Spruce "Fat Albert": descrição, características de plantio e cuidado, reprodução
Abeto Fat Albert é uma árvore conífera com uma bela coroa azul, que é o resultado da seleção natural natural. É uma espécie de conífera bastante jovem, descoberta na década de 70 do século passado. Devido à sua cor extraordinária e forma geometricamente correta, é considerado um dos tipos de abeto mais populares.
Descrição da variedade de abeto
A árvore conífera Fat Albert junta-se ao grupo dos abetos, que se distinguem pela sua forma larga e cónica e por uma proporcionalidade especial, tem um crescimento extremamente rápido - até 20 cm por ano. As árvores maduras desta espécie atingem 15 metros de altura e 3-4 metros de diâmetro. Aos 10 anos, o abeto cresce até 3 metros.
Características características de uma planta perene, ou melhor, de uma planta perene:
- ramos fortes e duráveis, de crescimento denso localizados perpendicularmente ao tronco indicam a estrutura em camadas da árvore;
- as agulhas pontiagudas e espinhosas atingem 2 a 3 cm de comprimento e se distinguem por uma tonalidade azul que não desbota ao longo do ano;
- Os cones que se formam na primavera são oblongos, às vezes em forma de ovo, têm uma cor verde-violeta e ficam lindos em galhos cinzentos, com o tempo eles ficarão marrons.
A vantagem desta variedade é que a cor azul-prateada da árvore não se altera ao longo do ano, além disso, a sua idade não altera a cor do abeto.
Outras características desta cultura de coníferas:
- aumentou a robustez do inverno e suporta temperaturas abaixo de zero abaixo de -35 graus;
- adora luz, é bastante resistente a climas áridos, mas, crescendo nele, cresce muito mais devagar;
- sente-se bem em solos férteis e soltos com boa drenagem;
- com forte umidade, o abeto é suscetível à influência de microorganismos fúngicos, seus ramos murcham e podem se desintegrar;
- os ramos da planta podem suportar cargas elevadas, por isso não têm medo da abundância de neve.
- "Fat Albert" pode adoecer apenas devido à irrigação inadequada, forte acidez do solo e estagnação da umidade do solo.
A árvore não é suscetível a pragas e se sente bem em condições urbanas - o impacto do ar poluído com gases, a poluição e a presença de fumaça na atmosfera não afetam realmente sua vitalidade e beleza. Árvore de Natal espinhosa "Fat Albert" é justamente considerada um dos melhores tipos de abeto azul e é uma decoração digna de territórios públicos e privados.
Características de reprodução e plantio
Como o pinheiro bravo azul não é tão tolerante à sombra quando comparado ao pinheiro comum, recomenda-se plantá-lo em áreas abertas do local. Antes disso, vale a pena verificar se o lençol freático é profundo o suficiente, e o local não estará sujeito a enchentes de nascentes e alagamentos. A árvore conífera Fat Albert é bastante exigente quanto à composição do solo; a planta pode reagir de forma especialmente acentuada ao aumento da acidez. É também exigente quanto à fertilidade da terra. O solo ideal são solos franco e arenoso com baixa porcentagem de ácido e espessura significativa da camada de drenagem.
A reprodução em casa é feita de duas maneiras - pelo cultivo de sementes e por estacas. Para a obtenção das sementes, os cones são trazidos para casa no inverno, após sua abertura, as sementes são cuidadosamente retiradas, colocadas em areia úmida e mantidas em local frio.Na primavera, antes do plantio, devem ser tratados com solução de permanganato de potássio para desinfecção e prevenção de doenças fúngicas. O plantio ocorre do início de maio ao final de junho.
O substrato para mudas é uma mistura de turfa (1 parte), areia (1 parte), folha e solo de grama (2 partes de cada componente). As sementes são semeadas em um recipiente ou em caixas grandes a uma profundidade de 2 cm e derramam bem o solo.
Depois que as mudas crescem, elas ficam assentadas mais espaçadamente, a uma distância de 30 cm uma da outra, e aos 3 anos - com intervalo de 1 m.
É muito mais fácil enraizar as mudas de uma planta. Isso exigirá:
- na primavera, corte os rebentos de pinheiros maduros com um pedaço de madeira;
- limpe a parte inferior das agulhas;
- processo com permanganato de potássio;
- plantar em covas de plantio com substrato de solo e drenagem, que é usado como tijolo desintegrado, seixo ou cascalho;
- colocar a muda no solo até o nível do solo e compactar levemente;
- regue as plantas abundantemente e cubra-as com papel alumínio;
- em seguida, a rega é necessária até 4 vezes por dia, e mais perto do inverno - cobertura morta com casca, serragem e turfa.
É aconselhável proteger as plantas jovens da luz solar direta, pois elas podem queimar gravetos tenros. Em princípio, você pode comprar uma muda pronta. Claro, é melhor adquiri-lo em um viveiro especializado com sistema de raízes fechadas. Ao plantar, a planta é colocada no solo junto com um torrão de terra.
Como cuidar do Abeto Fat Albert?
Cuidar do abeto azul inclui procedimentos familiares a todos os jardineiros.
- Irrigação regular, especialmente para árvores jovens. São regados 2 vezes ao dia com água morna, além disso, a massa verde é umedecida por aspersão. Polvilhar a coroa é melhor feito à noite. Recomenda-se aumentar a rega em dias secos e quentes.
- A fertilização é relevante para os primeiros 5 anos de cultivo. Isso requer alimentação periódica com composições minerais contendo nitrogênio, fósforo e potássio, e em uma dosagem projetada especificamente para coníferas. É categoricamente impossível fertilizar o abeto espinhoso azul com matéria orgânica - húmus e esterco. A primeira alimentação é realizada no início da primavera, após o derretimento da neve. Eles são aplicados diretamente no solo da parte próxima ao caule e ligeiramente compactados. As plantas adultas não precisam de fertilização.
- Para evitar a formação de uma crosta terrestre, o solo próximo ao tronco da planta deve ser afrouxado e também limpo de ervas daninhas. A escavação é indesejável para não danificar o sistema radicular.
- Em caso de condições ambientais desfavoráveis e forte contaminação por gás, o abeto pode ser lavado uma vez a cada 30 dias.
- Um dos pontos importantes no cultivo da éfedra é a cobertura do solo com composição de turfa.
- A poda da copa é feita quando necessário, por exemplo, quando é necessário remover ramos secos e doentes, mas isso é permitido apenas no verão. Se você cortar os brotos de abeto no outono, isso pode fazer com que a árvore congele. Na época da poda, o jardineiro geralmente não usa o gramado do jardim, pois a árvore se cura sozinha, com sua própria resina.
- A modelagem artística da copa é feita apenas para árvores jovens de até 7 anos.
- Na preparação para o inverno, os galhos que crescem na parte inferior do tronco são amarrados a ele apenas nas árvores jovens.
As doenças que podem afetar o abeto Fat Albert são câncer ulcerativo, fusarium, necrose da casca, ferrugem, infecções fúngicas (shute), desenvolvimento de podridão nos galhos e no tronco. Das pragas, as mais perigosas para a árvore são a mosca-serra e o ácaro vermelho. A inspeção oportuna das árvores e seu tratamento com inseticidas e fungicidas ajudará a proteger as plantas contra danos. Para doenças, você pode usar mistura de bordeaux, oxicloreto de cobre e outras preparações com seu conteúdo. Para proteger o abeto de insetos, você pode comprar produtos como "Aktara" e "Decis".
Aplicação em paisagem
O abeto espinhoso do Colorado pode ser usado de diferentes maneiras:
- a árvore conífera é adequada para decorar as entradas de instituições públicas e estaduais;
- para o projeto de parques e praças;
- plantações solitárias tornam as árvores individuais realces brilhantes nos gramados, em combinação com outras plantas e flores;
- pousos em grupo são usados para criar becos;
- uso impecável da planta na decoração de áreas privadas.
Em seu próprio jardim, você pode deixar a árvore em esplêndido isolamento e conduzir bailes em volta dela para o Ano Novo. No entanto, existe uma opção mais interessante - você pode criar uma composição única de árvores coníferas: plante ao lado da beleza americana um abeto "Bialobok", abetos comuns, bem como thuja esférica, abetos, pinheiros anões e ciprestes. Esse conjunto se encaixa perfeitamente em arbustos de tamanho menor, como bérberis, pequenos arbustos de rosas em miniatura, plantas herbáceas perenes variegadas - pulmão, geychera, flor não-me-esqueças que ama a sombra.
A variedade "Fat Albert" é um prazer caro para um jardineiro, no entanto, sua presença em um terreno pessoal pode transformar o território, por isso a árvore é muito procurada.
No próximo vídeo, você encontrará mais informações sobre o abeto Fat Albert.
O comentário foi enviado com sucesso.