Abeto canadense "Sanders Blue": descrição, plantio e cuidados
Entre os jardineiros russos, os abetos canadenses têm muitos leques. O fato é que essas árvores não têm apenas uma aparência incrível, mas também um cuidado despretensioso, o que é muito importante em nossas condições adversas. As agulhas do abeto canadense têm um tom azul claro, por isso a árvore passa a ser a principal decoração do jardim. As variedades anãs são especialmente relevantes para locais russos, como, por exemplo, o abeto Sanders Blue.
Peculiaridades
Esta variedade pertence às variedades azuladas de abetos anões. Aos 10 anos, o crescimento da árvore é de 0,7-1,5 m, a largura da copa é de 35-80 cm. Nos primeiros anos, o abeto aumenta cerca de 2,5-5 cm por ano e, ao atingir a idade de 6-7 anos, o crescimento anual é de 15 cm. A coroa cresce até 15 anos, e então seu aumento desacelera para 1-3 cm por temporada. Aos 30 anos, a altura da árvore chega a 2-3 m, e a largura da copa é de 1,5 m.
Um abeto jovem azul acinzentado tem uma copa em forma de cone regular, porém, com o passar dos anos, a copa muda um pouco e, no caso de plantações decorativas, esse problema deve ser resolvido por poda. A principal característica da variedade é a cor azul do crescimento jovem. Aos poucos, vai adquirindo uma coloração verde, e não de maneira uniforme, mas pontilhada. As agulhas maduras encontram o inverno com uma cor verde com um tom azulado.
As agulhas jovens são macias, mas com o tempo tornam-se rígidas e densas. O rizoma se estende até uma profundidade, depois cresce na posição horizontal, espalhando-se gradualmente até uma distância distante além das bordas da coroa. Os cones de frutas nesta variedade raramente são formados. Essa variedade é jovem e ainda não se sabe qual é a vida útil da árvore, mas a descrição sugere que o abeto vive pelo menos 50 anos.
Como plantar?
Antes de começar a plantar o abeto Sanders Blue, é importante escolher o local mais adequado para o plantio. Esta deve ser uma área sombreada.
Se a árvore estiver completamente desprovida de sol, a cor das agulhas ficará opaca.
Recomenda-se o uso de solo franco ou arenoso com reação ácida ou levemente ácida, o solo deve ser solto.
Se houver pedras no solo, elas não precisam ser eliminadas - as árvores de natal canadenses são usadas em áreas montanhosas rochosas. Escolha uma área que esteja a pelo menos 1,5 metros de distância do lençol freático.
A chave para o desenvolvimento ativo de uma árvore é a sua saúde, o que significa que vale a pena prestar atenção na qualidade do material de plantio. Se for uma muda importada, ela deve ser vendida em um contêiner. Se for um espécime doméstico, o broto pode ser costurado em serapilheira.
Recuse-se a comprar uma muda com a raiz aberta, a única exceção pode ser uma situação em que o rebento é desenterrado na presença do comprador.
O rizoma é imediatamente envolto em um pano úmido, na ausência de coma de barro, é colocado em um purê de argila e envolto em filme plástico.
O plantio é recomendado no final do outono.
Se o broto estiver contido em um recipiente, pode ser plantado a qualquer momento, mas não no verão. É aconselhável escolher um dia chuvoso para o plantio.
O processo é assim:
- cavar na área um buraco com 70 cm de profundidade e 60 cm de diâmetro;
- equipar o sistema de drenagem com uma camada de 20 cm, para isso pode-se usar argila expandida ou tijolo vermelho quebrado;
- preencher uma camada de mistura de nutrientes, pode ser preparado a partir de húmus de folhas, turfa azeda, areia, argila e 150 g de nitroammofoska;
- retire a árvore do recipiente junto com o pedaço de terra e coloque-o no buraco de forma que o colo da raiz fique ao nível da superfície;
- cubra o espaço livre com terra, aperte ligeiramente, mas certifique-se de que o gargalo não se desloca;
- a partir dos restos do solo, faça um rolo ao longo das bordas da copa;
- regar abundantemente a muda de modo que a água alcance a borda do rolo de barro;
- cubra o solo sob a árvore com aparas de coníferas ou serragem.
Como cuidar?
Regar, alimentar, podar - estes são todos os procedimentos de que o abeto Sanders Blue necessita. É comum regar os espécimes jovens uma vez por semana com 10-12 litros de água, e para os brotos é melhor dividir a água em porções durante o dia para que a umidade seja uniformemente distribuída. Com a idade, o abeto pode ser regado com menos frequência.
No primeiro ano, muitos jardineiros recomendam que, após cada rega, afrouxe um pouco o solo ao redor da muda para que as raízes jovens tenham acesso ao oxigênio.
Atenção especial deve ser dada à rega no outono. Isso se deve ao fato de que a qualidade da hibernação das plantas depende do grau de umidade. Assim, muitos espécimes jovens morrem no primeiro inverno não de frio, mas de déficit de umidade. Periodicamente, a árvore precisa ser coberta com cobertura morta. Essa manipulação vai garantir a manutenção da umidade do solo e inibir o desenvolvimento de ervas daninhas. Use serragem, turfa ou casca de árvore como cobertura morta. A camada recomendada é de 5 cm.
Na primavera, a árvore precisa de uma poda higiênica, durante a qual os galhos secos e danificados são removidos. A poda decorativa é realizada à medida que a copa se deforma.
Esta é uma variedade resistente à geada, no entanto, as mudas jovens ainda precisam ser protegidas do frio do inverno, uma vez que seu sistema radicular ainda não se enraizou no solo. Para um enraizamento mais confiável, a planta é enrolada em uma rede ou barbante e coberta para o inverno.
Para isso, é permitido o uso de lutrasil, mas sua espessura não deve ser inferior a 60 mícrons, caso contrário as agulhas podem ficar congeladas.
As árvores anãs adultas não precisam ser cobertas durante o tempo frio, elas resistem sozinhas às geadas, mas é importante regá-las abundantemente no final do outono.
Uma vez por ano, a planta precisa ser fertilizada com aditivos complexos. Recomenda-se a escolha de fertilizantes destinados a árvores ornamentais coníferas. É comum regar amostras jovens com estimulantes de crescimento, por exemplo, como Gerbamin, Heteroauxin, Epin, mas não exagere neste procedimento.
Árvores recém-plantadas devem ser pulverizadas com Ferovit durante as primeiras 2-3 semanas. Evite alimentar com alto teor de nitrogênio. Adubos à base de vermicomposto, composto, potássio e magnésio são adequados, a alimentação com farinha de dolomita é permitida.
Aplicação em paisagismo
A vantagem da variedade é sua queima de sol menos significativa em comparação com outras variedades de abetos canadenses. É usado para decorar jardins ornamentais, jardins de pedras, canteiros. Esse abeto fica lindo ao lado de urzes e outras coníferas com agulhas verdes. Usando formas de arbustos, você pode criar composições de vários níveis com esta pequena árvore.
Árvores de Natal jovens podem decorar o beco do jardim que leva à casa ou emoldurar um jardim de flores, mas lembre-se de que uma árvore adulta atinge 3 m de altura., o que significa que é melhor não plantá-lo ao lado de plantas que amam o sol, caso contrário, ele irá esconder a luz do sol de seus vizinhos. As agulhas azuis ficam muito bonitas contra o fundo de flores brancas e vermelhas e, no inverno, criam um contraste harmonioso com a neve branca.
O abeto cinza parece majestoso no jardim decorativo, decorado com fontes, estátuas, pedras requintadas.
Plantar contra o fundo do monumento é possível - e então o exterior do jardim adquirirá ainda maior solenidade.
Alguns jardineiros se atrevem a plantar recipientes e, neste caso, a composição feita de abetos pode ser constantemente atualizada, mas este método não é recomendado por agricultores experientes,já que com o tempo será cada vez mais difícil mover as árvores, e cuidar de tal árvore é bastante problemático.
Você aprenderá mais sobre o abeto Sanders Blue assistindo ao vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.