Abeto decorativo: descrição, variedades e cultivo

Contente
  1. Tipos e variedades
  2. Como plantar?
  3. Cuidado correto
  4. Uso em paisagismo

Os abetos decorativos costumam decorar as áreas dos parques da cidade, pois absorvem o ruído e ajudam a limpar a poeira do ar.

São atraentes para proprietários de casas particulares e chalés de verão, pois se encaixam com eficácia nas composições vegetais do terreno pessoal.

Tipos e variedades

A principal descrição botânica do abeto vermelho é uma árvore perene com folhas espinhosas em forma de agulha e um aroma delicado e agradável. Há um grande número de diferentes tipos de beleza de coníferas. Os nomes dos representantes mais comuns são bastante despretensiosos e falam sobre suas principais características. Ao enobrecer áreas ajardinadas, são utilizados cerca de 20 tipos de abetos, que possuem diferentes tonalidades de agulhas e formato de copa.

  • Abeto da Noruega. A espécie mais comum, que possui 50 variedades de jardim. Para uma parcela pessoal, são recomendadas variedades de tamanho médio e inferior, com altura de 1,2 m a 3 m Os tons de folhagem variam de ouro claro a esmeralda. Os ramos são em forma de almofada ou piramidal.
  • Abeto do Colorado. As variedades são apresentadas em grande variedade. Eles podem crescer até 25 m, também existem representantes anões de até 2 m de altura. Uma bela coroa pode ser piramidal ou em forma de cone. As agulhas são espinhosas, azuis claras, prateadas ou verdes.
  • Abeto cinzento. Mais de 20 formas decorativas desta espécie foram criadas. Ambos altos com uma copa cônica e árvores baixas esféricas parecem ótimos. Recebeu esse nome por causa da tonalidade azulada da folhagem.

No projeto paisagístico, para decorar o território do jardim, uma variedade de variedades parecem muito impressionantes.

  • Akrokona. Externamente, lembra um arbusto com cerca de 1,5 metros de altura, raramente pode atingir os 4 metros. Uma árvore de Natal jovem tem uma rica cor verde, mas à medida que cresce, adquire um tom mais esmeralda. Nas pontas dos ramos jovens, aparecem cones em grande número, que conferem um efeito decorativo especial e sobressaem vividamente contra o fundo das agulhas.

Parece ótimo em plantações individuais e em grupo.

    • Aurea. As agulhas desta variedade apresentam uma delicada tonalidade verde-dourada. Resistente ao inverno, mantém-se bem no frio. A árvore exige muita luz, não é recomendável plantar em local sombreado. O pouso único é preferível.
    • Barry. A copa da cultivar consiste em fortes ramos verticais. Em tenra idade, tem o formato de uma bola e, com o passar dos anos, parece mais um oval. Crohn precisa de circuncisão periódica. A árvore parece mais impressionante nas composições do grupo.
    • Bialobok. A árvore é de tamanho médio, cresce até 1,5-2 metros, o tamanho tem 1 metro de diâmetro. É especialmente irresistível em maio-junho, quando brotos jovens de cor creme aparecem e criam um contraste contra o fundo geral de azul agulhas. Nos primeiros três anos, cubra o inverno.
    • Glauka. Variedade despretensiosa de crescimento rápido. A cada ano, ela cresce 30 cm de altura e 15 cm de largura, atinge uma altura de 20 me um diâmetro de 7 m e a copa se assemelha a um largo cone pontiagudo. As agulhas são densas e espinhosas, em tenra idade são azul-azuladas, com o tempo vão adquirindo uma cor verde com uma flor azulada. Eles parecem interessantes e atraentes ao pousar no portão da casa.
    • Inversa. Refere-se às espécies que choram. Os galhos crescem para baixo e se espalham pelo solo. A cada ano, seu comprimento aumenta em 30-40 cm. A altura total da planta não ultrapassa 1,5 m. Para o crescimento horizontal, é necessário um suporte adicional.

    Grandes pedras decorativas podem servir como tal.

    • Konica. O tamanho da árvore é pequeno, a copa é fina, em forma de cone. As agulhas são muito delicadas ao toque, finas e absolutamente não espinhosas. Tem um crescimento bastante lento, só acrescenta 4 cm durante o ano, é fácil de manter e, por isso, é muito popular entre os jardineiros.
    • Nana. É uma espécie de baixo crescimento, o máximo atinge os 5 m. Os galhos olham para cima, a folhagem é muito exuberante, a copa tem a forma de uma bola. É usado para plantar em grupo, como sebe, e também parece interessante em pequenos jardins ao lado de flores brilhantes.
    • Oldenburg. De aspecto bonito e despretensioso, tolera bem as geadas e a seca. A coroa é cônica. As agulhas são azul-claras. A cada ano, a altura da árvore aumenta em 30-35 cm, o que pode ser uma decoração maravilhosa para composições de jardim. Em um único ajuste, fica ótimo também.
    • Treblish. Mini-árvore incrível com agulhas azuis. A coroa da forma esférica é ligeiramente alongada para cima. Cresce muito lentamente, não ultrapassa os 0,6 m de altura.
    • Formanek. Variedade rasteira. Os ramos crescem horizontalmente, formando uma densa cobertura das agulhas. Para dar uma aparência vertical, o tronco deve ser amarrado a um suporte à medida que cresce.

    Recomendado para cultivo em vaso, será uma excelente decoração para o terraço.

    • Zuckerhut. Uma espécie de baixo crescimento, crescimento lento, pouco exigente para o solo. A coroa é em forma de cone. As agulhas são curtas, de cor verde brilhante. Precisa de sol. Adequado para pequenos jardins rochosos e escorregas alpinos.
    • Ehiniformis. Planta muito compacta e baixa esférica. O crescimento não excede 0,5 m, o diâmetro é 1 m. A taxa de crescimento lenta é característica, não precisa de cortes de cabelo frequentes para a formação da coroa. As agulhas são curtas, de cor azul-prateada. É melhor usar para decoração de jardins de pedras e composições em recipientes.

    Como plantar?

    Sujeito às regras, o plantio de abetos não causará dificuldades, mesmo para um jardineiro inexperiente. É melhor comprar uma muda para plantar em uma casa de veraneio em um viveiro ou loja especializada. Eles geralmente são vendidos em potes ou recipientes. Para a maioria das variedades, um espécime de dois anos será a melhor opção.

    A melhor época para o plantio no país é final de abril - início de maio. Durante este período, os botões da planta ficam em um estado dormente, e é mais fácil criar raízes. Pode ser plantado no final de agosto - início de setembro, quando o sistema radicular está crescendo ativamente.

    As etapas de plantio envolvem várias etapas.

    • É melhor preparar uma cova para o plantio com antecedência, cerca de 4-7 dias de antecedência. Deve corresponder ao tamanho das raízes. Para uma muda de dois anos de idade, um tamanho de 60 cm por 80 cm será suficiente, e se você planeja plantar um abeto grande, então um buraco deve ser cavado mais fundo. Ao plantar vários abetos, a distância entre as covas para os altos deve ser de cerca de 4-5 m, para os médios - pelo menos 3 m, para os anões - de 0,5 m a 1 m.
    • É aconselhável colocar uma camada de tijolos quebrados ou pedras de drenagem no fundo da cova de plantio. Eles drenam bem o solo e não permitem que o excesso de umidade fique estagnado. Despeje uma camada de solo fértil por cima, para isso você precisa misturar o solo do jardim com fertilizante ou composto.
    • Abaixe a muda na cova junto com um pedaço de terra. É importante que o colo da raiz esteja nivelado com o solo e não enterrado no solo. Preencher cuidadosamente o buraco com terra e compactar ligeiramente. A cerca de 20 cm da muda, é preciso levantar levemente o solo, formando um rolo em círculo, e preencher o espaço interno com serragem.
    • Regue a planta abundantemente. Isso é necessário não apenas para matar a sede, mas também para evitar a formação de cavidades de ar no solo.
    • Cave um pino próximo a ele e amarre uma árvore nele.

    Cuidado correto

    O principal cuidado com uma beleza verde se resume a regar e cortar ramos.Nas primeiras semanas após o plantio, pode-se regar todos os dias, mas em pequenas porções para que o excesso de umidade não estagnar. Após 2 semanas, a rega deve ser feita 2 vezes por semana, o volume de água para uma árvore jovem deve ser de 5 litros.

    Após este período, pode regar com menos frequência, num verão seco, basta uma vez por semana - 1 balde (7 a 10 litros) para cada tronco.

    Afrouxe o solo periodicamente, mas superficialmente, cerca de 5-6 cm. Polvilhe por cima com uma pequena camada de turfa de 4-5 cm. Aplique fertilizantes de fertilizantes minerais apenas nos primeiros 4-5 anos, caso contrário, há uma chance de que uma árvore do tamanho de uma floresta cresça no local.

    Certifique-se de remover galhos secos e, em seguida, comece a cortar galhos saudáveis. O abeto tolera bem a poda, quebra e depenagem para formar a copa e manter o crescimento dentro da faixa desejada. O primeiro corte de cabelo não pode ser feito antes de um ano depois. Depois disso, gaste anualmente na primavera.

    A altura da árvore pode ser reduzida. Para fazer isso, você precisa torcer e cortar os brotos superiores para que os nutrientes disponíveis sejam distribuídos suavemente por todos os ramos. Graças a isso, a força da planta será preservada para os ramos adventícios, e ela se deliciará com sua fofura. O abeto pode ter qualquer formato, dependendo de como os galhos são podados. É melhor usar um podador manual ou um delimitador para aparar. Para evitar a divisão indesejada de galhos e a ocorrência de ferimentos, as ferramentas devem ser nitidamente afiadas. Os locais de corte podem ser tratados com uma solução de carbamida a 7%.

    Uso em paisagismo

    As coníferas perenes embelezarão qualquer território. Com a mudança das estações, o panorama da paisagem muda, mas o plantio de coníferas vai reanimá-lo mesmo no inverno frio. Ficam muito bem com relva, arbustos baixos e grandes canteiros de flores.

    • Caminhos e reservatórios. O abeto é frequentemente plantado como decoração para caminhos e decoração de escorregadores alpinos. Para decorar um caminho reto, é melhor escolher árvores com copa cônica, e pequenas árvores fofas parecem espetaculares perto do reservatório.
    • Cobertura. Muitos jardineiros gostam muito de cercas vivas feitas de representantes de coníferas. Eles se deliciam não apenas na temporada de primavera-verão, mas durante todo o ano. Eles são usados ​​para proteger o território do vento e isolar zonas. As vistas piramidal e esférica são mais adequadas. A sebe distingue perfeitamente a sebe contra o fundo de outras plantações de abetos com uma tonalidade azul ou aço das agulhas.

    A regra básica ao plantar desta forma é usar um tipo de planta conífera.

    • Grama. Os gramados podem ser diversificados e revitalizados com várias culturas de abetos. Árvores altas ou médias adicionam elegância. As plantas em forma de cone e esféricas irão adicionar charme. Um único abeto também terá uma aparência esteticamente agradável em um gramado em miniatura.
    • Aterragens em grupo. Na formação de composições múltiplas, é importante levar em consideração a combinação das plantações de acordo com o formato da copa e a cor da folhagem. Obtêm-se patamares pitorescos, formados levando em consideração o contraste da cor das agulhas e o formato das configurações. Por exemplo, as espécies piramidais harmonizam-se bem com as esféricas e rasteiras. Obtém-se um efeito colorido ao colocar abetos com canteiros de flores. Os arbustos de hortênsias vizinhos parecem incomparáveis.
    • Mixborders. Desenho de conjuntos composicionais com a utilização de diversos representantes da flora. Neste caso, as sempre-vivas são geralmente atribuídas ao lugar principal em um canteiro de flores pré-fabricado ou como um fundo para flores. Ideal - plantar em uma mistura de abeto azul com bérberis, cotoneaster ou hortênsia. Ao formar uma fronteira mista, é necessário levar em consideração a compatibilidade das plantas. A queda da agulha aumenta a acidez do solo, o que não é adequado para todas as plantações.
      • Rockeries. O projeto de jardins rochosos da moda requer a presença de coníferas. A escolha dos representantes depende do tamanho do jardim ornamental.Em uma pequena, as variedades rasteiras e anãs ficarão ótimas, uma grande, sem dúvida, irá decorar as espécies altas ou médias.
      • Bonsai e jardins em vasos. As condições de clima médio nem sempre permitem o plantio de algumas variedades ornamentais de abetos em local permanente em terreno aberto. As árvores das regiões do sul reagem dolorosamente às mudanças de temperatura, o que é ruim para seu bem-estar. A solução ideal é plantar em vasos e vasos de flores. Quando o tempo está quente, eles ficam no jardim, e no inverno são levados para uma varanda fechada. Coníferas rasteiras e anãs crescem bem em vasos. Além disso, quanto maior a planta, mais espaçoso o recipiente deve ser para ela. A vantagem dos jardins em contêiner é que seu design pode ser facilmente alterado ao longo do tempo ao mudar a disposição das composições.

      Plantar abetos decorativos será uma ótima opção para ajudar a enriquecer e diversificar o desenho de uma casa ou jardim. Não exigem esforço de manutenção, transformam o local em um aconchegante local de descanso e se deliciam com a beleza por mais de um ano.

      Para a formação da coroa do abeto, veja o vídeo abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário