Abeto vermelho: descrição, plantio e cuidado, reprodução

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades e suas características
  3. Como escolher?
  4. Como crescer?
  5. Aterrissagem
  6. Cuidado, água e alimentação
  7. Podando e modelando a coroa
  8. Combater a doença
  9. Como propagar?
  10. Exemplos em paisagismo

O abeto azul é uma árvore conífera perene bonita e nobre. Ela cresce naturalmente e em casa. As composições de abetos azuis anões são populares entre os paisagistas, e árvores grandes costumam decorar parques públicos e praças. Quais são as características gerais dos abetos azuis? Qual é a diferença entre as variedades de árvores? Como escolher a planta certa e como cuidar dela? Você encontrará respostas para essas e algumas outras perguntas em nosso artigo.

Descrição

Spruce (em latim - Picea) é uma árvore conífera perene popular e bem conhecida. Uma das variedades de abeto é o abeto azul (o segundo nome é abeto espinhoso). O sistema radicular da planta está localizado bem próximo à superfície do solo, mas mesmo assim, a árvore é bastante forte e resistente às intempéries (por exemplo, a ventos fortes). Na natureza, os abetos vermelhos crescem principalmente no oeste da América do Norte. No entanto, hoje as árvores são comuns muito além das fronteiras deste país. Além disso, eles crescem não apenas em condições naturais, mas também em territórios privados de quintal. Muitos proprietários plantam abetos para decorar suas propriedades.

Spruce não floresce. Também não se pode dizer que está crescendo rapidamente. No entanto, devido a essas características, não está se tornando menos popular e é ativamente utilizado no paisagismo.

A altura média de um abeto vermelho azul é de 30 metros. mas cientistas registraram espécimes individuais, cuja altura chega a 46 metros... Esses espécimes são campeões. Em condições naturais, a árvore pode ser encontrada com mais frequência em áreas próximas a corpos d'água. Apesar do nome do abeto ser “azul”, a cor das agulhas da árvore pode variar em vários tons, adquirindo um tom prateado, branco ou verde. Assim, as propriedades decorativas da planta são manifestadas.

Variedades e suas características

Hoje, os cientistas botânicos distinguem uma grande variedade de espécies de abetos azuis. Vamos considerar o mais comum deles, conhecer suas características e características distintivas.

Kaibab

Kaibab é uma das variedades mais populares de abeto vermelho. Uma árvore conífera perene tem uma copa assimétrica e colunar. As filiais estão localizadas próximas umas das outras com alta frequência. Eles criam a densidade e o esplendor da árvore. As taxas máximas de crescimento do abeto são de 2 metros de altura. Além disso, o diâmetro da coroa pode chegar a 3 metros. A cada ano, a árvore adiciona 8 centímetros de altura e 10 centímetros de largura.

As agulhas são azul-prateadas. No entanto, com o tempo, a cor pode mudar, adquirindo tons verdes escuros (isso é especialmente típico para os abetos que crescem na sombra). É bastante espinhoso e espesso ao toque. O arranjo é em forma de foice radial. As agulhas de 1-1,2 centímetros de comprimento são bastante finas, seu diâmetro é de 1 milímetro. Os representantes da variedade Kaibab são pouco exigentes em relação ao solo em que crescem. Porém, para que a árvore se desenvolva de forma mais ativa, é necessária a aplicação de cobertura morta. Para o plantio, é melhor escolher áreas claras.

Também é importante observar que Kaibab é uma variedade de abeto azul resistente à geada. A planta também tolera bem a seca. Ele pode crescer em um ambiente urbano. Pode ser plantado em plantação única ou em jardins de pedras.

O nome "Kaibab" foi dado a esta planta em homenagem à reserva nacional. Uma característica única do abeto é a capacidade de mudar o tom de sua copa para um tom mais azul com o tempo (anualmente).

Oldenburg

A variedade "Oldenburg" (ou Oldenburg) é um abeto ornamental com uma copa regular e larga. Ele cai bem baixo em relação à superfície da terra, e a cor das agulhas é azul com tons prateados. A altura máxima é de 15 metros. Ao mesmo tempo, a árvore cresce muito lentamente. Assim, por exemplo, na idade de 10 anos, a preguiça azul geralmente não excede a altura de 3 metros. O tronco da variedade Oldenburg é coberto com casca marrom-acinzentada, enquanto os brotos e ramos são marrom-laranja. As agulhas são curtas e grossas e possuem 4 pontas. A coloração pode variar de aço azulado a branco prateado. Deve-se ter em mente que há uma camada de cera na superfície das agulhas jovens.

O tamanho dos cones da planta chega a 8 centímetros. Eles têm uma forma cilíndrica e uma estrutura solta. Os botões jovens podem ser de cor amarela, mas com a idade, mudam de cor para castanho claro. O sistema radicular "Oldenburg" pertence à categoria de superficial. Mas, apesar disso, a árvore é resistente até mesmo a ventos fortes, respectivamente, podendo ser plantada em áreas que se caracterizam por condições climáticas desfavoráveis.

Recomenda-se o cultivo de representantes desta variedade em solos franco-argilosos e arenosos. Nesse caso, as próprias parcelas devem ser ensolaradas. Observe que a árvore não sobreviverá em solos salinos e superconsolidados.

Waldbrunn

Waldbrunn é um abeto espinhoso que cresce lentamente. A copa da árvore tem a forma de um ninho e é solta em si mesma. Com a idade, a coroa de um abeto pode mudar de forma e adquirir uma forma cônica. O jardineiro deve levar em conta que a taxa de crescimento das plantas enxertadas é muito maior, o formato da copa é mais correto - cônico.

Pelas suas dimensões, "Waldbrunn" é uma pequena árvore. Um abeto adulto não ultrapassa 80 centímetros de altura e seu diâmetro é de 100 centímetros. As agulhas da planta são cinza-acinzentadas com um tom azul ou prateado. Ao mesmo tempo, as agulhas jovens têm uma cor mais brilhante e saturada. As agulhas da árvore são macias ao toque e de estrutura bastante espessa. Eles geralmente estão localizados em brotos densamente espaçados.

A variedade Waldbrunn é caracterizada por uma robustez de inverno bastante elevada. Ao mesmo tempo, é melhor selecionar áreas ensolaradas para o plantio, ou pelo menos áreas com sombra parcial. Se você quiser que a copa da árvore tenha uma copa bem definida e com formato, você deve amarrar a árvore. A estrutura da copa das árvores é espessa e extensa. Um é homogêneo e uniforme sem um condutor pronunciado, e os ramos de "Waldbrunn" estão localizados na posição horizontal.

Esses abetos são geralmente plantados em jardins rochosos ou de urze. Spruce pertence ao grupo dos anões, então paisagistas costumam usá-lo para decorar terrenos pessoais. Parece bonito em composições com outras coníferas de pequeno porte e plantas decíduas. Para o plantio de variedades, a preferência deve ser dada a solo moderadamente fértil, úmido e drenado. Também é desejável que o solo seja ligeiramente ácido. Ao mesmo tempo, "Waldbrunn" não tolera o solo com alagamento estagnado. Para o inverno, a planta não precisa de abrigo.

Fat Albert

"Fat Albert" é uma variedade de abetos azuis, cuja característica distintiva é a coroa.Tem uma forma cónica regular. Em altura, uma planta adulta pode atingir 15 metros, enquanto a largura máxima é de 3,5 metros. A árvore cresce muito rapidamente - esta característica distingue esta variedade de outras variedades que foram descritas acima. Durante o ano, a planta não cresce mais que 30 centímetros de comprimento e adiciona cerca de 15 centímetros de diâmetro. A planta atinge dez metros de altura aos 30 anos.

As agulhas da variedade "Fat Albert" são coloridas em tom azul-prateado e seu comprimento pode chegar a 3 centímetros. Os ramos do abeto crescem em um ângulo de 90 graus. Eles são resistentes o suficiente para suportar o peso da neve (mesmo molhada). As agulhas são espinhosas ao toque. Se você deseja plantar "Fat Albert" em seu terreno, então você precisa saber que a planta é pouco exigente em relação à composição do solo - esta qualidade é apreciada por muitos jardineiros (experientes e iniciantes).

Se um representante da variedade crescer em uma área sombreada, esteja preparado para o fato de que a cor das agulhas pode mudar e adquirir tons mais escuros. A planta é freqüentemente plantada na região central da Rússia, pois tolera bem o frio. Além disso, o abeto é resistente à poluição atmosférica. Devido a isso Fat Albert é frequentemente plantado em áreas industriais para fins de paisagismo... A cor dos cones das árvores muda com o tempo. Ele pode variar em tons de verde a marrom claro.

A árvore não precisa de poda sistemática. Este procedimento é recomendado apenas se "Fat Albert" desempenhar um papel decorativo.

Bialobok

"Bialobok" é uma variedade ornamental que manifesta suas propriedades mais vividamente na primavera. Neste momento, os rebentos jovens de uma cor amarelo dourado são combinados com as agulhas azuis do ano anterior, criando uma composição luminosa incomum. A árvore cresce lentamente e não tem uma forma constante e delineada. Aos dez anos, o abeto pode atingir 2,5 metros de altura e 1 metro de largura. Ao mesmo tempo, a copa da variedade é muito densa e de formato irregular. Os botões do tipo "Bialobok" são de cor amarelo-acastanhada, têm forma cónica e são grandes.

"Bialobok" prefere solo fértil e úmido. Também é importante que o solo em que a árvore cresce seja bem drenado. Você deve escolher solos franco-argilosos e arenosos com um ambiente ligeiramente ácido. Fatores como salinidade do solo, superconsolidação e excesso de umidade têm um efeito prejudicial no crescimento e desenvolvimento de uma árvore. No processo de saída, é muito importante observar a medida no processo de fertilização. Caso contrário, podem ocorrer reações negativas. Se o "Bialobok" cresce em um ambiente urbano (em áreas movimentadas ou perto de rodovias), você deve borrifar regularmente as agulhas com água para remover a contaminação.

"Sanders Blue" canadense

Esta variedade pertence à categoria dos anões, pois possui um tamanho muito modesto. A forma da coroa é cônica. Por isso, a árvore é muito popular entre paisagistas e jardineiros. A cor da coroa é azul claro. A combinação de tais características externas permite que este abeto se torne um adorno de quase qualquer composição decorativa do local. "Sanders Blue" cresce lentamente, adicionando no máximo 7 centímetros por ano. Assim, aos 10 anos, a árvore atinge uma altura de 70 a 80 centímetros. A altura máxima varia de 2 a 3 metros, e a largura pode ser igual a dois metros.

Os brotos da árvore se ajustaram perfeitamente ao poste. O abeto canadense cresce e se desenvolve mais ativamente em áreas ensolaradas, e uma pequena quantidade de sombra também é recomendada. A variedade é suscetível a umidade e moderadamente rica em componentes minerais e nutrientes. - é nesses solos que se recomenda plantar uma árvore.Em áreas onde o "Sanders Blue" cresce, não permitir a compactação e a estagnação da umidade. Isso pode levar a consequências desastrosas para o crescimento e o desenvolvimento. Este abeto deve ser plantado o mais longe possível das águas subterrâneas. Além disso, é imperativo cuidar da camada de drenagem.

Assim, dependendo das suas preferências pessoais, você pode escolher a variedade para o seu site que se encaixará no design geral do site e se tornará sua verdadeira decoração.

Como escolher?

Se você planeja plantar um abeto azul em seu local, deve escolher cuidadosamente uma determinada variedade. Em primeiro lugar, avalie sua força - se você pode prestar a devida atenção aos cuidados com a planta. Se você não tem certeza se dispõe de tempo e esforço necessários, é recomendável dar preferência a variedades despretensiosas. A aparência é outro fator importante. O abeto deve caber na composição geral da planta do seu jardim. Se você é o proprietário de uma pequena área de jardim, escolha representantes de grupos de anões. Se houver um espaço impressionante, espécimes mais altos também podem ser plantados.

O custo das mudas também deve ser considerado na escolha de uma planta. Algumas espécies são muitas vezes mais caras do que suas contrapartes.

Como crescer?

Os processos de plantar, cultivar e cuidar do abeto azul em casa são difíceis para muitos jardineiros. Se você está se perguntando se é certo plantar mudas em seu local na primavera, se é possível plantar um abeto azul e cultivá-lo a partir de um galho, e também está interessado nas recomendações de especialistas em fertilização, então você deve leia nosso conselho.

Aterrissagem

O plantio é uma etapa crítica. Se você negligenciar as regras e instruções de especialistas e cientistas, a planta não criará raízes, não crescerá e se desenvolverá. Ao plantar um abeto azul, em primeiro lugar, você deve confiar em quantas árvores planeja plantar. lembre-se disso deve haver espaço livre entre as mudas... As árvores devem ser capazes de crescer e se desenvolver enquanto aumentam de tamanho. Se as mudas de abeto vermelho forem plantadas muito próximas umas das outras, não serão capazes de crescer. A distância mínima entre as árvores deve ser de 2 metros.

Além disso, algumas outras recomendações devem ser seguidas. Então, por exemplo, para plantar mudas, é necessário cavar buracos. Sua profundidade não deve ser inferior a 50 centímetros. Também não é recomendado cavar buracos com mais de 70 centímetros. Neste caso, o diâmetro dos furos depende do tamanho do recipiente no qual o abeto estava crescendo antes. O poço deve ser 50 centímetros maior que o espaço que o recipiente tinha.

O fundo do buraco que você cavou, bem como as rachaduras entre suas bordas e o pedaço de terra, devem ser preenchidos com uma mistura pré-preparada. Essa mistura deve consistir em vários componentes obrigatórios: solo, turfa e areia (em uma proporção de 4/2 / 0,5).

Cuidado, água e alimentação

A irrigação é um cuidado obrigatório com os abetos plantados. Então, Em primeiro lugar, você deve se lembrar que a planta precisa de muita umidade. Normalmente, adiciona-se água de 5 a 7 vezes ao dia em pequenas porções (se houver excesso de água, o sistema radicular pode apodrecer, pois fica próximo à superfície). É importante garantir que o solo não seque.

Com o tempo e quando a árvore atingir a idade de 1 ano, a quantidade de rega deve ser reduzida para 2 vezes ao dia. Ao mesmo tempo, não se esqueça de realizar o procedimento de afrouxamento e cobertura morta. Um cuidado obrigatório com o abeto vermelho é borrifar água morna e borrifar. Esses tratamentos ajudarão a hidratar a planta e remover os depósitos de poeira. Em geral, recomenda-se regar o abeto azul por gotejamento ou por irrigação.

Além da necessidade de aplicação de líquido, há também uma exigência em relação à fertilização e fertilização. Se negligenciarmos o reabastecimento do solo e do solo, a árvore crescerá muito lentamente. Porém, ao mesmo tempo, deve-se levar em consideração o fato de que os abetos vermelhos são muito exigentes em relação à alimentação. Portanto, em nenhum caso os fertilizantes devem ser aplicados ao solo no outono. Recomenda-se que esse procedimento seja adiado para a primavera ou verão. Além disso, estrume e fertilizantes de nitrogênio não podem ser usados ​​como cobertura. Deve ser dada preferência a misturas universais.

Podando e modelando a coroa

Os abetos azuis não precisam ser aparados ou podados regularmente. Normalmente, a coroa se forma e cresce por conta própria. No entanto, o procedimento de remoção de galhos quebrados ou infectados com pragas ou doenças não deve ser negligenciado. Também é recomendável cortar os brotos amarelos. Caso contrário, não apenas a aparência do abeto se deteriorará, mas seu desenvolvimento também diminuirá. Se você deseja aparar a coroa para fins decorativos, esses processos devem ser realizados até os 7 anos de idade. Depois disso, a formação da coroa deve ocorrer naturalmente.

Combater a doença

Na maioria das vezes, os abetos azuis jovens, ainda imaturos, sofrem de doenças e pragas. As doenças mais comuns incluem:

  • schnotte (leva ao escurecimento das agulhas);
  • ferrugem (esporos de fungos aparecem na árvore);
  • necrose (a casca seca e descama);
  • murcha traqueomicótica (podridão da raiz);
  • câncer ulcerativo (o dano é formado no tronco).

Para para livrar o abeto de tais enfermidades, é necessário realizar o tratamento obrigatório... Isso ajudará o abeto a ficar verde, azul ou prateado novamente (dependendo da tonalidade original). Todas as partes danificadas devem ser removidas (cortar, cortar), recomenda-se tratar as manchas serradas com verniz de jardim e despejar uma solução com um preparado fungicida sob a árvore (no sistema radicular).

Como propagar?

Existem várias maneiras criação de abetos azuis:

  • estacas;
  • cultivo de mudas;
  • usando sementes.

Se você decidir criar um abeto azul usando o método de estacas, você deve cortar as estacas jovens de uma planta adulta (que tenha pelo menos 5 anos de idade) na primavera ou no verão. Por esta você deve escolher ramos, o comprimento dos quais é de 7 a 12 centímetros... Além disso, um pequeno pedaço de casca deve permanecer na base. O processo de enraizamento deve ser realizado em casa de vegetação. Você precisa plantar a estaca em uma mistura de areia e turfa a uma profundidade de pelo menos 2 centímetros. A planta vai criar raízes em 60 dias.

Para cultivar mudas em uma loja de jardinagem, você precisa comprar uma árvore jovem com cerca de 0,5 metros de altura. Ele deve ser colocado imediatamente em um lugar permanente. Se você estiver plantando vários abetos, mantenha uma distância de pelo menos 2 metros entre eles. O buraco deve ter cerca de 70 centímetros de profundidade e o fundo deve ser coberto com areia e cascalho. Para cultivar uma árvore com sementes, você precisa coletar sementes de cones maduros e, em seguida, enxágue-as com água e uma solução fraca de manganês. Antes do plantio, recomenda-se deixar as sementes de molho em solução fungicida por 12 horas e, em seguida, secá-las. Depois disso, as sementes são semeadas no solo e cobertas com cobertura morta. Abeto vermelho é mais frequentemente propagado por este método.

Exemplos em paisagismo

O abeto vermelho azul é muito usado em paisagismo. É plantado de forma independente e é usado para decorar composições. Para terrenos privados, as variedades anãs são as mais preferidas, pois têm uma aparência bem organizada. Ao mesmo tempo, se você quiser dar ao seu site status e nobreza, é recomendável usar grandes abetos azuis.

Aqui estão alguns exemplos de como você pode adicionar sabor ao design do site com a ajuda de spruce.

  • Se você mora em uma casa de campo, com a ajuda de um abeto anão azul, pode decorar seu perímetro ou plantar uma planta perto da janela.
  • Se você tem um lago em seu quintal, um abeto azul será um ótimo complemento para essa paisagem natural.
  • Pinheiros azuis plantados ao longo do caminho ficarão ótimos.

Para informações sobre como plantar um abeto azul corretamente, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário