Abeto "Iseli fastigiata": descrição, plantio, cuidado e reprodução
Spruce é o representante mais famoso da família Pine. Este gênero de árvores coníferas perenes é encontrado na Europa, Ásia, América do Norte, China. Hoje, cerca de 50 tipos de abetos são conhecidos. Mas cerca de 20 espécies desta árvore são consideradas especialmente decorativas. O abeto espinhoso "Isel Fastigiata" é uma das variedades mais difundidas e populares.
Origem
O habitat natural dos abetos espinhosos (ou do Colorado) é a América do Norte. Eles são especialmente comuns nas Montanhas Rochosas e arredores. O abeto espinhoso é um símbolo dos estados americanos de Utah e Colorado. Ela cresce a uma altitude de 1700-3000 m nos vales das montanhas, perto de rios e riachos em solo úmido. Essas árvores são caracterizadas por sua robustez e agulhas decorativas em azul claro.
História de criação
Em meados do século 19, os abetos espinhosos atraíram a atenção dos criadores europeus. Em 1965, no viveiro do estado americano de Oregon, fundado por Jean Isely, como resultado de uma mutação, apareceu uma cor incomum de abeto. O espécime foi selecionado por criadores para trabalhos posteriores. Logo eles ganharam uma nova variedade de abeto espinhoso, que leva o nome do dono do viveiro. A palavra “fastigiata” significa “juntar em um feixe cônico”, indica a forma colunar cônica da árvore.
Característica externa
Na descrição desta variedade, nota-se que o abeto possui uma coroa estreita e cónica. Nos primeiros 6-7 anos, os ramos não são muito simétricos, visto que os inferiores crescem mais intensamente do que os superiores. Com o tempo, essa assimetria desaparece.
O abeto "Iseli fastigiata" tem um crescimento anual considerável - 20-30 cm. Aos 10 anos, a árvore atinge os 3-4 metros e, com muito cuidado, pode atingir os 10 metros de altura.
Os ramos deste abeto crescem para cima em um grande ângulo. Eles parecem pequenos e robustos, densamente dispostos ao longo de um tronco reto. Como resultado, a copa do abeto Isel Fastigiata é densa e compacta, o que evita que os galhos se machuquem durante as nevascas de inverno. As agulhas são espinhosas, duras e curtas, têm uma cor azul acinzentada, que fica muito bonita. Essa variedade forma cones pequenos e alongados que podem permanecer na árvore por vários anos.
Condições ótimas
Para que o abeto Isel Fastigiata cresça com sucesso no jardim, as seguintes recomendações de especialistas devem ser observadas.
- O solo. Esta variedade necessita de solos franco-argilosos férteis, frescos ou arenosos. Eles devem ser ácidos ou ligeiramente ácidos, suficientemente úmidos e bem drenados. "Iseli fastigiate" não é recomendado overmoistening, overconsolidation e salinization do solo. A terra deve ser afrouxada a uma profundidade de 5 cm.
- Iluminação. Uma variedade que adora luz e não gosta de sombras. Na sombra, perde rapidamente o efeito decorativo: as agulhas escurecem e os ramos desintegram-se.
- Rega. "Iseli fastigiata" é resistente à seca. Se o tempo não estiver muito seco, então 1-2 semanas não pode ser regado. A rega geralmente requer 12-15 litros de água. Também é recomendado pulverizar ocasionalmente a coroa usando o método de aspersão.
- Top dress. Use estimulantes de crescimento com cuidado, caso contrário, o abeto crescerá muito. Para não superalimentar a árvore, aplique fertilizantes especiais para coníferas no máximo duas vezes por temporada.
- Preparando-se para o inverno. Mudas jovens no outono precisam ser isoladas com ramos de abeto. Nos primeiros 2 anos após o plantio, o solo próximo ao tronco deve ser coberto com grama cortada ou turfa. Isso protegerá o solo do congelamento e enriquecerá o solo com matéria orgânica. As árvores maduras não precisam de proteção no inverno. Seus ramos são bem tolerados por qualquer nevasca.
- Poda. Para que a árvore cresça em largura e não muito para cima, é recomendável cortar as copas. Certifique-se de aplicar um lubrificante especial no corte da serra. Galhos doentes e secos são podados em abril. A poda decorativa é realizada em junho.
- Proteção contra pragas. Este abeto vermelho pode ser afetado por moscas-serras, gorgulhos, rolos de folhas de abeto e ferrugem de agulhas. A pulverização preventiva regular deve ser realizada com inseticidas e fungicidas. Não se esqueça de irrigar o solo ao redor da árvore também.
Pousando no solo
Compre e plante mudas de "Isel Fastigiata" deve ser na primavera, isso ajudará a árvore a criar raízes bem antes do inverno e resistir às geadas. No fundo da cova de plantio, com cerca de 70 cm de profundidade, é necessário colocar drenagem de fragmentos de tijolo ou areia.
Lembre-se de que o colar da raiz deve estar sempre ao nível do solo.
No final do processo, 50 litros de água são despejados sob a muda, 100 g de nitroammofoska e "Kornevin" (10 g por 10 litros de água) são adicionados. Se for plantar abetos em grupo, observe o intervalo entre as mudas de 3 m.
Métodos de cultivo
Existem duas maneiras bem conhecidas de propagar árvores de abeto.
Plantio de sementes
Para este processo meticuloso, são adequadas sementes compradas ou colhidas, que devem ser mantidas em uma solução fraca de permanganato de potássio. Eles são plantados em uma mistura especial de turfa e farinha de calcário com a adição de nitroammophoska (20 g por 5 kg de turfa). Em março, o recipiente com as sementes deve ser colocado em local aquecido e o solo deve ser suavemente solto regularmente. Os brotos que aparecem são tratados com uma solução fraca de inseticidas.
Em maio, são plantadas no solo, cobrindo as mudas com garrafas plásticas cortadas - o efeito estufa os ajudará a criar raízes rapidamente. Areje as plantações todos os dias e, após uma semana, retire as garrafas.
Estacas
Com este método mais simples de cultivo de abetos, um caule de 13-20 cm de comprimento deve ser cortado na primavera ou no outono dos ramos superiores da árvore. Melhor se for um broto de um ano de um abeto vermelho adulto. Deve ser tratado com uma solução fraca de permanganato de potássio e plantado em um ângulo de 30 graus a uma profundidade de 4-5 cm em uma cova preparada, que contém drenagem, solo nutriente e areia. Cubra por 7 a 10 dias com filme plástico. No verão, as estacas devem ser regadas e sombreadas, mais perto do outono, para remover a proteção do sol.
Uso em paisagismo
Devido à sua decoração excepcional, Isel Fastigiata fica bem em terrenos privados, tanto como uma árvore autônoma quanto como uma cerca viva. Spruce parece espetacular em grupos de árvores e arbustos, jardins de urze, jardins ornamentais. Freqüentemente usado para paisagismo de pátios de cidades, áreas de escolas, parques infantis. Ela costuma decorar parques e becos. Plantada ao lado de plantas com flores, além da função estética, protege os canteiros de rajadas de vento.
O abeto espinhoso "Isel Fastigiata" devido à sua bela cor de agulhas e formato cônico fica perfeito em qualquer local. Ela não tem medo de fumaça e fuligem, limpa bem o ar de toxinas e micróbios, é fácil cuidar dela. Além disso, o aroma da resina desta bela árvore tem um efeito benéfico em todo o corpo humano.
Revisão do abeto Isel Fastigiata no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.