Variedades e seleção de câmeras de vídeo
A memória humana, infelizmente, tem vida curta - precisamos de lembretes visuais para lembrar a aparência visual até mesmo das pessoas mais próximas, casas há muito abandonadas e assim por diante. Com o advento da primeira foto e depois das câmeras de vídeo, a situação mudou muito - tornou-se possível mostrar aos espectadores até mesmo o que eles nunca viram de verdade. E se as câmeras foram para as massas com bastante rapidez, as câmeras de vídeo deixaram de ser equipamentos puramente profissionais há apenas vinte ou trinta anos.
Nos últimos dez anos, eles foram fortemente suplantados por smartphones com câmeras de boa qualidade, mas ainda não se pode dizer que as câmeras de vídeo já estão completamente desatualizadas. Em muitas situações, ainda se mostrarão imprescindíveis, o que significa que vale a pena conhecer este tipo de técnica.
O que é isso?
Se você fizer uma pergunta semelhante a qualquer adulto, ele provavelmente dará apenas uma definição parcial do que é uma câmera de vídeo, porque tais dispositivos são muito multifacetados e suas diferentes versões têm funcionalidades marcadamente diferentes. A resposta mais correta, embora incompleta, seria que uma filmadora é uma câmera de vídeo, ou seja, a saída não é uma foto estática, mas sim "imagens em movimento".
As câmeras originais eram muito volumosas e eram essencialmente uma câmera que funcionava em uma taxa acelerada, capturando muitos quadros por segundo no filme. Os primeiros modelos não eram equipados com microfone, então eles apenas escreveram uma imagem, que demonstra claramente um filme mudo. Para ver a filmagem, era preciso remover o filme, revelá-lo e usar o projetor. Devido à complexidade do procedimento e ao resultado não muito impressionante, esse equipamento há muito caiu fora de uso.
Com o tempo, surgiu um filme com uma trilha de gravação de som - isso não tornava a câmera compacta, mas permitia agregar som à imagem, captar tudo o que acontecia em detalhes. Com a ajuda desse tipo de equipamento, a maioria dos filmes antigos (e nem tanto) foram rodados, durante muito tempo as histórias para a televisão foram rodadas da mesma forma.
O avanço mais importante veio com o advento da tecnologia de filmagem digital, que nos próximos anos ameaça finalmente destruir o concorrente em face do filme. Os cassetes não são mais necessários nesses equipamentos, pois as informações são gravadas em meio digital e podem ser facilmente copiadas ou regravadas. Na época da invenção, era uma tecnologia bastante cara, mas com o tempo, a mídia digital começou a se tornar mais compacta e barata e, como resultado, surgiram minicâmeras amadoras, disponíveis para qualquer consumidor.
Mais duas tecnologias se tornaram um verdadeiro avanço: a capacidade de transferir imagens em formato digital e visualizar instantaneamente o vídeo diretamente na câmera, que adquiriu seu próprio display pequeno. Se a última é a norma para qualquer câmera de vídeo moderna hoje, a primeira ainda é prerrogativa dos modelos profissionais. No entanto, mesmo com essa breve excursão, torna-se óbvio que uma câmera de vídeo é um conceito muito vago.
Visão geral da espécie
A questão da classificação das câmeras de vídeo deve ser considerada polêmica, uma vez que não se trata tanto de tipos individuais de equipamentos, mas de um conjunto de características específicas,que são combinados nas combinações mais inesperadas e enviam automaticamente a maioria das unidades para uma posição intermediária entre as categorias individuais de equipamento. No entanto, é necessário considerar as características principais, caso contrário não se pode questionar a escolha adequada do modelo. Dividimos todo esse equipamento em três classes de acordo com o critério do escopo de uso, mas dentro de cada classe, muitas subvariantes diferentes podem ser distinguidas.
Doméstico
A classe de câmeras de consumo parece ser a mais simples em termos de descrição, uma vez que são literalmente as mais simples e, na maioria dos casos, as câmeras de vídeo mais baratas projetadas para uso doméstico. Em todos os casos, trata-se de modelos portáteis que, se desejados e necessários para uma posição estável, podem ser montados em um tripé, embora a câmera compacta seja fácil de segurar nas mãos mesmo ao gravar um vídeo longo. Você não deve esperar uma funcionalidade impressionante de tal técnica, e até, pelo contrário, ela é feita especialmente com a expectativa de que você não sabe e não quer aprender profissionalmente todos os meandros da configuração dos ajustes.
Como regra, existem vários modos de fotografia padrão aqui que não fornecerão o resultado perfeito, mas permitirão que você capture bem os momentos importantes de sua vida.
Esta categoria também inclui uma DSLR semi-profissional ou câmera sem espelho. Essas câmeras ocupam uma posição intermediária entre as domésticas e as profissionais, uma vez que são muito mais caras do que os modelos domésticos comuns, são equipadas com bons componentes, apresentam uma qualidade de filmagem decente e a capacidade de ajustar os parâmetros. Esse equipamento também pode ser usado por profissionais, mas não do mais alto nível - um cinegrafista provinciano certamente não se envergonhará de tal câmera em casamentos e outros feriados, mas o pessoal da TV provavelmente escolherá algo ainda mais sério.
Profissional
O próprio fato de qualquer equipamento ser classificado como profissional costuma indicar que já são as melhores amostras do setor. A maioria dos vídeos que são transmitidos em canais de TV, e até mesmo exibidos em serviços de vídeo, são produtos de modelos profissionais. De forma amigável, só um verdadeiro operador com a formação adequada, ou pelo menos um amador fanaticamente interessado em filmar e que passou muitas horas lendo literatura específica, pode tirar o máximo proveito de tal equipamento.
As filmadoras profissionais são usadas apenas com um estabilizador, independentemente de serem adquiridas separadamente ou fornecidas pelo design da própria câmera. A adequação de tal técnica em geral depende muito de acessórios adicionais, como o mesmo tripé, pois o resultado do seu trabalho mostrará claramente as menores falhas, como apertar a mão de quem o segura.
No entanto, com a abordagem certa, uma câmera de vídeo profissional fornece a melhor imagem, especialmente porque em muitos casos é possível selecionar os microfones e lentes ideais.
Qualquer camcorder profissional assume a capacidade de ajustar os parâmetros, mas ao mesmo tempo pode ser especialmente ajustada para necessidades específicas. Por exemplo, existem modelos para macrofotografia - permitem fotografar objetos muito pequenos com a mais alta qualidade, graças aos quais podemos ver como uma gota de chuva cai na folha de uma planta ou como se comportam os insetos. As câmeras profissionais também são adequadas para gravação de alta velocidade, que é ativamente usada em transmissões esportivas - graças à captura mais rápida de quadros, agora temos acesso a replays em câmera lenta que não piscam mais imagens individuais como há dez anos.
Especial
Embora o nome sugira que as câmeras de vídeo especiais são algum tipo de técnica especial e notável, na prática, na maioria dos casos, acontece exatamente o contrário - que às vezes é até muito simples e pode ser usada até mesmo na vida cotidiana. A principal característica de tal técnica é seu foco em um determinado tipo de atividade, o que de fato não permite a utilização do equipamento em qualquer outra área, exceto aquela para a qual foi criado.
O exemplo mais marcante é uma câmera de videovigilância, que realmente não possui nenhuma configuração de parâmetro e que muitas vezes nem possui seu próprio drive digital, conectando-se a um computador.
Esse equipamento dificilmente pode ser comprado por acidente - ele tem a área para a qual esta câmera é necessária, bem no nome na etiqueta de preço, então você não vai confundi-la com equipamento doméstico. Alguns tipos, como câmeras de vídeo médicas usadas em endoscopia, geralmente não são vendidos em lojas regulares - eles só podem ser encomendados. Na maioria dos casos, todas as câmeras de vídeo especiais são muito pequenas, muitas vezes inferiores em tamanho até mesmo para um smartphone.
Marcas populares
Para muitos consumidores que não têm muita experiência em escolha de tecnologia, não são tanto as características que importam, mas o bom nome da marca. Em certo sentido, tal abordagem é justificada - pelo menos você não vai comprar uma unidade que irá quebrar em seis meses, embora ainda insistamos que a câmera de vídeo deve ser escolhida estritamente para você, e não há sentido em perseguir um certo empresa se o seu modelo não corresponder aos seus critérios exibidos.
Ao mesmo tempo, coletamos alguns dos principais fabricantes considerados dignos, de acordo com análises de amadores e profissionais.
- Para começar, os criadores de tendências absolutos na fotografia amadora e semiprofissional são Nikon e Canon... Ambas as marcas não podem ser chamadas de orçamento, embora existam câmeras muito mais caras. A programação de ambos é impressionante, por isso é melhor compará-los não como um todo, mas um modelo de cada um, levando em consideração as características e o custo.
- Nos últimos anos, a dupla de líderes tem tentado diluir com sucesso Sony, para que também possam ser considerados os produtos de uma conhecida empresa japonesa.
- Vai custar um pouco mais barato Câmeras Lumix ou Fujifilm, embora também não possam ser chamados de ruins, embora sejam mais amadores.
Existem também várias outras marcas valiosas que ainda estão para trás, mas não tão significativamente.
Acessórios
Se não estamos a falar da versão mais económica de uma câmara de vídeo, então o equipamento certamente virá equipado com um ou outro conector ou suportes que permitirão a sua utilização em combinação com vários acessórios especiais. Profissionais de verdade as usam ativamente, e constantemente e em grande número, já que a própria câmera, mesmo uma muito boa, não chega perto de dar uma imagem ideal.
Considere alguns acessórios que podem ajudá-lo a gravar o vídeo dos seus sonhos.
- Em primeiro lugar, vamos mencionar cabos de vários tiposnecessário para fazer uso total das várias interfaces da câmera. No modelo doméstico, haverá poucos deles. E todo o conjunto pode ser facilmente limitado a um único USB. Os criadores das unidades profissionais nunca pensam que a sua ideia já é perfeita, por isso admitem que o operador pode querer utilizar equipamentos adicionais - para isso são feitos jacks adicionais que permitem ligar microfones externos, emitir um sinal em formato analógico, ligar a qualquer equipamento via HDMI ou até mesmo mais conectores específicos. Todas essas interfaces não terão sentido se o cabo apropriado não estiver disponível.
- Outro acessório essencial é o tripé da TV. Nem um único operador, mesmo o mais experiente e resistente, é capaz de segurar a câmera nas mãos sem tremer, especialmente por um longo tempo.Ao mesmo tempo, qualquer solavanco imprevisto, mesmo que leve, aparecerá imediatamente na foto tirada por uma boa câmera, portanto, a maioria dos relatos filmados a partir da cena e não implicam em um movimento rápido da câmera são filmados com um tripé. O mesmo tripé em alguns modelos permite uma rotação suave da câmera em torno de seu eixo, ordenadamente e sem solavancos, que é usado para fotografar panoramas.
- Se os acessórios descritos acima podem ser encontrados até mesmo no arsenal de um amador, então boneca - este é um equipamento realmente profissional. Seu funcionamento é conhecido por todos que assistiram a filmes antigos e principalmente a séries de TV - eles adoraram a técnica de acertar uma câmera de vídeo, que em uma tomada maior arranca o rosto de um dos personagens que está vivenciando vivas emoções no momento. Na verdade, este é o mesmo tripé, mas móvel, o que proporciona à câmera estabilização e proteção contra vibrações durante o movimento.
- Uma técnica ainda mais sofisticada é o guindaste da câmera. Pelo princípio de sua ação, é semelhante a uma grua de construção comum, com a única diferença de que não pega nem abaixa nada - uma câmera de vídeo está sempre fixada em sua extremidade. Esta técnica é usada com mais frequência em ambientes de estúdio porque ocupa muito espaço, requer muito espaço e requer uma fonte de alimentação sólida. Como isso funciona pode ser visto em vários programas de TV, onde a câmera literalmente voa pelo corredor, mostrando o anfitrião, convidados e público de ângulos que mudam suavemente.
- Steadicam ou estabilizador - um dispositivo da moda nos últimos anos, que caiu de preço ao longo de uma década e se tornou muito compacto, graças ao qual é amplamente utilizado até mesmo por amadores. O desempenho pode ser completamente diferente e não há dúvida de que uma Steadicam barata dá o mesmo resultado de alta qualidade de uma Steadicam cara. O princípio de operação é semelhante ao funcionamento das molas de carro - o estabilizador suprime solavancos repentinos, torna qualquer câmera mais suave, o que torna a imagem mais atraente.
- Equipamento de iluminação separado É outra categoria de acessórios que permite que você aproveite melhor sua câmera. Não há nada para explicar aqui - você simplesmente não pode atirar bem em um objeto se ele não estiver claramente visível, e luz adicional resolverá esse problema.
- Por fim, devemos mencionar os filtros de luz, que às vezes também são usados no trabalho com câmeras de vídeo. Este é um tipo de lente adicional, que difere do padrão em termos de transmissão de luz, idealmente transparente. Graças ao uso de tal acessório, uma parte do espectro visível é eliminada, como resultado uma câmera comum pode fotografar imediatamente em sépia ou qualquer outro esquema de cores diferente do usual. Isso permite que você não faça pós-edição, apesar do fato de que um filtro de luz, mesmo um bom, é relativamente barato.
Como escolher?
A variedade de câmeras de vídeo disponíveis faz com que o consumidor duvide que tipo de equipamento será capaz de resolver todos os problemas. Aqui, é importante entender que você deve sempre começar não com suas próprias capacidades, mas com suas próprias necessidades, e que a própria câmera, em muitos casos, é apenas metade do equipamento necessário para uma excelente fotografia. Digamos que você não precise da mesma câmera cara para gravar vídeos caseiros e filmes, mas isso também não significa que você deva optar pelo equipamento mais barato. Pegue uma câmera comum para o consumidor e você terá cabeça e ombros suficientes para capturar os momentos de sua casa.
Gaste o restante em acessórios e graças aos aparelhos de iluminação poderá filmar em ambientes internos, e com um tripé ou uma boa Steadicam receberá bons clipes caseiros de casamentos e shows, em movimento ou estáticos.
Escolha câmeras pequenas que sempre são convenientes para levar com você na estrada, especialmente se você deseja filmar em locais de difícil acesso. Para fotos extremas, câmeras de ação especial como a GoPro são produzidas hoje - elas são extremamente compactas e grande angular, elas não têm medo de umidade e choque. Para filmagens de longo prazo, compre uma unidade com uma bateria poderosa, mas não se esqueça de que uma bateria realmente grande não pode pesar pouco.
Qualquer coisa que pareça mais complicada para você requer equipamentos mais sofisticados. Para fotografar em câmera lenta de alta qualidade, você precisa de uma técnica que faça isso - custa mais. A reportagem requer uma boa câmera e uma ampla gama de acessórios para se adaptar às condições em constante mudança. Na hora de escolher um modelo para filmar, seja a filmagem do tema ou a própria produção de desenhos animados, é preciso entender que alguém vai assistir suas criações na telona, o que significa que a qualidade da imagem deve ficar próxima do ideal.
Como usar?
Não é à toa que existe uma profissão separada de operador, que envolve um longo treinamento - meio que dá uma dica de que mesmo a câmera mais legal em mãos "tortas" não mostrará seu melhor lado. Por exemplo, iniciantes são aconselhados a não atirar com peso - mesmo que você não tenha um tripé ou a ideia não permita o uso, segure a câmera com uma das mãos e apoie a primeira mão com a outra - isso criará o efeito de uma Steadicam primitiva . Segurando a câmera com as mãos, pressione os cotovelos contra o corpo ou descanse-os sobre o estômago para reduzir o balanço e movimentos bruscos. Separadamente, vale a pena treinar uma marcha suave "de gato" e, até que seja dominada, é melhor andar menos com a câmera.
Outro ponto importante é o uso do zoom. Hoje, em formato digital, está presente em qualquer filmadora, mas deve ser usado ao mínimo, porque as colisões são muito nítidas e uma imagem excessivamente aproximada começa a tremer de modo que às vezes é impossível distinguir os contornos dos objetos. Se você ainda precisa de um zoom e tem a oportunidade de usar sua versão ótica, esqueça por muito tempo a existência do zoom digital.
Ao mover a câmera, nunca perca o enquadramento - olhe constantemente pelo visor e reaja rapidamente (mas com suavidade!) Às mudanças. Um erro típico de iniciante é inclinar horizontalmente ou verticalmente, e esse problema pode ser resolvido apenas pela orientação constante para os "níveis" visíveis - geralmente pilares, cantos de edifícios, linhas de janelas e assim por diante. Ao mesmo tempo, leve em consideração a perspectiva, porque a linha reta que recua parecerá oblíqua para você.
No ambiente da operadora, também não é habitual usar um tiro longo - está presente no negócio da operadora, mas é uma "característica" de mestres raros e nada mais. Mesmo que você esteja constantemente atirando no mesmo objeto, mova-se, procure um plano diferente, faça chegadas, caso contrário o espectador simplesmente se cansará do mesmo ângulo, e você será conhecido como um operador medíocre. Uma posição para um objeto por mais de 5 segundos já é considerada um exagero.
Quando você começar a organizar a iluminação, tente usar vários acessórios de uma vez para que a sombra de uma pessoa ou objeto não se sobreponha a parte do quadro. Ao fotografar em ambientes internos, ajuste cuidadosamente o equilíbrio de branco, caso contrário, tons de rostos azulados ou amarelos se tornarão a norma.
Finalmente, não totalmente correta é a abordagem quando o operador remove algo localizado abaixo, da altura de sua altura. Se for uma criança ou um animal, costuma-se atirar na altura do rosto ou focinho - depois de assistir a qualquer vídeo profissional, você entenderá que esta é uma regra absolutamente obrigatória.
Para saber como usar sua câmera de vídeo corretamente, consulte o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.