Potes "inteligentes": descrição e recursos
As plantas de casa são parte integrante da decoração de muitos apartamentos modernos. Cada dona de casa escolhe as flores mais queridas e lindas para sua casa, o que não só fará as delícias de todos os membros da família, mas também terá um efeito benéfico no clima interno. As plantas não apenas purificam o ar do apartamento, mas também o umidificam.
O alto nível de emprego das mulheres modernas muitas vezes não permite cuidar totalmente das plantas vivas que precisam de água e alimentação em tempo hábil. Os fabricantes desenvolveram um tipo fundamentalmente novo de potes com sistema de irrigação automático.
Os vasos "inteligentes" não só economizam significativamente o tempo dos donos de flores, mas também possibilitam uma viagem segura por um longo período em viagens de negócios e férias.
O que é isso?
Os vasos de flores auto-irrigados são um desenvolvimento inovador que tem um efeito benéfico nas plantas de interior e reduz significativamente os custos físicos para cuidar delas.
Os principais tipos deste dispositivo:
- pote de fundo duplo;
- recipientes programados;
- recipientes inteligentes;
- potes com música.
O princípio de operação deste dispositivo é baseado em sistema de irrigação por gotejamento e subsuperfície. A base da estrutura é feita na forma de dois vasos comunicantes, um dos quais contém água e o outro é preenchido com mistura de solo. Existe um separador entre as duas partes.
A principal característica da panela "inteligente" é um indicador especial que mostra o nível de água no dispositivo.
Em lojas especializadas, você pode ver vários tipos desses produtos, que se diferenciam nos seguintes parâmetros:
- Projeto;
- material de fabricação;
- espectro de cores;
- faixa de preço;
- País de fabricação;
- tipo de tanque de água.
A superfície do pote pode ser não apenas brilhante ou fosca, mas também imitar materiais naturais como pedra, mármore e madeira.
As formas mais populares são redondas, quadradas e retangulares, com diâmetros variando de 15 cm a 50 cm.
Pelo tipo de sistema automático, as panelas vêm em vários modelos.
- Com recipiente lateral - o modelo consiste em dois potes. Um pequeno pote com terra é colocado em um grande recipiente com água.
- Com indicador - uma estrutura em forma de cone, composta por um tubo transparente e um indicador, que é baixado para o fundo do vaso.
- Dobrável - um modelo universal, que consiste em um vaso de flores, um tanque de água e um indicador de umidade.
Esses projetos usam dois tipos de irrigação:
- diminuir;
- combinado.
No tipo combinado de irrigação, o líquido entra não só pelo fundo, mas também pelas laterais.
Atenção especial deve ser dada aos recipientes com irrigação automática, que são instalados em varandas, galerias, terraços e áreas de recreação ao ar livre.
A principal característica desses produtos é a presença de válvulas especiais, que permitem o escoamento do excesso de líquido após a chuva.
Vantagens e desvantagens
Entre o grande número de vantagens deste dispositivo, os jardineiros experientes distinguem o seguinte:
- fácil de usar;
- ampla gama de cores;
- alto desempenho estético;
- versatilidade;
- a presença de formas modernas;
- resistência a danos mecânicos;
- segurança ambiental;
- prevenção de ressecamento e encharcamento do solo nutriente;
- usar a quantidade necessária de água na temperatura ideal;
- prevenção do desenvolvimento de várias doenças perigosas;
- umedecimento uniforme de toda a composição do solo;
- falta de água na panela e nas folhas da planta;
- alimentação regular e oportuna;
- gastando uma quantidade mínima de tempo e força física.
Esses dispositivos praticamente não têm desvantagens, mas jardineiros experientes prestam atenção ao fato de que o uso eficaz de um vaso "inteligente" só é possível se houver um sistema radicular forte e desenvolvido que preencha completamente todo o espaço do vaso e alcance a fonte de umidade. A alta faixa de preço do produto muitas vezes faz com que os compradores se recusem a comprar este novo produto e usem tipos clássicos de recipientes para flores.
Regras operacionais
O uso de vasos com sistema de rega automático não causará dificuldades mesmo para jardineiros inexperientes, mas para obter uma grande quantidade de massa verde durante todo o período de crescimento da flor, você precisa conhecer e aplicar os conselhos de jardineiros experientes:
- a obrigatoriedade do uso de drenos no fundo do vaso e solo especial adequado ao tipo de flor;
- utilizando o método usual de rega durante a formação do sistema radicular, que deve atingir o fundo do vaso;
- o enchimento do tanque de irrigação deve ser feito apenas com água decantada à temperatura ambiente;
- a quantidade de água deve atingir a marca máxima do indicador.
A frequência de enchimento do recipiente com água depende dos seguintes fatores:
- o volume do recipiente com água;
- tipo de planta;
- o nível de desenvolvimento do sistema radicular;
- estação do ano;
- temperatura ambiente;
- o nível de luz e umidade na sala.
Fabricantes conhecidos nas instruções de seus produtos indicam informações detalhadas sobre o funcionamento do dispositivo e os cuidados com as plantas.
O jardineiro principiante deve estar atento aos potes que se vendem com drenagem especial, o que permite garantir o abastecimento de água ideal e a sua quantidade. Um composto especial de drenagem pode ser substituído por vermiculita comum, cascalho e argila expandida.
Para realizar a alimentação das raízes de uma planta, basta dissolver o fertilizante orgânico ou mineral necessário na água, que é despejada em um reservatório especial.
Entre cada enchimento do recipiente, é necessário reservar um certo tempo para secar o solo nutriente. Este procedimento irá prevenir a deterioração do sistema radicular e substituir a camada fértil superior irá prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas.
Todas as plantas, independentemente do tipo de vaso, precisam de uma ducha oportuna e regular, que limpará a superfície das folhas de poeira e sujeira, e também ajudará os poros a respirarem com liberdade e facilidade.
Os mais populares são os potes das conhecidas marcas Xiaomi e Parrot Pot, cujos produtos são de alta qualidade e com um longo período de operação.
Os recipientes de flores Xiaomi e Parrot Pot possuem sensores especiais e aplicativos eletrônicos que monitoram o estado da flor e informam seu proprietário sobre a necessidade de regar ou alimentar a planta.
Tecnologias inovadoras e equipamentos modernos permitem que os fabricantes produzam bens que simplificam muito a vida humana. Uma das últimas inovações no mercado hoje é o vaso de flores inteligente, que é popular entre designers de interiores e amantes comuns de plantas de interior. A utilização deste dispositivo irá encher qualquer interior com um verde brilhante, suculento e bonito de plantas de interior e tornará possível criar composições únicas que podem consistir em vários tipos de flores diferentes.
Para potes inteligentes, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.