Classificação dos melhores eixos

Contente
  1. Variedades
  2. Avaliação do modelo
  3. Qual aço é melhor?
  4. Como escolher?

Os eixos são representados por um amplo sortimento no mercado moderno, mas cada tipo é utilizado para realizar tarefas específicas. Para não se enganar na hora de comprar, vale a pena conhecer a avaliação dos melhores fabricantes desta ferramenta.

Variedades

Qualquer machado é usado para trabalhar madeira. Pode ser um modelo de pequeno porte para caça ou turismo, uma ferramenta para dar ou fazer trabalhos de carpintaria.

Produtos de formato clássico são usados ​​para cortar os veios da madeira, bem como para derrubar árvores. Esse dispositivo pode ser feito com uma única ou dupla aresta de corte. Para dividir, outra ferramenta é usada, na qual a cabeça tem o formato de uma cunha pontiaguda.

Os divisores são usados ​​para colher lenha, pois permitem rachar grandes toras nas quais um machado convencional fica preso.

Todos os eixos apresentados podem ser divididos em dois grandes grupos: aqueles que são usados ​​para resolver as tarefas do dia a dia e os especializados.

Padrão

O grupo de eixos padrão inclui:

  • machado de carpinteiro;
  • cutelo;
  • machado de carpinteiro.

A superfície de trabalho de tal ferramenta é geralmente limitada por uma broca (lâmina) em uma extremidade e uma extremidade na outra, embora alguns projetos tenham duas pontas opostas ou uma picareta de um lado.

O canto superior da broca, onde começa a aresta de corte, é chamado de dedo do pé, e o inferior é chamado de calcanhar. Qualquer um dos lados é a bochecha, que às vezes é complementada por orelhas. A parte da lâmina que desce abaixo do resto é chamada de barba. Embora seja um formato desatualizado, às vezes ainda é usado porque tem uma borda alongada que tem o dobro do tamanho do resto da lâmina.

Um machado de carpinteiro é usado para trabalhar com aparas de madeira. Sua lâmina fina, afiada em um ângulo de 30-35 graus, penetra facilmente nas barras de madeira, mas apenas se não forem muito grossas. É maior que a carpintaria e pesa cerca de 1,5 kg. Atenção especial é dada ao seu afiamento, pois deve ser muito afiado para poder lixar sem dificuldade.

Uma ferramenta de carpinteiro geralmente é operada com apenas uma mão, de modo que seu peso chega a 700 G. É um design pequeno, mas conveniente. Em seu formato, a ferramenta é muito parecida com a de um carpinteiro, apenas seu ângulo de afiação varia de 18 a 20 graus. A lâmina pode ter uma seção fina e a coronha não deve ser massiva.

Em um grupo separado, existem cutelos enormes, que se distinguem por seu alto peso e comprimento do cabo. É a alça que permite fazer o máximo balanço e acertar o tronco com força máxima. Essa ferramenta é usada exclusivamente para cortar lenha. Seu peso pode chegar a 4 kg.

O desenho do cutelo é cuidadosamente pensado, incluindo a lâmina, que, ao entrar em contacto com a madeira, procura imediatamente empurrar as duas partes da tora o mais longe possível.

Especializado

As seguintes ferramentas podem ser incluídas na categoria de ferramentas especializadas:

  • turista;
  • para corte de madeira;
  • para picar carne;
  • para caça;
  • bombeiro.

Um machado de turismo é sempre uma ferramenta pequena e leveProjetado para ser usado em uma mão ao acampar ou viajar. O projeto pode incluir um martelo. Se os modelos estiverem com um martelo, eles permitem que você use o machado como duas ferramentas úteis. Esse produto é geralmente vendido em um tamanho compacto com uma caixa protetora.

Um machado turístico pesa até 500 g, às vezes há uma cavidade livre na alça para guardar pequenos itens. Na extremidade do cabo existe um orifício através do qual é passado um barbante para que possa pendurar a ferramenta num local conveniente ou mesmo num cinto.

O machado de carne tem um formato de lâmina único. O fato é que ao trabalhar com esse material, a ferramenta emperra no osso, rapidamente fica cega, portanto, o afiamento desempenha um papel importante. Esses machados são feitos com a forma de forja sob uma navalha, a lâmina é afiada sob a lente. Assim, a base romba quebra rapidamente o osso e o formato de navalha facilita a penetração na carne. O peso da estrutura é de cerca de 3,5 kg.

Machado de incêndio - ferramenta especializada, que tem requisitos especiais especificados nas normas. Este produto chega à venda com certificado de qualidade e tem uma vida útil curta - apenas 18 meses, uma vez que aguenta uma grande carga e ao mesmo tempo tem de se manter robusto e fiável.

Os machados de incêndio podem ser com uma picareta do outro lado da lâmina ou com uma marreta. O primeiro recurso permite que um bombeiro rapidamente quebre a fechadura ou fique no telhado, e o segundo - para quebrar uma parede densa.

A ferramenta é freqüentemente pintada com uma cor brilhante para permanecer visível durante uma emergência. Seu principal uso é destruir portas e janelas.

O machado de caça é usado para abater carcaças de carne.portanto, é pequeno em tamanho. O peso da estrutura não ultrapassa 700 ge seu comprimento chega a 400 mm. Via de regra, trata-se de produtos totalmente metálicos com empunhadura emborrachada no cabo, o que simplifica o trabalho com a ferramenta.

A ferramenta de derrubada tem uma grande diferença - O gume é fino, mas com lâmina larga e grossa. Este desenho ajuda a penetrar na madeira. A melhor opção quando o produto possui lâmina plana e alongada com bordas arredondadas. Esta forma facilita a penetração das fibras de madeira.

Avaliação do modelo

Dentre todos os eixos do mercado, destaca-se uma lista dos melhores modelos de diversos fabricantes.

  • Machado universal Stihl 1926 pesando 700 ge 400 mm de comprimento. A lâmina é feita de aço especializado de alta qualidade. O processo de produção usa um método forjado à mão. Fornecido com cabo de cinza encerado. A principal área de uso é desgalhamento e divisão de pequenos cavacos. Vendido com proteção extra da lâmina em forma de bainha de couro.
  • Machado de Carpinteiro de Hultafors 840304. Este modelo é feito na Suécia e se caracteriza pelo uso de aços especiais na construção. O gume tem uma forma regular, a superfície de trabalho é forjada várias vezes à mão, aumentando assim a densidade e, consequentemente, a vida útil do machado. Há um pequeno entalhe próximo à alça para facilitar a operação. O machado está impregnado com óleo de linhaça. O peso da estrutura é de 800 ge seu comprimento é de 500 mm.
  • Bruto Forjado Sólido 21500. O modelo é inteiramente feito de aço. Não tem apenas confiabilidade e durabilidade, mas também um custo aceitável. O comprimento total da estrutura é de 36 cm, possui uma pega emborrachada no cabo, que proporciona o nível de conforto adequado na utilização da ferramenta.
  • Ganzo GSA-01YE. Trata-se de um machado turístico de baixo peso e dimensões. No projeto, o fabricante usou aço grau 3CR13. A largura da lâmina é de 44 mm, o comprimento do cabo é de 347 mm. O peso do machado é de 975 G. O modelo se completa com uma capa de plástico que é colocada na ponta.
  • "Barras 21410" de carpinteiro. O modelo pesa apenas 600 G. O cabo é feito de fibra de vidro emborrachada de dois componentes. Dureza da peça de corte - HRc 48-52. O produto pode ser elogiado por sua força e resistência únicas a ambientes agressivos. O cabo é capaz de absorver as vibrações que ocorrem durante a operação.
  • "Siberian Bulat Ermak". Essa ferramenta é feita na Rússia e forjada à mão usando uma tecnologia especial que usa três camadas de metal. A parte mais difícil é o núcleo. O peso da estrutura é de apenas 1 kg, o comprimento da alça é de 38 cm.
  • Cutelo Ochsenkopf OX 635 H BIG OX. Este modelo está equipado com reforço de aperto adicional. A lâmina forjada tem uma ponta giratória, o que aumenta a superfície de impacto. A lâmina é protegida, o cabo é feito de madeira grossa. É feito de avelã.
  • American Cleaver da Geolia pesando 1 kg está equipado com uma machadinha de fibra de vidro. A lâmina de trabalho é bem polida e revestida com betume, o que protege contra influências ambientais negativas. O peso leve permite que a ferramenta seja usada com uma mão, dando um golpe poderoso e partindo a madeira em duas metades.

Qual aço é melhor?

Vários tipos de aço são usados ​​para a produção de eixos, mas a marca 9XC é considerada a melhor. Antes de fazer uma ferramenta com ele, o aço é submetido a um tratamento de alta temperatura duas vezes, o que reduz o nível de deformação durante o brochamento.

Durante o processo de forjamento, a peça é esticada e a seção transversal é reduzida. - é assim que a plasticidade e a resistência necessárias aparecem no metal. Em termos mais simples, o machado torna-se capaz de resistir a um golpe contra uma árvore, mantendo sua integridade.

O grau 9XC contém 0,9% de carbono, cromo - 1,5% e a mesma quantidade de silício. O carbono é responsável pela resistência, o cromo adiciona dureza à liga. Este último também protege contra a corrosão. O silício é responsável pela resistência à ferrugem.

Se levarmos em consideração as características do aço, ele ainda é considerado instrumental nos círculos profissionais. Outros elementos metálicos também são feitos a partir dele, por exemplo, brocas, que requerem uma resistência especial.

Como escolher?

Na hora de escolher um machado feito à mão, vale saber que a falta da experiência necessária do mestre levará à fragilidade do aço. Para um lenhador e para rachar lenha, a ferramenta terá de ser selecionada de forma diferente. Apesar de em ambos os casos ter de trabalhar com madeira, o desenho da ferramenta será diferente.

O machado de carpinteiro tem um perfil muito fino. Uma lâmina fina tem a capacidade de penetrar facilmente no material com mínimo esforço do usuário, mas não consegue lidar com toras grossas - o material simplesmente fica preso.

A escolha do comprador deve sempre ser baseada principalmente na natureza do trabalho que está sendo feito. Se a ferramenta for comprada para turismo ou caça, ela deve ser pequena. O mini-machado cabe facilmente em uma mochila ou pode ser pendurado em um cinto em um estojo protetor.

Você pode comprar produtos de qualidade em uma loja de esportes profissionais, prestando atenção especial à qualidade do aço e outras características.

Para um machado geral comum, as estatísticas podem ser resumidas da seguinte forma:

  • lâmina afiada;
  • bit fino;
  • cabeça cônica;
  • peso médio - até 3 kg;
  • o cabo deve ser de madeira de comprimento médio (38 cm);
  • flexibilidade.

Tudo isso permite cortar a árvore, penetrar fundo no material, remover galhos e cortar tocos.

O cutelo possui um perfil amplo da peça metálica, o que dificulta sua utilização como ferramenta de corte. É tão largo que não pode cortar pequenos pedaços de madeira - apenas toras grandes. Por outro lado, sua lâmina é ideal para rachar madeira porque não corta as fibras, mas simplesmente as divide ao meio.

As principais características desta ferramenta são:

  • base pesada;
  • a parte metálica é feita em forma de cunha;
  • a alça é longa e reta;
  • requer um usuário experiente para operar.

O machado de bolso é a opção mais pequena, no entanto, bastante resistente e pode ser usado para dividir pequenas lascas.Esta é a variação perfeita de trekking, pois não ocupará muito espaço nem adicionará peso ao seu transporte. Para realizar as tarefas do dia a dia, vale a pena escolher uma ferramenta maior, cujo cabo deve atingir 40 cm. Se for adquirido um cutelo, seu comprimento deve ser muito maior.

Quanto ao peso, na hora de comprar é preciso entender quem vai usar a ferramenta e para que fins. Se for adolescente ou mulher, então é desejável que a estrutura pese o mínimo possível, respectivamente, o produto não deve ser com cabo de madeira ou todo em metal, mas sim de fibra de vidro.

Deve-se entender que o cabo, que é feito de madeira:

  • Forte;
  • pesado;
  • absorve bem o choque;
  • quebra rapidamente;
  • pode ser facilmente substituído em caso de avaria.

O plástico reforçado é muito leve e durável em comparação com este material, mas pode ser danificado quando exposto a um produto químico.

O cabo de metal é muito difícil de quebrar - é uma estrutura sólida com uma cabeça de machado. Mas essa ferramenta é muito pesada e nenhum dos elementos pode ser substituído em caso de avaria.

Como você pode ver facilmente, cada modelo de machado é adequado para um propósito específico. Abaixo estão outras características da ferramenta que o comprador deve considerar ao escolher uma boa opção.

  • O tamanho. Você precisa pegar a ferramenta pela lâmina e virar a alça para cima - ela deve caber sob a axila. Assim, os especialistas determinam as dimensões ideais.
  • Lâmina de machado deve estar perfeitamente alinhado. Para ter certeza disso, você precisa pegar a peça de metal na mão e olhar.
  • Equilíbrio verifique colocando a lâmina entre o indicador e o polegar. Ele deve ficar nivelado e não rolar para o lado.
Para dicas sobre como escolher um machado, veja o vídeo a seguir.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário