Recursos e escolha de câmeras para streaming
Apesar de todas as críticas ao hobby da Internet, ela realmente se tornou uma das áreas de atividade mais importantes do mundo moderno. Mas para produzir um conteúdo decente para hospedagem de vídeo, e não apenas mostrar vídeos como “caminhando na praia e segurando meu telefone na minha frente”, você precisa de um bom equipamento. E é por isso que é tão importante estudar os recursos das câmeras de fluxo, seus requisitos básicos, antes de fazer a escolha final.
Requisitos primários
Até recentemente, a câmera para streaming no YouTube poderia ser qualquer coisa. Amadores e até mesmo alguns profissionais não pensavam se estava embutido ou não, simplesmente ligavam o aparelho e gravavam o que queriam. Ou transmitido - ninguém viu a diferença. Mas com o tempo, um público mais exigente foi se reunindo na Internet, e até mesmo "veteranos" que sabem em primeira mão o que é Fido, tornaram-se muito mais exigentes. Claro, os escolares ainda compram qualquer coisa por streaming, mas seu público também não é o mais preferível, e sua conquista certamente não pode ser considerada um sucesso.
Portanto, os streamers agora definitivamente precisam de uma webcam separada com resolução e velocidade de disparo decentes. A presença de um microfone externo também se tornou uma boa forma. É de alguma forma constrangedor apontar até o fato de que todos os modelos integrados para o YouTube e serviços semelhantes são um pouco menos adequados do que nada. De alguma forma, eles serão úteis para comunicação remota em VK e redes sociais semelhantes, quando uma imagem do tamanho da tela de um smartphone é transmitida - mas esse é o limite.
Os requisitos também podem se aplicar a:
- o tipo de matriz utilizada;
- resolução do sensor instalado;
- concentrando;
- ângulos de visão;
- ângulos de viragem;
- métodos de conexão;
- nível de equipamento;
- software compartilhado;
O que eles são?
Uma câmera de vídeo para transmissão de um computador ou laptop geralmente é conectada via USB. Importante: caso não seja indicada a versão desta norma utilizada, assume-se o USB 2.0. Os usuários móveis são aconselhados a usar dispositivos com protocolos de conexão sem fio. Eles também são usados com mais frequência em estúdios profissionais e semiprofissionais. Mas também é importante ressaltar que, além das webcams, outras podem ser utilizadas:
- dispositivos de espelho;
- câmeras de vídeo para uso doméstico;
- câmeras de vídeo profissionais;
- câmeras de ação;
- Equipamento de classe PTZ.
O nome "web" fala por si. Essa câmera está pronta para transmitir a imagem imediatamente após a conexão. Para simplificar o trabalho com outros tipos de dispositivos, é necessário utilizar adicionalmente um sistema de codificação em hardware com placa de captura interna. As próprias webcams recebem eletricidade diretamente do computador ao qual estão conectadas.
Atenção: mesmo para um laptop que possui web-camera embutida, é aconselhável adquirir um modelo externo.
Com amostras de qualidade:
- organizar conferências na web;
- realizar reuniões remotas;
- transmitir passagens de jogos de vídeo;
- demonstrar palestras para ouvintes remotos.
Em alguns casos, o stream é até realizado com o auxílio de câmeras de ação. Esses modelos permitem capturar movimentos rápidos, por exemplo, durante jogos esportivos ou jogos extremos da cidade. A câmera de ação é adequada para instalação em qualquer superfície. Os criadores necessariamente fornecem a resistência de tal técnica a influências externas significativas. Também é comum usar uma lente grande angular com um grande campo de visão.
Câmeras DSLR e sem espelho são usadas para streaming com muito menos frequência do que os dois tipos de dispositivos descritos acima. Eles não são projetados para transmitir vídeo por padrão. Muitos modelos não têm saída HDMI. Portanto, a primeira coisa a verificar é a presença da saída de vídeo.
Também vale a pena considerar que às vezes mesmo as configurações corretas não permitem o acesso a um sinal "limpo".
E, se houver essa possibilidade, as matrizes fotográficas e os processadores superaquecerão muito durante a operação de longo prazo. Normalmente, você deve se limitar a transmissões de no máximo 30 minutos de duração. Na maioria das vezes, esse problema diz respeito a equipamentos Canon, mas produtos de outras marcas também sofrem com isso. Outra dificuldade é desligar várias câmeras SLR durante uma inatividade prolongada. Nem todos os blogueiros de vídeo desejam lidar com a manipulação de desativar temporizadores de economia de energia ou conectar câmeras a uma fonte de alimentação externa.
Essas desvantagens, no entanto, são compensadas pelas vantagens objetivas das câmeras SLR (por causa das quais elas permanecem populares). Com a ajuda dessa técnica, você pode não apenas transmitir, mas também tirar fotos de qualidade decente. Além disso, é mais compacto do que as câmeras de vídeo convencionais.
Para sua informação: familiarizando-se com as características das câmeras, você deve se concentrar em pelo menos 1080p 60 FPS. Isso é o suficiente para exibir fotos em monitores sérios.
E apenas em termos de qualidade, as câmeras DSLRs e sem espelho podem desafiar modelos excepcionais de outros tipos. Eles têm matrizes muito grandes. Isso permite o streaming de vídeo mesmo em condições de pouca luz. É possível obter uma "aparência cinematográfica" sem comprar uma câmera de vídeo cara com funcionalidade adequada.
Mas é importante entender que as características das lentes terão um papel decisivo.
Quando se trata de dispositivos de streaming, não podemos ignorar as filmadoras digitais. Eles são recomendados para radiodifusão de longo prazo. O custo varia muito dependendo do nível de funcionalidade, o que permite que você escolha a melhor solução para você. Essas modificações são adequadas para a transmissão de um concerto, para organizar um estúdio de notícias em casa, para mostrar ao público uma partida e finalidades semelhantes. Mas existe outra opção bastante adequada.
É sobre câmeras de streaming PTZ. Eles são controlados à distância, dando comandos não só para fotografar, mas também para girar ou ligar o zoom. Os PTZs geralmente são equipados com uma base plana e são colocados com segurança em uma ampla variedade de superfícies. Essas modificações são adequadas para grandes projetos, mesmo para estúdios sérios, mas não é muito razoável comprá-los para uso privado. A vantagem do esquema PTZ é a capacidade de controlar vários sistemas de tiro ao mesmo tempo a partir de uma estação de operação.
Modelos populares
Ao escolher uma câmera barata para streaming, você deve prestar atenção ao modelo A4Tech PK-910H. O fabricante promete a capacidade de gravar vídeo Full HD com uma taxa de quadros de 30 quadros por segundo. Outra vantagem é a capacidade de trabalhar com uma conexão USB direta. Os problemas de instalação e uso de drivers são resolvidos pela raiz. Com o preço oferecido, as especificações básicas são bastante decentes.
Logitech HD Webcam C270 - outro modelo barato também oferece saída de imagem Full HD, a atualização ocorre 30 vezes por segundo. Mesmo em condições de pouca luz, o número necessário de quadros não é reduzido. O sistema selecionará automaticamente a solução de disparo ideal. Irá deliciar o desempenho minimalista e supressão de ruído; problemas de driver não devem aparecer no Windows 10.
Ela merecidamente entrou no topo das melhores modelos e ASHU H800... Os desenvolvedores foram capazes de fornecer imagens com resolução de 1920 x 1080 pixels. Neste modo, um estável 25 FPS é mantido. Iluminação com 4 LEDs é fornecida. Eles ajudam quando há falta de luz. O case é um pouco volumoso, mas a montagem funciona muito bem, e um fio bastante longo é usado para a conexão.
Logitech HD Webcam C525 destaca-se pelo seu design atraente. Essa câmera é convenientemente montada em um monitor. É possível uma rotação de 360 graus.Este modelo se distingue favoravelmente pela presença de foco automático; se não for necessário, o desligamento do software pode ser usado. Um recurso importante é a autenticação facial.
O topo da classificação é merecidamente Logitech Brio. O sistema garante a captura de imagens em 4K. Um modo 1080p / 60 FPS é garantido, que quase não se degrada com pouca luz. O foco automático é rápido e o microfone é bastante sensível. Este modelo não causa reclamações especiais.
Critérios de escolha
Antes de levar uma câmera para streaming, você precisa analisar as avaliações em sites independentes. Mas as avaliações, mesmo as realmente independentes, não precisam ser absolutizadas. Se você escolher a mesma câmera que “especialistas da Internet” ou até mesmo “bom vizinho Vasya” usam com sucesso, você pode ficar muito desapontado. Quem não quer se preocupar com configurações demoradas na hora de se conectar, com os motoristas, deve dar preferência às webcams. Esses dispositivos são perfeitos para o Skype.
Quanto aos fabricantes, a melhor escolha pode ser considerada produtos:
- Microsoft;
- Gênio;
- Philips;
- Logitech;
- A4Tech;
- Criativo;
- Defensor.
Outras marcas merecem atenção, como:
- Canyon;
- HQ-Tech;
- Confiar;
- Gembird;
- Gemix.
Mas a escolha entre as marcas líderes mundiais é uma escolha puramente pessoal. Devemos nos concentrar estritamente em nossas próprias necessidades. Você pode escolher opções com microfones decentes, com controles remotos, com uma resolução mais alta. Para viagens e transmissões de rua, é melhor usar câmeras mais compactas. Para transmissões de vídeo sérias em casa, é aconselhável usar modelos de formato completo.
Quando você planeja transmitir via Skype, pode se limitar a um sistema CMOS barato. Se você tem dinheiro grátis e o nível de ruído da cor é crítico, dê preferência aos produtos com CCD. É verdade que o custo dessas versões definitivamente não é para o consumidor de baixo custo. Mas será plenamente justificado se houver a intenção de reconhecer rostos e objetos individuais, para trabalhar com programas gráficos sérios. A sensibilidade da matriz determina o nível de iluminação, que é suficiente para uma filmagem decente.
Mas é importante entender que na semi-escuridão, mesmo as melhores câmeras não permitem que você conte com um desempenho de imagem decente. Em condições normais, é suficiente focar na resolução geral. Quanto menor for, mais granulada será a imagem produzida pelo dispositivo. Para casa, é perfeitamente possível comprar uma modificação com uma qualidade de 640x480 pixels.
É verdade que, para uma corrente profissional (não entre parentes), isso não será mais suficiente.
As gravações de vídeo são criadas com uma resolução de 1280x720 ou 1280x1024 dpi. Essa imagem já pode ser exibida com segurança na maioria das TVs. Na presença de Internet de alta velocidade, é permitido o uso de câmeras com resolução de 1600x1200 ou até 1920x1080 pixels. Este equipamento permite não só gravar excelentes streams, mas também trocar arquivos de vídeo de alta qualidade com outras pessoas.
O próximo parâmetro importante taxa de quadros ou FPS. Aumentá-lo permite que você torne o fluxo de vídeo mais suave. Em sistemas normais, os quadros são alterados 30 vezes por segundo. Mas os streamers profissionais definitivamente escolhem modelos com FPS 40.
Outra circunstância significativa - tipo de lentes. As lentes de plástico quase sempre superam suas contrapartes de vidro tradicionais. Eles não garantem uma filmagem de qualidade decente. E a clareza da imagem sofre um pouco.
Se o desempenho de streaming excepcionalmente alto não for necessário, a óptica de plástico é adequada.
O ângulo de visão também é relevante. Se for estreito, você terá que se sentar bem na frente da câmera o tempo todo, caso contrário, haverá uma saída do quadro.
Mesmo uma imagem de alta qualidade não será agradável se a montagem não for segura o suficiente. A montagem geralmente é feita em uma mesa; esta opção é adequada se a mesa for totalmente gratuita. As câmeras com este suporte geralmente são colocadas em uma plataforma especial atrás do monitor. Tipo mais compacto - "prendedor de roupa".Câmeras de transmissão suspensas também são raras; esta solução tem um propósito colateral - vigilância por vídeo na sala.
Se possível, você deve dar preferência aos modelos com USB 3.0. Eles fornecem comunicação mais rápida com um servidor remoto. Se você planeja conectar a câmera a um PC, o cabo deve ter pelo menos 1,5 m de comprimento. Quando conectado a um laptop, este número é irrelevante.
Uma solução mais atraente para muitos será o uso de Wi-Fi ou Bluetooth, mas tais métodos de transmissão de sinal são adequados apenas na ausência de fortes interferências e obstáculos.
A grande maioria dos modelos é projetada para uso no ambiente Windows. Fãs de sistemas operacionais mais raros precisam esclarecer esse ponto. Vale até a pena fazer um teste de conformidade com a estrutura de um determinado SO para evitar surpresas desagradáveis.
O microfone embutido é econômico, mas essa economia é apropriada apenas para streams amadores casuais. No entanto, a presença de tal microfone servirá pelo menos como uma rede de segurança se a acústica principal falhar.
Vários modelos possuem opções de preparação de efeitos especiais. Além de adicionar uma tela inicial virtual, você pode distorcer a imagem real ou introduzir elementos de animação. Esses complementos são muito úteis para canais profissionais do YouTube, pois permitem que seu conteúdo se destaque. Aqueles que planejam lidar apenas com fluxos pessoais, de trabalho e educacionais podem ignorar com segurança os efeitos especiais e não pagar a mais por eles. Se os fundos forem limitados, você pode optar por câmeras com resolução VGA.
Para informações sobre como escolher uma câmera para streaming, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.