Tudo sobre machados de carpintaria

Contente
  1. Especificações
  2. Variedades
  3. Avaliação do modelo
  4. O que é diferente do normal?
  5. Como escolher?

Uma ferramenta de qualidade adequada para trabalhar madeira deve ser confortável. A afiação correta do machado também é importante. Somente tal machado pode ser usado para cortar tábuas e toras. Além disso, o cabo deve se ajustar à altura do carpinteiro. Um cabo longo com um espessamento na extremidade nem sempre permite menos energia. Vamos falar sobre essas e outras nuances em relação aos machados de carpintaria.

Especificações

O machado do carpinteiro moderno é bastante pesado. Normalmente, isso é cerca de 1,5 kg. Este indicador é considerado ótimo, especialmente se o processamento da madeira levar muito tempo.

Uma característica das ferramentas de carpintaria modernas é uma espécie de afiação de lâminas. Sua borda é arredondada. Machados com lâminas retas, que normalmente são vendidos em lojas, requerem refinamento adicional. Caso contrário, você terá que despender mais esforço. Os chips destacáveis ​​não quebram com o impacto.

O ideal é o mesmo ângulo da lâmina de um machado moderno e de uma arma antiga - 35 graus. A lâmina com um ângulo inferior será agarrada pelo grão da madeira. Parâmetros grandes levarão a um gasto desnecessário de energia.

A espessura do metal também é importante. Uma lâmina muito afiada desintegra-se rapidamente, especialmente se predominarem nós na madeira. Eles geralmente são duros e densos e podem danificar o instrumento.

Se antes o comprimento do machado era determinado pela altura do trabalhador, agora esse parâmetro é regulado por GOST. Os tamanhos padrão (40-50 cm) são considerados como correspondendo ao tamanho médio de uma pessoa.

O machado moderno é mais frequentemente visto como uma variedade versátil que será útil em uma casa de verão, um piquenique ou em uma casa. O projeto de tais ferramentas é simples, mas os métodos e a qualidade de sua fabricação podem variar.

Variedades

Os especialistas dividem os eixos em três grupos principais:

  • cutelos;
  • carpintaria, para corte na floresta;
  • universal, para construção.

Cada categoria inclui várias variedades, que diferem na finalidade e características dos elementos. Por exemplo, as ferramentas de carpintaria usadas na floresta são diferenciadas pelo peso. As versões mais leves (0,9 kg) são adequadas apenas para trabalhos limitados envolvendo peças pequenas.

Todos os cutelos têm um único propósito - dividir toras ou cortar galhos. A operação é realizada ao cortar lenha. A ferramenta tem uma lâmina interessante, cuja aparência lembra uma gota. Possui uma extensão da parte metálica que é inserida na alça. A ferramenta é pesada, por isso a madeira espessa se quebra. A força do golpe também é aumentada pelo machado comprido.

Se você precisa cortar lenha de espessura média, você vai precisar de uma ferramenta de 1 kg a 1,7 kg. Para partir a lenha grande, utilizam-se cutelos pesados ​​com mais de 2 kg. Eles também são complementados por uma machadinha alongada.

A categoria de eixos universais inclui ferramentas de construção. Neste caso, a forma da lâmina é caracterizada por uma borda lisa. É mais conveniente aparar tábuas ou barras com essa ferramenta. Mesmo as peças pequenas podem ser processadas com uma ponta afiada, enquanto a precisão do trabalho será bastante elevada. A ferramenta pesa até 0,8 kg, portanto, a maior parte do trabalho pode ser feita com uma só mão. Para maior comodidade, o cabo de carpintaria é oval.

O aço da lâmina do machado de um carpinteiro tem o mesmo valor que o de outras ferramentas. As melhores opções são forjadas. Ferramentas modernas são fornecidas com lâminas fundidas. Portanto, eixos antigos são considerados mais valiosos hoje.

Outra versão do tipo universal é turística. É de tamanho pequeno. Uma característica importante desta ferramenta é a nitidez de alta qualidade. O produto é reduzido em tamanho e, portanto, deve ser afiado para que seja conveniente para o trabalho.

Os exemplos de machadinhas para turistas incluem muitas variedades, diferindo na execução. Por exemplo, existem opções com cabo de madeira, metal, leve, plástico. Versões metálicas de cabos com partes emborrachadas apresentam características muito boas. Uma ferramenta com cabo de plástico é considerada muito frágil. Uma adição útil a qualquer machado de viagem é a maleta de transporte.

Das variedades raras, destaca-se o machado "enxó". É adequado nos casos em que ranhuras são necessárias em um tronco ou barra. O machado distingue-se por um tipo especial de peça metálica com uma extensão na extremidade, com afiação semicircular. É fácil fazer ranhuras com tal picareta, embora não haja substituto para esta ferramenta.

Avaliação do modelo

Os machados de carpinteiro são forjados em aço U7 e 60G. Um material de lâmina devidamente processado e endurecido terá boa dureza. Esse produto será durável e ficará bem afiado. Aço estampado com baixo teor de carbono escurece rapidamente e é muito resistente para ser bem afiado. Freqüentemente, o elemento se desintegra ao trabalhar com madeira, portanto, essa lâmina é considerada defeituosa.

A fábrica de Izhevsk produz muitos instrumentos que se caracterizam pelo baixo custo. Produtos de baixo custo encantam os clientes com alta qualidade.

As seguintes vantagens são observadas:

  • cabo confiável de madeira;
  • peso ideal - 1,2 kg;
  • uma alça de aço de alta qualidade;
  • boa nitidez.

    Também existem desvantagens:

    • a oportunidade de adquirir um casamento;
    • nenhum buraco de suspensão.

    Os exemplos japoneses de machados de carpintaria diferem dos Izhevsk no aumento da ergonomia. Há um orifício para pendurar na alça. A ferramenta é muito confortável, fica na mão do carpinteiro como uma luva. No entanto, o uso frequente de tal ferramenta não acarreta quaisquer alterações. A única desvantagem dos produtos é o alto custo.

    Existem vários modelos mais confortáveis ​​com altas classificações de vendas. Por exemplo, Fiskars 121440 * 10 está em demanda. Sua lâmina é endurecida duas vezes, possui um revestimento especial e possui um formato interessante. A alça é de poliamida, mas confortável e confiável. O cabo, feito em forma de gancho, não permite que a ferramenta escorregue das mãos. A empresa fornece a cada produto uma garantia de 10 anos.

    O machado Matrix 21649 também tem boas classificações de vendas. O produto é equipado com uma alça em material moderno de fibra de vidro. A lâmina é de alta qualidade, forjada, em aço 60G. Este machado de carpintaria pertence à categoria de preços de orçamento.

    O que é diferente do normal?

    Por exemplo, os machados de carpintaria diferem dos machados da taiga no formato da lâmina e no comprimento do cabo. As tarefas que as ferramentas devem realizar são opostas. Com um machado de carpinteiro, você precisa cortá-lo com a maior precisão possível. Os operários aqui não têm pressa, pois o principal nesse trabalho é não cometer erros.

    Produtos de pesca ou cutelos desempenham uma função diferente - cortam madeira rápida e profundamente. A forma do machado é feita de forma que seja mais rápido derrubar uma árvore do que com uma ferramenta de carpinteiro com o mesmo esforço.

    As opções de carpintaria não têm uma ranhura poderosa - uma saliência sob a machadinha, que evita que o cabo se quebre quando vibrado. Essa projeção absorve cerca de 50% da carga. No entanto, esta ranhura não salvará o cabo se quebrar contra o calço. O machado de carpinteiro não tem frente larga.A lâmina da opção de pesca é feita em ângulo. Isso permite que o trabalhador use a ferramenta como um cutelo. Você só precisa concentrar a energia no golpe certo.

    Os cabos de carpintaria e ferramentas de pesca diferem no ângulo de inclinação. A primeira opção é caracterizada por um ângulo suave para baixo. A borda saliente do machado é visível visualmente. A ferramenta de pesca simplesmente não tem. Este mesmo canto cria vibrações fortes.

    Além da lâmina, a versão carpintaria também difere na machadinha. Ele tem uma seção transversal ovóide aqui. A primeira metade da ferramenta de carpintaria não deve ser muito pesada e fina, caso contrário, ela se quebrará rapidamente. Os cabos Aspen são considerados de alta qualidade. Uma boa peça deve ser forte e leve. As opções caseiras são recomendadas para serem tratadas não com verniz, mas com óleo secante. Os laqueados escorregam e ficam frios.

    Como escolher?

    A carpintaria está intimamente relacionada ao corte e à construção de árvores. Escolha machados de carpintaria com lâminas de largura média. Isso permitirá que você corte galhos de forma eficiente e processe registros. Os produtos modernos à venda são chamados de produtos turísticos ou de jardim.

    No trabalho de carpintaria, às vezes é necessário não só cortar, mas também cortar. A borda arredondada da lâmina é muito conveniente para isso. É importante que não seja muito afiado, caso contrário o instrumento ficará muito frágil.

    A qualidade da lâmina de aço é selecionada pelo som. Os artesãos aconselham bater no machado na hora de comprá-lo. Um som sonoro indica a resistência e durabilidade do espécime selecionado.

    O cabo clássico de carpintaria é feito de madeira. O cabo será resiliente se for feito de rocha densa. As fibras da madeira devem correr junto. Uma boa madeira para um machado está livre de nós e rachaduras. Esse produto não se quebrará com fortes impactos.

    Os cabos de madeira escurecem e secam com o tempo. Portanto, os especialistas aconselham tratar os eixos comprados com tinta.

    Os cabos de metal não são afetados por um ambiente prejudicial. As estruturas totalmente metálicas são altamente confiáveis. Por conveniência, eles geralmente são complementados com almofadas de borracha. Esta adição evita que as mãos escorreguem do produto durante o trabalho.

    As versões modernas do machado são feitas de fibra de vidro (fibra de vidro). O material é baseado em resinas de poliéster. Quando endurecem, adquirem a resistência de um metal. Ao contrário da madeira, não apodrecem, não alteram as suas propriedades originais, independentemente de qualquer impacto.

    Graças ao material moderno, o desempenho dos eixos convencionais é significativamente melhorado. Os especialistas acreditam que o impacto da vibração que ocorre no impacto é reduzido. As garras são equipadas com pastilhas ranhuradas para reduzir o deslizamento.

    A conveniência do cabo se deve ao seu formato. A maioria das ferramentas é feita com uma curva, o que garante uma pegada segura. A extremidade da alça geralmente é alargada. Isso evita escorregões acidentais.

    Para o carpinteiro, o peso da ferramenta também é de grande importância. Os modelos de carpintaria costumam ser leves. Isso é necessário para que as mãos se cansem menos, pois esses trabalhos são demorados.

    Uma adição importante ao machado é a presença de uma almofada emborrachada na lâmina. Ele cobrirá a borda afiada e garantirá a segurança ao transportar a ferramenta. Uma capa de tela também é necessária.

    Para saber mais sobre machados de carpintaria, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário