Abeto Engelman: descrição, variedades e cultivo
Hoje, as coníferas são um tipo bastante comum para áreas de paisagismo e também são amplamente utilizadas na construção e na fabricação de móveis. É por esta razão que hoje no mercado pode encontrar um grande número de variedades e tipos de coníferas muito diferentes. Entre eles, destaca-se o abeto Engelman.
Descrição
A árvore leva o nome do cientista alemão T. Engelmann. É uma planta perene da família dos pinheiros. Na natureza, o abeto cresce em florestas mistas, vizinhas não apenas de outras coníferas, mas também de árvores decíduas. O local de nascimento da árvore é a América. Mas hoje já está espalhado por todo o hemisfério norte do planeta.
No nosso país e na Europa, o abeto começou a ser plantado apenas no início do século XIX. Esta árvore tem um aspecto bastante estético, é por esta razão que os abetos Engelman são frequentemente plantados nos nossos parques e praças.
A vida útil de uma árvore é muito alta, ela pode viver até 500 anos, enquanto cresce até 50-60 m de altura. Esta espécie é bastante resistente à geada, podendo resistir a geadas de até -47 °.
A copa da árvore não se espalha, o diâmetro da árvore normalmente não ultrapassa 1 m. A casca de todas as variedades desta espécie é escamosa, mais fina que a das outras coníferas, tem uma cor castanha clara, que dá um tom avermelhado matiz.
As agulhas de abeto são peculiares: têm formato quadrilátero, de comprimento não ultrapassam 2,5 cm.
Têm uma cor azul claro muito interessante, que varia ligeiramente em função da variedade.
Os cones também não são muito grandes, os maiores têm cerca de 6 a 8 cm de comprimento. Eles são cilíndricos e de cor marrom claro. Eles amadurecem em uma estação; no início do outono, as sementes já estão prontas neles.
Agrotécnica
Em condições naturais, via de regra, a reprodução ocorre por meio do espalhamento de sementes e as pessoas plantam mudas em seus jardins. A árvore não é exigente com as condições de clima e solo durante o plantio. Cresce bem mesmo em solos calcários. Uma das regras a seguir é não plantar a árvore em um local que ficará constantemente à sombra. A árvore adora a luz do sol.
E também na hora do plantio, é preciso fazer um sistema de drenagem, polvilhar com solo fértil. Ao preencher o sistema radicular, deve-se usar uma mistura de turfa, folha e solo com grama e areia. Isso é feito para que a árvore crie raízes melhor. As árvores devem ser plantadas a uma distância de 3 m umas das outras, caso contrário, irão interferir umas nas outras à medida que crescem.
Imediatamente após o plantio, a árvore precisa ser regada uma vez por semana e também precisa ser alimentada com 150 g de fertilizante nitroammofos por 1 árvore. A coroa deve ser cuidada: deve ser borrifada com água. Isso ajuda a remover a poeira e abastecer as agulhas. Uma vez a cada poucas semanas, o solo deve ser solto e polvilhado com turfa.
Somente mudas com menos de 1,5 m precisam ser preparadas para o inverno.
Para isso, é necessário colocar escudos protegendo a muda do vento do lado norte, envolver a árvore em várias camadas com fibra agrícola, cobrir as raízes com folhas e terra.
Pragas
Existem vários tipos de pragas, que são extremamente perigosos para a vida de uma planta conífera.
- Aphid Sitka. O inseto é pequeno em tamanho, atingindo no máximo 2 mm, é praticamente invisível a olho nu. Para encontrá-lo, você precisa colocar uma folha de papel branca sob o arbusto e sacudir os arbustos.Para combater esse inseto, utiliza-se água limpa ou com sabão, com a qual são lavadas as plantas infectadas e sadias. Neste caso, certifique-se de que a água com sabão não entre nas raízes da planta.
- Comedor de agulha, rolo de folhas de abeto. Lagartas de tamanho muito pequeno, que comem as agulhas da planta, enquanto a cobrem com uma teia de aranha que segura as agulhas. Mas à mais leve rajada de vento, as agulhas se desintegram, a árvore permanece nua. Para combater essa praga, também é usada água com sabão, com a qual se lava os arbustos infectados. E também há a opção de remover completamente as áreas afetadas, desde que a planta comece a doer.
- Escudo falso. Ele se espalha principalmente em plantas jovens, ataca em colônias, sugando todo o suco da árvore. Se isso acontecer, as árvores jovens morrem, as árvores mais velhas diminuem o seu crescimento, a forma da copa é deformada. Para evitar que uma árvore seja atacada por uma praga, ela deve ser plantada corretamente: um falso escudo ataca as plantas que crescem na sombra.
Aplicativo
Essa árvore muitas vezes pode ser encontrada em jardins e parques. Parece ótimo quando plantado sozinho, separado de outras árvores. Mas, ao mesmo tempo, não perde sua beleza se crescer ao lado de um pequeno número de outros arbustos. Muitas vezes é usado para criar becos e parques.
Este abeto, ao contrário de outros tipos de coníferas, praticamente não é utilizado na construção e fabricação de móveis, mas é amplamente utilizado na medicina.
Desde os tempos antigos, as pessoas usavam coníferas para manter a saúde, para prevenir doenças, usadas como antimicrobiano, desinfetante.
Variedades
Existem várias variedades deste abeto.
- Glauka é o mais popular deles. Estes comiam em tamanho grande. A peculiaridade desta variedade está na sua cor. A cor das agulhas é incomum para nós: tem uma cor azul turquesa brilhante, às vezes a tonalidade chega a ser branca. Esta árvore tem uma copa muito larga. Este abeto ficará muito bem em grandes jardins. O tamanho de uma árvore adulta (cerca de 30 anos) é de 15 a 20 m de altura e mais de 4 m de largura e o crescimento é de 25 a 30 cm por ano.
- Talbot. A árvore cresce muito lentamente, tem a forma de uma esfera, por ano o crescimento é de cerca de 1–3 cm, a cor das agulhas dá uma tonalidade azul prateada.
- Cobra. Uma planta interessante que tem galhos crescendo de forma caótica, o formato dos galhos é extraordinário. Este abeto é muito estável, o sistema radicular se instala profundamente no solo e nem uma única rajada de vento pode arrancá-lo. A cor das agulhas é azul esverdeado escuro. Ela cresce muito rapidamente, aos 10 anos, um aumento de cerca de 2,5 m.
- "Blue Mage". A cor da coroa é azul-prateada, especialmente pronunciada no início da primavera. O crescimento anual é geralmente de cerca de 15 cm.
- Bush Lays. Este abeto parece muito original: dá-se a sensação de que há uma saia na parte inferior do abeto. Tem uma bela cor verde-acinzentada da coroa, que forma um contraste pronunciado com as jovens agulhas azul-prateadas no início da primavera. Esse abeto vai ficar bem em qualquer jardim ou parque, vai atrair a atenção. Essa árvore fica bem quando combinada com outras árvores coníferas e decíduas.
- Pendula. Uma variedade bastante comum de coníferas, copa caída, agulhas espinhosas. Esta variedade é uma das mais belas entre as coníferas. Reproduz-se apenas por enxertos, não pode reproduzir-se de outras formas, pois foi obtido pelo cruzamento de várias variedades e resultou de uma mutação.
- Blue Harbor. Este abeto com uma copa muito estreita cresce mais verticalmente. As agulhas são relativamente longas, ao toque são mais aveludadas e macias em comparação com as agulhas de outras variedades de abeto de Engelman. A cor da coroa é uma cor aqua muito rara.
Como plantar corretamente uma planta conífera, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.