Abeto espinhoso "Glauka": descrição, variedades e cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Regras de pouso
  4. Cuidado
  5. Doenças e pragas
  6. Uso em paisagismo

Os abetos vermelhos são associados à solenidade, por isso é comum plantá-los perto de grandes monumentos, prédios administrativos e outras atrações da cidade. A partir das praças centrais, essas belas árvores estão gradualmente "mudando" para jardins e chalés de verão e se tornam uma decoração de um pátio privado. Para que o abeto azul se desenvolva bem e pareça solene, é importante conhecer todas as características de seu cultivo.

Descrição

A maioria das árvores de abeto azul pertence a um grande grupo de variedades chamado Glauca. É uma espécie selvagem, mais comum na América do Norte e regiões vizinhas. Ele prefere viver em terras altas, em áreas costeiras, em solos enriquecidos com umidade. Normalmente, as árvores do grupo Glauka atingem 25 m de altura, possuem copa em forma de cone, o tronco é pintado de castanho-acinzentado, a estrutura da casca é dotada de ranhuras e fendas.

A principal característica da árvore são suas agulhas duras oblongas azuis, para as quais este abeto é chamado de azul. Os frutos da planta são cones ovais castanhos com até 10 cm de tamanho. Durante os primeiros 10-15 anos, a árvore tem um sistema de raiz principal, depois as raízes tornam-se superficiais. A cada ano, a árvore cresce 30 cm de altura e a largura adiciona 10-15 cm por ano. A floração geralmente ocorre em maio-junho.

Com manutenção adequada, o abeto vermelho pode viver até 300 anos. Esta árvore não tem medo de geadas, mas não pode se orgulhar de ter uma forte imunidade a doenças e pragas.

Variedades

Como já mencionado, Glauka é todo um grupo de variedades, entre as quais as mais populares são os tipos descritos a seguir.

  • Glauka Globoza. Pertence ao gênero da família dos pinheiros. As variedades padrão e anã são distintas. A versão clássica mais comum cresce até 30 m, adicionando 25-35 cm por ano e suas agulhas são decoradas com uma flor de cera, o que dá ao abeto uma aparência muito interessante. A espécie anã não chega nem a um metro de altura, pois coloca mais energia no crescimento dos galhos em largura.

Os jardineiros apreciam a Globoza por sua despretensão às condições de cultivo. Por exemplo, essa árvore se torna um "habitante" frequente de locais localizados nas regiões do norte da Rússia.

  • Glauka Konika. Esta variedade também é chamada de abeto canadense. Esta é outra espécie anã, não ultrapassando 4 m de altura. Tem agulhas macias e prefere viver em áreas sombreadas. A espécie é resistente à geada, mas nos primeiros anos de vida costuma-se abrigar uma árvore jovem para o inverno. O abeto pertence às variedades em miniatura, mas a conservação só é possível na rua.
  • Glauka Pendula. Difere em uma coroa pendente e chorosa. Esta espécie é obtida pelo método de mutação somática e se reproduz apenas por enxertia. Em vez de um tronco, essa árvore tem um galho enorme que é amarrado a um suporte. O jardineiro controla a altura impedindo a amarração ou, pelo contrário, construindo o suporte. Em áreas pequenas, é comum cultivar esta árvore até 3-5 m, áreas mais amplas permitem formar um abeto a uma altura de 8-10 m. É imperativo amarrar esta árvore, caso contrário, ela se tornará semelhante a uma cobertura de solo espinhosa.
  • Glauka Arizona. Esta variedade também pode ser oferecida com o nome de Glauka Kaibab. O abeto atinge uma altura de 1,5-2 m. Sua característica são ramos densamente localizados. Em diâmetro, a copa se desenvolve até 2-3 m.As agulhas têm uma tonalidade azul prateada, são espinhosas, grossas, até 12 mm de comprimento. Em uma área sombreada, as agulhas podem perder a cor azul e adquirir uma tonalidade verde escura. A variedade tolera bem a seca, adora luz e não é exigente com o solo.
  • Glauka Misty Blue. Acredita-se que este Glauka seja de origem aristocrática. É cultivado em viveiros de elite europeus. Aqui, cada muda passa por uma rigorosa seleção para se obter um rebento com altas qualidades de consumo e formas ideais. A altura de uma árvore adulta chega a 30 m, o diâmetro da copa é de 4-5 m. Os ramos são densos, estáveis ​​e as agulhas de 3 centímetros diferem na mesma dureza. Existe uma camada de cera nas agulhas, sendo especialmente pronunciada nos meses de seca. Na primavera, você pode notar protuberâncias rosadas que gradualmente tornam-se marrons.
  • Glauka Prokumbens. Esta árvore é recomendada para jardins ornamentais e cultivo de contêineres. A variedade também é adequada para decoração de telhados, terraços, varandas. É caracterizada por seu pequeno tamanho e copa plana com ramos dispostos uns sobre os outros. As agulhas são densas, duras, densas, de cor verde.

Regras de pouso

É importante escolher a área mais adequada para o abeto azul antes do plantio. Esta árvore dá mais preferência a locais com sombra, mas não é necessário esconder completamente a cultura do sol. Deve-se garantir que não seja exposto à luz solar direta. Solo leve e argiloso é adequado como solo. É imperativo providenciar um sistema de drenagem, uma vez que Glauka não resiste bem à água estagnada.

Também vale a pena abandonar o plantio próximo ao lençol freático. A melhor época para plantar Glauka é no meio da primavera. Nos meses restantes, os espécimes jovens terão tempo para ficar mais fortes e se acostumar com as novas condições antes do início da geada.

Outro critério importante antes do plantio é a escolha da muda. Um rebento saudável de alta qualidade se adapta a um novo local mais rapidamente e também tolera melhor as condições climáticas adversas. É necessário escolher o material de plantação com um rizoma úmido ramificado de cor clara.

Você deve examinar a copa visualmente - você não deve pegar uma árvore com uma copa sem vida inclinada e agulhas amareladas. A superfície da muda deve ser firme e brilhante. É melhor dar preferência a amostras de pequeno porte, pois se adaptam melhor a condições incomuns.

O processo de plantio em si é semelhante ao descrito abaixo.

  1. Em primeiro lugar, você precisa cavar um buraco de 60-70 cm de profundidade e 50-60 cm de largura. Instale um ralo - pode ser organizado a partir de fragmentos de cerâmica ou pequenos seixos. A camada de drenagem recomendada é de pelo menos 15 cm.
  2. A próxima camada é o solo, combinado com húmus e turfa.
  3. Em seguida, você precisa colocar o material de plantio no buraco e cobri-lo com terra para que o colo da raiz não fique para fora. A areia deve ser espalhada ao redor do plantio - os abetos não gostam de solo sólido ao redor do tronco.
  4. É necessário compactar um pouco o solo e regar a planta com água (20 l). Em seguida, cubra o local com agulhas de turfa ou abeto.
  5. No dia seguinte, você precisa afrouxar o solo ao redor da muda até uma profundidade de 5-6 cm.

Se for planejado um plantio em grupo, é necessário colocar os espécimes a uma distância de pelo menos 2 m, caso contrário, as árvores adultas interferirão umas nas outras, o que afetará negativamente sua saúde e aparência.

Cuidado

A glauka deve ser cuidada da mesma forma que as outras coníferas. Mas existem algumas peculiaridades neste processo. Produtores experientes dão suas recomendações para o cuidado do abeto azul.

  • Nos primeiros dois anos após o plantio, é necessário abastecer a árvore com água na hora certa e, em seguida, soltar o solo ao redor. A cultura deve ser regada à noite uma vez por semana, cada procedimento exigirá 10 litros de água. O afrouxamento após umedecimento é necessário para o livre acesso do sistema radicular ao oxigênio.

Ao afrouxar, você precisa ter cuidado - você não precisa ferir as raízes jovens, porque elas estão próximas à superfície. Quanto mais maduro o abeto se torna, menos precisa ser afrouxado. O solo ao redor da árvore na idade de 6-7 anos não precisa ser afrouxado.

  • Todos os anos, os espécimes jovens precisam ser fertilizados com suplementos minerais. Para proteger o rizoma da geada, o solo ao redor do tronco deve ser coberto com palha - turfa ou serragem são adequados para isso. Os adultos não precisam mais de isolamento, pois se desenvolvem totalmente por conta própria.
  • A poda durante o cultivo de Glauka não é necessária, a menos que seja uma variedade especial como Pendula ou a árvore seja plantada como parte de uma composição artística. Em outros casos, a poda é realizada apenas quando se formam ramos secos ou feridos, sendo utilizada uma serra afiada para o procedimento.

Doenças e pragas

Spruce Glauka é uma árvore majestosa que parece forte, robusta, maciça. No entanto, essa cultura régia é bastante vulnerável quando o tronco é danificado por doenças e pragas. Alguns parasitas podem matar o abeto. Na maioria das vezes, os insetos, apresentados a seguir, gostam de se banquetear com coníferas.

  • Pragas de caule. Sua ocorrência pode ser avaliada pelo aparecimento de pequenas depressões no tronco. Se as pragas atacaram um espécime jovem, elas podem destruí-lo, portanto, devem ser tratadas imediatamente. Os jardineiros costumam usar inseticidas especiais para controlar os insetos.
  • Ácaro-aranha. Esses indivíduos adoram se banquetear com colheitas de anões. Você pode notar um carrapato pela presença de uma fina camada de teia de aranha nas agulhas e manchas amarelas nas agulhas. Para combater os ácaros, são usados ​​agentes acaricidas complexos.
  • Aphid. Você pode examinar esses pequenos indivíduos com uma lente de aumento. Seu tamanho não excede 2 mm. Essas criaturas preferem se estabelecer nos galhos mais baixos ou na casca de uma árvore conífera. O remédio mais confiável na guerra contra pulgões é considerado uma solução de sabão, que deve ser usada para tratar áreas danificadas por insetos.

No entanto, é importante garantir que o sabão não entre nas raízes. Galhos que conseguiram ser danificados por indivíduos são melhor eliminados e queimados.

Quanto às doenças, a alimentação é mais freqüentemente afetada por vários tipos de fungos.

  • Fungus Kabatina. O abeto, afetado por esta infecção, começa a secar nos ramos superiores, gradualmente a árvore murcha completamente sob a influência da doença. Para combater o fungo, os jardineiros preferem usar tratamentos fungicidas sistêmicos reutilizáveis.
  • Fungo Rhizosphaera kalkhoffii. A presença desse fungo é indicada por agulhas amarelas, adquirindo gradativamente uma tonalidade bordô. Eles também podem voar. Na maioria das vezes, a doença afeta a árvore no final do verão. Os fungicidas sistêmicos são o tratamento mais eficaz para esse fungo.

Uso em paisagismo

Ao criar um jardim ou uma composição suburbana, muitos proprietários preferem usar o abeto azul. Isso se deve à cor interessante da árvore e ao formato original da copa. Glauka é muito bem combinada com árvores de tamanho médio e arbustos verdes. A árvore parece esteticamente contra o fundo de flores vermelhas, amarelas e brancas. Na maioria das vezes, o abeto é plantado no meio do conjunto, embora para algumas formas seja melhor plantá-lo atrás.

Um único pouso não parecerá pior. A luxuosa coroa azul expandirá visualmente o local e ficará igualmente belo em diferentes épocas do ano. Glauka é frequentemente usado para criar uma cerca viva, mas, neste caso, serão necessários esforços adicionais do jardineiro para cuidar.

Por exemplo, ele frequentemente terá que aparar a coroa. Porém, esta desvantagem é compensada pela incrível composição formada a partir da combinação de muitos troncos com agulhas azuladas.

O abeto azul parece muito harmonioso em combinação com outras coníferas. Ao decorar um local, você pode usar combinações de thuja, zimbro, teixo, cipreste, abeto, larício, pinheiro, cedro, buxo, criptoméria. Cercas feitas de variedades anãs de Glauka parecem incomuns.

Além disso, árvores em miniatura podem ser incluídas em composições prontas. Por exemplo, Globoza pode ser plantado ao longo do caminho do jardim na forma de bolas de esmeralda. Alguns jardineiros criativos cultivam essa variedade em vasos, o que não é apenas bonito, mas também prático, pois os canteiros portáteis podem ser trocados, atualizando a aparência do local.

Veja o vídeo a seguir para descrição e cuidados com o abeto espinhoso "Glauka".

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário