Abeto sérvio: variedades populares e dicas para o cultivo
Muitas variedades de abetos, como os abetos sérvios, se encaixam perfeitamente em quase todas as paisagens. As árvores são frequentemente plantadas ao redor do perímetro do local para decorar a área lindamente e dar-lhe uma aparência mais natural (natural). O abeto é cultivado ao lado da casa ou na parte de trás do quintal perto da cerca. O abeto sérvio chama a atenção por sua estrutura e aparência únicas.
Esta árvore conífera pode atingir 50 m de altura, tem uma forma piramidal estreita ou colunar com uma copa pontiaguda. A casca da árvore é bastante escura, os ramos são castanhos. A zona natural de crescimento da cultura cobre a Sérvia Ocidental e a Bósnia Oriental - regiões montanhosas a uma altitude de 800 a 1600 m acima do nível do mar. A área ocupada por esta zona é de 60 hectares.
O abeto sérvio é utilizado em paisagismo desde 1880, devido às suas propriedades decorativas e resistência a fatores externos. Por exemplo, esta variedade não é muito suscetível a invernos rigorosos, sobrevive em um ambiente urbano poluído.
Descrição
No total, até 30 variedades de abetos sérvios podem ser encontradas na natureza (outro nome para a espécie é "omorika"). Difere no tamanho e no formato da coroa, bem como na cor das agulhas. O abeto sérvio pertence a uma espécie rara da família dos pinheiros, relativamente difundida no cultivo de abetos. Ao escolher um abeto sérvio para cultivar em seu site, você deve se concentrar em sua descrição botânica, a fim de seguir o design geral da área.
Uma árvore perenifólia, em média, atinge altura de 20 ma 35 m, com diâmetro do tronco de até 1 m. Uma característica desses abetos é sua copa estreita e galhos altos e curtos. As agulhas de abeto podem ter até 20 cm de comprimento. A sua cor é interessante: no topo as agulhas têm uma tonalidade azul esverdeada, e na parte inferior - prateado ou branco azulado. Nas árvores, os cones amadurecem com 4-7 cm de comprimento, de cor castanha escura.
O abeto sérvio desempenha um papel importante na jardinagem, pois se adapta aos diferentes solos e decora qualquer paisagem circundante. Na América do Norte e na Europa, as árvores são valorizadas há muito tempo por sua robustez, taxa de crescimento e madeira de qualidade. Na silvicultura, o cultivo de árvores de Natal ganha especial importância nas vésperas das festas de fim de ano.
O abeto cresce rapidamente, pois tem um forte sistema radicular.
As coníferas Omorica têm muitas vantagens. Comeu fígados longos na natureza pode viver até 300 anos. Há 30 anos, as variedades altas podem atingir 15 m, acrescentando 50 cm de altura anualmente. Belos abetos se distinguem por sua graça e harmonia em qualquer idade. Os cones, que aparecem na exuberante copa no décimo segundo ano de vida, conferem ainda maior decoratividade às árvores de natal. Eles têm uma tonalidade marrom escuro ou roxo-violeta e não caem com ventos fortes.
A popularidade do abeto sérvio (Picea omorik) entre os jardineiros e paisagistas é explicada não apenas por seu efeito decorativo, mas também por seu cuidado pouco exigente. Os desembarques parecem espetaculares em uma ampla variedade de composições. Omorica é frequentemente incluído no projeto de sebes.
Tipos e variedades
Todas as variedades de abeto sérvio criam raízes bem nas latitudes médias, independentemente da qualidade e do tipo de solo - podzólico, ácido e arenoso. No entanto, a planta não tolera solos altamente úmidos.Antes de comprar um abeto, deve-se também levar em consideração o fato de que diferentes variedades de omoriki podem diferir em tamanho e altura, o que é importante em uma trama pessoal. Em áreas maiores, plantações inteiras dessas coníferas podem ser quebradas.
Entre as variedades de abetos sérvios, existem as mais difundidas e populares. Vamos abordá-los com mais detalhes.
- Pendula. Picea omorika Pendula combina bem com outras árvores de grupo. Possui um formato de barril curvo exclusivo. A árvore pode crescer até 10 m de altura e fica bem no jardim ou parque. É caracterizada por uma copa densa e fofa e ramos bem adjacentes uns aos outros.
- Pendula Bruns. Outro representante da omoriki. Em comparação com sua contraparte, a árvore atinge no máximo 5 m de altura e tem tronco reto. Mas a coroa do abeto é mais estreita, piramidal.
- "Nana". Esta variedade de abeto destaca-se pelo seu pequeno tamanho, crescendo apenas até 4 metros de comprimento. No entanto, no projeto paisagístico, este tipo de coníferas parece orgânico e apropriado.
Esta é uma das variedades de abetos com crescimento lento que requer rega abundante durante os períodos particularmente quentes.
- Freya. Uma das variedades de abetos mais despretensiosas. Ela cresce em qualquer condição, mas adora áreas mais ensolaradas. Ela cresce rapidamente, atingindo uma altura de 20 m.
- "Karelian". Essa variedade é uma das menores em tamanho. As árvores resistem calmamente a geadas de até -30 graus. Os pinheiros atingem apenas 80 cm de altura, o que os torna semelhantes a arbustos. Muitos jardineiros adoram esse "efeito" no paisagismo.
- "Aurea". Outro abeto sérvio de tamanho médio atinge 12 m de altura. Ao mesmo tempo, o crescimento do abeto é bastante intenso - cerca de 30 cm por ano. Esta variedade é perfeita para plantações individuais de agulhas. A planta é caracterizada por uma coloração amarelo-esverdeada das agulhas.
- Pimoko. Esta é uma variedade anã mais decorativa de abeto com interessantes agulhas de duas cores - as agulhas são verdes escuras na parte superior e azul acinzentado na parte inferior. As plantas maduras crescem até 0,9 m de altura. O plantio distingue-se por uma vegetação densa e exuberante com copa cônica ou esférica. Pode ser plantada à sombra e em climas frios.
- "Wodan". Também é uma variedade bastante interessante para a faixa do meio. Pertence às variedades decorativas anãs de coníferas, atinge cerca de 1,5 M. A copa das árvores é mais larga em proporções, até 50 cm de circunferência.
Não há variedades menos populares no design paisagístico:
- Peve Tidjin;
- Pendula Cook;
- "Alexandra";
- "Linda";
- "Medusa";
- Rother Austreb;
- Zuckerhut.
Todos os tipos e variedades de abeto sérvio (omorika) são caracterizados por sua despretensão quando cultivados em uma variedade de condições. Portanto, as árvores de Natal costumam ser vistas em parques e praças da cidade.
Na jardinagem, dependendo do tamanho e da forma da copa, os abetos sérvios são cultivados como plantações independentes ou em composições com outras coníferas, por exemplo, na decoração de sebes e colinas alpinas.
Recomendações de seleção
Quase todas as variedades de abetos sérvios podem ser usadas nas latitudes médias e setentrionais. Por exemplo, a maioria deles é adequada para a região de Moscou. Para para cultivar um belo abeto no seu site, você deve escolher as mudas certas.
A escolha da variedade deve-se a vários critérios: a altura da árvore, a largura da copa, a cor das agulhas e cones, a possibilidade de crescer em determinada área (nenhum obstáculo ao crescimento normal das mudas).
Você deve comprar mudas mais perto da primavera, quando chega a hora do plantio. Para evitar surpresas, você deve confiar nos especialistas e adquirir plantas saudáveis em viveiros especiais. Lá, as árvores crescem em terreno aberto, o que afeta favoravelmente a adaptação das mudas ao novo local de plantio. Os viveiros oferecem dois tipos de mudas: raiz aberta ou raiz fechada.
No primeiro caso, a árvore de Natal deverá ser plantada o mais rápido possível para que o sistema radicular não tenha tempo de secar e, durante o transporte até o local do plantio, as raízes devem ser umedecidas.
Aterrissagem
Ao escolher um local para plantar o abeto sérvio, deve-se levar em consideração seu tamanho na idade adulta. É desejável que não haja nada supérfluo acima da coroa da muda - plantas, edifícios, vigas transversais. A iluminação adequada do local de pouso é um critério importante, mas não decisivo. Embora até as plantas que amam a sombra adorem o sol e o espaço. Não plante abetos em áreas úmidas - solo muito úmido pode destruir o sistema radicular.
De resto, comer é absolutamente exigente quanto às condições ambientais, o principal é plantar corretamente desde o início. Mudas pequenas podem ser plantadas em um vaso. Você pode melhorar ligeiramente a qualidade do solo para a muda - por exemplo, adicione cal ao solo ácido, fortaleça o solo solto com argila e dilua o solo pesado com areia.
Plantio sazonal de abetos - primavera e outono.
O processo de plantio único de mudas de abetos sérvios é o seguinte:
- é preciso preparar uma fossa, encher levemente o fundo com areia e entulho para drenar;
- coloque uma muda com raízes bem espalhadas no centro da cova, cubra-a cuidadosamente com terra (você pode adicionar areia e turfa);
- é importante deixar o colar da raiz nivelado com o solo;
- agora você pode regar a planta.
No caso de serem plantados abetos em grupos, deve-se medir a distância entre eles, dependendo da variedade:
- a distância entre as espécies anãs é de 50 cm-1 m;
- espaço suficiente para variedades de tamanho médio - 3-5 m;
- espécimes grandes ficarão bem com uma distância de 5 m entre si.
Nota: o resto das plantas podem ser plantadas perto de omoriki, mas levando em consideração que as agulhas que caem irão eventualmente cobrir o espaço ao redor delas. Isso pode prejudicar alguns dos vizinhos menores.
Instruções para plantar o abeto sérvio no vídeo abaixo.
Cuidado
Cuidar do abeto sérvio é bastante simples. O principal é monitorar o estado das mudas, para evitar doenças, regar regularmente, principalmente após o plantio, por 2 a 4 semanas. Então você pode regar com menos frequência, mas com mais abundância. Uma muda leva cerca de 10 litros de água. Os espécimes adultos são regados à taxa de um balde de água por metro corrente de uma árvore. Quanto mais seca e quente, mais frequentemente a coroa precisa ser irrigada.
O próximo passo importante no cuidado do abeto sérvio é a alimentação. É de dois tipos: raiz e foliar. Existem fertilizantes especiais para alimentação de coníferas. No processo de cultivo de abetos nos primeiros dois anos, o solo no sistema radicular é coberto com cobertura morta e solto.
Então, basta cobrir a superfície da terra nas raízes usando casca de pinheiro e turfa.
Outro fator importante no cuidado das coníferas é a poda. Em princípio, o abeto sérvio não precisa de poda formativa. No entanto, um "corte de cabelo" regular não dói. Isso é feito para livrar a árvore de galhos secos e quebrados e como medida sanitária. Você também pode limpar a coroa periodicamente. Quanto mais rarefeito, mais fácil e rápido é o procedimento.
É dada especial atenção às variedades de abetos anões decorativos, que têm uma copa mais densa. Conseqüentemente, a coroa é colocada em ordem anualmente. Se necessário, devido à presença de pragas e doenças, as plantas são tratadas com fungicidas.
Reprodução
Variedades ornamentais de abetos sérvios não são propagadas por sementes, pois esse processo consome muito tempo. Para o cultivo, as mudas são usadas como o método mais confiável e comprovado. É melhor lidar com coníferas na primavera - em abril. Alguns jardineiros adiam esse procedimento para cair e usam um regulador de crescimento. Há também uma forma vegetativa de reprodução do abeto sérvio, quando a enxertia é feita em um abeto comum.
Doenças e pragas
As coníferas têm uma estrutura bastante forte. Eles comeram bem com muitos fatores externos negativos, mas às vezes eles têm que lutar com doenças por muito tempo. Basicamente, todas as doenças das coníferas são eliminadas com a ajuda de preparações fungicidas. Ao menor dano, o solo próximo ao tronco e o próprio tronco da árvore são processados. Em seguida, o solo é bem regado sobre o sistema radicular.
Na primavera, no início do período vegetativo, recomenda-se tratar a copa com preparações com cobre (pulverização). Ramos com focos da doença devem ser removidos para que o fungo e vírus não se movam para processos saudáveis.
As medidas preventivas ajudarão no combate a doenças e pragas. Importante lembrar:
- apenas mudas saudáveis são adequadas para o plantio;
- as coníferas não devem estar próximas de plantas doentes;
- à medida que a muda cresce, fertilizantes com micronutrientes devem ser usados para imunidade;
- os abetos não devem ser plantados profundamente no solo - as raízes devem estar mais próximas da superfície para obter umidade suficiente;
- a deficiência de umidade é o principal inimigo das plantações de coníferas jovens.
Ao aderir a essas regras simples, você pode ajudar as árvores a ganhar terreno no solo e a resistir a pragas.
Uso em paisagismo
O abeto sérvio fica bem em qualquer canteiro de jardim. As variedades ornamentais Omorika são uma das formas mais populares de decorar e zonear um território. Essas coníferas são usadas em uma variedade de composições verdes. O abeto sérvio muitas vezes se torna o foco principal no projeto paisagístico.
Vejamos exemplos de sua aparência.
- "Pendula Bruns" se sente bem em uma armação vertical em uma liga rígida. Sem fixadores, você pode obter árvores mais bizarras.
- Para tornar as plantas anãs, como "Karel", "Wodan", "Pimoko" mais exigências são impostas, uma vez que são cultivadas em canteiros de flores e jardins de pedras.
- "Lindu" ou "Zuckerhut" plantado nas baias. UMA "Medusa" e é completamente impressionante em sua aparência.
- Coroas em forma de flecha fica melhor em jardins onde a ênfase está em um grupo de árvores. O abeto se destacará significativamente entre eles.
Existem muitas maneiras de decorar a paisagem do seu quintal com éfedra. Além disso, eles são bons amigos.
Além disso, na vizinhança, você pode plantar qualquer outra safra que requeira a mesma irrigação rara, mas abundante, do abeto sérvio.
No inverno, a cultura não pode ser coberta se não for plantio jovem. É importante notar que todas as variedades de abetos sérvios servem como uma excelente fonte de material para a obtenção de novas espécies de uma cultura de coníferas tão popular.
O comentário foi enviado com sucesso.