Tudo sobre compactadores pneumáticos

Tudo sobre compactadores pneumáticos
  1. Peculiaridades
  2. Descrição das espécies
  3. Critérios de escolha
  4. Dicas operacionais

Durante a construção, uma parte importante da obra é a disponibilidade das ferramentas necessárias. Ele permite que você alcance um sucesso significativo no menor tempo possível, tanto em qualidade quanto na velocidade do processo. Um desses tipos de equipamentos são os compactadores pneumáticos, que permitem um grande volume de trabalho.

Peculiaridades

Um compactador pneumático é uma ferramenta para compactação de várias superfícies, principalmente soltas e preparadas para desenvolvimento futuro. A fundação é a parte mais importante do edifício, porque não só a resistência, mas também a integridade da estrutura depende da sua qualidade. Para compactar solo, areia, cascalho e outros materiais semelhantes de forma rápida e sem esforço, um compactador pneumático é o mais adequado.

Vale ressaltar as características desse tipo de equipamento, bem como identificar as principais características técnicas.

  1. Simplicidade. Como esta ferramenta não necessita de um estudo detalhado e especial, qualquer construtor e até mesmo uma pessoa sem experiência pode manuseá-la. Os principais fatores são a correta preparação e seleção de um modelo adequado.
  2. Diversidade. Pelos tipos, os compactadores pneumáticos não se diferenciam em combustível e elétrico, o que é inerente à maioria dos modelos desses equipamentos, mas cada fabricante equipa produtos com funções diferentes. Não se esqueça das várias modificações projetadas para condições específicas de construção. Existem muitos modelos de um grande número de fabricantes no mercado, por isso a seleção da ferramenta certa não é difícil.
  3. A capacidade de trabalhar manualmente. Ao contrário das placas vibratórias de pleno direito, os compactadores pneumáticos são mais simples na estrutura, portanto, sua operação e manutenção também são elementares. Aqui pode-se notar que cada modelo pode diferir significativamente qualitativamente, assim como o escopo de aplicação também pode diferir.
  4. Tamanho pequeno. Os compactadores são mais compactos em comparação com equipamentos de construção grandes e completos. A este respeito, o transporte, a possível reparação e operação são muito mais fáceis e possíveis nas condições de vida de uma casa ou casa de veraneio.
  5. Versatilidade. Os compactadores são usados ​​em muitas áreas de construção, por exemplo, no assentamento de estradas, calçadas, assentamento de telhas, areia e outros materiais a granel que formam a base da fundação. Além disso, essa ferramenta permite que você interaja efetivamente com o solo de várias densidades e níveis de umidade.
  6. Preço. Considerando a simplicidade do projeto e a grande variedade de diferentes fabricantes, o compactador pneumático é relativamente barato em comparação com equipamentos de construção semelhantes, que são projetados para trabalhar em objetos de grande escala.

Agora vale a pena listar as principais características, cujo estudo permitirá que você entenda melhor a técnica de tal plano.

  1. Dimensões e peso. Como mencionado anteriormente, a pneumática não tem dimensões extensas, portanto, trabalhar com esta ferramenta não causa nenhuma dificuldade particular e também não requer qualificações especiais de construção. As dimensões e o peso do modelo são individuais e dependem da aplicação. Naturalmente, quanto mais poderoso e versátil for o dispositivo, maiores serão suas dimensões e peso.Se falamos de uso doméstico simples, então neste caso o equipamento é mais leve, o que melhora a mobilidade e amplia as possibilidades de transporte.
  2. Pistão. Uma parte que desempenha uma das funções mais importantes, ou seja, é responsável pela movimentação de todo o dispositivo. Os parâmetros físicos dos pistões podem variar. Conseqüentemente, quanto melhor for o desempenho, mais confiável e eficiente será o compactador.
  3. União. Essa peça serve para fornecer ar à ferramenta, após o que, por meio de outros mecanismos, o compactador passa a fornecer um choque vibratório à superfície.
  4. Difusor de ar. Como o nome indica, esta parte do dispositivo é responsável por comutar os fluxos de ar comprimido, o que permite alterar a intensidade da ferramenta.
  5. Alças de válvula. A parte com a qual o trabalhador mais contata. Parece que as alças são uma parte bastante simples do compactador, mas seu papel é muito mais importante. Isso é especialmente verdadeiro para longas sessões de trabalho, onde a má qualidade dos cabos pode afetar a facilidade de uso do equipamento.
  6. Quadro. A base do compactador, da qual muitos fatores dependem. Em primeiro lugar, é a força da estrutura. Ao realizar muito trabalho e aplicar muita força, o chassi deve ser capaz de suportar picos de carga significativos. Deve-se ressaltar que o material utilizado na confecção do corpo é importante não só pela resistência, mas também pela leveza do instrumento. As tecnologias modernas tornam possível usar matérias-primas de alta qualidade a partir das quais você pode fazer uma estrutura forte e ao mesmo tempo leve, portanto, considere cuidadosamente a qualidade desta parte do dispositivo.

Descrição das espécies

Os compactadores pneumáticos são divididos em três tipos.

Manual

O modelo padrão, que está equipado com todas as funções de compactador necessárias. Vale a pena mencionar uma grande variedade de unidades manuais. Conforme observado anteriormente, a principal vantagem das ferramentas manuais é a facilidade de uso. Quanto ao custo, a faixa de preço varia em função da configuração final e do equipamento técnico, pois permite fazer mais trabalho e tem um efeito positivo na durabilidade do aparelho.

Não se esqueça de que a resistência a danos mecânicos também é uma das vantagens mais importantes dos compactadores manuais. Este recurso permite que você trabalhe com materiais de diferentes densidades e propriedades físicas.

É claro que essa ferramenta requer prática, mas, em geral, uma pessoa comum também pode lidar com ela.

À prova de vibração

A principal diferença entre um compactador à prova de vibração e um compactador manual convencional é a presença de um cabo especial, cujo objetivo principal é amortecer a vibração usando a energia do ar comprimido, e não uma mola de absorção de choque. Usualmente, modelos à prova de vibração são usados ​​em usinas siderúrgicas para trabalhar com compactação camada por camada de areias de moldagem.

Como o tempo de operação em uma fábrica é muito maior do que em um ambiente doméstico, a função de proteção contra vibração melhora a conveniência e permite que uma pessoa se canse menos ao usar este dispositivo. Além da produção de aço, esse tipo de compactador é utilizado na construção de estradas, sendo também utilizado para compactar o solo em locais onde equipamentos grandes e volumosos não podem ser utilizados devido à sua irracionalidade em pequenas áreas.

Em comparação com os modelos manuais, os resistentes à vibração são mais caros.

Elétrico manual

Este tipo de compactador é o mais caro e foi projetado para uma gama bastante restrita de aplicações. O fato é que essas unidades são necessárias para selar o forro. É um forro com diversos materiais refratários, resistentes ao desgaste e isolantes de calor das partes internas de fornos, panelas, caldeiras e outros equipamentos de aquecimento.

Devido ao arranjo especial do forro, é necessário um equipamento especializado para sua vedação, o que requer não só confiabilidade, mas também o máximo de precisão. Uma característica distintiva desse tipo de técnica é a presença de acessórios de diferentes formas. Não se esqueça do consumo de energia elétrica, pois esses modelos são equipados com baterias.

Assim, entre o sortimento, vale a pena dividir os compactadores elétricos manuais em termos de potência e versatilidade.

Critérios de escolha

Em primeiro lugar, antes de comprar, você deve entender claramente qual compactador pneumático é o mais adequado para a tarefa em questão. Exatamente determinação do tipo de equipamento é a parte mais importante da seleção da ferramenta, pois a diferença de preço é significativa. Em seguida, preste atenção a especificações... Eles são o resultado de muitos fatores, mas no final, esses são os indicadores nos quais você deve confiar.

Não se esqueça de Dimensões e peso... Se você precisa compactar o solo no campo ou em uma área suburbana, a questão importante é transporte... Claro, aqui você precisa entender a relação entre o desempenho da ferramenta e seu tamanho, portanto, a escolha de um modelo deve ser feita deliberadamente, e não por um ou vários motivos.

Deve ser dito sobre materialcom o qual você trabalhará. É muito importante considerar sua densidade, o grau de umidade, bem como o modo como o compactador pneumático de sua escolha trabalhará com este componente. Por exemplo, a seleção de modelos para concreto, areia ou lajes de pavimentação varia significativamente. Uma técnica escolhida incorretamente pode, por exemplo, facilmente danificar lajes de pavimentação.

É claro que, depois de determinar o tipo adequado de compactador, comece a proceder não apenas a partir das características técnicas, mas também a partir das revisões. É muito útil estudá-los em conexão com a experiência de pessoas reais que já experimentaram a técnica e podem falar sobre todas as vantagens e desvantagens do modelo. Compartilhar essa experiência permitirá que você evite erros na escolha de uma ferramenta. Relativo preços, então, neste componente, a faixa é tão ampla quanto o escopo de aplicação do compactador pneumático é variado.

O fabricante do equipamento também é importante. Se você já conhece positivamente a técnica de uma das empresas que oferecem compactadores, não há necessidade de duvidar da qualidade do modelo escolhido.

Às vezes, é muito útil estudar a documentação do dispositivo, se possível.

Dicas operacionais

Visto que o próprio processo de compactação é uma preparação para a construção, vale a pena considerar cuidadosamente as condições de operação do dispositivo. A base do trabalho é o estado da superfície durante a compactação. Deve estar livre de objetos estranhos, pedras, detritos e qualquer outra coisa que possa afetar adversamente o resultado final. Após a limpeza do local, monitore o estado da substância tratada. Se estiver suficientemente úmido, sedimentado ou denso, isso deve ser levado em consideração durante o processo de trabalho.

Ao usar o compactador pela primeira vez, comece a usá-lo gradualmente e com baixa potência. A sessão de trabalho não deve durar muito, depois disso vale a pena aumentar a carga. Ignorar essas medidas de segurança pode levar ao desgaste rápido do equipamento e à diminuição da qualidade de seu trabalho.

Não devemos esquecer o manual de instruções, que contém todas as informações básicas sobre coisas como o uso da tecnologia, as possíveis causas de seu colapso e as formas de eliminá-las.

O processo de compactação do solo por compactação pneumática, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário