Spruce "Edith": descrição, plantio e cuidado, reprodução
Abetos espinhosos em miniatura são muito populares entre os proprietários de casas de campo. A cultivar "Edith" (Picea pungens Edith) conquistou um amor especial dos jardineiros. Esta é uma bela planta perene com graciosas agulhas azuis de um tom prateado. Uma variedade despretensiosa é amplamente utilizada em projetos paisagísticos.
Descrição
Segundo informações históricas, a bela variedade "Edith" foi criada em meados da década de 70 do século passado na Polônia (cidade de Sopot). Elemir Barabitz foi o criador de um novo tipo de abeto vermelho espinhoso. A propósito, a planta tem o nome de sua esposa. Há uma opinião de que o criador polonês usou a popular variedade Hoopsie como uma "fonte". Muitos especialistas acreditam que "Edith" é precisamente a forma de elite desta variedade de abeto espinhoso, que se distingue por uma coroa elegante e esguia e cores magníficas de agulhas. As características distintivas de uma árvore perene incluem o seguinte.
- Tom incrível de agulhas de pinheiro. Agulhas azuis finas são fundidas em prata. Jardineiros experientes chamam essa variedade de "o mais azul de todos os abetos vermelhos".
- Copa da árvore - forma cônica graciosa, que é famosa por sua densidade.
- "Edith", como todos os abetos espinhosos, tem um crescimento lento. Aos dez anos, a planta atinge um comprimento de 1 a 2 metros. Posteriormente, a taxa de crescimento aumenta significativamente (até 30 cm por ano). Aos 20 anos, a conífera perene tem uma altura de 5-6 cm. No entanto, esta variedade é conhecida pelo seu tamanho diminuto. Mesmo em anos maduros, seu comprimento não ultrapassa 10 cm.
Uma característica importante do abeto Edith é sua habilidade natural de “manter” sua forma. Nesse processo, a planta é auxiliada pelo guiador, que serve de base para a formação da coroa correta. Aos 6 anos, o abeto Edith começa a ser decorado com pequenos cones cilíndricos (até 8 cm). Na primavera, eles têm uma bela tonalidade rosada, que se transforma em um rico marrom com o tempo.
Peculiaridades
"Edith" não tem medo de baixas temperaturas e tem uma excelente resistência ao gelo. Além disso, a éfedra não sofre com a poluição do ar dentro da cidade. Prefere áreas ensolaradas, porém, consegue crescer em locais escuros. Em locais abertos com muita luz e calor, o abeto Edith consegue mostrar-se "em toda a sua glória": a coroa se torna mais magnífica, e o tom azul das agulhas é impressionante em sua magnificência. A variedade prefere solos bem drenados e levemente ácidos. O abeto espinhoso não tolera a secagem do solo e precisa de irrigação regular. Nesse caso, o excesso de umidade também é indesejável.
Regras de plantio e cuidados
É importante preparar o terreno primeiro. Spruce prefere solos leves e soltos, altamente permeáveis ao oxigênio e à umidade. Também é importante ter drenagem na cova de plantio. As regras para o plantio de pinheiros espinhosos são as seguintes.
- O abeto vermelho espinhoso é geralmente plantado na primavera. Porém, o plantio da variedade Edith também pode ser realizado nos últimos dias de agosto, quando o calor “passa”.
- A profundidade da cova de plantio é de 40-60 cm, no plantio em grupos é necessário manter uma distância entre as mudas de pelo menos 2 metros.
- Uma camada de drenagem é colocada na parte inferior do recesso.
- Areia, turfa e solo de floresta são adequados para a mistura de envasamento.
- Na cova de plantio, o sistema radicular da planta deve ser uniformemente espaçado.
- A muda é coberta com mistura de solo. O colar da raiz deve ficar nivelado com o solo.
- Após o plantio, o solo ao redor da planta é abundantemente regado e coberto com turfa.
Apesar de sua óbvia despretensão, o abeto Edith requer alguns cuidados. Por exemplo, esta variedade sofre sem rega regular. É necessário umedecer o solo 1-2 vezes por semana. As árvores jovens devem ser regadas com mais frequência e abundância. As coníferas também gostam de “tomar banho” com uma mangueira ou regador. Nesse caso, a água não deve ser gelada.
Quanto à alimentação, o fertilizante principal é aplicado durante o processo de plantio. A próxima cobertura é feita alguns anos depois, na primavera. Além disso, cuidar de uma árvore jovem envolve afrouxamento regular do solo e cobertura morta. Serragem, folhas secas e turfa são usados como cobertura morta. Não se esqueça da poda sanitária, durante a qual são retirados os ramos velhos e secos. É realizado no início da primavera e no final do outono.
O abeto espinhoso se propaga por meio de estacas, sementes e enxertia. Sem dúvida, a opção mais fácil é comprar uma muda jovem de um viveiro comprovado. É melhor para jardineiros novatos usar um método que envolva a propagação de uma planta por sementes.
Uso em paisagismo
Essa variedade é versátil. É igualmente bom em plantios individuais e plantios em grupo. Abetos vermelhos em miniatura com agulhas azuis e prateadas são plantados na cidade e em jardins. No território adjacente, as coníferas são utilizadas como sebe, podendo também "dividir" o sítio em várias zonas. Observe que a planta perene não perde sua atratividade, mesmo no inverno.
Você pode aprender mais sobre o abeto espinhoso de Edith no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.