Tudo sobre filmadoras digitais
É importante para todas as pessoas modernas entender o que é uma câmera de vídeo digital e como escolher esse equipamento para filmagem. Esses dispositivos serão úteis tanto em casa como no segmento semiprofissional. Portanto, vale a pena conhecer suas características, tipos de mídia, métodos de gravação, além de analisar a lista de modificações populares.
O que é isso?
Pode parecer que as funções de uma câmera de vídeo digital são totalmente assumidas por um smartphone ou tablet. Todos os dispositivos móveis realmente têm câmeras integradas e a maioria está equipada com dois pontos de disparo. No entanto, um dispositivo independente será melhor do que um embutido de qualquer maneira, mesmo que este último seja embutido em um smartphone premium. A diferença é palpável mesmo quando comparada com câmeras voltadas para o consumidor. Mas não é só isso.
Um dispositivo de disparo autônomo é simplesmente mais conveniente e estável de operar. Você pode gravar com segurança sem medo de que uma chamada repentina ou um botão de toque acidentalmente pressionado interfira no processo. Além disso, os controles de uma única câmera são definitivamente mais convenientes do que os controles de vídeo de um smartphone. E mais uma vantagem - as câmeras de vídeo fazem você pensar. Seus donos são simplesmente forçados a entender as nuances de filmagem, edição, interfaces, formatos. Isso será uma vantagem para quem quer se desenvolver e não ficar parado ou degradar.
Mas você precisa entender que trazer o vídeo para uma aparência mais ou menos decente definitivamente levará muito tempo. Portanto, a câmera de vídeo gradualmente disciplinará seus proprietários. Eles terão que escolher o mais claramente possível o que atirar, onde, como e para quê, e não apenas pressionar o botão no primeiro prompt. Portanto, a conclusão geral é: a câmera digital não é um brinquedo.
Antes de comprar uma câmera de vídeo, você deve se perguntar se há tempo e força de vontade, organização e concentração suficientes para dominar todas as habilidades necessárias, se há dinheiro suficiente para compras adicionais.
Dispositivo e princípio de operação
Mesmo que a resposta às perguntas anteriores tenha sido negativa, é desejável para o desenvolvimento geral entender como funciona exatamente uma câmera de vídeo digital. COMA estrutura da lente e as leis ópticas que a regem são aqui as mesmas das primeiras câmeras que surgiram na década de 1830. A diferença aparece apenas na unidade receptora de imagens. Quando o fluxo de luz passa pela lente, ele atinge a matriz. Nesse local, é formada uma impressão digital, que é transferida para a memória permanente da câmera.
O obturador de um dispositivo digital pode ser feito de acordo com um esquema mecânico ou eletrônico. Ocasionalmente, essas soluções são combinadas. Dependendo das preferências dos designers, a lente é embutida no próprio dispositivo ou anexada adicionalmente. Hoje você pode comprar câmeras com carcaças de metal e plástico. A matriz é composta por um grande número de células individuais chamadas pixels.
Quando um fluxo luminoso aparece na superfície de qualquer célula, o sistema começa a gerar um impulso elétrico. A força do pulso é geralmente proporcional à intensidade da iluminação. Para transformar uma imagem em preto e branco em colorida, use filtros RGB. Cada célula é coberta por um filtro de apenas uma cor. Eles são divididos em grupos de 4 - primeiro 2 verdes, depois 1 filtro azul e 1 vermelho.
Além disso, o trabalho inclui:
- conversor analógico para digital;
- CPU;
- RAM e sistemas de memória somente leitura;
- módulos responsáveis pela transferência de dados.
Comparação com outros tipos de câmeras
As filmadoras digitais diferem das câmeras convencionais não apenas no método de aquisição de imagem. Se fosse esse o caso, apenas os profissionais se interessariam pelas especificidades. As diferenças entre câmeras digitais e analógicas são as primeiras:
- melhor protegido de interferências externas;
- pode transmitir um sinal não apenas via cabo, mas também na faixa sem fio;
- funcionam melhor com cabos não especializados;
- são capazes de transmitir ao vivo pela Internet e simplesmente se conectar a computadores;
- dê uma imagem de um nível superior;
- são mais caros;
- pode pular pequenas seções durante a gravação.
A diferença entre filme e câmeras digitais é que mesmo os melhores dispositivos analógicos não podem garantir resoluções acima de 1 megapixel. A eletrônica moderna garante sem problemas obter uma imagem com uma qualidade de 5 megapixels. Se você precisar instalar um sistema de videovigilância, a instalação de um sistema IP será ainda mais fácil.
A máquina de filme é necessariamente equipada com um sistema de acionamento de fita. A gravação deverá ser digitalizada antes de ser transferida para o PC.
Visão geral das variedades
É apropriado iniciar a classificação de câmeras de vídeo digitais com modelos amadores. Eles são relativamente baratos e não têm lentes intercambiáveis. A qualidade da imagem capturada em condições difíceis pode ser muito ruim. O tamanho e a funcionalidade do microfone embutido às vezes são decepcionantes. No entanto, as características funcionais da maioria das versões amadoras são bastante decentes.
Mas câmeras digitais também podem ser da classe semi-profissional. Eles geralmente têm 3 matrizes com um tamanho mínimo de 0,25 polegadas. Isso permite aumentar a confiabilidade da transmissão da imagem. A unidade pesa de 2 a 4 kg, portanto, muitos modelos vêm com um tripé. A maioria das gravações vai para mídia removível.
As câmeras de ação devem ser mencionadas separadamente. Este é o nome de um dispositivo relativamente compacto usado na cabeça. Eles são usados por atletas (profissionais e amadores). Uma técnica semelhante também é amplamente utilizada por blogueiros de vídeo. É caracterizado por:
- matrizes com resolução de 5-12 megapixels;
- ângulos de visão de até 170 graus;
- a capacidade de gravar uma imagem em Full HD e superior;
- aptidão para trabalho de longa duração (2 horas ou mais).
Por tipo de mídia de vídeo
Curiosamente, as fitas são usadas para filmagem em muitas câmeras digitais portáteis modernas. Essa mídia se destaca por sua relação capacidade / custo sem precedentes. O miniDV pode gravar até 60 minutos de imagem. Você tem que pagar por tal cassete uma média de 125 rublos.
Importante: ao contrário do estereótipo difundido, nada de “semidigital”, mas a informação digital mais comum é gravada em cassetes.
As características positivas das fitas são consideravelmente ofuscadas pela impossibilidade de acesso direto a uma seção específica da gravação - você terá que rebobinar a fita. Mídia mais cara, como:
- HDD;
- disco laser;
- cartões de memória flash.
Por formato de gravação
A compactação ajuda a economizar espaço de armazenamento. A compactação de quadro único é conhecida como DV. A taxa de compressão muda mesmo em cada quadro, dependendo da complexidade de uma área particular. Como resultado, o valor médio do fluxo resultante permanece inalterado - 25 Mb / s. O tamanho dos quadros é 720x576 dpi.
O MPEG-2 também é bastante difundido. O ponto está na seleção de quadros-chave. A compressão não é sobre as imagens em si, mas sobre as diferenças entre elas. Esta solução garante uma qualidade de imagem superior. No entanto, os custos dos recursos de hardware são maiores e a perda de qualidade é maior do que a do miniDV. A alta resolução pode ser fornecida pelos formatos HDV e AVCHD (outras opções são extremamente raras na tecnologia de consumo).
Modelos populares
A Rekam DVC 340 revelou-se um representante digno da classificação das melhores camcorders, mas o seu baixo custo não a impede de atingir um desempenho excelente. A resolução óptica mais alta é 1920 x 1080 pixels. Após o processamento digital, esse número chega a 5 megapixels.A gravação de imagens é possível em mídia SD, SDHC.
Outros parâmetros:
- capacidade de mídia compatível de até 32 GB;
- capacidade da bateria de 800 mAh;
- conexão ao PC via USB;
- correção de luz de fundo;
- menu totalmente Russified;
- matriz do formato CMOS;
- velocidade de disparo de até 25 quadros por segundo.
A Sony HDR-CX405 Handycam certamente merece uma olhada também. A câmera está equipada com um estabilizador de imagem. No modo de vídeo, a resolução chega a 1920x1080 pixels, no modo foto - 4032x2272 pixels. São suportados sistemas de cores PAL e NTSC. A gravação de imagens é possível em cartões de memória MS; você pode fotografar assuntos a pelo menos 1 cm de distância da lente.
Se você precisa escolher uma câmera semi-profissional, então Sony PXW-X70 pode ser uma ótima solução... É equipado com uma matriz com resolução de 14,2 megapixels, estabilização ótica e ampliação ótica de imagem 12 vezes. Gravação de vídeo realizada de 480i a 1080i, 1080p; O formato 720p também é fornecido. A imagem é gravada em cartões SD, SDHC, MS Duo, SDXC e o peso total é de 0,9 kg.
O compacto Panasonic HC-VX1 é adequado para uso doméstico. Dentro dela está uma matriz MOS, emitindo 8,57 megapixels. A gravação de vídeo com resolução de até 4K é garantida. O zoom óptico com um fator de 24 é bastante decente; usando componentes digitais, a imagem é ampliada em até 70 vezes. Os usuários ficarão satisfeitos com o modo de foco manual, tamanho pequeno e preço modesto do dispositivo.
Se você precisar selecionar a menor câmera, vale a pena prestar atenção na Canon LEGRIA HF R88. O principal elemento de trabalho é a matriz CMOS. Os designers conseguiram uma resolução Full HD. A ampliação ótica da imagem e a simplicidade da interface também atestam a favor deste modelo. Um modo de fotografia também é fornecido.
Dicas de Seleção
Mas simplesmente escolher uma camcorder digital pequena ou grande está longe de ser suficiente. Modelos mais atraentes com acúmulo de registros no disco rígido. Já é o suficiente para muitas horas de gravações de vídeo.
Certifique-se de prestar atenção onde a imagem é gravada. A capacidade dos DVDs é suficiente apenas para 20 a 35 minutos de vídeo de alta qualidade.
As unidades flash são apenas marginalmente superiores às unidades a laser em termos de capacidade de armazenamento. Mas não há peças móveis, o que aumenta a confiabilidade. Além disso, a rejeição de elementos mecânicos reduz a carga geral nas fontes de alimentação.
Importante: a capacidade das baterias também merece atenção.
Quanto aos formatos de gravação, para um usuário comum não há muita diferença entre eles, é claro, até que se trate de edição de vídeo profunda. Neste caso, o AVCHD terá que ser abandonado, uma vez que nem todos os editores de vídeo o suportam.
A resolução da câmera é selecionada levando-se em consideração onde e como você planeja assistir às gravações. Portanto, em uma TV normal com tela de 21 polegadas, a qualidade HD da imagem desaparecerá. Mesmo que a diagonal seja de 29 polegadas ou menos, ocorre a mesma situação. Mas quando se trabalha com grandes telas de cristal líquido e principalmente de plasma, tudo é um pouco diferente.
Não faz muito sentido focar na marca do fabricante. Todas as firmas têm em seu sortimento modelos bastante atraentes e não muito confortáveis. O mesmo se aplica às 3 versões CCD. Eles não têm um desempenho tão bom em todas as situações reais quanto gostariam. A eletrônica da câmera também desempenha um papel, que ou "arruína" o trabalho iniciado pela matriz, ou estica parcialmente a situação.
Uma visão geral de vários modelos de filmadoras digitais no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.