Cutelos: características e tipos
Na Europa, os machados em forma de espinhos apareceram durante a época do imperador romano Otaviano Augusto. Na Idade Média, sua distribuição se generalizou. A diferença era que a largura era apenas um terço da altura e também havia detalhes laterais adicionais. Com o tempo, os povos eslavos "adotaram" outros produtos, mas as tribos fino-úgricas utilizaram esse tipo de machado por muito tempo, até o século XV.
Especificações
Hoje em dia, os cutelos se distinguem por uma potente lâmina prismática com lâmina romba, o ângulo de inclinação é de aproximadamente 32 graus.O peso dos produtos pode variar de 1,5 kg a 6 kg. Normalmente, na vida cotidiana, você pode encontrar um machado que pesa 3,5 kg, e o tamanho da ferramenta pode oscilar. O machado pode ter até um metro de comprimento - uma alavanca tão longa é necessária quando você tem que manusear madeira pegajosa com alto teor de umidade.
Projeto
Os picadores para cortar lenha são:
- parafuso (cônico);
- hidráulico;
- elétrico.
O primeiro tipo é o mais comum, utilizado por 80% dos consumidores. O lingote de aço cônico possui uma rosca forte e pode ser imerso no material por meio de um motor elétrico. Cutelos de cone são usados para colher lenha. Nos pregões, você encontra kits preparados que permitem montar essa ferramenta em poucos minutos.
O cabo é feito de madeira durável e o cabo pode ser feito de carvalho, freixo ou bétula. A nitidez geralmente é realizada em um ângulo de 40-50 graus.
Os cutelos são diferenciados nos seguintes tipos:
- maciço;
- apimentado.
O primeiro tipo é frequentemente confundido com uma marreta - eles são tão semelhantes que o segundo tipo tem uma lâmina mais afiada. Além disso, cutelos podem ser lançados e forjados. Não existem diferenças fundamentais entre eles.
A lâmina do cutelo pode ser:
- afiado por uma cunha;
- "Orelhas caídas".
Este último tipo pode ser considerado uma novidade, trabalhadores com grande experiência prática o tratam com desconfiança, expressam comentários críticos. Os fabricantes nas instruções afirmam que esta ferramenta só pode ser usada com madeira seca. Recomenda-se levar este fato em consideração ao escolher uma ferramenta.
As partes de madeira do cutelo têm desvantagens - podem rachar espontaneamente. Nos últimos anos, as canetas foram produzidas com um novo material - a fibra de vidro. Este material composto é durável e leve. Sua vantagem é que o recuo da mão é visivelmente menor do que o de um cabo de madeira, o material é capaz de absorver as vibrações ativamente. Além disso, o cabo pode ser feito de fibra de vidro muito comprido, o que tem um efeito positivo na força do golpe.
Para que é necessário?
Existe uma grande variedade de modelos de cutelos, que facilitam muito o trabalho físico, ajudando a cortar lenha em pouco tempo. Um cutelo é visivelmente diferente de um machado - esta ferramenta destina-se exclusivamente a rachar lenha. Externamente, também existem diferenças perceptíveis. O cutelo se parece com um lingote de metal afiado pesando pelo menos 3-4 kg. Possui um cabo longo e robusto que permite que a ferramenta seja removida mesmo em madeira muito resistente. Quase qualquer árvore pode ser cortada com tal ferramenta, e uma alternativa ao cutelo ainda não foi inventada.Seu design é simples e funcional, o que explica por que essa ferramenta é popular há centenas de anos.
Visualizações
As tecnologias e os materiais modernos permitem melhorar o design tradicional do cutelo. Em nosso tempo, surgiram cutelos de vários tipos, entre os quais se destacam:
- com um centro deslocado;
- cônica manual;
- rack e espaçador;
- forjado pesado;
- com motor elétrico ou a gasolina (automático).
A empresa finlandesa Vipukirves, que oferece uma ampla variedade de modelos com centro de gravidade "flutuante", funciona bem para desenvolvimentos modernos.
Normalmente, os acessórios adicionais ao produto principal não são baratos, às vezes seu design é bastante complexo.
Considere vários tipos de cutelos que são especialmente populares.
Parafuso divisor de madeira
Ela se espalhou entre os agricultores; não é muito difícil fazer essa ferramenta por conta própria. Para fazer um cutelo de parafuso com acionamento elétrico, você precisará de:
- um motor com uma potência de pelo menos 1,8 kW;
- rolo com rolamento montado;
- polia;
- cone roscado;
- folha de metal de 5 mm de espessura;
- cantos "4";
- tubos 40 mm;
- consequência.
Se colocar o motor a 450 rpm, não haverá necessidade de montar a polia, então é permitido simplesmente prender o cone ao eixo. A escolha ideal é, portanto, uma velocidade de 400 rpm ou mais. O cone pode ser encomendado a um torneiro ou feito por você de acordo com um desenho pré-desenhado. O material com o qual o cutelo é feito é aço com alto teor de carbono. As roscas devem ter incrementos de 7 mm e as roscas podem ter até 2 mm. As polias são usinadas em aço normal. O tamanho da ranhura é determinado pelos parâmetros da polia.
Para montar um cutelo que funcione segundo o princípio do parafuso, é necessário primeiro fazer uma base, colocar uma placa sob o tampo da mesa onde ficará o motor e sobre ela, por sua vez, o eixo. Como alternativa, você pode prender o cone e a polia e, em seguida, posicionar e apertar a correia. Depois disso, você pode prosseguir para os testes.
Divisor de madeira hidráulico
Possui boa potência e desempenho. A ferramenta estacionária é maciça, funciona através de um cilindro no qual a pressão de trabalho é fornecida por uma bomba. É colocado no mesmo poço com um motor elétrico, também é importante levar em consideração que o aparelho pode ser colocado mesmo na outra extremidade do quarto (não necessariamente na cama). A conexão pode ser feita com mangueiras especiais.
Depois que os desenhos forem selecionados e os nós necessários forem adquiridos, você deve pensar em como fazer uma forma de cutelo. Soldar de metal é a solução mais simples. As dimensões podem ser qualquer. A potência do cilindro é de importância decisiva aqui. Deve ser o suficiente para partir lingotes de madeira maciços, que estão bastante saturados de umidade. Esse material tem o índice de viscosidade mais alto e é especialmente difícil de trabalhar com ele.
Cutelo em forma de cruz
O molde é montado sobre um leito de forma que o eixo transversal coincida com o eixo, que é fixado ao cilindro hidráulico, conectado à bomba por meio de mangueiras.
Você também pode mecanizar o cutelo fixando rodas nele.
Como é diferente de um machado?
Um cutelo é um tipo de machado. Esta ferramenta se destina principalmente a dividir lingotes de grande porte. A lâmina do cutelo também difere da lâmina do machado: é em forma de cunha e pesa pelo menos 3,5 kg. O cutelo não corta como um machado - ele divide o material. Essa é a diferença fundamental. Ao trabalhar com um cutelo, a força do golpe é importante, e ao trabalhar com um machado, é importante a nitidez da afiação da ferramenta.
O cutelo pode ser comparado a uma marreta, sua lâmina é afiada em um ângulo de 45 graus, o que permite rachar até troncos enormes com muitos nós.
Cutelos são:
- forjado;
- todo em metal (fundido).
Para um homem de meia-idade com capacidades físicas padrão, um cutelo com lâmina de até 3 kg é adequado.
Avaliação das melhores modelos
Vamos fazer uma pequena visão geral dos modelos mais populares, entre os quais há amostras de fabricantes americanos, alemães e russos.
- Matriz de machado de cutelo pesando 3 kg com cabo de fibra de vidro. O produto é feito de aço grau 66G, o fator de dureza é 50 HRc. Para dividir com precisão e eficácia até mesmo fragmentos de madeira maciços, a cabeça é equipada com uma pequena bigorna na parte traseira. O cabo de fibra de vidro é feito do material mais moderno, nunca se molha, não seca ou incha.
- Cutelo "Barras" de Nylon pesa 750 gramas, pode trabalhar com todos os tipos de madeira. A parte útil do cutelo é feita de aço U14, a dureza da aresta de corte a uma altura de até 2,5 cm é 47-53 HRc na escala Rockwell, o ângulo de afiação é cerca de 28 graus. Existem saliências nas laterais - o que ajuda a dividir a madeira com eficácia. Na parte inferior do machado existem "amortecedores" de borracha especiais de impulsos mecânicos. A resistência do material está acima da média. O produto é vendido em uma caixa de PVC durável.
- Cutelo Inforce (3,65 kg). O cabo de 910 mm de comprimento foi projetado para dividir lingotes grandes, ideais para a preparação de combustível. O produto é leve e durável.
- Cutelo, o grande divisor pesando 4 kg com cabo de fibra de vidro. A ferramenta é feita de aço grau 65G, o fator de dureza é 55 HRc. Este dispositivo pode partir qualquer fragmento, o cabo é feito de material de fibra de vidro, suporta cargas significativas e protege de vibrações desnecessárias.
- Cutelo de fabricação russa "Whirlwind" pesa 3 kg. Possui um cabo de madeira coberto com uma camada de borracha amortecedora. O comprimento chega a 80 cm.
A ferramenta é eficaz para dividir peças sólidas de madeira.
- O cutelo alemão Stihl 8812008 também é muito popular agora (peso - 3 kg, comprimento do machado - 80 cm). Existem almofadas emborrachadas. O modelo pesa um pouco, é eficaz no trabalho de colheita de lenha.
- Uma das mais antigas empresas produtoras de machados e cutelos é Fiskars... A empresa surgiu no século 17 na Suécia. Os cutelos da "Fiskars" são uma combinação de design moderno, resistência, punho confortável e aço de resistência especial. Durante a operação, o design inteligente garante uma combinação harmoniosa de poder de impacto e facilidade de uso. Os elementos de amolecimento do cabo são feitos de material FiberComp moderno. Esta fibra de vidro inovadora é mais forte do que o aço Damasco e é leve. Todos os elementos do produto não estão sujeitos a corrosão ou ferrugem. O modelo mais popular é o Fiskars X17.
Como escolher?
A escolha do instrumento é ditada pelos seguintes critérios:
- O peso;
- material;
- o tamanho da machadinha;
- forma de nitidez.
Encontrar uma ferramenta que corresponda às características físicas de um funcionário não é uma tarefa fácil. Se o cutelo for muito leve, será difícil dividir fragmentos grandes e, ao trabalhar com uma ferramenta pesada, será gasto mais esforço físico, mas ao mesmo tempo será muito mais fácil dividir lingotes pesados.
Também é importante que o cabo seja feito de madeira maciça com propriedades de "tricô". A alça experimenta uma carga significativa, portanto, deve ter as qualidades acima. A alça curta também não cabe - é difícil de trabalhar. As alças feitas de PVC ou aço não são a melhor escolha. Esses eixos são caros, mas é inconveniente trabalhar com tal ferramenta. Essa ferramenta não será capaz de aparar os troncos saturados de umidade, cujo diâmetro é superior a 25 cm. O machado fica preso neste material com frequência.
Proprietários zelosos, via de regra, usam um dos dois tipos de machado: clássico ou em forma de cunha. O primeiro tipo é conveniente para lidar com madeira recém-cortada, na qual há muita umidade. O segundo tipo é conveniente para cortar restos de toras secas.
Os eixos cônicos são fáceis de usar e bastante eficazes (especialmente quando se trabalha com madeira maciça). O lingote é instalado perpendicularmente, um parafuso é inserido nele e ele se divide. O trabalho é apenas mecânico.
O acionamento hidráulico ajuda a resolver problemas de produção - torna possível separar as toras imediatamente.
Faz sentido usar tal dispositivo se o trabalho com blocos maciços de madeira ocorrer constantemente, porque o divisor hidráulico é bastante caro.
Dicas operacionais
Um cutelo, como um machado, é uma ferramenta de maior risco de ferimentos, por isso deve ser afiado corretamente e usado com precaução.
Muitas questões surgem ao escolher um produto - a ferramenta deve corresponder idealmente aos dados físicos do funcionário. Encontrar a opção ideal só é possível quando o cutelo é testado na prática. Mesmo lenhadores experientes nem sempre "adivinham" qual cutelo é ideal para eles.
É importante escolher o deck correto - deve ser de diâmetro médio, sua altura deve estar 5 centímetros acima do joelho.
Ao iniciar o trabalho, você deve tomar cuidado com as luvas e os óculos. Além disso, as roupas devem ser largas o suficiente, não devem atrapalhar os movimentos. Durante a operação, não deve haver pessoas ou animais em um raio de 2 metros - lascas podem voar a uma velocidade significativa e ferir outras pessoas.
A partir de calços padrão de tamanho médio, obtêm-se 4-5 toras. Pedaços maiores podem produzir 10 logs. Ao trabalhar, não faz sentido partir um grande pedaço de madeira de uma vez. É muito mais razoável cortar a árvore de lados diferentes, lascando fragmentos.
É melhor manter as toras ao ar livre no inverno - então a madeira não ficará encharcada e solta. Ao trabalhar com madeira, recomenda-se começar a trabalhar nos locais onde existam fissuras. Freqüentemente, cutelos são inseridos em tais reentrâncias e os atingem com marretas.
Para obter informações sobre como fazer um cutelo de machado com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.