O que é uma câmera pinhole e como ela funciona?

Contente
  1. O que é isso?
  2. História da criação
  3. Dispositivo e princípio de operação
  4. Aplicação em pintura
  5. Fatos interessantes

É impossível imaginar a vida no mundo da informação e da tecnologia sem fotos. Ao mesmo tempo, poucas pessoas pensavam que sem uma câmera pinhole, câmeras modernas e outros equipamentos não teriam aparecido. Com o material deste artigo, você aprenderá o que é, quando foi criado, qual é o princípio de seu trabalho e quem o inventou.

O que é isso?

A câmera obscura é considerada o protótipo da câmera fotográfica moderna. Traduzido do latim, significa "quarto escuro". É um dispositivo ótico simples com o qual as imagens dos objetos exibidos são obtidas na tela. Externamente, é uma caixa escura que não transmite luz, com uma abertura e uma tela forrada com papel fino branco ou vidro fosco.

Neste caso, o orifício está localizado de um lado e a tela do outro lado oposto. O efeito do dispositivo é bastante incomum. Quando o feixe passa pelo buraco de luz, o objeto é exibido na parede oposta ao buraco em uma vista invertida e reduzida. Este princípio continua até hoje em algumas câmeras.

História da criação

As primeiras câmeras obscuras são consideradas grandes caixas e salas escuras com pequenas aberturas em uma das 4 paredes. A data exata da criação da câmera obscura é desconhecida. O princípio de sua criação foi atribuído pela primeira vez a Roger Bacon, que viveu em 1214-1294. No entanto, isso é refutado pelo livro "História da Fotografia", do casal Gernsheim.

Afirma que este princípio era conhecido em meados do século 11 pelo estudioso árabe Hasan-ibn-Hasan... Naquela época, o famoso cientista, físico e matemático costumava pensar no princípio linear da propagação da luz. Suas conclusões foram baseadas no efeito da câmera pinhole.

mas alguns dados permitem afirmar que o equipamento óptico já era utilizado nos séculos V-IV. AC NS. O grande filósofo chinês Mo Tzu (Mo Di) descreveu o aparecimento de uma imagem na parede de um quarto escuro. Aristóteles também menciona um dispositivo óptico. Em certa época, ele estava muito interessado no princípio do aparecimento de uma imagem redonda do sol quando ele brilha através de um pequeno orifício em forma de quadrado.

O primeiro equipamento óptico para a criação de telas de arte foi criado pelo grande mestre Leonardo da Vinci, que viveu nos anos 1452-1519. Sua descrição pode ser encontrada no "Tratado de Pintura", onde o autor discorreu sobre o princípio de funcionamento de um dispositivo ótico. Leonardo da Vinci escreveu que os objetos exibidos em uma folha de papel são reproduzidos não apenas em suas formas reais, mas também nas mesmas cores.

A reflexão fascina com a simplicidade do efeito junto com a reprodução de cores.

Câmeras obscuras começaram a ser ativamente usadas para pintar paisagens e retratos. Então eles ainda eram grandes e equipados com espelhos que refletem a luz. Freqüentemente, as lentes eram inseridas no orifício, o que aumentava o brilho e a nitidez. Na Idade Média, câmeras obscuras eram usadas na astronomia (por exemplo, o diâmetro angular do sol era medido).

Além disso, vários pesquisadores escreveram sobre eles. Por exemplo, com a ajuda de uma câmera obscura em 1544, Gemm Frisius foi capaz de observar um eclipse do sol. Descrições detalhadas de tais câmaras foram fornecidas por Daniele Barbaro (1568) e Benedetti (1585). Elas não eram apenas grandes, mas também pesadas, usando lentes plano-convexas, planas e côncavas.

Em 1611, Kepler conseguiu melhorar a câmera obscura, seu ângulo de visão foi ampliado. Mais tarde, em 1686, Johannes Zahn conseguiu fazer uma versão portátil equipando-a com um espelho. Ele foi posicionado em um ângulo de 45 graus e projetado o objeto em uma placa fosca colocada horizontalmente. A imagem exibida foi virada de cabeça para baixo.

No futuro, isso tornou possível transferir objetos para o papel. Graças à redução do tamanho, foi possível mudar a direção da câmera, bem como fazer esboços da natureza.

Ao mesmo tempo, a perspectiva foi transmitida na perfeição, tornando possível copiar detalhes, o que é característico das imagens fotográficas.

No século 18, na Rússia, essas câmeras eram chamadas de "colosso para fotografar perspectivas".... Exteriormente, pareciam tendas de acampamento. Eles foram usados ​​para capturar a visão de várias cidades russas. Foi possível transferir as imagens para o papel usando lápis e pincéis. No entanto, neste momento havia uma busca ativa por uma transferência e impressão mais simples dos objetos exibidos.

As primeiras fotografias surgiram com o desenvolvimento da química. Naquela época, as câmeras pinhole já eram pequenas caixas com lentes biconvexas na parede frontal, e também com papel levemente transparente no lado oposto. Na verdade, esses eram dispositivos para esboços mecânicos de objetos.

Seu princípio era extremamente simples: o usuário traçava a imagem em uma folha de papel.

O efeito dessas câmeras começou a ser usado em dispositivos portáteis que se assemelham a câmeras modernas de pavilhão. O desejo de simplificar o trabalho dos desenhistas tornou possível mecanizar totalmente o processo de desenho. Os objetos exibidos começaram a aparecer e ser fixados no plano de forma química.

Não há mais a necessidade de ficar enfadonho atrás da câmera e traduzir a imagem por meio de esboços. Hoje, as câmeras pinhole são usadas apenas ocasionalmente. O princípio de seu trabalho ainda é utilizado na produção de equipamentos fotográficos.

Os fotógrafos afirmam que as fotos que ela tirou têm maior suavidade e profundidade de campo em comparação com as câmeras de lente. Eles não têm a distorção inerente a outros dispositivos ópticos. Quanto à nitidez, uma lente é usada para aumentá-la.

Dispositivo e princípio de operação

O princípio de funcionamento da câmera obscura e suas propriedades se assemelham ao trabalho dos olhos. Da mesma forma, os objetos exibíveis são invertidos e processados. O tamanho do diâmetro do furo varia de 0,5 a 5 mm. As dimensões dos objetos exibidos estão relacionadas à distância entre o furo e a parede com a lente. À medida que aumenta, o tamanho dos objetos exibidos aumenta.

Em que a qualidade da imagem depende diretamente do tamanho do furo. Quanto menor for o diâmetro, mais nítido e escuro será o assunto. Com seu aumento, a nitidez se deteriora acentuadamente, mas o brilho do objeto exibido aumenta. No entanto, os objetos não têm a característica de alta nitidez da tecnologia digital.

A nitidez das imagens é aumentada até um certo limite, isso é feito reduzindo o diâmetro do furo. Se o limite for excedido, a nitidez da imagem será seriamente prejudicada. O esquema de trabalho com os primeiros dispositivos não era muito conveniente. Foi difícil transferir a imagem de cabeça para baixo.

Quando espelhos foram adicionados ao dispositivo, a operação de instrumentos ópticos foi simplificada.

Aplicação em pintura

Muitos na Idade Média ficaram impressionados com a qualidade e o realismo das pinturas de diferentes artistas. O segredo era o uso de dispositivos ópticos. Enquanto a camera obscura com suas lentes côncavas tornou-se uma verdadeira ajuda na pintura.

O uso da câmera na pintura não foi anunciado. O uso de tais objetos tornou possível alcançar alta precisão na transmissão da imagem. O exame das pinturas renascentistas sugeriu que os artistas usavam caixas com orifícios menores que 5 mm. O detalhamento das imagens nas telas era marcante no realismo.

Uma das pinturas mais famosas em que os especialistas notaram o uso de uma câmera obscura ou de um espelho côncavo é considerada retrato dos cônjuges de Arnolfini, pintado pelo flamengo Jan Van Eyck em 1434... Ela se distinguia pelo desenho quase perfeito de detalhes.

O uso da câmera é indicado não só pelo lustre impecavelmente traçado com muitos reflexos de luz e pelo castiçal de formato intrincado. Particularmente notável é o espelho na parede posterior, que retrata o reflexo de todos os móveis da sala e até mesmo as sombras. A exatidão documental não poderia deixar de atrair a atenção dos pesquisadores.

Era impossível fazer isso sem equipamento adicional.

No entanto, o mesmo estudos revelaram que o artista já havia usado uma câmera obscura para pintar suas telas... Uma evidência notável disso é sua pintura "Um Homem em um Turbante Vermelho". Ela parece ter sido fotografada, e o profissionalismo do desenho indica que este não é o primeiro uso de um dispositivo ótico.

Independentemente do talento e refinamento das habilidades de desenho de mestres famosos, era impossível alcançar uma incrível precisão nos detalhes então. Gradualmente, a técnica de uso de equipamentos ópticos começou a se aprimorar. No início do século 16, tornou-se mais acessível, porém, adicionar lentes ainda não resolveu o problema da imagem invertida.

É por isso ainda havia muitos canhotos nas telas de grandes artistas. Um exemplo desse tipo de trabalho pode ser chamado de pintura de Frans Hals, que retrata vários canhotos ao mesmo tempo. Um canhoto e uma mulher festejam com ele, outro canhoto os ameaça pela janela. E até o macaco toca a bainha do vestido da mulher com a pata esquerda.

Com o tempo, a falta de exibição foi eliminada. No século 17, não apenas espelhos, mas também prismas ópticos apareceram no dispositivo óptico. Portanto, o problema de inverter a imagem foi eliminado. Essas câmeras passaram a ser chamadas de câmeras lúcidas. Eles foram usados ​​por artistas eminentes.

A pintura fotográfica pode ser rastreada nas telas de Jan Vermeer. Um exemplo disso é a pintura "O Tordo". Não é difícil entender que Vermeer usou uma câmera obscura avançada. Sua tela apresenta os mesmos defeitos característicos de algumas câmeras modernas (por exemplo, laterais e objetos fora de foco).

Fatos interessantes

A relevância da camera obscura no desenvolvimento da pintura e da ciência é óbvia. Isso é evidenciado por vários fatos interessantes.

  • Graças a ela surgiram documentaristas (por exemplo, o grande Canaletto, que pintou a Ponte de Westminster, os mestres do pincel LK Carmontel, Belotto, FV Perrot). Além disso, ela contribuiu para o desenvolvimento da fotografia.
  • Câmeras obscuras também foram usadas na animação. Com a ajuda deles, os contornos dos artistas foram delineados, alcançando contornos, movimentos e proporções mais naturais. Exemplos vívidos disso são desenhos como "A Flor Escarlate", "A Princesa Sapo", criados no século passado.
  • Os artistas renascentistas usavam dispositivos óticos, que eram salas escuras com um orifício que podia ser localizado não apenas na parede, mas também no teto. Notável é o fato de que tiveram que pintar na escuridão total.
  • Apesar de hoje a camera obscura estar perdendo sua relevância, ela é utilizada por artistas iniciantes. Por exemplo, com a sua ajuda, as paredes são pintadas, decorando-as com paisagens realistas ou outras imagens.
  • Além disso, este equipamento óptico é utilizado para obter fotografias e demonstrações inusitadas, nas quais a geração mais jovem é mostrada como este dispositivo funciona, como era, como usá-lo corretamente.
  • Notável é o fato de que, em busca de melhorias, uma câmera ótica foi feita em forma de pirâmide de quatro faces. Ao contrário das caixas, o dispositivo era baseado em 4 ripas, que eram conectadas na parte superior por meio de engates.A tela da câmera tornou-se um fundo branco, sobre o qual reagentes fixadores especiais foram posteriormente aplicados.
  • O método de obtenção de imagens em uma câmera obscura (daguerreótipo) tomou forma em 1839. Uma placa de metal prateada foi colocada no escuro e encharcada com vapor de iodo e, em seguida, colocada em uma câmera para longa exposição à luz brilhante. A partir daí, a placa foi desenvolvida em vapor de mercúrio até a obtenção de um amálgama. Em seguida, o daguerreótipo com uma imagem espelhada foi corrigido. Com a invenção de materiais sensíveis à luz, as câmeras pinhole se tornaram câmeras.

Para saber o que é uma câmera pinhole, veja o próximo vídeo.

5 comentários
Nikita Alexandrovich 14.12.2020 06:33
0

Um artigo informativo e útil, meus agradecimentos ao autor!

Hikitiki 16.12.2020 23:29
0

Muito obrigado ao autor! Sem água, a negócios, muito interessante!

0

Obrigado. Artigo muito bom.

O convidado 28.01.2021 17:51
0

Artigo muito fascinante, obrigado ao autor!

Muito interessante, obrigado.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário