Vasos de flores de madeira: características, design e dicas para escolher
Uma pessoa moderna, rodeada por todos os lados por materiais sintéticos, criando o conforto do lar, dá cada vez mais atenção aos objetos feitos com materiais naturais. O mais natural na percepção das pessoas é uma árvore - um dos alicerces da vida na Terra. O aroma, a cor e a textura da madeira têm um efeito calmante no sistema nervoso de uma pessoa cansada do ritmo moderno da vida, e uma árvore em combinação com flores ou plantas de interior em chalés de verão ajuda a criar uma área de relaxamento confortável.
Piso, mesa e vasos de flores pendurados em madeira servirão como decoração original da paisagem ou destaque do interior, uma peça única que pode ser facilmente feita à mão.
Tipos de potes de madeira
Existem muitos materiais de madeira diferentes adequados para fazer vasos de flores, e um vôo de imaginação e mãos habilidosas o ajudarão a criar produtos exclusivos que irão complementar ou decorar um arranjo de flores.
Às vezes as pessoas recusam os vasos de madeira por causa de sua fragilidade, devido ao contato constante com a umidade, as paredes do vaso apodrecem e se deformam.
Para evitar este problema, é necessário tratar a superfície da madeira com meios modernos para proteger a madeira da humidade e do aparecimento de fungos, o que confere a tais vasos uma longa vida útil.
Os potes de madeira são de três tipos:
- esvaziado;
- pré-fabricado;
- vime
Os vasos vazados são feitos de uma única peça de madeira, seja ela um toco ou troncos, com volume adequado para a confecção de um recipiente. O núcleo da peça de madeira é selecionado, deixando as paredes de espessura suficiente. Por dentro, o pote é tratado com agentes protetores de umidade e forrado com filme plástico, sobre a qual uma camada de drenagem e solo é derramada, ou outro vaso de plantas é inserido.
A aparência desses potes depende do material de origem e muitas vezes podem ter formatos estranhos, garantindo a exclusividade dos produtos resultantes. Os vasos bonitos e incomuns, além da higroscopicidade natural, têm uma pequena desvantagem: o ar dificilmente chegará às raízes das plantas plantadas, pois os vasos ocos não "respiram".
Principalmente os vasos de flores feitos de tocos ou troncos são usados em projetos paisagísticos, mas pequenos vasos ocos feitos de nós grossos ou protuberâncias cabem no interior da sala, dando-lhe uma aparência fabulosa.
Os vasos de flores podem ser feitos não apenas de uma única peça de madeira, mas também eles são feitos de blocos, ripas ou pranchas... Vasos pré-fabricados quadrados, retangulares, em forma de barril ou de banheira de todas as formas e tamanhos são adequados para flores ou árvores. Você pode usar esses vasos no interior de um apartamento ou para decorar um quintal.
Vasos suspensos de forma semicircular, tecidos de galhos ou raízes flexíveis, parecem originais, em que várias plantas trepadeiras são lindas. As orquídeas também se sentem bem em cestos de mesa de vime, para cujas raízes o fácil acesso ao ar é muito importante.
Cuidando de vasos de flores de madeira
Ecologicamente corretos, simples e baratos de fabricar, os vasos de flores precisam de cuidados constantes para protegê-los da umidade, fungos e mofo.
- Se o solo para as plantas entrar em contato direto com a madeira não tratada, o recipiente irá inchar rapidamente com a umidade e a madeira se deteriorará. Para evitar os efeitos negativos do solo e do sistema radicular das plantas, a superfície interna dos vasos é tratada com impregnações hidrorrepelentes especiais ou são utilizados outros vasos que são inseridos no interior do de madeira.
- Para proteger a árvore de infecções fúngicas, a superfície é tratada com preparações contendo sulfato de cobre. A ação desse mineral mata o fungo e destrói as lesões. Também pode ser tratado com óleo de linhaça ou óleo de máquina.
- Se uma plantadeira de madeira for usada novamente, ela deve ser limpa dos restos da planta anterior e tratada com uma infusão de cinza de madeira ou outro álcali. Esse procedimento salvará uma nova flor da infecção.
- Também é importante garantir que o fundo do vaso de madeira entre em contato com a umidade o mínimo possível e que a água não fique estagnada dentro do vaso. Para proteger a parte inferior do contato constante com a água, o pote é colocado sobre "pernas", levantando-o acima da superfície. Isso é especialmente verdadeiro para potes compostos ou de vime.
- Para vasos vazados e vasos compostos bem montados, é importante garantir a drenagem do excesso de umidade, para isso é necessário fazer pelo menos um grande orifício de drenagem.
Escolhendo vasos de flores de madeira
Ao escolher um vaso de flores adequado, você deve prestar atenção a:
- como sua textura se encaixa no estilo geral;
- o quanto a textura e a cor da madeira correspondem ao esquema geral de cores da sala;
- se uma única planta crescerá em um vaso de flores ou um mini canteiro de flores estará localizado lá;
- se o vaso de flores escolhido corresponde à planta que nele viverá.
Por exemplo, para suculentas e cactos com raízes fibrosas, recipientes baixos são adequados para que o sistema radicular ocupe um volume maior de solo, deixando 1–2 cm livre para melhor desenvolvimento da planta. E se o cacto tiver uma raiz principal, o vaso deve ser profundo para proteger a raiz da decomposição. Nesse caso, o formato do pote não importa, tudo depende da preferência do dono. Freqüentemente, as suculentas são plantadas em um recipiente comum, criando várias composições.
Mas se você decidir plantar thuja em um recipiente de madeira, então aqui você tem que se limitar a vasos grandes com um fundo estável para proteger a planta de tombar. Os vasos de madeira são mais adequados para thuja, pois são fortes o suficiente para suportar o peso de uma árvore crescida e mais resistentes a temperaturas extremas no inverno.
Jardins internos ou "port-e-fleur" estão agora em voga - são vários tipos diferentes de plantas plantadas em um recipiente de madeira comum. Ou rutário é um conceito ultramoderno em phytodesign, derivado da palavra raiz do inglês, que significa "raiz". Para a sua fabricação são utilizadas raízes, cipós e galhos de árvores, que formam composições com plantas vivas, onde um tronco oco serve de recipiente para plantio. O destaque dessas composições é a capacidade de plantio, já que não existem fragmentos do mesmo formato no mundo.
Qualquer planta pode ser plantada em vaso de madeira, desde que não haja restrições de uso.
Você aprenderá a fazer um plantador de madeira com suas próprias mãos no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.