Vasos de flores grandes: tipos e recomendações para a escolha
Todos nós gostamos de admirar a beleza das flores, e muitos tentam criar uma atmosfera incrível em casa com plantas de interior. Além da beleza, as plantas limpam perfeitamente o ar e complementam o interior da sala. Se você decidir se tornar um florista, você precisa aprender a cuidar adequadamente de sua safra doméstica.
Além do atendimento oportuno, não se esqueça que o vaso desempenha um papel importante no desenvolvimento da flor.
Visualizações
Ao escolher um vaso de flores, leve em consideração todas as nuances, desde o tamanho até o material com que é feito. Não se esqueça de que você está escolhendo não apenas um recipiente, mas um lar para sua ala. A escolha do vaso determina o quão confortável a flor ficará e quão rapidamente ela crescerá e se desenvolverá. Parece que nada mais fácil do que escolher uma panela, pois hoje existem centenas de soluções lindas e originais de diversos fabricantes. Mas é precisamente essa abundância que confunde, e o risco de erro é muito alto.
Um plantador de plantas caseiras é parte integrante de qualquer flor caseira. Hoje eles são divididos em 2 subespécies: para uso doméstico e para uso ao ar livre.
Antes de decidir comprar uma casa para sua planta, você deve definir claramente as seguintes características:
- variedade (piso ou suspenso);
- material;
- tamanho e forma;
- design e sombra.
Se você decidiu por todos esses parâmetros, comprar um pote não demorará muito.
Material
Os vasos de flores grandes ou pequenos são feitos de uma grande variedade de materiais. Por exemplo:
- plástico;
- cerâmica;
- chamotte;
- Madeira;
- copo;
- concreto.
Cada material tem aspectos positivos e desvantagens. Portanto, antes de comprar, estude todas as características e só então compre.
Vantagens e desvantagens
Acredita-se que o plástico é o material mais prejudicial e não é desejável o cultivo de plantas de interior nele. Mas esse mito não tem base, é claro, o plástico não é um material natural, mas tem muitas vantagens e, se desejar, você pode usá-lo com segurança. O plástico tem uma leveza extraordinária, retém perfeitamente a sua forma e calor, não se parte ao cair. Além disso, esse material é o mais econômico e possui uma variedade de formas, cores e até mesmo um ornamento original. O vaso de plástico mais popular é o Calipso com um sistema de drenagem que permite cultivar uma flor saudável com pouco esforço.
O pote de vidro é ótimo para plantas epífitas de interior. Esses potes são excepcionalmente bonitos - esta é sua principal vantagem, mas eles não são particularmente populares devido à sua fragilidade. Além disso, o vidro não permite a passagem de ar, o que retarda significativamente o processo de crescimento. Esse recipiente deve certamente ser equipado com um orifício de drenagem para remover o excesso de água.
A flor ficará mais confortável em uma vasilha de barro (chamotte) ou cerâmica. Mas sua principal desvantagem é a fragilidade do produto, e você precisa ser extremamente cuidadoso durante a operação. De fato, ao cair, um pote feito desse material pode rachar ou mesmo quebrar, e seu custo é uma ordem de grandeza superior ao do plástico. Além disso, quando reutilizado, deve ser desinfetado. Mas ele não é desprovido de propriedades positivas. Os tachos feitos com estes materiais são muito mais estáveis e duráveis, retêm perfeitamente a água e permitem a passagem do ar, e a sua tonalidade natural combina bem com qualquer planta.
A madeira também é ótima como material de envasamento. Devido à sua origem, esse vaso retém perfeitamente a umidade e permite o acesso ao ar. A árvore é uma das melhores opções para produzir qualquer planta, mesmo as mais exigentes. Mas esse pote tem vida curta e seu design não é tão atraente quanto se gostaria.
Os potes de concreto são usados com mais frequência para soluções de design, sua massa é impressionante, portanto, eles só são adequados como um vaso de piso.
Sua principal desvantagem é o inconveniente de operação, caso contrário, o concreto não é pior do que outros materiais.
Opções
Claro, não haverá dúvidas sobre o tamanho do vaso para uma planta de casa padrão. Mas quando se trata de plantas mais exóticas como o bonsai, qual deve ser o tamanho do vaso?
Os principais parâmetros para a escolha de um vaso são a altura e a profundidade, pois deve acomodar cerca de 14 ralos, a mesma quantidade de substrato e 2 vezes mais solo. Além disso, a área deve ser suficiente para o pleno desenvolvimento do sistema radicular da planta. Claro, hoje existem tamanhos diferentes de potes de chamotte: de tamanhos pequenos a impressionantes. Mas não compre para crescer, lembre-se que a flor deve ser confortável. Ao transplantar uma flor para um novo vaso, seu volume deve ser cerca de 3 centímetros mais largo que o anterior.
Para que no futuro a flor lhe agrade e não traga transtornos desnecessários, lembre-se que quanto maior a copa da planta, mais volumoso deve ser o vaso. Se você olhar para a proporção, o diâmetro do recipiente deve ser 2/3 da altura da planta de casa. Com base nesta regra, você pode escolher um pote de chamotte adequado para qualquer flor.
Paletes decorativas
Muitas cores exigem palete, pois nem todo tanque está equipado com sistema de drenagem. Conseqüentemente, o excesso de água fluirá do vaso e uma poça d'água não tornará sua planta atraente. É por isso que existem paletes, os recipientes de vidro originais parecem os mais bem-sucedidos, mas eles são perfeitamente combinados apenas com os potes de vidro.
O pote de vidro é único em si mesmo, mas emoldurado em uma paleta em forma de folha requintada, torna-se ainda mais surpreendente. Existem paletes de outros materiais, mas não são tão bonitas e nem de formatos tão variados.
Para informações sobre como fazer um grande pote com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.