Características e tipos de eixos

Características e tipos de eixos
  1. O que é isso?
  2. Especificações
  3. Em que consiste?
  4. Classificação do material de manuseio
  5. Tipos e propósito
  6. Sutilezas de escolha
  7. Como usar?
  8. Regras de cuidado

O machado é uma ferramenta única que, apesar da sua simplicidade, é muito versátil. Esta ferramenta é amplamente utilizada no dia a dia. Não dá para prescindir dela no campo, em um acampamento, nas férias. Design descomplicado, facilidade de uso e uma ampla gama de modelos tornam o machado muito popular, mesmo em nossa era progressiva.

O que é isso?

Um machado é uma ferramenta usada para cortar. É apenas uma lâmina de metal pesada, que é presa ao cabo. É importante notar que, se necessário, a alça pode ser facilmente trocada por uma nova. Isso torna o machado ainda mais conveniente de usar.

Este instrumento é conhecido desde os tempos antigos. É verdade que era pedra, mas com o tempo mudou significativamente. Nos tempos antigos, o machado muitas vezes desempenhava o papel de armas frias ou de arremesso. Posteriormente, passou a ser utilizado principalmente no dia a dia. Hoje em dia, o machado é mais frequentemente usado para trabalhos em madeira diversos.

Especificações

Os eixos são diferenciados por uma série de características. Entre eles, o peso da ferramenta está em primeiro lugar. Este parâmetro varia um pouco.

O menor peso da ferramenta é de 0,9 kg. Na maioria das vezes, eixos com baixo peso são difíceis de encontrar uso. Claro, eles são convenientes em férias turísticas. Mas mesmo lá é difícil conseguir lenha decente com eles. Esses eixos são adequados apenas para afiar estacas ao montar tendas.

A melhor escolha são implementos com peso entre 1 kg e 1,7 kg. Esta massa permite cortar árvores de espessura média com uma só mão. Além disso, é confortável trabalhar com a ferramenta. Os machados muito grandes não permitem trabalhar por muito tempo ou fazer um bom balanço. Além do corte de madeira, os machados com este peso são utilizados em diversas obras da construção civil e da marcenaria.

Claro, quando você precisa dividir uma árvore, um cutelo pesado é a melhor opção. Normalmente, essas ferramentas pesam de 2 a 2,5 kg. As dimensões especiais com o cabo do machado alongado permitem acertar a árvore com mais força. Esses modelos são mais usados ​​com as duas mãos. Os machados também podem variar amplamente no formato e na qualidade da lâmina. Claro, é melhor optar pelas opções de qualidade mais altas possíveis. É este parâmetro que mostra a duração da vida útil da ferramenta. Além disso, a qualidade da lâmina afeta diretamente sua afiação. Escolhendo uma boa ferramenta, você não precisa se preocupar com lascas e diversos danos na lâmina.

Com o amolamento direto com machado, você pode cortá-lo com alta qualidade, dando golpes fortes e precisos. Já a forma curva permite não só cortar, mas também fazer movimentos de facada. A forma arredondada da lâmina e o tamanho reduzido permitem uma penetração profunda na madeira. Além disso, com esse machado, você pode cortar as fibras não apenas na direção longitudinal, mas também na direção transversal.

As lâminas são feitas de forma diferente dependendo de como serão usadas. Por exemplo, os machados de carpintaria são feitos de maneira que lhes seja conveniente manusear tábuas, troncos e várias peças de madeira. No entanto, esta ferramenta é totalmente inadequada para cortar árvores inteiras e galhos grandes.Para essas tarefas, existem outros eixos mais convenientes com uma lâmina arredondada.

Madeira muito densa será manuseada por uma ferramenta muito específica, que é chamada de machado de taiga. Sua lâmina está localizada em um ângulo bastante agudo em relação à ferramenta (carpintaria ou usada para cortar).

Os eixos também podem diferir no tipo de coronha. A prática mostra que existem 3 tipos principais de bunda:

  • estreito é necessário para executar um trabalho limpo, incluindo carpintaria;
  • meio é versátil e mais comum de usar;
  • largo é adequado para ferramentas usadas para cortar madeira.

Para o cabo de um machado, é muito importante como ele ficará na mão. Se for muito pequeno ou muito grande, será difícil e não muito agradável de trabalhar com tal ferramenta. Não escolha punhos com saliências ou entalhes.

O comprimento da alça não merece menos atenção. Para uma grande força de impacto, é necessário que seja longa. Porém, se forem necessários golpes precisos, vale a pena optar por modelos com cabo curto. Por exemplo, os lenhadores preferem um machado que não tenha mais de 90 cm de comprimento.

Outra característica importante do machado é a forma como a cabeça é montada no machado. A prática mostra que na maioria das vezes o machado é empurrado para o cabo com um orifício na lâmina e, em seguida, fixado com uma cunha.

Em que consiste?

O machado é uma ferramenta muito simples que inclui apenas três partes.

  • A lâmina, feita de metal, é a parte principal. Depende dele quanto tempo o machado vai servir, bem como quão bom será no trabalho.
  • O machado ou cabo está em segundo lugar em importância. Claro, muito também depende de como será essa parte.
  • Uma cunha também é distinguida entre as partes do machado. O quão bem ele é feito, bem como como ele se encaixa com outras partes, determinará a integridade de todo o instrumento.

Os homens do machado provavelmente não notarão mais do que essas três partes. No entanto, os profissionais destacam mais alguns. Entre eles está a coronha, que é entendida como a saliência da lâmina. Você também pode destacar a meia, a barba e o entalhe, que podem ser muito diferentes para cada modelo de instrumento individual.

Classificação do material de manuseio

Às vezes, mesmo com uma lâmina excelente, o machado não faz seu trabalho tão bem quanto gostaríamos. Neste caso, você deve prestar atenção ao machado. Depende muito da eficácia da ferramenta. É claro que, em primeiro lugar, deve-se levar em consideração o material de que o cabo é feito.

Metal

O machado de metal parece muito impressionante, especialmente em grandes modelos de lâminas. No entanto, à primeira vista, o material durável não é o melhor para o cabo. Isso se deve ao fato de que a vibração é mal amortecida. Portanto, o melhor é escolher modelos de eixos que possuam uma almofada especial, preferencialmente de borracha. Eles são capazes de melhorar este tipo de cabo.

Claro, entre essas canetas existem opções muito bonitas e originais. Você também pode pedir um machado só para você. Muitos estão especialmente interessados ​​em modelos forjados.

Plástico

Os cabos de machado de plástico são bastante comuns. A principal desvantagem, como nas versões de metal, é o baixo amortecimento das vibrações. É por isso que eles também devem ser usados ​​com uma almofada que pode reduzir um pouco a vibração. Ao contrário de outros materiais, os machados de plástico são mais frágeis e requerem certas condições de armazenamento.

Madeira

Os melhores e mais comuns são os machados à base de madeira. Essa alça é capaz de absorver completamente a força de impacto e a resistência da peça de trabalho. A madeira mais comum usada para fazer esses elementos é a bétula. No entanto, deve-se ter em mente que tal machado custará muito.Os cabos de pinho não lidam bem com a vibração, mas seu custo os torna mais acessíveis.

Obviamente, os cabos de carvalho são os melhores para os machados usados ​​pelos lenhadores. Entre as vantagens dos machados de madeira destacam-se a leveza, facilidade de reposição, manutenção, fixação à lâmina, bem como uma grande variedade.

Tipos e propósito

Os eixos são divididos em vários tipos, dependendo da finalidade. Isso permite que você agilize a escolha e entenda melhor qual ferramenta é necessária para cada dia e qual é adequada para uma ocasião especial, por exemplo, para caça, pesca, viagens.

Econômico

Na maioria das vezes, a família usa um machado para cortar lenha. Para esses fins, as opções com nitidez de cerca de 50 graus são excelentes. Ideal se a lâmina for de aço temperado e o cabo de madeira. Um machado moderno deste tipo distingue-se pela sua simplicidade e eficiência. O peso ideal de tal machado é de até 1 kg.

Plotnitsky

A machadinha de carpinteiro ou marceneiro tem um afiamento reto e seu peso não ultrapassa 0,9 kg. O comprimento do machado é pequeno - cerca de 0,5 metros. A lâmina é fina e muito bem afiada. Hoje, esse tipo de machado na maioria das vezes ajuda a resolver problemas de construção. Por exemplo, eles fazem ranhuras nas toras durante a construção de cabines de toras.

Bilateral

Esse tipo tem duas lâminas de aço de alto carbono ao mesmo tempo. Ambos estão presos. A ferramenta é caracterizada por um balanceamento preciso. Freqüentemente, esse machado é mais afiado de um lado do que do outro. Isso permite que a ferramenta seja usada para uma variedade de tarefas. Além disso, o machado duplo pode ser usado como arma de arremesso.

Para a floresta

A principal diferença entre um machado de abate é seu peso pesado. Isso permite que você fortaleça o golpe. Não é adequado para outras tarefas. Também é importante para este tipo que tenha um cabo longo e uma lâmina arredondada feita de aço de alta resistência. Uma ferramenta pesada só pode ser usada com as duas mãos.

Cutelo

A peculiaridade deste tipo é seu alto peso (a partir de 2 kg) e um cabo longo (a partir de 0,8 metros). Apesar do fato de que essa ferramenta não tem uma borda afiada, ela divide facilmente grandes toras. Trabalham com cutelo exclusivamente com as duas mãos.

Turista

Para o turista, a melhor opção é um machado de pequeno porte, que se destaca pelo baixo peso. Raramente os instrumentos deste tipo pesam mais de 0,6 kg. O machado de turismo pode ser dobrável, tornando-o ainda mais conveniente. Como regra, esses produtos são vendidos imediatamente em capas.

Marcha

As principais diferenças dessa variedade são a versatilidade, o tamanho pequeno e o baixo peso. Muitas vezes, esses modelos vêm com lâminas arredondadas, o que os torna mais seguros para transportar em uma mochila ou bolsa. Certifique-se de incluir uma capa para esse machado. Com essa ferramenta, você pode cortar lenha, carne de açougue e martelar uma estaca.

Caçando

Este tipo é combativo, embora seja mais utilizado como decoração de interiores. Freqüentemente, esses modelos são totalmente de metal com padrões na lâmina. O peso da ferramenta não ultrapassa 1 kg e o comprimento é de até 0,5 metros. Um machado de caça é igualmente adequado para abater carcaças e cortar ramos. Opções exclusivas são freqüentemente encontradas entre os modelos deste tipo.

Machado de açougueiro

As ferramentas profissionais de ferro costumam ser fundidas em aço de alta resistência. Distingue-se por um peso bastante impressionante e nitidez em um ângulo agudo. A lâmina larga permite que você corte a carne sem esforço.

Sutilezas de escolha

Antes de escolher um machado, você deve decidir para que será usado. Para marceneiros e carpinteiros, existem modelos especiais com uma parte de corte reta. Mas, para dividir os troncos, você precisa de um cutelo poderoso. Você pode cortar uma árvore se tiver um machado de lenhador pesado com cabo longo e lâmina arredondada. Um machado de jardim ou de caminhada deve ser leve, confortável e pequeno.

Você precisa entender que é melhor cortar árvores grandes ou cortar troncos grandes com machados largos, que têm um peso muito impressionante. Os machados médios devem ser usados ​​para cortar madeira, afiar estacas e muitas outras tarefas diárias. Mas eixos estreitos são necessários onde um trabalho muito preciso é necessário (por exemplo, se você precisar remover nós, cortar lascas de madeira e assim por diante). Eles são freqüentemente usados ​​como martelos.

Na hora de comprar, é importante verificar como o buraco na coronha se expande. Este momento é importante para encaixar corretamente a alça na cabeça do instrumento. Você também deve verificar o paralelismo da lâmina com a linha de simetria da coronha. Para verificar o endurecimento do aço, pendure a ferramenta e clique na lâmina. Se o zumbido for alto, significa que o aço está bem temperado.

Atualmente, a variedade de modelos de eixos de diferentes fabricantes é bastante ampla. São apresentados instrumentos de empresas chinesas, americanas, alemãs, finlandesas, suecas e francesas. Os turistas e quem precisa de machados para cortar madeira devem ficar atentos aos fabricantes finlandeses, por exemplo, Bahco. Claro, seu custo é bastante alto, mas eles oferecem uma lâmina de aço de alta qualidade e um excelente cabo de madeira.

Outra empresa finlandesa conhecida - a Fiskars oferece machados com machados de plástico. Eles apresentam uma garantia de aderência de dez anos. O fabricante afirma que eles não quebram. Parece que sim, considerando o custo e a demanda por esses produtos. Além disso, as lâminas nos eixos Fiskars são revestidas com Teflon.

Os eixos de qualidade média são oferecidos por fabricantes alemães e suecos a preços adequados. Entre eles vale a pena dar preferência às firmas Stihl e Husqvarna. Mas os eixos chineses devem ser tratados com cautela. Entre os modelos apresentados, existem opções de alta qualidade e baratas, e de muito curta duração.

Como usar?

Se o machado for comprado e totalmente montado, é preciso cuidar de sua durabilidade. Para isso, é aconselhável proteger o cabo de madeira das oscilações de temperatura, umidade, luz solar, diversos solventes e óleos. Para conseguir isso, você precisa embeber o cabo com compostos especiais e, em seguida, secá-lo. A impregnação pode ser feita com cera, óleo secante, óleo de linhaça e outros agentes especiais que obstruem os poros da madeira.

Quando o machado estiver completamente pronto para uso, você pode começar a cortar. Você precisa ser capaz de cortar árvores com um machado corretamente. Por exemplo, ao cortar uma árvore pequena, não é necessário remover os galhos primeiro. Amarre a corda o mais próximo possível do topo. O lado em que a árvore vai ser despejada deve ser cortado com um machado, e o outro lado deve ser serrado com uma serra.

É melhor cortar pequenas árvores e arbustos obliquamente. Quanto ao preparo da lenha, então deve ser feito no convés. De uma árvore que já foi derrubada, os galhos devem ser retirados com machado, indo da raiz ao topo. Isso evita o bullying.

O corte de toras é inicialmente uma tarefa muito desafiadora. Para derrubar toras, vigas, bem como estacas grossas, é melhor usar um suporte sólido de madeira. Toras maciças ou toras volumétricas são adequadas para isso. Eles precisam ser colocados exatamente sob o local que você planeja cortar.

Primeiro, as fibras são cortadas com golpes bruscos. Neste caso, é aconselhável fazer uma marcação preliminar. Em seguida, corte pela lateral, aproximadamente em um ângulo de 45 °. Golpes de prumo alternam com golpes oblíquos. Girando gradualmente o log, você precisa mover para o meio, de preferência uniformemente em todos os lados.

Para um truque, vale a pena dar golpes oblíquos com um machado em ângulo. Neste caso, a peça de trabalho deve ser girada para que seja obtida a afiação necessária. É preferível para essa tarefa manter o braço esquerdo o mais alto possível.Isso evitará danos.

Se precisar cortar a placa, você deve consertar uma das pontas. Do lado onde o corte é feito diretamente, é melhor posicionar a perna não só para o lado, mas também um pouco para trás. Já a outra perna deve estar firmemente pressionada contra a árvore. O corte é feito de cima para baixo. Para evitar furar a madeira mais profundamente, é necessário fazer cortes a uma distância de 0,4 metros um do outro.

No caso de precisar cortar uma prancha longa, isso é feito de baixo para cima. Nesse caso, os cortes também são feitos ao longo da borda. A madeira é cortada aos poucos com um machado na direção oposta. Ao perfurar a prancha, é necessário mudar a direção do cabide.

Regras de cuidado

Se você quer que o machado sirva por muito tempo, deve cuidar bem dele. Ferramentas quebradas não só prejudicam a qualidade do trabalho, mas também representam um perigo para quem as usa. É muito importante ter certeza de que o machado está bem plantado no machado. Em caso de quebra do manípulo, é preferível substituí-lo por um novo.

É importante proteger o machado da ferrugem durante a estação das chuvas. Para isso, basta aplicar óleo de máquina comum nas peças de metal. Se não foi possível proteger o produto, a ferramenta pode ser limpa de ferrugem de forma rápida e fácil usando produtos especiais que são vendidos em lojas de artigos domésticos. É aconselhável guardar o machado em uma caixa, que muitas vezes é vendida imediatamente com ele.

Um amolador redondo é mais adequado para afiar machados, que devem ser umedecidos. Ao afiar, segure o implemento pela coronha e no meio do cabo. A pedra de amolar deve sempre girar em direção à lâmina. Com um grande número de rebarbas, a aresta de corte é nivelada com uma lima. Não afie os machados com uma esmerilhadeira elétrica.

Para eixos com lâminas arredondadas, é recomendado afiar as arestas em um ângulo menos agudo do que no meio. Como resultado, a ferramenta não apenas cortará melhor, mas também se tornará menos quebradiça, o que aumentará sua resistência ao ser atingida por uma aresta.

Para informações sobre como escolher o machado certo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário