Abeto da Noruega: descrição, variedades, seleção, cultivo
Spruce é uma planta bastante comum nas florestas da Rússia. No entanto, os habitantes da cidade sabem muito pouco sobre ele. É hora de aprender mais sobre esta árvore.
Descrição
O abeto comum em latim tem o nome botânico Picea abies. Como a espécie é muito difundida, não há medo de que ela se extinga. Um nome alternativo é abeto europeu. Esta espécie pertence à família dos pinheiros e cresce na zona intermediária da Federação Russa. Picea abies é amplamente utilizado no paisagismo das cidades, mas você pode vê-lo em casas de campo de verão e perto de casas de campo.
A madeira de abeto é popular na indústria de processamento de madeira. Os cones imaturos são um dos tipos de matérias-primas medicinais da medicina tradicional. O abeto comum cresce nas regiões do nordeste da Europa, onde forma vastas florestas (florestas de abetos).
Nos países da Europa Ocidental, esta planta é encontrada apenas em regiões montanhosas. Na Federação Russa, os abetos vermelhos comuns podem ser encontrados desde a fronteira da tundra até a fronteira das estepes.
A espécie pode sobreviver mesmo em condições severamente desfavoráveis. Uma forma típica de adaptação é a formação de matagais de anões. Os solos podem ter texturas diferentes, mas sua fertilidade é especialmente importante. Recomenda-se escolher um local que seja umidificado por água corrente. Ao mesmo tempo, o alagamento e a estagnação da água em geral são muito perigosos.
Os abetos vermelhos toleram muito bem a seca e a geada. No entanto, as geadas da primavera representam uma séria ameaça para ela. A vida útil máxima fixa para os abetos é 468 anos. Mas espécimes com mais de 300 anos são extremamente raros. Na zona de floresta mista, sua idade máxima varia de 120 a 150 anos.
A altura do abeto comum é geralmente limitada a 30 m. Apenas alguns exemplares sobem até 50 m. O topo cônico é formado por ramos caídos. Um arranjo whorled é típico para eles.
Como o sistema radicular da árvore está localizado próximo à superfície, não é incomum que as árvores caiam devido a ventos fortes. É caracterizada por uma casca cinza, que gradualmente descama. As folhas são substituídas por agulhas de quatro lados dispostas em espiral. O tamanho das agulhas é de 0,01-0,025 M. A vida útil de uma agulha pode chegar a 6 anos ou mais.
Nos primeiros 10-15 anos de vida, um abeto comum tem uma raiz principal. Mais tarde, torna-se superficial, pois a parte principal do sistema radicular morre. Os jovens rebentos de abetos crescem inicialmente para cima e praticamente não formam ramos. Quando os ramos aparecerem, eles estarão em ângulos retos com o tronco. Na maioria dos casos, o diâmetro da coroa atinge 4-5 m.
Variedades e suas características
A variedade "Virgata" é decorativa. A árvore atinge a altura de 6 a 8 m, aos 15 anos, o diâmetro da copa será de 3 a 4 m. Os ramos alongados tocam o próprio solo e não se ramificam muito. O crescimento do tronco para cima por ano atinge 0,4 m em condições favoráveis. As agulhas grossas têm até 0,02 m de comprimento.
Os ramos jovens da "Virgata" são pintados de verde claro. Embora a planta possa tolerar sombra, é aconselhável alocar áreas iluminadas sob ela. A umidade adequada da terra e do ar desempenha um papel muito importante.
O solo ideal é franco-arenoso e franco-ácido. Árvores baixas irão encantá-lo com cones grandes, mas raramente crescem.
Inicialmente, o fruto tem uma cor de transição do verde para o roxo.À medida que amadurece, adquire tom acastanhado. De acordo com a resistência do inverno, "Virgata" pertence à 4ª classe. Ela precisa de preparação especial para o frio. A espessura de drenagem recomendada é de 0,15 a 0,2 m.
A "Aurea" difere da variedade anterior pelo seu crescimento bastante lento. Esses abetos têm uma copa solta e não muito regular. A maior altura do tronco chega a 15 m, mas apenas ocasionalmente; na maioria dos exemplares será cerca de 12 m. Apenas as árvores mais velhas atingem esta condição e, aos 30 anos, a altura de 6-8 m é a norma. As agulhas em flor têm uma cor dourada, nos meses de verão são verdes , e com a aproximação do frio, adquirem uma coloração verde escura ...
A "Aurea" é considerada uma árvore despretensiosa, desenhada para as condições urbanas normais, para crescer ao sol e com pouca sombra.
No entanto, o resfriado forte é um problema para ele. Tendo sobrevivido ao inverno rigoroso, o abeto vai escurecer. Você pode cortar Aurea sem medo.
Se você precisa de uma nota relativamente alta, deve dar uma olhada mais de perto no abeto Columnaris. Uma árvore adulta pode crescer até 12-15 m e é coroada por uma graciosa copa em forma de coluna estreita. A silhueta do cano permanece nítida. O maior diâmetro da coroa não ultrapassa 1,5 m.
Ramos fortemente desenvolvidos e bastante curtos caem, como um salgueiro-chorão. Até o final do crescimento ativo, o Columnaris apresentará ramificações desiguais. Quanto mais alto o tiro, menos ele se divide. Mas na idade adulta, essa deficiência é atenuada e a exposição do ápice desaparece. As agulhas de 0,015-0,02 m são pintadas em um tom verde escuro e crescem muito densamente.
A atualização de agulhas quadradas leva de 6 a 12 anos. As agulhas jovens parecem mais claras até alguns meses após o seu aparecimento. "Columnaris" distingue-se pela sua natureza amante da luz e praticamente não tolera sombra parcial.
Recomenda-se plantar este abeto em áreas frescas com alta umidade do ar. Não há requisitos especiais para a terra, no entanto, é melhor se for um solo drenado e relativamente nutritivo.
Ate "Maxwelli" parece extremamente original. Como qualquer outro bonsai, eles crescem muito lentamente. A altura mais alta nas condições da Rússia é de apenas 1-1,5 m. As agulhas são relativamente afiadas e coloridas em um tom verde claro, ocasionalmente com uma tonalidade amarelada. A planta é excelente para cultivo em jardins de pedras. Também pode ser usado para decorar áreas de quintal. Existem alguns ramos na árvore, eles são muito duráveis.
Outra variedade anã é o pigmeu. A altura máxima de tais abetos está limitada a 1 m, a largura não é superior a 2-3 m. Os brotos são coletados em uma copa semelhante a um cone largo, os galhos bem juntos.
Os pigmeus não têm protuberâncias. O solo não deve ser compactado. Jardineiros experientes notam que esta planta é extremamente resistente ao frio. Aconselha-se a sua utilização em jardins de pedras, cumes, coníferas e jardins de coleção.
Não devemos esquecer que o "Pigmeu" certamente sofrerá com o ar seco.
O abeto Lorelei forma galhos rastejantes ou pendentes. A largura da planta aos 10 anos chega a 1,5 m. Se os brotos não estiverem amarrados, eles rastejarão ao longo do solo. É aconselhável cultivar uma cultura em sombra parcial e, de preferência, ao sol. A altura do abeto padrão é determinada pelo local onde a inoculação foi feita.
É apropriado completar a revisão sobre a variedade "Konika". Este abeto forma um tronco em miniatura coberto com galhos fofos. O tempo de sua vida em um lugar chega a 500 anos. Este abeto pode ser cinza e branco. Cinza "Konika" é considerado ideal para um canteiro e um jardim de pedras.
Como escolher?
A escolha do abeto comum não pode ser reduzida apenas ao conhecimento das descrições das variedades. A preferência incondicional em condições domésticas deve ser dada às variedades mais resistentes ao inverno. Este aspecto é menos importante na escolha de formas anãs, que geralmente ficam escondidas pela neve no inverno.
Mas também devemos pensar na resistência à precipitação do inverno.O gelo ou a neve são uma grande ameaça para as árvores.
Além disso, você deve considerar:
será possível fornecer à planta a iluminação e a umidade necessárias;
quão altos são os requisitos para as propriedades férteis do solo;
como a árvore ficará em um determinado lugar e sob certa iluminação;
que cor de agulhas é mais preferível;
é o crescimento rápido importante;
quão alta a árvore deve ser.
Como crescer?
Aterrissagem
Os abetos comuns podem crescer mesmo em solos orgânicos relativamente pobres, argila e areia. A árvore é indiferente à luz, você pode plantar até em um declive sombreado. Mas há outro perigo - em más condições ambientais, as árvores de Natal sofrem muito. A agricultura de abetos padrão envolve o uso de drenagem leve. A criação de uma camada de drenagem de tijolo, pedra triturada, argila expandida e assim por diante é impraticável.
Depois de um ano, ele é transplantado para vasos separados. Já nesses vasos, o uso de drenagem pesada é incentivado. Inicialmente, as plantas são aconselhadas a serem plantadas na drenagem das agulhas. O esquema de semeadura para abetos comuns é bastante simples.
O diâmetro superior dos furos é de 0,4-0,6 m, e no ponto mais baixo eles têm 0,3-0,5 m de largura.
A profundidade das escavações é de 0,5-0,7 m. Se o solo for muito denso, é indispensável uma drenagem pesada. A melhor opção é uma mistura de brita ou tijolo quebrado com areia de 0,15-0,2 m de espessura, a muda deve ser colocada no buraco com cuidado, mas os desvios da vertical devem ser excluídos. É necessário encher a raiz da árvore plantada, mas não pode ser socada.
Recomenda-se a cobertura adicional da vizinhança da raiz com uma fina camada de turfa. Esta camada tem 0,05-0,07 me deve ser criada nos primeiros dois anos após o plantio. Os especialistas aconselham colocar nitroammofosku na mistura de solo durante o plantio.
Rega
A irrigação adicional do abeto será necessária quando não chover por um longo período. Em períodos de calor, é obrigatório. É fácil verificar se é hora de regar a árvore: você precisa apertar um torrão de terra na mão e ver se ele se esfarela. É necessário derramar água estritamente ao redor da raiz em um raio de 0,2-0,3 m do tronco. Cada árvore deve ter 10-12 litros de água.
Top curativo
É proibido alimentar o abeto comum com estrume. É muito mais correto usar misturas de minerais. Entre eles, no entanto, aqueles que contêm uma quantidade significativa de nitrogênio são inadequados. Por causa disso, o crescimento dos brotos antes do início do frio torna impossível a preparação para o inverno.
É proibido o uso de fertilizantes de nitrogênio no plantio de árvores de Natal e na aplicação de cobertura morta. Mas em 1 m2 vale a pena colocar de 3 a 5 kg de composto.
Se você não quiser cozinhar sozinho, use o vermicomposto, que é vendido em qualquer loja especializada. Das outras misturas, vale atentar para as formulações que contêm uma forma de cálcio de fácil absorção.
Poda
Para cortar abetos comuns, você precisa usar um podador ou uma serra de jardim. Atenção especial deve ser dada à higienização das seções após a realização deste procedimento. Conforme a árvore cresce, ela é podada cada vez com mais frequência. As plantas de até 3-4 anos são pinçadas em vez de podadas. A poda é aconselhada no último terço do verão. Às vezes, é realizada no outono, se houver firme convicção de que as incisões cicatrizarão antes que chegue o frio.
Você pode transformar o cone em uma bola aparando os brotos apicais. Eliminar a secagem dos brotos inferiores ajudará a remover os brotos que crescem para cima. Em tenra idade, o abeto é processado com tesouras de jardim. As plantas maduras são aparadas com um cortador.
É melhor podar os galhos em um dia relativamente fresco e nublado, depois de borrifar com antecedência.
Uma conversa sobre como cuidar de um abeto vermelho comum não pode passar pela resposta à pergunta sobre o que fazer se a árvore no tronco queimar ao sol. Ajudar as plantações ornamentais é especialmente importante no início da primavera. Pulverizar ramos de um borrifador ajudará a lidar com o problema. Para melhores resultados, o solo sob as árvores é regado com água limpa ou soluções minerais fracas. Às vezes, as árvores de Natal são cobertas até a metade da altura com lutrasil (deixando-a aberta por baixo) ou estopa.
Combater a doença
As doenças do óleo podem ser infecciosas, mas outros problemas também são comuns. Para lidar com o fungo, você não pode plantar árvores com muita densidade e permitir a falta de luz. Schütte é suprimido pelo tratamento com fungicidas Quadris ou Falcon. Deve haver 14 dias entre os tratamentos.
Lutar contra o fusarium é muito mais difícil. Além de usar fungicidas, você terá que lidar com injeção de caule, desinfecção da terra. Para excluir erros, vale sempre a pena consultar especialistas.
Lidar com a ferrugem é fácil. Para isso, é necessário usar os medicamentos "Fitosporin-M" e "Abiga-Peak".
A necrose fúngica se presta ao tratamento sistemático com fungicidas. Toda a árvore doente terá que ser processada com eles. Também é necessário usar estimulantes de formação de raízes.
Como se preparar para o inverno?
Nos últimos dias de novembro, quando o frio está se aproximando, você precisa "carregar" completamente o abeto com umidade. Para isso, é regado com 20 litros de água (se a planta atingir 1 m). As árvores mais altas precisarão de 30-50 litros de água. As efedrinas com corte de cabelo topiário são protegidas tanto quanto possível da neve. No primeiro mês do outono, a planta é alimentada com uma mistura de fósforo e potássio para fortalecer as raízes e os ramos.
A melhor cobertura morta é considerada casca de árvore.
As plantas cultivadas ou cultivadas em viveiros locais não precisam ser cobertas. Se a neve molhada caiu, você não pode sacudi-la com golpes ou sacudidelas.
Os rebentos são levantados e balançados alternadamente, previamente embrulhados em pano macio. Em caso de chuva congelante, vale a pena estocar adereços, pois as estrias o protegerão do vento tempestuoso.
Como propagar?
Para o cultivo de abetos comuns, recomenda-se o uso de sementes colhidas sob qualquer planta adulta. Para isso, bastam alguns cones, que são secos ao calor. Não é necessário descascar ou quebrar os cones, pois com um manuseio cuidadoso, eles se abrirão. Recomenda-se tratar o material de plantio com uma solução de permanganato de potássio. O substrato ideal, segundo os profissionais, é areia de rio, mas deve ser calcinada.
1 semente é colocada em um recipiente com solo e enterrada por 0,01-0,03 m. Em seguida, o recipiente é colocado na geladeira ou colocado em um canto frio da casa. Devido à estratificação, a germinação das sementes é acelerada. O material de plantio deve ser mantido no frio por cerca de 90 dias.
Ao ser executado, o recipiente é rearranjado em local bem iluminado, onde os primeiros brotos devem aparecer em breve.
A semeadura é recomendada em outubro ou novembro. As sementes serão então estratificadas no início da primavera. A semeadura às vezes é realizada em uma estufa de filme. O substrato é preparado a partir de turfa moída ligeiramente decomposta. Para separar as sementes cheias das vazias, elas são embebidas por 24 horas.
Exemplos em paisagismo
Nem todos os espécimes de abeto comum são altamente decorativos. Os paisagistas aconselham o cultivo desta planta junto com:
abeto;
bétula;
lariço;
cinza;
bordo;
ventosa de folhas estreitas.
Esta foto mostra claramente como um único abeto comum é agradável quando colocado em primeiro plano.
E aqui é mostrado o aspecto incomum da variedade Inversa em uma cuba.
No entanto, mesmo as fileiras de árvores que crescem no jardim não podem ser menos bonitas.
As plantas mais altas devem ser usadas como uma tênia. É especialmente bom se eles tiverem agulhas escuras.
Para abetos comuns, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.