Como fazer um compactador do tipo faça você mesmo?

Contente
  1. Como fazer um compactador manual?
  2. Fabricação de placas vibratórias
  3. Recomendações

Ao construir uma casa, garagem ou passarela, a fundação desempenha um papel importante. É importante atentar para a formação do substrato, que é composto por areia e solo. Para que o concreto fique plano e não se mova, é necessário fazer uma cama uniforme. Nos casos em que um compactador vibratório é um prazer caro, eles recorrem à opção do compactador manual.

Como fazer um compactador manual?

O significado da compactação é que cada camada é compactada com uma ferramenta feita à mão. Esse produto é geralmente construído com materiais comuns que podem ser encontrados na garagem. Uma barra com lados quadrados de 10-15 cm é selecionada. Não há necessidade de comprar especificamente um novo item - qualquer barra inteira serve.

Também para a fabricação da estrutura você precisará de:

  • placa de aço com 2 mm de largura;
  • vara sem cantos agudos de até 0,5 metros de comprimento;
  • parafusos;
  • Cola.

Em seguida, você precisa preparar o bloco, ajustando sua parte inferior ao formato de um quadrado. Nesse ínterim, os chanfros são removidos e as laterais da madeira são niveladas com um plano. A próxima etapa é a construção de um sapato de metal. Um desenho do futuro sapato é retratado em uma folha de aço, e as peças em excesso são removidas com uma tesoura especial. Em seguida, os furos para os parafusos são cortados na placa de metal. A sapata acabada é fixada com asas na parte inferior da madeira e fixada com parafusos. Na própria viga, é feito um furo para uma alça, que é fixada em cola de carpintaria.

Como regra, durante a construção, a fundação é coberta com solo solto. Esse material tem uma densidade baixa em comparação com o material compactado. Se a compactação não for realizada em tempo hábil, o solo se assentará e surgirão rachaduras em sua superfície. Lacunas entre a superfície e a parede podem causar a quebra da laje de concreto.

Agora, vamos examinar os métodos que costumam ser usados ​​para compactar o solo.

  • Regar com água. Um método de longo prazo que requer acesso constante à água. Para trabalhar, você precisa de uma mangueira com boa pressão. Em seguida, toda a área do solo é despejada e, para melhor efeito, é utilizado um grande volume de líquido. A irrigação por água é um método natural e duradouro, quase natural. Como resultado, o solo é seco por alguns dias e, em seguida, a próxima camada é colocada.
  • Amassando o solo com ferramentas caseiras.
  • Método misto. É uma combinação de compactação manual e vazamento de água.

A técnica de compactação com areia tem suas desvantagens. Inicialmente, é importante selecionar o tipo de areia adequado para esse trabalho. Freqüentemente, eles se transformam em cascalho, já que pequenos grãos de areia geralmente não são recomendados para adormecer. Portanto, quanto maiores forem as partículas, mais forte será a base, o que eliminará o encolhimento do edifício.

Para instalar uma estrutura monolítica, são utilizadas partículas de areia de grão médio. Mas, neste caso, a água subterrânea afetará a resistência da camada inferior. Impedir a lavagem da base colocando valas de geotêxtil, após as quais a areia é derramada.

Para começar, a areia é peneirada, pois contém muitas impurezas, inclusive argila, que afetam suas propriedades. Eles também criam um nível de umidade ideal para a areia. Se você puder rolar uma pequena bola, o material está úmido o suficiente.

O nível de umidade deve ser em torno de 15%.

A qualidade da instalação depende do equipamento e do material. Cada um escolhe o tipo de equipamento de acordo com sua capacidade financeira.

Fabricação de placas vibratórias

É muito difícil lidar com a compactação do solo, então você não pode fazer sem ferramentas. Para alguns, um design feito em casa torna-se uma boa escolha, enquanto outros compram um compactador vibratório a gasolina. Os tipos mais populares incluem um compactador vibratório e uma placa vibratória. Seu princípio de funcionamento é bastante parecido, e o aluguel desse tipo de carro está sempre em demanda entre as construtoras.

Para compactação da camada de terra, um compactador vibratório é o mais adequado. Seu trabalho é baseado na força centrífuga em uma determinada direção. A amplitude da vibração depende do modelo do dispositivo. Se compararmos o aparelho com uma placa vibratória, vale notar que ele tem um tamanho menor. E a compactação da camada ocorre devido aos pequenos volumes da própria sola, que proporciona o melhor efeito.

Para compactação de areia, a melhor escolha é uma placa vibratória, pois graças a ela a areia será compactada e não será espremida nas bordas. Mas para colocar pedras de pavimentação, pedra britada ou uma base sob uma laje de concreto, este método é mais adequado do que socar. A grande área para compactação é a principal vantagem do método. A autoprodução de uma placa vibratória com motor elétrico ajudará na economia de equipamentos. Não é difícil fazer desenhos de estruturas.

Para a fabricação, você precisará de:

  • unidade de energia;
  • dois canais;
  • placa de ferro com mais de 7 mm de espessura;
  • fechos;
  • duas rodas;
  • tubo, que é usado como uma alça para facilitar a movimentação da estrutura.

Como a vibração aumenta durante a operação, alguns inventores ainda prendem almofadas macias para as mãos. Mas isso é opcional.

O vibrador de concreto é composto por um motor elétrico, um dispositivo vibratório e um eixo flexível. Uma substituição para o primeiro elemento é construída a partir de uma britadeira, furadeira, furadeira e outros dispositivos que transmitem vibrações. Não há necessidade de negligenciar o projeto do eixo flexível do vibrador, pois permite que a ponta afunde com segurança na solução e transmita a vibração desejada. Esse produto pode operar em uma rede elétrica doméstica de 220 V.

O compactador vibratório, construído a partir de uma broca de martelo, opera com base na força de impacto. Uma lança de metal é criada para o bico. Este desenho ajuda a atravessar a espessura do concreto, o que é extremamente necessário após a concretagem da fundação da estaca. Também é importante decidir sobre o comprimento necessário do bico. Para processar uma grande área, escolha uma folha extensa, à qual o próprio perfurador é anexado.

É necessário fortalecer firmemente a estrutura, pois a força de vibração pode ser destrutiva para o produto. No caso em que os elementos do equipamento estejam na posição horizontal, o bico deve ser colocado ligeiramente inclinado. E isso pode ser conseguido anexando a arruela como um suporte. Em seguida, uma unidade perfuradora vibratória é instalada nele.

Recomendações

Antes de iniciar a compactação, é necessário se familiarizar com o peso da placa vibratória, pois isso afeta o tipo de trabalho e seu volume. Para compactar o solo, você deve optar por um compactador vibratório. E para areia, pedra britada ou base de concreto, uma laje é usada. Campos de grande porte para futebol, golfe e outros esportes são compactados com máquinas profissionais de 50 a 100 kg. Agentes de ponderação são adicionados a designs caseiros. O material para o peso pode ser água, cimento ou areia.

Antes de iniciar o trabalho, todas as estruturas de um motor a gasolina são constantemente testadas quanto à confiabilidade. É importante remover regularmente os depósitos de carbono das velas, o que aumentará o tempo de operação. Pela primeira vez, o óleo é trocado após um dia de trabalho e, em seguida, os prazos são estendidos para 3-4 dias. Para os casos em que o trabalho é executado a uma profundidade de um metro ou mais, vale a pena contar com a ajuda de outra pessoa.

Como fazer um compactador "faça você mesmo", veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário