Abeto anão: descrição, variedades e recomendações de cuidados
As coníferas dão a impressão de uma flora majestosa e conferem ao jardim um aspecto mais solene. No entanto, nem todo jardineiro pode decidir plantar uma árvore tão grande, e as variedades de abetos anões serão uma excelente alternativa. As vistas compactas caberão confortavelmente na casa de campo de verão, não ocuparão muito espaço e se encaixarão bem no exterior do jardim.
Peculiaridades
Dependendo do tipo, os abetos anões podem ser de tamanhos diferentes. Assim, as safras adultas atingem uma altura de 3 m, semianão - 30 cm, anão - 8-15 cm, minianões - 38 cm e os microdanões não crescem acima de 3 cm. Esta é uma classificação condicional, mas permite que um jardineiro que possui um pequeno terreno faça a escolha certa.
Externamente, os abetos anões se parecem com seus parentes altos, mas são apresentados em miniatura. Esses espécimes não ocupam muito espaço e permitem criar composições de jardim ao longo do ano. As espécies ornamentais invertem bem e, no Ano Novo, podem ser utilizadas como árvore de Natal num vaso.
As desvantagens dos abetos anões incluem sua vulnerabilidade a fungos, mas esse problema é facilmente resolvido com a remoção oportuna de galhos secos e tratamento com fungicidas.
As desvantagens das variedades em miniatura incluem a tendência de desbotamento mais rápido sob a influência da luz solar, bem como a fragilidade de algumas espécies.
Tipos e variedades com uma descrição
Na maioria das vezes, os melhoristas de plantas preferem comprar os seguintes tipos de abetos anões para plantar.
- Ordinário. As espécies de tamanho médio atingem 3 m de altura, e as menores - 1,2 m. Diferentes variedades podem ter agulhas de cores diferentes, do dourado ao verde venenoso. A coroa é em forma de almofada ou em forma de pirâmide, o que parece muito agradável esteticamente no design do jardim.
- Espinhoso. Nesta variedade, raramente são encontradas formas em miniatura, limitando-se a uma altura de 2 m. A peculiaridade são as agulhas muito afiadas. Nesta espécie, as agulhas apresentam-se em tons azulados, aço, prateados, esverdeados.
- Sizaya. O nome da espécie era determinado pela cor cinza-acinzentada do tronco e pelo tom azulado das agulhas. As variedades anãs são caracterizadas por uma forma esférica ou semelhante a um ninho. A cor das agulhas varia do dourado ao azul ao verde suculento.
As variedades anãs mais famosas na tecnologia agrícola são as seguintes.
- Nidiformis. Um abeto comum em forma de ninho, que aos 10 anos atinge a altura de 0,4 m. As agulhas são verdes claras.
- Little Gem. Outra variedade de abeto comum, que tem uma forma semicircular. Ele cresce até 0,5 m. É frequentemente usado como um formulário padrão.
- Zwerg de Will. A árvore atinge a altura de 1,2 M. As agulhas jovens têm uma tonalidade delicada de verde e contrasta muito bem com as velhas agulhas verdes escuras.
- Pigmaéia. Este tipo de abeto tem uma graciosa copa redonda de 2,5 m de diâmetro e o crescimento de uma árvore chega a 1,5 m. As agulhas são coloridas de verde claro.
- Formanek. Esta variedade comum possui ramos reclinados e nenhum tronco. Ele tem uma copa unilateral, e sua altura chega a 0,5 m. A cor das agulhas é semelhante às clássicas espécies altas.
- Glauca Globosa. Esta variedade pertence ao grupo dos abetos espinhosos. Crescimento possível até 3 m de altura e largura. As agulhas são grossas, de um azul claro.
- Empurre. Uma variedade de pinheiros espinhosos que atrai os jardineiros com seus frutos incomuns - cones rosa suave.Aos poucos, a tonalidade dos cones vai se transformando em framboesa, e os frutos maduros ganham uma cor marrom-acastanhada. Em altura, esta árvore raramente atinge 1 me é mais frequentemente enxertada num caule, do qual depende o seu crescimento.
- Abeto canadense. Esta variedade cinza inclui muitas subespécies. Aos 60 anos, a altura da planta não ultrapassa os 4 m. As agulhas tendem a queimar ao sol ou a voar. Em algumas espécies, as agulhas têm uma cor amarelo pálido, que no verão se enche de um tom verde claro.
- Abeto sérvio. A altura do espécime é de até 3,5 m, e o diâmetro da copa é de 2,5 m. Nesta espécie, as agulhas são pintadas em duas cores, de cima é verde escuro e de baixo é azul claro.
Dicas de Seleção
Antes de escolher uma variedade, o jardineiro precisa estudar as perspectivas de uma planta adulta e decidir o quanto a variedade é adequada para um determinado canteiro. Talvez devamos levar em consideração não apenas o tamanho da futura árvore, mas também suas características externas e sua combinação com outras plantações de jardim.
Então, as variedades são adequadas para jardins de pedras Nidiformis, pequena joia, Abeto canadense. Para o cultivo em recipientes, jardineiros experientes recomendam escolher novamente as variedades canadenses, bem como as espécies de abetos comuns. Para pequenos jardins e chalés para plantações em grupo ou individuais, você pode escolher Zwerg de Will, Pygmaea, Abeto sérvio Nana. Existem espécies que crescem bem em colinas rochosas, incluindo Formanek, Glauca Globosa, Nana.
Além disso, ao escolher uma muda, dê preferência a um exemplar cultivado em um viveiro russo - é mais adaptado para crescer em nossas condições adversas. O comprador deve pensar em quanto tempo está disposto a gastar na manutenção da árvore. Por exemplo, se o dono do jardim não tem tempo para embrulhar a planta no final do inverno para protegê-la de queimaduras, então é melhor abandonar algumas variedades de pinheiro anão canadense.
Leve em consideração as condições climáticas da região. A maioria das espécies são consideradas resistentes à geada, e as coníferas azuis, entre outras coisas, têm uma alta resistência à seca em comparação com outras variedades.
Aterrissagem
A época mais favorável para o plantio de uma árvore conífera é o início da primavera ou início do outono. Para que o jovem espécime não seja vítima de geadas ou roedores, é importante cobri-lo com turfa antes do frio. Na natureza, os abetos crescem bem perto de vales de rios, mas não gostam muito de pântanos. Portanto, ao escolher um local para o plantio, leve em consideração também esses critérios e, se necessário, cuide da drenagem.
Solo fértil alcalino e ácido é adequado como solo. As formas anãs não toleram tipos pesados de solo. Antes de plantar um rebento, recomenda-se adicionar 100 g de curativo mineral complexo à área selecionada. Considere os desembarques vizinhos.
Por exemplo, muitas flores e arbustos não podem se desenvolver sem o sol, e um abeto plantado próximo bloqueará a luz vital para eles.
O processo de plantio de um broto propriamente dito é o seguinte:
- cavar um buraco no local, equipar uma camada de drenagem;
- retire do vaso uma cópia de um abeto anão junto com um caroço de terra e plante no buraco acabado;
- certifique-se de que a árvore esteja nivelada;
- cubra o espaço livre com terra, água e cobertura morta nesta área.
Cuidado
É comum regar formas anãs uma vez por semana com 10 litros de água. Além disso, é melhor fornecer água aos rebentos jovens em pequenas doses, várias vezes ao dia, para que absorvam a humidade por igual. Para melhorar os processos biológicos, recomenda-se borrifar as árvores com água morna. Se o abeto já estiver maduro, ele viverá sem regar por duas semanas em um clima não árido.
Os espécimes anões são gravemente afetados pela alimentação excessiva. Ao aplicar fertilizantes, não exceda a dosagem indicada nas instruções. Tenha cuidado com os estimulantes de crescimento - não exagere com o produto, caso contrário, a forma anã se transformará em uma cultura alta. As árvores precisam de poda anual em abril.Durante o procedimento, todos os ramos quebrados e feridos durante o inverno são eliminados e a copa muito grossa é arrancada.
Se a poda tem finalidade decorativa, costuma-se fazer no mês de junho, após a fase de crescimento ativo. É importante processar todas as seções com grama de jardim, uma vez que os abetos anões são muito instáveis antes da infecção. Os espécimes jovens não resistem a baixas temperaturas e, portanto, são cobertos por ramos de abeto antes da geada. Árvores adultas não precisam de proteção adicional.
Uso em paisagismo
Espécies de coníferas em miniatura podem atuar como plantas de contêiner para decorar becos rurais e para decorar jardins rochosos ou japoneses. Com a ajuda de árvores compactas, é possível criar uma composição de vários níveis, combinando-os com arbustos de baixo crescimento e plantas perenes exuberantes.
No verão, as coníferas anãs azuis ficam lindas em um fundo de flores vermelhas e brancas e, no inverno, criam um contraste estético com a neve branca. Flores como amores-perfeitos, hospedeiros, aquilegia, phlox podem ser incluídas em um conjunto comum com uma espinha de peixe anão. Freqüentemente, as árvores baixas são usadas como sebe, sua copa densa e fofa é capaz de formar uma cerca contínua.
O plantio de formulários padrão é possível. As plantações esféricas de variedades azuis (Glauca Globosa) ficam lindas em recipientes colocados ao longo do caminho do jardim.
Ao plantar uma árvore decorativa, é importante lembrar que este espécime precisa de podas regulares.
Veja o próximo vídeo para a variedade de coníferas anãs.
O comentário foi enviado com sucesso.