Abeto da Noruega "Akrokona": descrição e cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Aterrissagem
  3. Cuidado
  4. Uso em paisagismo

O abeto Akrokona é popular nos círculos de jardinagem por sua aparência requintada. Esta é uma árvore relativamente baixa, adequada para o plantio em uma área limitada. As agulhas de abeto são de cor verde escura, que não se altera ao longo do ano. Esta variedade é perfeita para os amantes do plantio de coníferas.

Descrição

Esta é uma variedade de abeto comum. Pertence a uma espécie de crescimento lento, o crescimento anual em altura é de 10 cm, em largura - 8 cm. A altura da árvore aos 30 anos atinge no máximo 4 m, por isso não ocupa muito espaço na o local e não sombreia as plantações adjacentes. O diâmetro da coroa pode chegar a 3 m, mas geralmente este parâmetro é determinado pelas especificidades do acabamento decorativo. A expectativa de vida da espécie é de mais de 50 anos, e as regiões preferidas de cultivo vão dos Urais à Europa Ocidental.

A árvore tem uma forma irregular, a sua copa larga-cónica parece assimétrica, o que lhe confere uma característica interessante. O tronco muitas vezes é invisível por meio de galhos grossos, às vezes ligeiramente curvos, que se inclinam para baixo. As agulhas jovens têm uma cor verde claro, com o passar do tempo as agulhas vão ficando cada vez mais saturadas, por isso a sua tonalidade verde suculenta permanece ao longo do ano. As agulhas são pontiagudas, têm 1-2 cm de comprimento e espessura de 0,1 cm. As agulhas permanecem nos ramos durante 6-12 anos.

A variedade apresentada tem grandes cones cilíndricos vermelhos agradáveis, mesmo em tenra idade, eles parecem especialmente bonitos contra o fundo de agulhas verde-escuras na primavera. A variedade é caracterizada por um arranjo incomum de cones - eles estão sempre localizados nas pontas dos brotos. Com a formação de um cone, o desenvolvimento do ramo nesta temporada para. Gradualmente, a cor dos botões muda de roxo para marrom claro.

Esta é uma espécie tolerante à sombra e resistente à geada, mas os espécimes jovens na primavera podem sentir desconforto com as geadas da primavera. Uma propriedade importante do "Akrokona" é a sua capacidade de libertar fitoncidas, que têm efeito antimicrobiano, suavizam o microclima, absorvem ruído e poeira, pelo que estar perto deste abeto não só é agradável, mas também bom para a saúde.

Na cidade, essa árvore é quase impossível de ser encontrada, na maioria das vezes ela é cultivada em terrenos privados.

Aterrissagem

Antes do plantio, é importante prestar atenção na escolha do material de plantio. Não é recomendado propagar o abeto sozinho. É melhor consultar jardineiros experientes e comprar uma muda já enxertada em um viveiro comprovado. Em seguida, você precisa encontrar um local de pouso adequado. A área preferida é ensolarada com um pouco de sombra parcial, o mais longe possível das águas subterrâneas.

O solo ideal para esta espécie é fértil, argiloso ligeiramente ácido e franco-arenoso, a árvore não tolera solo salino. Você precisa plantar a planta no início da primavera, após a neve derreter. O plantio é possível no outono, antes da geada.

A tecnologia de pouso é a seguinte.

  • Cave um buraco com 50-70 cm de profundidade.
  • Esquematize a drenagem, pode ser feita de areia ou tijolo partido com uma espessura de cerca de 20-30 cm.
  • Adicione a mistura de nutrientes. Para a sua preparação, pode-se combinar folha e grama, turfa e areia.
  • Coloque a muda no buraco preparado de forma que o colo da raiz fique no nível do solo.
  • Se for um plantio em grupo, coloque o restante das mudas a uma distância de pelo menos 3 m.
  • Após o plantio, regue a planta e aplique cobertura, por exemplo, 100-150 g de nitroammofoska.

Cuidado

Um espécime jovem precisa de umidade e afrouxamento constantes. É necessário afrouxar o solo ao redor da árvore com cuidado todas as vezes após a rega, aprofundando o solo em no máximo 7 cm, pois o sistema radicular de um abeto jovem fica próximo à superfície. Em geral, esta espécie não tem grandes necessidades de manutenção, porém reage negativamente à água estagnada e à seca, esses fatores podem até destruir uma planta jovem, portanto, Akrokona precisa de cuidados especiais nos primeiros dois anos de vida, e então pode crescer quase independentemente.

As árvores jovens precisam ser cobertas com ramos de abeto para o inverno. Uma planta adulta será capaz de lidar com a geada mesmo sem isolamento - "Akrokona" é capaz de suportar temperaturas de até -40 graus. Os espécimes jovens também são vulneráveis ​​ao sol quente e podem aparecer queimaduras. Para fazer isso, os espécimes são sombreados durante os primeiros 2-3 anos de vida, quando a luz solar atinge os galhos.

No verão, é importante irrigar a árvore com água, mas o procedimento deve ser feito apenas à noite para evitar queimaduras.

Também tenha em mente que esta espécie não tolera poeira, gases de escapamento, impurezas industriais no ar, por isso não crescerá bem perto da cidade. Recomenda-se o uso de fertilizantes especiais destinados a culturas de coníferas como fertilizantes. Comida adicional é trazida 2 vezes por temporada. A árvore tolera bem a poda, as especificidades da manipulação dependem das preferências pessoais do dono do site. O período de corte recomendado é o início do verão, altura em que cessa o crescimento ativo dos ramos. Spruce reage bem a cobertura morta com turfa, grama cortada e palha.

Spruce é altamente resistente a pragas e doenças, mas às vezes esse problema não o contorna. Os principais inimigos do "Akrokona" são os pulgões do abeto e os ácaros, e as doenças mais comuns são o fusarium, a necrose da casca, a podridão da raiz e do caule. Tratar a árvore com água e sabão ajudará no combate aos pulgões, mas é importante proteger as raízes do produto. Os preparados "Fitoverm", "Agravertin", "Neoron" ajudam bem no combate ao carrapato. A mistura bordalesa, "Skor" ou outros fungicidas ajudam a prevenir doenças. Todos os ramos afetados são eliminados e os locais de corte são tratados com uma solução de sulfato de cobre.

Uso em paisagismo

Esta variedade é recomendada para uso em jardins de pedras e jardins exóticos. Um abeto é adequado para decorar um terreno no estilo Art Nouveau, para compor uma composição em estilo japonês, para decorar um "jardim de pedras". O plantio em grupo pode ser usado como sebe. Além disso, uma árvore perene pitoresca parece um espécime de planta em uma pequena área.

Muitos jardineiros cultivam essa variedade como parte dos chamados pomares de urze. A coroa permite variações na forma, por exemplo, você pode fazer um arco, um cone ou uma figura chorosa de um abeto. As agulhas verdes com cones roxos ficam muito bonitas entre as flores brancas. Este abeto também adorna o projeto paisagístico nos meses de inverno, quando seus galhos verdes se destacam contra um fundo branco como a neve.

Os abetos podem emoldurar o beco do jardim, bem como colocar a árvore ao lado de outras coníferas, mas ao mesmo tempo, considere se os abetos vão interferir uns com os outros e dar sombra às plantações mais baixas.

No local, esta árvore ajuda a conter rajadas de vento, tem um aspecto majestoso, solene, e durante as festas de fim de ano pode substituir a árvore de Natal.

Para informações sobre como plantar corretamente uma planta conífera, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário