Tipos e variedades de abeto
A variedade de espécies e variedades de abetos pode ser uma grande surpresa para os jardineiros que desejam decorar a paisagem de seu local com essas coníferas perenes. Européias, coreanas, Sitka e outras espécies de árvores podem diferir dramaticamente na taxa de crescimento e aparência. Existem subespécies chorosas e eretas, variantes esféricas e cônicas.
Entre essas coníferas, existem verdadeiros gigantes e anões que não crescem mais do que 1-2 m.
É interessante estudar em detalhe o abeto "Tompa", "Froburg", "Kupressiana" e outras variedades. com nomes apenas para fins educacionais e para uma melhor compreensão da diferença entre as plantas. A escolha do local de seu crescimento e as condições de seleção também têm um grande impacto no aspecto das árvores. Um requintado abeto decorativo pode se tornar uma verdadeira decoração de um jardim oriental. O azul enobrecerá a paisagem da Rússia Central, e o arredondado se transformará facilmente em uma obra-prima de designer no estilo bonsai. Você só precisa dar uma nova olhada nas possibilidades de usar a árvore conhecida.
Descrição
Descrição botânica de Spruce (Picea em latim) indica que esta planta pertence à variedade de coníferas da família dos pinheiros. Cresce nas montanhas da China e nos estados do norte dos Estados Unidos, na Rússia está representado em quase todos os lugares - do Cáucaso ao Extremo Oriente, pode ser encontrado na Finlândia e na Suécia, bem como em outros países do mundo com mudanças climáticas sazonais bastante pronunciadas.
No total, são cerca de 40 espécies diferentes, sem contar os híbridos. Spruce é caracterizado por uma mudança no sistema radicular à medida que cresce. Nos primeiros 15 anos de vida de uma árvore, ela tem um caráter central, depois muda para superficial. Isso permite que o abeto use brotos de raiz como clones, mesmo após a morte do tronco - esses processos podem durar milhares de anos.
Por exemplo, a árvore Picea abies mais antiga oficialmente registrada na Suécia tem 9.550 anos, dada a idade de todos os seus galhos e brotos.
Spruce é caracterizado por uma forma de coroa piramidal ou em forma de cone. Tipo de ramificação - whorled, os brotos podem ser lacrimejantes (inclinados) ou estendidos em um plano horizontal. Os processos laterais começam a aparecer a partir do 4º ano de vida da árvore. O abeto é caracterizado pela presença de uma fina casca lamelar, sua cor varia do marrom avermelhado ao cinza. Com a idade, engrossa, torna-se mais grosso, surgem sulcos pronunciados na superfície.
Como outras árvores da família do pinheiro, o abeto tem agulhas verdes aciculares nos galhos em vez de folhas, que têm uma estrutura plana ou tetraédrica. Localizam-se em ramos em espiral, a renovação ocorre a cada 6 anos, durante o ano, até 15% do total da cobertura cai. A frutificação dos abetos com formação de cones ocorre nos 10-60 anos de vida da árvore, dependendo da disponibilidade de condições favoráveis para tal.
A vida média de uma árvore é de 250-600 anos, excluindo os brotos dos clones.
Variedade de espécies
A variedade de espécies de abetos é tão grande que pode surpreender quem está longe da botânica. No total, existem 4 subtipos híbridos e 37 de origem natural inicial. Existe uma forma de montanha e estepe da árvore, existem variantes de duas cores e brancas. Os mais populares e famosos devem ser considerados com mais detalhes.
Europeu ou comum
O tipo de abeto mais famoso e difundido, com uma extensa área de cultivo. É Picea abies que é considerada aborígene para os territórios da Rússia Central e é mais adequada para as condições climáticas locais. Nos países europeus, os abetos comuns formam grandes extensões de florestas, principalmente no nordeste do continente.
Na Rússia, ele pode ser encontrado tanto no norte quanto na região da Terra Negra, no meio do Volga.
O abeto europeu requer luz, podendo crescer em florestas mistas e contínuas, não tem medo da seca, mas é sensível às geadas da primavera. As árvores raramente atingem uma idade de mais de 120-300 anos, pode ser calculado pelo número de camadas paralelas de ramos - 3-4 anos são adicionados ao seu número, em que a muda forma os primeiros brotos.
Picea abies é uma espécie perene capaz de atingir 30-50 m de altura. A copa é cónica ou lacrimejante, com rebentos pendentes. Estes abetos são caracterizados por uma cor cinzenta da casca, as agulhas têm 1-2,5 cm de comprimento, os cones são pontiagudos, oblongos, castanhos.
Entre as formas decorativas populares do abeto europeu, pode-se distinguir nota "Tompa" É uma árvore anã de crescimento lento, uma planta adulta raramente ultrapassa 1 m de altura. Formas rastejantes também estão em demanda, com brotos "chorosos" - "Inversão", "Virgata"... A maioria dessas espécies está representada apenas em viveiros e jardins de criadores.
A principal aplicação do abeto comum é o paisagismo de cidades e povoações, a criação de estradas com proteção contra neve em regiões com clima frio e chuvas intensas.
coreano
Uma espécie típica das regiões do Extremo Oriente, incluindo Coréia do Norte e China montanhosa. Externamente, ele revela uma semelhança significativa com o abeto siberiano. Na região de Amur, essas coníferas formam florestas inteiras, na China e na Coréia são encontradas principalmente em vales de rios e em encostas de montanhas a uma altitude de até 1800 m. A árvore cresce em um clima ameno e úmido, resistente à sombra. Picea koreianesis Nakai foi escolhida como uma espécie separada em 1919, graças aos esforços de um pesquisador botânico japonês chamado Nakai.
O abeto coreano tem o tronco cinzento ou castanho-acinzentado; os rebentos jovens são amarelo-avermelhados com uma tonalidade ocre, escurecem gradualmente, não cobertos por agulhas. A cor das agulhas é predominantemente verde, com tonalidade azulada. Esta forma é caracterizada por um tipo de copa caída, os ramos são rebaixados e não localizados paralelos entre si. A altura máxima do tronco é, de acordo com várias fontes, 30-40 m.
Sitkhinskaya
Este tipo de abeto é conhecido desde meados do século XIX, seu principal habitat é a zona costeira do oeste da América do Norte da Califórnia ao Alasca, podendo ser encontrado a uma altitude de até 1000 m acima do nível do mar. A planta é encontrada em encostas de montanhas, enquadrando áreas de fluxo de rios e geralmente é considerada muito amante da umidade, podendo suportar inundações periódicas de raízes.
Como parte dos maciços, pode crescer junto com sequóias, amieiros e bordos de folhas grandes, além de coníferas características do continente norte-americano.
Pisea sitchensis é uma árvore alta capaz de atingir 45-96 m de altura, o diâmetro do tronco varia na faixa de 120-480 cm. Os rebentos jovens são glabros, de cor castanha clara, a casca apresenta fendas superficiais características, escamosa pronunciada, cor cinzenta, são permitidas inclusões de tonalidade castanha-castanha. As agulhas da árvore são finas, planas, com pontas pontiagudas, verdes na base e prateadas nas pontas.
O abeto Sitka é caracterizado por uma coroa de tipo piramidal largo, graças à qual adquire um efeito decorativo especial. No plantio em paisagismo, é utilizado como tênia ou em grupos de baixa densidade.
Oriental
Crescendo no norte da Turquia e nas montanhas do Cáucaso, Picea orientalis é protegida como espécie em extinção e hoje é encontrada principalmente no território de reservas. O habitat natural está localizado a uma altitude de 1345-2130 m acima do nível do mar. A espécie é cultivada desde 1837.Nas condições climáticas do noroeste da Rússia, a árvore apresenta uma taxa de crescimento extremamente baixa - cerca de 1 m em 20 anos, não tolera bem a geada, mas pode ser usada como decoração decorativa de jardim.
Na natureza, o abeto oriental cresce até 32-55 m, forma uma coroa cônica com ramos espiralados. A casca com estrutura escamosa, marrom nas plantas jovens, torna-se cinza escuro nos adultos. Os rebentos são avermelhados ou amarelo-acinzentados no início, depois tornam-se cinzentos. As agulhas são curtas, não mais que 10 mm de comprimento.
Espinhoso
O nome "abeto espinhoso" esconde a árvore Picea pungens com agulhas azuis decorativas. Na natureza, a área de seu crescimento está localizada no oeste dos Estados Unidos. O abeto é encontrado nos estados de Utah e Idaho, no Colorado e no Novo México, em regiões montanhosas, a uma altitude de até 3.000 m acima do nível do mar. A planta é higrófila, prefere crescer nas margens de rios e riachos, proporcionando suficiente saturação de umidade das raízes.
A espécie está em estado de conservação, mas com baixos indicadores de ameaça de extinção.
Nas condições da Rússia central, azul ou espinhoso, o abeto raramente atinge tamanhos significativos e é mais frequentemente usado como parte de plantações decorativas. Nos EUA cresce até 25-45 m com tronco de diâmetro de até 150 cm. As árvores jovens têm copa em forma de cone estreito, com o tempo torna-se cilíndrica. As agulhas são em forma de diamante, bastante longas - de 1,5 a 3 cm, as agulhas são pintadas em tons de cinza-esverdeado e azul.
Glauka ou branco
Picea glauca é um tipo de abeto da América do Norte com uma tonalidade incomum de agulhas azulada. São cultivadas principalmente como decoração decorativa da paisagem, atingem uma altura média de 15-20 m, mas em condições favoráveis podem apresentar-se duas vezes mais altas. A coroa muda com a idade - de um cone estreito a um cilindro, o diâmetro do tronco não excede 1 m. As agulhas têm secção em losango, bastante comprida - até 2 cm, pintada de azul esverdeado na base, e na ponta adquirem uma tonalidade azul esbranquiçada.
O abeto branco é encontrado nas zonas climáticas do Alasca e Terra Nova, na zona de floresta-tundra dos estados do norte dos Estados Unidos, nas províncias canadenses. Glauca é popular no paisagismo devido ao seu aspecto decorativo e boa adaptabilidade. Uma árvore anã pode servir de base para jardins ornamentais e jardins de pedras.
O abeto Glauka tolera a seca, ventila bem e é adaptado para crescer em argila pobre em nutrientes e solos pedregosos.
Preto
Picea mariana, ou Pisea nigra, é um tipo de abeto típico da América do Norte, mas comum no norte da Europa e também na Rússia. A árvore tem a forma de um anão, crescendo até uma altura de no máximo 50 cm. Plantas adultas de pinheiro negro atingem 7-15 m, a espessura do tronco chega a 50 cm. Elas são caracterizadas por uma cor escura, marrom-acinzentada da casca, um pequeno comprimento de agulhas - de 6 a 15 mm, sua tonalidade é verde ou azul verde. Os botões podem variar em tom de roxo a vermelho ocre.
A habilidade de Picea nigra de formar híbridos com outras espécies norte-americanas é interessante - com Picea glauca, Picea rubens. O abeto negro é uma das espécies mais comuns nos Estados Unidos. Ele pode ser encontrado nas montanhas do estado de Nova York, nas montanhas Apalaches, em Michigan e em Minnesota. Pode formar florestas contínuas de abetos, parte das florestas mistas de taiga e floresta-tundra.
As árvores desta espécie não são sensíveis ao tipo de solo - estão adaptadas às condições de zonas húmidas, permafrost, baixadas com elevada humidade.
sérvio
Uma espécie popular de abetos cultivados que, na natureza, está ameaçada de extinção. Picea omorika é conhecida desde 1875, tem o seu nome na Sérvia, onde é cultivada, também foi preservada em latim. Na natureza, a árvore é encontrada no leste da Bósnia e Herzegovina, em um vale de rio, a uma altitude de 800-1600 m. A área total da matriz é de 60 hectares, não está representada em nenhum outro lugar.
O abeto sérvio é uma árvore perene com um tronco de 20 a 40 me um diâmetro de até 1 m. A coroa se assemelha a uma coluna em forma, nas plantas jovens é mais próxima de uma pirâmide estreita. Os galhos são curtos o suficiente, separados, ligeiramente direcionados para cima. Os rebentos são bem pubescentes, as agulhas têm até 20 mm de comprimento com uma transição de cor de azul esverdeado na base para uma tonalidade branco-azulada nas pontas (segundo outras fontes, as agulhas têm tonalidade verde).
Como planta de decoração de paisagens, o abeto sérvio é muito popular nos Estados Unidos e na Europa. É apreciado por sua coroa atraente e decorativa, alta capacidade de adaptação e despretensão geral.
A árvore possui uma robustez de inverno bastante elevada, podendo crescer em condições de alta poluição gasosa do meio ambiente.
Schrenck
O abeto Shrenka é uma espécie encontrada nas regiões montanhosas da Ásia Central. É típico do Quirguistão, China, Cazaquistão e regiões do norte do Tadjiquistão. Uma subespécie muito difundida - o abeto Tien Shan, é encontrada apenas nas montanhas Tien Shan e Alatau. Ele pode ser encontrado a uma altitude de até 3600 m acima do nível do mar. No paisagismo, essas árvores são usadas para criar parques - fora do ambiente natural, elas têm uma altura menor.
Picea schrenkiana possui uma coroa em forma de pirâmide estreita ou cilindro alongado. A altura do tronco pode chegar a 60 m, de diâmetro pode crescer até 200 cm A casca da árvore é de estrutura escamosa, de coloração marrom rica, agulhas de secção diamantada, rebentos bem pubescentes.
De outros
Outras espécies populares incluem o abeto Wilson, encontrado exclusivamente na China. A planta pertence aos alpinos, encontra-se a uma altitude de 1400 a 3000 acima do nível do mar. Precisa de um clima continental ameno e forma comunidades com Pisea asperata, Picea meyeri.
Popular em paisagismo e outra planta endêmica da China - o abeto roxo. É frequentemente usado em plantações mistas. Outra árvore asiática também é interessante - a Picea polita, que cresce exclusivamente no Japão, em solos vulcânicos e encostas de montanhas. Prefere um clima úmido e tem agulhas bastante espinhosas.
O abeto alcocca, também denominado bicolor, também é de grande interesse. É encontrada no Japão, nas terras altas, é caracterizada por ramos extensos e sensibilidade à escolha da zona climática para cultivo.
O abeto Brevera é uma bela árvore com brotos chorões. O tronco costuma atingir 10-15 m, com menos frequência de 20 m de altura, é caracterizado por uma taxa de crescimento lenta, não superior a 10 cm por ano. A vista é adequada para paisagismo, muito decorativa devido às longas agulhas e ramos pendurados.
É plantada em áreas abertas com bastante sol.
Abetos híbridos
Árvores de diferentes espécies podem formar formas híbridas com outras plantas. Como parte do trabalho de criação, isso permite obter variantes mais estáveis ou enfatizar características decorativas. Um dos híbridos de abetos mais populares é o Picea mariorika. Foi obtido a partir do cruzamento da espécie negra com a sérvia, possui uma interessante coroa larga, agulhas curtas verde-azuladas. Existe uma forma decorativa anã Picea x mariorika Compacta, que cresce não mais que 50 cm de altura e até 1 m de diâmetro.
Outra espécie híbrida popular é chamada de "abeto finlandês". É originado pelo cruzamento natural das variedades Picea abies e Picea obovata, europeias e siberianas. Na aparência, a árvore é a mais próxima da forma que cresce na Sibéria.
A espécie também é comum na Rússia.
Variedades de variedades com uma descrição
A variedade de variedades de abetos também dá muito espaço para a escolha de plantas ornamentais que podem decorar qualquer jardim. Existem belas formas com cones vermelhos, variantes azuis, prata com cores incomuns de agulhas. Na maioria das vezes, eles são subdivididos por altura ou formato da coroa. Entre as opções mais interessantes e expressivas estão as seguintes.
"Kupressina"
Uma variedade de abetos comuns que crescem até 12 m de altura. A árvore possui uma copa cônica densa, agulhas curtas.Os cones mudam de cor de rosa para marrom-avermelhado, adicionando atratividade à planta. A variedade é ideal para o plantio em maciços, resiste a ventos significativos ou cargas de neve, mas é sensível à poluição por gás.
Abeto "Kupressina" é bem adequado para o plantio solitário, pode ser usado como parte de uma barreira de triagem na fronteira do local.
Oldenburg
Uma variedade de abetos vermelhos com um efeito decorativo especial. A árvore com copa cônica densa atinge 15 m de altura, é caracterizada por altas taxas de crescimento. Agulhas longas e de cores incomuns de um tom cinza-prateado ficarão especialmente atraentes para ele. A variedade é adequada para o inverno nas condições da zona climática da Rússia Central, fica bem em grandes jardins ou como um elemento da paisagem urbana.
"Kruenta"
Variedade muito rara de abeto comum, que atinge os 3 m de altura. A planta possui agulhas verdes com tonalidade avermelhada e uma ampla coroa piramidal. Tem um aspecto invulgar graças aos ramos com cones vermelhos, que conferem um efeito decorativo especial aos abetos de qualquer altura.
Os crescimentos da primavera também têm uma cor carmesim brilhante.
"Wills Zwerg"
A popular cultivar Picea apresenta uma forma característica de coroa colunar. Refere-se a espécies anãs, não requer cuidados complexos. As plantas adultas toleram bem o inverno. Aos 10 anos, o abeto cresce apenas até 1 m, a altura máxima é de cerca de 2 m, é atingida aos 30 anos. Na primavera, a árvore parece especialmente decorativa devido aos seus jovens rebentos verdes claros.
"Fastigiata"
Uma subespécie de abeto espinhoso, característica dos Estados Unidos. A variedade Isel Fastigiata tem longas agulhas azul-prateadas; as árvores jovens apresentam um desequilíbrio entre a largura e o comprimento da copa. O tamanho médio de uma árvore é de cerca de 3-4 m, na natureza ela cresce até 12 m.
Graças aos seus ramos compactos e densos, a variedade não se quebra com o peso da neve.
"Pigmeu"
Uma variedade anã compacta de abeto com uma coroa de até 2-3 m de largura e não mais de 1 m de altura. A coroa em forma de cone é bastante densa, os ramos são direcionados para cima, as agulhas são curtas. "Pigmeu" tem um alto efeito decorativo, é colocado em jardins de pedras e jardins ornamentais, como parte de jardins colecionáveis. A variedade é caracterizada por alta resistência à geada.
"Barry"
Uma variedade de abetos comuns, pertencentes às formas anãs de crescimento lento. Aos 30 anos, a altura máxima chega a 2 m, os ramos estão voltados para cima, bastante fortes e fortes. As agulhas têm uma cor verde brilhante, a árvore é adequada para plantações individuais e em grupo, a copa pode ter a forma de um cone, espiral, bola.
"Aureospicata"
Variedade de abeto oriental, criada por criadores da Alemanha. A árvore, mesmo na idade adulta, não ultrapassa os 10-15 m, tem uma copa frouxa e não muito densa em forma de pirâmide. Os ramos laterais têm uma forma ligeiramente pendente, um efeito decorativo especial do abeto é dado pelo crescimento de rebentos de uma tonalidade suculenta de verde claro, que se destaca no fundo de agulhas escuras, e a tonalidade framboesa das pinhas.
"Akrokrona"
Uma variedade de abeto comum criada na Finlândia. É caracterizada por uma coloração verde brilhante de agulhas com rebentos jovens de tom gramíneo, contra os quais se destacam cones róseo-púrpura, abundantemente aparecendo nos ramos. A variedade é baixa, até 4 metros de altura, com uma exuberante copa larga piramidal - atinge 3 m de diâmetro no ponto mais baixo.
Uma opção muito decorativa, adequada para jardins compactos ou colocação individual.
Olendorfi
Uma variedade anã da espécie Picea abies é originária da Alemanha. Aos 10 anos, a árvore cresce até 1-2 m, é caracterizada por um desenvolvimento lento com o acréscimo de não mais de 6 cm de altura por ano. A copa de considerável largura, arredondada em árvore jovem, à medida que cresce, adquire forma piramidal com várias copas. As agulhas são finas, verdes claras, com um tom dourado, o abeto Olendorfi é bem adequado para decorar jardins ornamentais, plantações mistas.
Froburg
Uma variedade interessante de abetos comuns, com formato cônico, e tronco reto.Foi criado na Suíça, pertence às formas de tamanho médio, atingindo uma altura de 4 m por 10 anos. Brotos inclinados gradualmente formam uma coroa com uma cauda incomum, rastejando ao longo do solo e cones verde-framboesa.
Alberta Globe
Variedade anã de abeto canadense, com uma interessante forma de coroa esférica. Aos 10 anos, a planta atinge 30 cm de diâmetro e altura, o tamanho máximo é de 0,7-1 m, as agulhas são graciosas, os ramos estão densamente localizados, os rebentos laterais são bem desenvolvidos. A variedade é adequada para plantações em grupo, decoração de jardins ornamentais.
"Konika"
Outra subespécie do abeto canadense ou cinza é uma das variedades mais populares no design paisagístico. A árvore cresce lentamente, atinge 2 m de altura, a copa é densa, em forma de cone regular. Uma característica distintiva da variedade é a ausência da necessidade de podas decorativas. - a planta já mantém perfeitamente a sua forma.
Precisa de proteção da luz solar direta para evitar que as agulhas de pinheiro queimem.
"Compactar"
Uma variedade anã de abeto europeu tem um tamanho compacto e uma coroa cônica bem cuidada. Em média cresce até 2-3 m, tem rebentos compactos, agulhas verdes com brilho pronunciado. A variedade tem um desenvolvimento lento, adequada para pequenas áreas.
Por altura
Ao dividir variedades de abetos em grupos, geralmente é usada a classificação por altura. Os seguintes grupos são diferenciados.
- Atrofiado. Eles são anões, com uma coroa de espalhamento compacta, na maioria das vezes esférica. Isso inclui a Pérola Azul em forma de travesseiro, o Lucky Strike cônico compacto, o Goblin alastrando e seu Nidiformis relacionado.
- Tamanho médio. Eles são caracterizados por uma altura de até 3 m ou ligeiramente superior. O crescimento médio anual raramente atinge mais de 10 cm, entre eles a já mencionada "Kruenta", espalhando Pendula Bruns, "Christmas Blue" com a cor original azul e branco das agulhas.
- Alta. Eles crescem até 10 m ou mais, diferem em uma forma de coroa cônica ou cilíndrica. Entre os representantes mais proeminentes deste tipo estão as variedades Iseli Fastigiata, Columnaris.
Por formulário
Se considerarmos a divisão das variedades de abeto de acordo com a forma da copa, podem ser observadas as seguintes opções.
- Globular. Assemelha-se à esfera correta, mais freqüentemente encontrada em árvores jovens, e muda com a idade. A coroa esférica é popular em projetos paisagísticos.
- Guarda-chuva. Árvores com uma coroa esférica crescem dentro dela. Nesse caso, a coroa permanece abobadada na parte superior e larga na base.
- Em forma de almofada. Uma versão extensa da coroa, na qual a proporção entre a largura e o comprimento é de 3: 2. Uma das opções de formato mais eficazes, fácil de aparar.
A coroa da almofada é encontrada em abetos anões adultos.
- Rastejando. Pode ser encontrada em variedades menores de abetos vermelhos. Os rebentos laterais são longos, situados no solo.
- Chorando. Com galhos apontando para baixo. Pode ser combinado com uma forma piramidal estreita.
- Piramidal. Pode ter um ápice agudo ou rombudo. Existem espécies piramidais estreitas e piramidais largas, nas quais o diâmetro da base é igual à altura do ápice.
- Colunar. Encontrado em variedades decorativas de abeto. Os ramos têm quase o mesmo comprimento ao longo de toda a altura do tronco.
- Serpentina. Típico para variedades com copa deformada. Parte do grupo de ramificação original.
Como escolher?
Na escolha dos tipos e variedades de abetos para o projeto paisagístico, é importante levar em consideração as características do arranjo do território, a área do local, a conformidade climática da planta com as condições de cultivo. Portanto, em uma área de mais de 12 acres, é impróprio plantar variedades de plantas anãs. Em uma grande casa senhorial, você pode decorar com tal abeto apenas as entradas de automóveis da casa ou o gramado emoldurando a fachada.
As variedades anãs são bem adequadas para uma pequena cabana de verão ou terreno pessoal, harmoniosamente combinadas com plantações de flores.
Variedades de até 3-4 m de altura são perfeitas para a formação de sebes na orla do local. Eles crescem bem, fornecem proteção do vento e da sombra para as plantas que precisam. Os becos de abetos azuis e as plantações individuais dessas árvores também parecem interessantes. Árvores grandes e altas com uma copa piramidal ficam bem em um terreno espaçoso.
Adendo
Cultivo de abetos no local requer o cumprimento de certas regras.
- Cronometragem cuidadosa para embarque. Para as variedades azuis, este é apenas o período de primavera, o restante pode ser plantado de abril a junho e de setembro a novembro.
- Seleção de mudas. Plantas de 0,7 a 2 m de altura (exceto variedades anãs), com sistema radicular fechado, são consideradas a melhor opção. No outono, as plantas grandes são plantadas com altura de 3 m.
- Escolhendo um local de pouso. Todas as coníferas adoram o sol e precisam de muita luz. Mas algumas variedades decorativas com agulhas muito delicadas precisam ser sombreadas para que não queimem. Quando plantada em sombra forte, a árvore desnudará o tronco e as agulhas serão menos brilhantes.
- Preparação da mistura de solo. Para os abetos, uma composição à base de 20% de areia e húmus, 30% de turfa e turfa é considerada ideal. A mistura é aromatizada com nitroammofos na quantidade de 0,15 kg. Se houver tal composição na cova de plantio, o enraizamento posterior da árvore não causará problemas.
- Rega regular. As espécies azuis precisam menos do que outras, são tolerantes à seca. Borrifar 3-4 vezes por semana é mostrado para plantas jovens no calor. A rega normalmente é feita uma vez a cada 14 dias, 10 litros de água na raiz. No calor, é realizado semanalmente.
- Formação da coroa. A poda é realizada anualmente: a poda sanitária é realizada em abril, com o aparecimento dos rebentos jovens, e a modelagem é recomendada no final da estação de crescimento, na segunda quinzena do verão.
Seguindo essas recomendações, você pode alcançar uma boa taxa de sobrevivência de abetos no local. Belas e fortes coníferas serão uma adição harmoniosa à paisagem de uma espaçosa propriedade ou casa de veraneio.
Para obter informações sobre como escolher o abeto no viveiro, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.