Abeto negro: descrição, variedades, plantio e cuidados
Spruce é uma das coníferas mais populares. Não tem apenas propriedades estéticas, mas também múltiplas propriedades curativas que são amplamente utilizadas na medicina e na aromaterapia. Hoje existem muitos tipos de abeto, mas um dos mais interessantes é o preto. Falaremos sobre isso a seguir.
Descrição e recursos
O segundo nome do abeto negro é Picea mariana. Esta árvore alta e despretensiosa cresce nas regiões mais frias da América do Norte. Seu habitat é a floresta-tundra, onde a cultura enfrenta uma série de condições inadequadas para a sobrevivência todos os dias: geadas severas, falta de precipitação, verões frios, áreas pantanosas, solo pobre em nutrientes. Em tal clima, o abeto preto raramente cresce acima de 15 metros. Mas quando foi introduzido na Europa, a taxa de crescimento dobrou e o abeto começou a crescer até 30 metros de altura.
No entanto, ela categoricamente não suporta o sol direto e temperaturas excessivamente altas.
O abeto negro é uma cultura perene com crescimento e circunferência do tronco impressionantes, que em alguns casos pode chegar a 90 cm. A forma da coroa é semelhante a um cone, os ramos localizados no fundo praticamente tocam o solo. Existem muitas escamas na casca, a cor varia do cinza claro ao avermelhado. As agulhas são finas, sua cor geralmente é azul esverdeado. As agulhas cobrem o galho densamente e, se você esfregá-las, poderá sentir o aroma usual. Os cones têm a forma de um ovo, são pequenos e, até que a árvore amadureça, têm uma cor púrpura invulgar. Se não forem cortados, ficarão pendurados na mesma árvore por até 30 anos.
Variedade varietal
Os mais comuns são 5 variedades de abeto negro, vamos analisar cada um separadamente.
- "Aurea". Uma das variedades mais raras, criada pela primeira vez em um viveiro alemão. As características de suas agulhas são únicas: são agulhas prateadas cobertas por um pólen dourado claro. Se você olhar para o abeto à distância, terá a impressão de que ele brilha e cintila.
- "Doume". Originário da França, raramente fica alto. A coroa é shirokokonicheskaya, os ramos tendem para cima. As agulhas são azuis, densas, com numerosos cones. Uma daquelas árvores raras que podem se propagar por meio de estacas. Parece ótimo sozinho e na companhia de outros abetos.
- Baysneri. Uma subespécie verde prateada com uma coroa redonda. O máximo que a árvore de Natal pode atingir é de 5 metros, e é interessante que sua altura e diâmetro sejam iguais. Tem um crescimento bastante lento, é recomendado para paisagismo geral de parques e praças.
- "Nana". Esta é uma árvore anã que cresce até 0,5 m, o que significa que pode ser cultivada até mesmo em um apartamento. Difere em crescimento lento, assim como agulhas esverdeadas com um subtom azul. Fofo, dá uma sensação ótima mesmo nas condições de ruas lotadas de ar sujo.
- "Kobold". Este é um híbrido criado pelo cruzamento de Doumeti e Omorika. Pode atingir um metro de altura, tem um aspecto estético e agradável. A copa é muito densa, como uma bola, além disso, a planta é coberta por incomuns cones lilases.
Aterrissagem
Antes de plantar um abeto, você precisa escolher o certo. Como estamos falando especificamente sobre a variedade preta, dificilmente é aconselhável encontrar cones e tentar cultivar um abeto com eles. Portanto, a única opção é o berçário. Ao chegar, certifique-se de que a colheita seja desenterrada à sua frente ou que seja vendida diretamente em um contêiner.
É impossível tirar uma árvore com as raízes nuas, ela não criará raízes, um pedaço de terra é necessário aqui.
O local de plantio também deve ser escolhido com cuidado. Jardineiros novatos nem sempre sabem que o abeto é muito "ganancioso", então ele sugará tudo o que for útil do solo próximo. Isso significa que você não pode ter colheitas nas proximidades que você espera colher. Além do mais, se você planeja plantar um alto grau, certifique-se de que nenhum fio elétrico passe sobre o local... Outro ponto é o sombreamento. O abeto não tolerará se o sol brilhar sobre ele o dia todo - a copa dessa árvore ficará amarela rapidamente, e ela própria começará a doer e parar de crescer.
Uma boa opção é plantar uma árvore na companhia das bétulas.
O abeto preto é plantado na primavera ou no início do outono. Se você comprou uma muda diretamente no recipiente, o tempo pode ser alterado, pois a árvore já está adaptada. O tamanho do buraco deve ser igual ao torrão de terra nas raízes. Se uma árvore grande for plantada, os parâmetros da cova podem ser ligeiramente aumentados. O tijolo quebrado está localizado na parte inferior, que assumirá a função de drenagem. Em seguida, a terra é derramada, a melhor opção são 2 partes de gramado e folha e uma parte de areia e turfa. A próxima etapa é a imersão do abeto junto com um caroço de terra. As raízes não podem ser enterradas, devem estar próximas à superfície.
Depois de espalhar as raízes, elas são cobertas com solo e, em seguida, compactadas levemente. Depois disso, duas cavilhas são cravadas nas laterais, que vão servir como fixadores, a cultura é amarrada a elas. O círculo da árvore é regado e coberto com cobertura morta, o que ajudará a proteger a árvore do frio e de pragas, além de preservar os nutrientes do solo. Serragem ou turfa funcionam bem como cobertura morta.
Cuidado correto
Ao cuidar de uma árvore, grandes dificuldades não são previstas. A primeira coisa a notar é a regularidade da rega. No verão, em dias especialmente secos, a planta é regada com mais frequência, mas não deve ser enchida demais, pois o abeto preto pode tolerar secas. A água é servida uma vez por semana, mas não é derramada diretamente sob o barril, mas ao redor, no círculo próximo ao barril. Cada rega consome cerca de um balde de água.
No inverno, a planta nem é regada.
O segundo ponto é cuidar do círculo do tronco. Não devemos esquecer que o abeto negro tem um sistema radicular muito desenvolvido, que cresce com o passar dos anos e se estende cada vez mais. No entanto, ela realmente não gosta de focas, então o solo perto do abeto não pode ser constantemente pisoteado. Deve ser afrouxado após a rega, você pode depois de algumas horas. Isso permitirá que o oxigênio flua rapidamente para as raízes.
Se a árvore ainda é jovem, é muito importante cuidar do abrigo de inverno para que a árvore não congele. Para isso, a muda é recoberta com ramos de abeto e bem tratada. Galhos de abeto só podem ser colhidos na primavera, quando a neve derreteu completamente e a ameaça de geadas repetidas será mínima. Na primavera, a árvore pode ser fertilizada, embora isso não seja necessário. Para isso, a fertilização complexa para culturas de coníferas é adequada.
A poda deve ser reduzida ao mínimo, pois a árvore cresce bem devagar de qualquer maneira. Ao fazê-lo, é necessário remover galhos secos e doentes, o que permitirá que a árvore não desperdice energia com eles. Mas se a árvore tiver a composição de outras plantas ou formar uma sebe, ela precisará de uma poda decorativa e menos delicada. Isso ajudará a formar a coroa, e depois disso as agulhas crescem muito mais rápido.
Ao mesmo tempo, não se esqueça que o aparamento é feito exclusivamente com ferramentas esterilizadas, e as feridas que surgem devem ser tratadas necessariamente com verniz de jardim.
O abeto negro é uma planta requintada e muito bonita que refrescará qualquer cabana de verão. É usado com sucesso para o plantio em parques, nas ruas, adicionado a arranjos de flores em canteiros e colinas alpinas. Escolhendo esta raça de coníferas, você nunca errará, pois qualquer de suas variedades não necessita de muito trabalho e cuidado, mas agrada aos olhos com sua ternura e elegância.
Para uma visão geral do abeto negro Nana, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.