Abeto espinhoso "Glauka globoza": descrição e cultivo
Em seu ambiente natural, o abeto Glauca é cultivado nos estados norte-americanos de Colorado e Utah e, em nossa época, esse abeto teve ampla distribuição por toda a Europa. Por sua despretensão, tamanho compacto e atratividade, tornou-se uma das preferidas dos proprietários de lotes familiares. Ao ajardinar áreas, é frequentemente utilizado por paisagistas, plantando em áreas de parques ou nas ruas da cidade.
Descrição
Existem dois tipos de Glauka espinhoso: padrão e anão. A variedade anã foi cultivada na Holanda em 1937. Pela peculiaridade da cor e formato da copa, o abeto recebeu o nome de Glauka globoza (Glauca globosa)... Uma planta adulta Glauca globosa não cresce mais que 2 m, embora seja caracterizada por um tamanho compacto ao longo do raio da copa. Ele cresce lentamente: o abeto cresce no máximo 10 centímetros por ano. O abeto tem centenas de anos, existem até árvores com 500 anos. Spruce é resistente a condições adversas, não tem medo de geadas e poluição do ar. A copa de uma árvore jovem tem forma de bola regular, que com o passar dos anos se estende ligeiramente e se transforma em cônica.
Longas agulhas de abeto ligeiramente curvadas de cor azul-azulada com um brilho prateado exótico e festivo e solene conferem à planta um aspecto invariavelmente fresco, criando uma aura especial em torno desta árvore incrivelmente atraente. As agulhas pontiagudas têm cerca de 4 centímetros de comprimento. Eles estão tão densamente localizados nos galhos que dão a impressão de serem fofos, em vez de pernas de pinheiro espinhosas. A cor das agulhas é constante, independente das condições climáticas e do tempo. A cera, que cobre as agulhas, protege cuidadosamente a planta das influências ambientais adversas.
Mesmo os abetos muito jovens têm frutos - pequenos cones castanhos ovais. Os ramos são curtos e muito fortes, estão dispostos na correta ordem perpendicular ao tronco.
Regras de pouso
Quase todo lugar é adequado para o plantio, independente da presença de luz ali. A árvore é despretensiosa e pode crescer com segurança tanto à sombra quanto sob luz forte.
A única condição ao escolher um local de pouso é estudar a passagem das águas subterrâneas. Eles não devem ir para as camadas superiores do solo, onde ficará o sistema radicular da planta.
Se for problemático encontrar tal lugar, uma camada de drenagem de 20-30 centímetros deve ser fornecida para proteger as raízes.
Qualquer solo é adequado, mas é preferível o tipo franco-arenoso e a acidez argilosa baixa-média. Um pré-requisito: a ausência de atolamento e calcário. As mudas são plantadas na primavera e no início do verão, de abril ao final de julho. Como regra, as mudas de quatro anos são plantadas em um local de crescimento permanente. A coroa de mudas enxertadas em um tronco parece especialmente bonita.
Ao plantar abetos em grupo, a distância entre as árvores deve ser de 2 a 3 metros em uma profundidade de cova de plantio de 50 a 70 centímetros.
Ao plantar Glauka globose em um local, você deve prestar atenção à sua proximidade com outras plantas. Aspen, buxo, rosa, rosa selvagem, castanheiro, bordo não se dão bem com o abeto. Fir se tornará um péssimo vizinho para um abeto azul. Mas outras coníferas vão se sentir bem ao lado de um vizinho espinhoso. Adequado para o cultivo junto com blueberries spruce, espinheiro-mar, madressilva e rododendro.
Sutilezas de cuidado
Com excelente resistência e despretensão, o abeto ainda precisa de cuidados básicos. Com apenas um pouco de esforço, você pode desenvolver uma verdadeira beleza.
Rega
Em tempo seco, a árvore deve ser regada 2 vezes por semana, colocando 2 baldes de água embaixo da planta.
Em tempo chuvoso, a rega é reduzida ao mínimo. A noite é preferível para regar.
A água deve ser repousada por várias horas e em temperatura ambiente.
Fertilizante
Na primavera e no outono, a árvore jovem deve ser alimentada com um fertilizante especial para coníferas. Durante a primeira semana, recomenda-se regar com um estimulador de crescimento do sistema radicular e dos ramos pulverizado com "Epin" ou "Zircon". É o suficiente para alimentar uma árvore adulta na primavera uma vez por ano.
É contra-indicado o uso de húmus, esterco e ureia como fertilizantes.
Afrouxamento e cobertura morta
Após a rega, o solo ao redor da planta deve ser cuidadosamente afrouxado, sem esquecer que o sistema radicular dos abetos fica bem próximo à superfície do solo. Antes de fazer a cobertura morta com turfa, serragem ou composto, remova as ervas daninhas ao redor do tronco, que podem provocar doenças e atrair insetos nocivos.
Ao fazer a cobertura morta, recomenda-se amarrar cuidadosamente os brotos com cordas, envolvendo-os com material de cobertura. Na primavera, deve-se remover o abrigo com cuidado, evitando a forte penetração da luz solar nas agulhas jovens. Isso poderia queimá-la. Inicialmente, você pode cobrir as árvores jovens com um pano de malha de proteção solar.
Poda
No início da primavera, é realizada a poda sanitária dos ramos quebrados e danificados pela cobertura de neve. Para dar uma certa forma ao abeto, a poda decorativa é feita no máximo uma vez por ano.
Preparando-se para o inverno
Uma árvore adulta não requer cuidados especiais no inverno e será capaz de resistir a uma geada de 35 graus. E o jovem comeu nos primeiros 2 anos, é melhor cobri-lo das formas tradicionais.
No inverno, todo cuidado dos abetos consiste em sacudir a abundante cobertura de neve dos galhos.
Métodos de reprodução
Glauka globose se propaga por meio de estacas, enxertos ou sementes. Cada método tem suas próprias vantagens e desvantagens. Para plantar corretamente um abeto, certas habilidades e destreza são necessárias. Ao propagar o abeto com sementes, você terá que ter paciência para obter o resultado desejado. Via de regra, os jardineiros compram mudas prontas ou usam o método de propagação com estacas.
Estacas
As estacas podem ser feitas em qualquer época do ano, exceto no inverno. Um abeto jovem de oito anos é adequado para enxertia. Corte as estacas a cerca de 10 cm dele, coloque-as em um estimulador de crescimento.
É mantido nele por várias horas e então plantado em ângulo em solo preparado, incluindo uma camada de drenagem, substrato de solo (pronto para armazenar ou preparado independentemente a partir de turfa, areia e perlita em diferentes partes).
As estacas plantadas são cobertas com papel alumínio e colocadas à sombra. As mudas plantadas são regadas com água em temperatura ambiente, conforme necessário, é necessário soltar o solo ao seu redor e arrancar as ervas daninhas. Depois de um ano, as mudas irão enraizar completamente. Em seguida, são transplantados para uma estufa, onde são mantidos por mais 4 anos, após os quais são plantados em local de cultivo permanente.
Sementes
Para a obtenção das sementes, secam-se cones de abeto, a seguir as sementes são libertadas das escamas, desinfectadas em solução de manganês e estratificadas. Na primavera, as sementes bem secas são semeadas, cobertas com papel alumínio ou colocadas em estufas. O solo de plantio deve incluir turfa, fertilizantes de coníferas e fungicida. O buraco de aterragem é aprofundado em 2 centímetros. Após a germinação das sementes, elas são mantidas em casa de vegetação por mais 4 anos, após os quais são transplantadas para um local aberto, continuando seus cuidados por mais 3 anos.E só depois de 7 anos, o abeto é transplantado para um local de crescimento permanente.
Doenças e pragas
Se no final do verão as agulhas de Glauka globose começaram a se desintegrar, mudando a cor prata-azulada para amarelo ou marrom, isso indica doença fúngica... Pode ser curado com fungicidas sistêmicos. Esses medicamentos também ajudam na secagem da árvore e no murchamento dos brotos superiores.
Pulgões, ácaros e pragas do caule também podem estragar uma bela árvore de abeto. A presença de um ácaro-aranha se manifesta com a ajuda de uma fina teia de aranha que envolve as agulhas, e o aparecimento de manchas amarelas características sobre ela. Os agentes do complexo acaricida ajudarão no combate a essa praga.
É muito difícil detectar pulgões, que geralmente atacam os galhos mais baixos da árvore. Isso pode ser tratado usando água com sabão regular e aparando as áreas danificadas. Pequenos insetos-pragas estragam a casca, fazendo numerosos buracos nela, o que enfraquece a árvore e pode levar à sua morte. Você pode lutar contra insetos com inseticidas.
Aplicação em paisagismo
Na maioria das vezes, o abeto é plantado ao longo de caminhos ou como uma cerca viva. Árvores pequenas também ficam lindas em exemplares avulsos como decoração de gramados. Uma árvore tão bonita pode se tornar o centro de um playground como um lembrete constante do seu feriado de Ano Novo favorito. A árvore compacta também parece vantajosa em composição com outras árvores coníferas altas.
Spruce, crescendo com lilases em flor, lírios, anaphalis e forsythia, é surpreendentemente combinado em cores. As composições que combinam pinheiros e arbustos de frutas (cinza da montanha, framboesa, groselha, espinheiro-alvar) parecem interessantes, especialmente naturalistas.
Jardineiros experientes usam o abeto não apenas como um elemento decorativo, mas também como um purificador da área do jardim da exaustão de gases dos veículos que passam e da poeira dos carros. Para isso, um abeto é plantado entre as árvores frutíferas em um padrão xadrez.
Quem não tem terreno pode ser aconselhado a fazer um oásis de abeto plantando uma planta jovem num vaso e colocando-a na varanda ou no telhado da casa. Com a ajuda do aparamento, você pode alterar ligeiramente a forma natural, dando-lhe qualquer formato próximo a esférico ou cônico.
Você aprenderá mais sobre os pinheiros Glauka Globoza assistindo ao vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.