Tipos de eixos e suas características

Contente
  1. Tipos de formulários
  2. As principais variedades e sua finalidade
  3. Modelos especiais

Um machado é um dispositivo usado desde os tempos antigos. Por muito tempo, essa ferramenta foi a principal ferramenta de trabalho e proteção no Canadá, na América, bem como nos países africanos e, claro, na Rússia. Hoje a indústria oferece uma ampla gama de eixos de vários formatos e tamanhos, cada um com sua própria finalidade funcional.

Tipos de formulários

Os machados antigos possuíam um tipo de ponta em forma de barba, ou seja, a parte frontal da lâmina era expandida por baixo, e um recesso se formava na parte oposta. Esses produtos eram bastante populares nos países europeus, onde eram amplamente usados ​​como ferramenta econômica e como arma militar. Os eixos modernos são geralmente retos ou arredondados. Os primeiros são usados ​​para madeira em bruto, e os segundos são usados ​​para o processamento de madeira. Os cabos dessas ferramentas são feitos das espécies mais duras - bétula, bordo, além de carpa ou freixo - os materiais utilizados não devem apresentar rachaduras, nós ou qualquer tipo de podridão.

O tipo mais comum de machado é o machado de carpinteiro, conhecido desde os tempos soviéticos.

Sua lâmina é moldada de modo que seja mais conveniente trabalhar com vários pedaços de madeira e pequenos troncos. No entanto, em uma floresta selvagem, esse machado não é adequado - é muito difícil para eles cortar um tronco de árvore ou um grande galho, por isso foram criados machados mais leves, cuja lâmina tem uma forma um pouco mais arredondada. Os modelos finlandeses são os mais procurados: a lâmina é arredondada de um lado e, do outro, tem uma reentrância. Com este dispositivo, você não só pode cortar madeira, mas também cortar madeira, o que é muito importante em condições de taiga ou em uma longa caminhada em qualquer outra área.

Vale ressaltar que as lâminas arredondadas costumam ter um afiamento muito interessante, graças ao qual se tornam verdadeiramente multifuncionais.

Outro tipo de machado é chamado de taiga, a lâmina dessas ferramentas é usada para cortar madeira dura. O formato da lâmina, assim como o do finlandês, é arredondado, mas, além disso, a lâmina fica em um ângulo bastante agudo em relação ao cabo do machado - isso torna os golpes muito mais eficazes, já que a borda superior do o bumbum é antes de tudo cravado na árvore. O instrumento da marca "Deer" possui uma estrutura muito semelhante, cuja forma é quase idêntica, mas a massa é muito menor.

As principais variedades e sua finalidade

Agora, alguns fatos históricos. A humanidade inventou os machados desde os tempos antigos. No entanto, as primeiras ferramentas eram desajeitadas, extremamente pesadas e de vida curta. As pessoas não podiam viver sem eles, pois precisavam construir casas, cortar ferramentas e caçar animais selvagens. E os animais selvagens tinham que ser afastados das presas manualmente. A ferramenta quebrou rapidamente e uma nova teve que ser feita. No Neolítico, eles aprenderam a retificar sua superfície e, depois de alguns milênios, começaram a fazer machados de cobre.

Só quando o ferro foi descoberto apareceu um certo protótipo do machado moderno - metal com cabo de madeira.

A parte principal desse dispositivo era um picador de ferro, montado em um porrete bem talhado. Com o tempo, os eixos foram divididos de acordo com sua finalidade funcional.Os modelos mais pesados ​​foram transformados em poderosas armas militares e, por seu alto poder de corte e baixo custo, tornaram-se a principal arma da milícia. Modelos mais leves começaram a ser usados ​​para fins econômicos, e vamos nos deter neles com mais detalhes.

Antes de falar sobre os tipos de eixos existentes, é necessário observar os principais parâmetros que os distinguem uns dos outros, a saber:

  • massa da ferramenta;
  • tipo de lâmina;
  • a forma e qualidade da machadinha;
  • método de bico.

Vamos começar com o principal - peso. O menor limite de ferramenta corresponde a 900 g. Claro, existem eixos que pesam menos, mas sua funcionalidade não é clara - na maioria dos casos, não são eixos, mas simplesmente machadinhas de turismo, que podem ser usadas para cortar galhos finos e afiar estacas sob uma tenda. Via de regra, são ideais para passeios de um dia, mas não para longas caminhadas. O peso de um machado confiável deve variar de 900 a 1600 g. Nesse caso, é possível cortar galhos de médio porte, e é muito mais fácil manejar uma ferramenta dessa massa, pois o lenhador sente como é " fixada "em sua mão. Eixos semelhantes são usados ​​na construção e decoração de edifícios residenciais baixos.

Se você precisa cortar árvores grandes e cortar lenha de grande porte, você deve dar preferência a modelos com mais de 2,3 kg - geralmente essas lâminas são complementadas com uma machadinha alongada, devido à qual a potência de impacto aumenta.

A qualidade do aço utilizado também é de fundamental importância, tudo aqui é óbvio - quanto mais duráveis ​​forem as matérias-primas utilizadas, mais tempo dura o machado, além disso, a lâmina ficará mais afiada, não surgirão lascas, fissuras e outras deformações nele por um longo tempo. Uma parte muito importante do machado é considerada seu cabo, bem como a forma de sua fixação. Para um golpe de alta qualidade, é melhor pegar uma ferramenta com cabo de 50-80 cm, e se o golpe for pontiagudo, então a escolha deve ser feita em favor de modelos com machadinha encurtada.

Vamos nos concentrar nos tipos de eixos mais populares.

Econômico

Um machado utilitário pesa menos de um quilo. Distingue-se por uma aresta de corte reta e afiada - esta ferramenta é usada para fazer o acabamento de vários blocos de madeira e aparar madeira. Ele não precisa cortar troncos sólidos, portanto não precisa de uma bunda grande. Esses machados são bastante afiados, afiam-se quase como uma navalha.

Plotnitsky

Este machado é considerado uma ferramenta versátil para trabalhar madeira. Distingue-se por uma lâmina fina e bem afiada e baixo peso, graças ao qual com a ajuda de tal ferramenta você pode realizar a mais ampla gama de tarefas, incluindo cortar ranhuras e ajustar os parâmetros da plataforma às dimensões exigidas. Esse machado tem a forma de uma saia reta ligeiramente alongada, a massa é de 1200-1300 gramas e o ângulo de afiação da lâmina é de 20-30 graus.

Os ângulos de 30 graus são considerados mais versáteis, pois permitem cortar madeira não sólida e aparar peças de madeira. Um ângulo mais agudo de 20 graus o aproxima de um econômico, e um mais obtuso - de um cutelo.

Cutelo

Cutelos são ferramentas pesadas e enormes com uma lâmina bastante larga; são necessários para rachar toras. A parte de metal desta arma se distingue por uma afiação bastante cega, o ângulo de descida é de cerca de 30 graus. O peso varia de 2 a 3 kg, com menos frequência há instrumentos que pesam 5 kg. A alça é longa - de 80 cm e mais.

Isso se deve às peculiaridades de funcionamento da ferramenta - normalmente ela é fechada com as duas mãos e é feito um balanço alto, neste caso, quanto mais longo o cabo, mais forte é o golpe.

Modelos especiais

Para resolver alguns problemas, variantes separadas de eixos foram criadas. Vamos considerá-los.

Para derrubar madeira

Os machados usados ​​para derrubar são geralmente os mais longos - o comprimento mínimo do machado é 90 cm e o peso da ferramenta chega a 3-3,5 kg.Um braço tão longo permite os parâmetros de força de impacto e oscilação necessários, o que torna o trabalho de colheita de madeira mais rápido. Note-se que é bastante difícil trabalhar com tal machado, pois esta ocupação está associada a grandes esforços físicos dos lenhadores.

Para picar carne

Machados com lâmina bastante larga e perfeitamente reta são mais adequados para picar carne. Normalmente, é afiado em um ângulo que evita que a aresta de corte se quebre rapidamente com o contato constante com ossos duros, duros. O cabo deste machado costuma ser curto e se estende até a ponta, por isso o dispositivo permite golpes de corte muito precisos.

Bilateral

Os eixos de dupla face encontraram sua aplicação no corte de blocos de madeira, na preparação de lenha e na execução de uma variedade de trabalhos de instalação. A parte de trabalho dessas ferramentas possui duas lâminas, na maioria dos casos são de aço forjado pelo método de duplo tratamento térmico. O cabo é feito de madeira, na maioria das vezes de avelã.

Bombeiro

Os machados são amplamente utilizados no trabalho de serviços de resgate, em particular, os bombeiros utilizam dois tipos de machados - cinto e assalto. Há um pino bastante afiado na extremidade da ferramenta do cinto, que é necessário para derrubar fechaduras e abrir janelas de vidros duplos. Além disso, este gancho pode ser inserido em várias superfícies para mantê-lo na parede ou no telhado. Normalmente, os machados de incêndio são pintados de preto e vermelho, embora inserções amarelas sejam freqüentemente vistas. O cabo é coberto por almofadas emborrachadas que protegem as mãos de queimaduras. Ao contrário dos modelos de cinto, os modelos de assalto são muito maiores em tamanho, mas seu formato é muito semelhante.

Eles são usados ​​para derrubar portas pesadas e destruir quaisquer obstáculos que possam impedir a evacuação.

A coronha geralmente tem um gancho, ou pode ser plana, como uma marreta. Este tipo de arma é um componente obrigatório de qualquer escudo de fogo, que, de acordo com as normas de segurança, deve ser colocado em todos os locais públicos.

Marcha

O machado turístico é chamado de multiferramenta e possui uma grande variedade de modelos. Sua característica distintiva é o baixo peso, o que não é surpreendente, visto que o instrumento tem que ser arrastado nas costas por muitas horas. O cabo de tal machado geralmente se torna um armazenamento muito conveniente para várias pequenas coisas que são necessárias em qualquer caminhada. Com a ajuda de um machado turístico, diferentes ramos são cortados, pequenas árvores são despejadas e até pedras são rachadas para criar uma lareira. Eles geralmente são equipados com tampas que protegem uma pessoa contra ferimentos durante o transporte do instrumento.

Os machados de gelo são um tipo separado de machadinha para turistas.

São dispositivos bastante compactos e leves, necessários para cortar o gelo, caso haja uma subida aos picos nevados. Este equipamento de escalada é feito de dupla face, enquanto uma parte se assemelha a um gancho bem afiado, e em vez de uma coronha, uma lâmina afiada é feita, colocada perpendicular ao cabo - esta estrutura é ótima para formar uma depressão no gelo. Um machado do exército também pode ser útil em uma caminhada. É amplamente utilizado para preparar toras para uma lareira, cavar trincheiras, martelar estacas de tendas e também como arma de defesa.

Para obter informações sobre como escolher o machado certo, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário