Tudo sobre câmeras frontais

Contente
  1. O que é isso?
  2. Características principais
  3. Comparação com a câmera principal
  4. Como ligar?
  5. Como escolher?
  6. Possíveis problemas operacionais

Muitos amantes de selfies de alta qualidade e aqueles que estão pensando em comprar um dispositivo móvel pela primeira vez querem saber o que é uma câmera frontal, onde ela está localizada no telefone. Esta ferramenta é realmente útil para a criação de retratos e fotos de grupo, absolutamente indispensável para chats de vídeo. Como funciona, onde liga, o que fazer se a câmera traseira não funcionar no telefone, você deve aprender com mais detalhes.

O que é isso?

A maioria dos smartphones hoje não tem uma ferramenta para tirar fotos e vídeos, mas duas de uma vez. O principal ou traseiro está localizado no painel traseiro. A câmera frontal não apareceu no celular imediatamente e foi considerada um elemento auxiliar que não merecia atenção especial. Está sempre do mesmo lado que a tela, pode ser completamente escondido sob o vidro ou ter uma lente de zoom pop-up. Na realidade, frontal significa localizado "de frente" para o usuário.

Encontrar a câmera frontal é muito fácil. Parece um pequeno olho mágico na parte superior do gabinete, próximo aos módulos e sensores de comunicação sem fio. Inicialmente, as câmeras frontais eram usadas exclusivamente para fazer videochamadas e tinham um indicador de não mais que 0,3 megapixels.

Com o aumento da popularidade das mídias sociais e selfies, eles têm recebido muito mais atenção. As modificações modernas desta ferramenta em um smartphone são realmente capazes de muitas coisas.

Características principais

Sob o conceito geral de câmera frontal, existem muitas opções para o layout deste elemento no corpo de um smartphone. Pode ser bem pequeno, quase como um ponto no painel frontal, ou perceptível, com 5-10 mm de diâmetro. Ultimamente, as câmeras deslizantes se tornaram bastante populares - são usadas pela marca Honor.

Em dispositivos modernos com uma tela sem moldura, a câmera está localizada sob a tela. Ele é escondido por um vidro transparente - isso reduz o risco de arranhar o olho mágico da lente. A subtela da câmera pode ser dupla ou simples - a primeira opção é grande angular, proporcionando uma visão mais ampla. Uma solução interessante pode ser considerada um modelo multifuncional da Samsung, em que a lente traseira tem função de rotação, podendo ser direcionada para o usuário ou longe dele.

Existem os chamados selfiphones, nos quais são instaladas câmeras frontais, que são superiores em potência às traseiras. Seu desempenho em vez de 0,3-5 megapixels pode chegar a 24 megapixels. Esse equipamento é voltado especificamente para a criação de selfies de alta qualidade, reportagens e transmissões ao vivo nas redes sociais.

Entre as características importantes das lentes no painel frontal de um smartphone estão:

  • resolução - quanto maior for, mais nítidas serão as imagens;
  • abertura ou tamanho da abertura;
  • ângulo de visão;
  • auto-foco;
  • sensor - pode ser colorido, monocromático;
  • suporte para gravação de vídeo (4K 60FPS é considerado o melhor);
  • a presença de um módulo de estabilização digital e óptica;
  • Função de identificação para reconhecer o rosto do proprietário.

A maioria das câmeras frontais em smartphones da mesma classe têm características semelhantes.

Comparação com a câmera principal

A diferença entre as câmeras frontal e principal de um smartphone é realmente significativa. As principais diferenças estão em alguns detalhes.

  1. Sensibilidade da matriz. Em câmeras traseiras, é 2-3 vezes maior, o que aumenta significativamente os detalhes e a clareza das imagens.
  2. A presença de um surto. Eles ainda são raros em instrumentos de imagem frontal. Na parte traseira, o flash está presente até em modelos baratos de smartphones e tablets.
  3. Relação de abertura reduzida. Para boas selfies ou videoconferência com a câmera frontal, você precisará usar luzes direcionais.
  4. A presença de foco automático. Raramente é usado na versão frontal, já que a distância para os objetos do tiro acaba sendo muito menor.
  5. Funções avançadas. As câmeras traseiras sempre têm muito mais deles - da detecção de sorriso ao zoom. Embora as lentes retráteis já estejam disponíveis na versão frontal.

Todos esses pontos devem ser considerados ao escolher uma ferramenta para a criação de instantâneos. É bastante difícil comparar a funcionalidade de duas câmeras em um smartphone, uma vez que elas se deparam com tarefas completamente diferentes.

Como ligar?

Dependendo do tipo de equipamento móvel, a câmera frontal é ativada de diferentes maneiras. No caso de ativação do módulo de comunicação de vídeo, este processo costuma ser controlado automaticamente, mas se a função foi desabilitada anteriormente, deverá ser acionada manualmente a partir da tela.

Ao criar selfies no Android, o procedimento também será bastante específico. Para ligar a câmera frontal, você precisa:

  1. desbloquear a tela;
  2. abra o aplicativo “Câmera” através do ícone na lista de aplicativos ou na área de trabalho;
  3. encontre o ícone responsável pela troca de câmeras - parece uma câmera cercada por 2 setas;
  4. clique nele, escolha um bom ângulo, tire uma foto.

Se você tiver que ativar o modo de foto frontal no iPhone X e outros dispositivos da Apple, você precisa fazer o mesmo. Após abrir o aplicativo, o dispositivo exibirá automaticamente a imagem na tela. Você pode tirar uma foto pressionando o botão do obturador. Segurando o dedo sobre ele, você pode tirar uma série de fotos. O ícone de troca de lente está aqui na parte inferior direita da tela.

Como escolher?

Para escolher corretamente um smartphone com câmera frontal, o foco principal não deve ser a quantidade de megapixels. Entre os critérios mais importantes estão várias características.

  1. Valor de abertura. Pode ser diferente - de f / 1.6 a f / 2.2. A última opção de abertura é adequada para criar fotos de alta qualidade à luz do dia. Para fotos predominantemente noturnas, você deve dar preferência a uma câmera com f / 2.0.
  2. A qualidade da lente usada. Não deve ter distorções óbvias e permanecer redondo.
  3. Módulo de câmera frontal incluído. É necessário para obter o efeito bokeh ao tirar selfies.
  4. Tipo de foco. Pode ser contrastante, o mais barato em desempenho, o que não dá a oportunidade de obter imagens de alta qualidade quando o intervalo é alterado. O foco ativo funciona melhor, sua opção de fase é boa para filmagem diurna e criação de vídeo em movimento. A opção mais precisa é o laser, mas seu alcance é limitado a 3-5 m.
  5. A presença de estabilizadores de imagem. Eles são importantes para filmagem de reportagens e criação de vídeos em tempo real. A estabilização óptica é marcada com a abreviatura OIS, electronic estabilization - EIS. Se você tiver escolha, deve dar preferência à primeira opção.
  6. Opções O flash LED incluído, lente de zoom e foco automático irão ajudá-lo a criar fotos de alta qualidade em quaisquer condições.

Com esses parâmetros básicos em mente, é fácil encontrar o smartphone frontal certo para suas fotos de retratos do dia a dia.

Possíveis problemas operacionais

Se a câmera frontal não estiver funcionando corretamente, pode haver vários motivos para os problemas. Por exemplo, em dispositivos Apple e não-Apple, as tampas com peças de metal podem interferir no desempenho do OIS. Se a focagem estiver difícil, remova os acessórios externos e tente novamente. A película protetora ou sujeira que não foi removida pode bloquear o flash ou até mesmo todo o olho da lente.Nesse caso, você também não poderá tirar fotos de alta qualidade.

Quando a câmera frontal do seu telefone não liga, exibe uma tela preta ou uma lente fechada, a causa provavelmente é uma falha de software. Se a reinicialização não ajudar, o dispositivo deverá ser enviado para reparo.

Além disso, outras situações podem ser distinguidas na lista de avarias de ocorrência frequente.

  1. A câmera inverte a imagem. Se isso acontecer, o smartphone é definido para o modo apropriado por padrão. Quando a câmera está em espelhamento, você só precisa desligá-la. Com a opção frontal, pode ser desativado com um simples toque. A conclusão com sucesso da operação será indicada pela inscrição correspondente na tela.
  2. A câmera distorce o rosto. Isso acontece ao usar uma lente grande angular. Quanto mais próximo o assunto estiver da câmera, mais perceptível será o desequilíbrio.
  3. A imagem está turva. No caso de câmeras frontais, a causa do desfoque do quadro pode ser o deslocamento da lente no corpo, a presença de arranhões e abrasões na mesma. Às vezes, a lente fica grudenta e suja; nessa situação, a limpeza ajudará a corrigir a situação. Primeiro, a área da lente é limpa com uma escova macia e, em seguida, com um cotonete ou almofadas de microfibra especiais.

Todos esses problemas no trabalho costumam ser fáceis de eliminar. Se violações complexas forem identificadas, você terá que entrar em contato com o centro de serviço.

Para uma visão geral da câmera frontal em um smartphone Lenovo, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário