta de corte.

A maioria dos eixos do cabo do machado de incêndio são simétricos em relação à lâmina, mas existem modelos em que os limites são deslocados, o que permite não sujeitar as juntas a uma grande carga. O instrumento americano e os modelos fabricados em nosso país são quase idênticos. A superfície de trabalho principal é feita de aço de alta resistência e o cabo pode ser de madeira, fibra de vidro ou plástico.

Manufatura

Requisitos especiais são impostos a uma ferramenta deste tipo, uma vez que o material deve suportar não apenas cargas pesadas, mas também ser resistente ao fogo. A superfície de trabalho não deve mudar suas características sob a influência de uma queda constante de temperatura. Se falamos de resistência, essa ferramenta é capaz de perfurar aço, cuja espessura é de 1 mm. A cabeça é feita não apenas de aço endurecido, mas de um material com adição de molibdênio e manganês - eles fornecem a resistência necessária. Para proteger o dispositivo da corrosão, um composto especial é aplicado na parte superior.

O elemento de metal (se não for uma estrutura de uma peça) é preso ao cabo com cola epóxi. O produto é seco na estufa por 24 horas a uma temperatura de 30 graus. Para um melhor contato com a mão, é instalada uma almofada emborrachada, que permite segurar a ferramenta com firmeza, mesmo usando luvas.

Se for um machado feito profissionalmente, deve ter um certificado de qualidade. Em um determinado estágio de produção, o produto é testado quanto à resistência ao estresse e à resistência. De acordo com os regulamentos, a vida útil de um machado de incêndio é de 18 meses. Se surgirem aparas durante o funcionamento, a ferramenta torna-se inutilizável, visto que tais defeitos indicam envelhecimento do metal, que neste caso é inaceitável.

Especificações

De acordo com as normas, o comprimento do machado de incêndio não pode ultrapassar 0,36 m, enquanto o peso não deve ser superior a 1,2 kg, a lâmina em forma de cunha - 0,2 m, e a altura - 0,07 m. Até o ângulo de afiação tem o seu próprios requisitos, deve ser 30 graus. Na parte central, a espessura de topo permitida é de 0,03 m.

O tecido é feito por forja - liga de aço é usada para isso. Tanto o bit quanto a lâmina devem estar no mesmo plano, não há margem de erro. O tratamento térmico da parte pontiaguda só é possível na fábrica, enquanto o produto acabado deve estar isento de irregularidades e a superfície de trabalho deve ser perfeitamente plana.

Visualizações

Das opções disponíveis, o machado de incêndio pode ser:

  • cintura;
  • assalto;
  • marreta.

    Ferramenta CCI (ou seja, um machado de cinto) é uma parte importante da roupa de um bombeiro, pois permite responder rapidamente a uma situação difícil e abrir o acesso a um espaço fechado. Ele se encaixa em uma capa e é preso a um cinto de forma a não atrapalhar os movimentos de uma pessoa. Esta é uma ferramenta toda em metal, por isso não existe o risco de quebrar durante a operação. Há uma aba emborrachada na borda da alça. De um lado da superfície de trabalho, há um espinho, do outro - uma parte cortante.

    Uma superfície plana e pontiaguda é usada para cortar fios, barreiras de madeira, enquanto o cabo é um dielétrico, para que o bombeiro não tenha que temer por sua própria segurança quando a ferramenta entrar em contato com uma corrente elétrica. A peça, feita em forma de picareta, é um auxiliar indispensável caso seja necessário arrombar uma fechadura ou permanecer em piso inclinado.

    TPSh-SP (ou machado de incêndio de assalto para o escudo) mais maciço, pesa muito mais e tem dimensões impressionantes. Pelo nome, é fácil adivinhar para que fins esse equipamento é usado. O comprimento da alça pode variar de 60 a 90 centímetros. É uma alça que permite que você balance bem e faça todos os esforços para acertar. Ao contrário do modelo anterior, o cabo deste machado é feito de fibra de vidro, daí a durabilidade e resistência da estrutura. Se falamos sobre a forma da superfície de trabalho, então, de um lado, há um elemento de corte, e do outro - uma picareta.

    Machado de marreta difere das outras opções apenas no formato da base, pois não possui espinho, mas possui uma superfície plana que permite quebrar paredes densas.

    Modelos

    Dos modelos de machados de incêndio existentes no mercado, vale destacar o produto “Voevoda”. O fabricante utilizou a geometria ideal no projeto de sua ferramenta, respectivamente, durante o uso, foi possível reduzir o recuo, mas aumentar o esforço.

    O cabo é um tubo de aço de seção transversal oval. O polímero dielétrico transparente está localizado em toda a superfície, para que o usuário não tenha medo de choques elétricos de até 1000 V. A empunhadura é complementada por uma almofada.

    Um bombeiro tem um custo baixo machado FIT 46112, seu peso é de 1,25 kg, o cabo é de madeira e não há picareta no desenho da superfície de trabalho.Esta é uma das opções mais simples que você pode usar quando precisar entrar em uma sala.

    Outras opções modernas são diferenciadas cinto CCI-1... A alça é feita de nylon com fibra de vidro no interior. Há uma picareta de um lado e uma parte plana do outro. O produto é preso ao cinto por meio de um coldre especial.

    Modelo austríaco Leonhard Mueller tem baixo peso (700 gramas), mas custa uma ordem de magnitude maior do que os modelos acima. O custo inflacionado é justificado por uma construção sólida, pela utilização de materiais de qualidade. O comprimento total do produto é 380 mm.

    Para mais informações sobre machados de incêndio, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário