Descrição dos compactadores vibratórios e dicas para seu uso

Contente
  1. O que é isso?
  2. Onde é aplicado?
  3. Comparação com uma placa vibratória
  4. Visão geral da espécie
  5. Modelos populares
  6. Como escolher?
  7. Dicas operacionais

Antes de realizar obras de construção ou rodovias, a tecnologia de processo prevê a compactação preliminar do solo. Tal compactação aumenta a resistência do solo à penetração da umidade e evita a erosão do solo, além de ajudar a melhorar as propriedades de sustentação da superfície para equipamentos de fundação ou rodovia. Com a ajuda de compactadores vibratórios, você pode compactar de forma rápida e eficiente qualquer solo solto, preparando-o para trabalhos posteriores.

O que é isso?

O compactador vibratório é uma máquina vibratória manual multifuncional usada na indústria da construção para compactar materiais a granel e solos soltos. Na aparência, este dispositivo é uma ferramenta compacta e móvel, equipada com controle manual.

Tampar o solo usando equipamento de vibração permite que você resolva uma série de tarefas importantes:

  • alinhar e compactar a base do canteiro de obras;
  • evitar o processo de encolhimento do solo sob a fundação;
  • deslocar a umidade e o ar da estrutura do solo.

Ao realizar trabalhos de construção preparatórios, um compactador vibratório é usado onde veículos de grande porte não cabem devido ao espaço livre limitado. As ferramentas manuais permitem tapar aberturas confinadas ao colocar tubagens, em áreas localizadas perto de paredes ou cantos de edifícios, ao construir ciclovias e colocar meios-fios ou elementos de calçada. A ferramenta portátil executa suas funções com eficiência, sem danificar edifícios ou utilitários.

O conjunto completo de compactador vibratório manual consiste nas seguintes partes principais:

  • um motor que pode ser a gasolina, diesel ou elétrico;
  • mecanismo do tipo excêntrico excêntrico;
  • eixo equipado com uma mola de retorno especial;
  • biela com um pistão especial;
  • sola de vedação;
  • sistema de controle manual

Um compactador vibratório manual também pode ser chamado de perna vibratória, pois a área da sola de compactação dessa ferramenta é pequena e atinge 50-60 cm². Essa compactação é necessária para reduzir o peso do equipamento, mas não diminui a estabilidade da ferramenta e permite desenvolver a força de vibração necessária ao trabalho. Apesar de ser compacto, tal equipamento requer esforços físicos significativos do operador associados à movimentação do aparelho e à manutenção de sua estabilidade na posição vertical durante a execução do trabalho.

Além disso, o trabalhador deve experimentar as cargas de vibração mais fortes que afetam negativamente a saúde. A eficácia do tipo manual de compactador vibratório se deve à força de impacto e sua frequência de 1 minuto.

A proporção cuidadosamente calibrada da estrutura do dispositivo e o peso significativo de sua parte superior em relação à inferior permitem que a ferramenta vibratória avance sob a influência da gravidade, e o operador só precisa direcionar o movimento do dispositivo.

Onde é aplicado?

Um compactador vibratório manual é usado para compactar o solo até uma profundidade de pelo menos 60-70 cm. Este dispositivo é capaz de compactar não apenas areia ou cobertura de solo, mas também grande brita, portanto, o dispositivo é usado para base de pedra britada , para um gramado,para areia para construir uma fundação ou ao preparar um local para uma retroescavadeira.

O vibrofoot também pode compactar concreto em áreas de difícil acesso.

Freqüentemente, um compactador vibratório é usado em locais onde o espaço livre é extremamente limitado ou onde há risco de danos às comunicações previamente equipadas:

  • trabalha na disposição da linha do bonde;
  • arranjo de zonas pedonais e calçadas com ladrilhos, lajes;
  • preparação da superfície do solo para a organização da fundação;
  • reparação parcial do pavimento asfáltico;
  • instalação de comunicações subterrâneas;
  • compactar o solo ao longo das paredes do edifício;
  • arranjo do porão;
  • equipamento de poços, escotilhas, postes.

Nos canteiros de obras, o compactador vibratório manual é utilizado em todos os casos em que equipamentos de grande porte, devido ao seu tamanho, não conseguem chegar perto da área de trabalho. O compactador vibratório manual é usado apenas para frações de fluxo livre - areia, solo, cascalho, mas não é usado para compactação de solo, que contém uma grande porcentagem de impurezas de argila.

Comparação com uma placa vibratória

A ferramenta manual, com a qual você pode bater no solo, não consiste apenas em um compactador vibratório. Além deste dispositivo, existe também uma placa vibratória. Em alguns casos, ele lida melhor com a tarefa atribuída, uma vez que a área de sua sola de calcamento é duas vezes maior que a de uma perna vibratória.

Na aparência, a placa vibratória tem uma plataforma de base na qual a unidade de vibração, um motor, um quadro estrutural geral e um painel de sistema de controle são baseados. Com a ajuda deste dispositivo, as substâncias soltas são compactadas em pequenas áreas. Alguns modelos de placas vibratórias possuem em seu design um reservatório para água, que umedece a superfície compactada, melhorando a densidade das frações de escoamento livre. A profundidade de impacto da placa vibratória é menor do que a do vibrador, e é de 30-50 cm, mas devido à maior área da sola de trabalho, a produtividade da placa vibratória é muito maior.

O compactador vibratório e a placa vibratória têm aplicações comuns para compactação de solo. Mas também existem diferenças entre esses dispositivos. Estruturalmente, a placa vibratória é projetada de forma que a vibração nela apareça devido a um mecanismo especial - um excêntrico, fixado na placa de compactação. O mecanismo é acionado pelo motor e as vibrações são transmitidas à placa. O compactador vibratório manual é organizado de forma diferente, uma vez que a energia gerada pelo motor é convertida em movimentos de empurrar e avançar. O pistão da biela empurra a sola vibratória e, neste momento, é criado um impacto em relação ao solo. A força de impacto de um compactador vibratório é muito maior do que a de uma placa vibratória, mas a área processada é menor.

Embora ambas as ferramentas manuais são projetadas para compactação, sua finalidade também é diferente uma da outra. O compactador vibratório não é usado em solos argilosos e não é usado para pavimentação de asfalto, enquanto a placa vibratória é adequada para essas tarefas.

O compactador vibratório provará ser uma ferramenta ineficaz se usado em grandes superfícies; ele é usado apenas localmente em um espaço limitado.

Visão geral da espécie

A compactação manual é realizada com uma ferramenta, cujo dispositivo pode ser estacionário ou reversível. O compactador vibratório reversível opera em dois modos de ação - para frente e para trás, ou seja, a ferramenta vibratória pode se mover para trás. Também é difundido um compactador vibratório hidráulico montado, cujo princípio de operação permite que seja utilizado em qualquer posição e se aproxime dos locais mais inacessíveis. Normalmente é acoplado a equipamentos de construção, por exemplo, a uma escavadeira, enquanto a largura de tal dispositivo é maior do que a versão manual, e trabalhando com esse equipamento, a profundidade máxima de processamento do solo é alcançada.

As características dos compactadores vibratórios manuais são divididas em 2 tipos - dispositivos com baixa frequência de vibração e ferramentas com grande amplitude. Equipamentos de baixa frequência são usados ​​para realizar trabalhos apenas com tipos de solo soltos. Equipamentos com grande amplitude de vibração são usados ​​para tipos mistos de composições de solo e compactação de misturas de concreto asfáltico. Todos os compactadores vibratórios manuais também são subdivididos de acordo com o tipo de motor.

Elétrico

São um tipo de equipamento amigo do ambiente, uma vez que quando são utilizados não são emitidos gases nocivos e não se produz ruído, pelo que tal ferramenta pode ser utilizada mesmo em recintos fechados. A ferramenta é alimentada por uma fonte de alimentação convencional; os dispositivos são geralmente fáceis de usar e gerenciar.

Esse tipo de ferramenta tem baixa demanda, pois estar ligada a uma fonte de energia a torna imóvel e pouco manobrável, sendo raro a necessidade de seu uso em salas.

Diesel

Possuem baixo consumo de óleo diesel, mas possuem longa vida útil e boa manobrabilidade. Eles são usados ​​para trabalhos de rua ao ar livre, têm uma grande força de impacto de vibração e alta produtividade. Com esta ferramenta, você pode trabalhar em qualquer condição climática - na neve e na chuva.

A ferramenta gera um ruído de alta intensidade durante a operação, portanto, o operador precisará usar equipamento de proteção. Além disso, tais compactadores vibratórios emitem gases de escape, o que prejudica a saúde do funcionário e não permite a utilização do equipamento em ambientes fechados.

Gasolina

A ferramenta é movida por um motor de 2 ou 4 tempos. É um equipamento potente e móvel com ótimo desempenho. O compactador vibratório pode trabalhar em todas as condições climáticas. Como sua versão diesel, a ferramenta gera gases de escape e não pode ser usada em ambientes internos.

Os modernos compactadores vibratórios manuais libertam uma pessoa de um trabalho exaustivo e monótono que requer muito tempo e esforço.

Modelos populares

Os compactadores vibratórios manuais são produzidos por fabricantes nacionais e estrangeiros. O equipamento é diversificado em seu design e faixa de preço.

Top das opções mais famosas para ferramentas vibratórias.

  • Modelo Hundai HTR-140 - uma ferramenta de alta qualidade com a qual um tipo de solo solto ou sólido é processado. Capaz de trabalhar com uma força de choque de vibração igual a 14 kN, sua frequência é igual a 680 batimentos / min. Ligar o motor é rápido e fácil, auxiliado por um sistema de cilindro com válvula suspensa. O design do quadro é equipado com amortecedores do tipo mola. A ferramenta é capaz de suportar cargas significativas e comprovou seu valor em aplicações difíceis.
  • Modelo EMR-70H - pode ser usado para compactar solos argilosos e viscosos. A unidade é movida por um motor Honda de 4 tempos de alta qualidade. O projeto da perna vibratória é feito de forma que a inspeção de todas as unidades possa ser realizada prontamente. O motor é protegido por um quadro. A ferramenta está equipada com um tanque de plástico e o cabo é equipado com uma proteção antivibração feita de blocos silenciosos.
  • Modelo AGT CV-65H - o dispositivo tem uma sola de trabalho de 285x345 mm, a força de vibração é de 10 kN, a frequência de vibração é de 650 bpm. O projeto inclui um motor Honda 4 tempos a gasolina com potência de 3 litros. com. Esta é uma perna vibratória compacta e manobrável, que muitas vezes é comprada para necessidades domésticas por residentes de verão e residentes de casas particulares. O aparelho é capaz de compactar o solo a uma profundidade de pelo menos 60 cm, podendo ser utilizado também nos setores de construção e rodovias.

O uso de uma perna vibratória compacta permite preparar rapidamente e com custos econômicos mínimos a superfície do solo para futuras construções ou obras rodoviárias.

O equipamento deste tipo comprime bem não só a parte superior, mas também as camadas profundas do solo.

Como escolher?

Um compactador vibratório manual, como qualquer outra ferramenta, requer uma abordagem cuidadosa ao escolher. Na maioria das vezes, o comprador está interessado no tamanho da sola de trabalho, na qualidade do motor, na aderência, nas pastilhas de freio. Como regra, os equipamentos modernos têm uma longa vida útil e um período de garantia de serviço.

Para que a perna vibratória selecionada não decepcione e possa funcionar nas condições necessárias para você, os especialistas recomendam prestar atenção a critérios como:

  • potência de funcionamento do motor;
  • área única;
  • frequência e força de vibração;
  • profundidade de processamento do solo;
  • consumo de combustível ou eletricidade;
  • a presença de um sistema de proteção antivibração no cabo da ferramenta.

Atenção especial deve ser dada à potência do motor, cujos valores médios variam de 2,5 a 4 litros. com. Quanto mais potente for o motor, mais eficiente será o equipamento e sua força de impacto. A área da sola de trabalho é selecionada com base nas condições em que você deve trabalhar - se o espaço livre for muito limitado, não faz sentido escolher uma ferramenta com uma grande área de sola.

A frequência da vibração do choque determina a velocidade de trabalho, portanto, quanto maior a taxa, mais rápido você completará a tarefa de compactar o solo. A taxa de impacto máxima não excede 690 batimentos / min, e a força de impacto raramente excede 8 kN. Um parâmetro importante é a capacidade de manobra e o peso da ferramenta. Quanto mais leve for o compactador vibratório manual, mais fácil será para o operador operá-lo. O peso do equipamento varia de 65 a 110 kg, portanto, na hora de escolher um modelo, você deve avaliar seus pontos fortes e capacidades.

Dicas operacionais

Via de regra, o fabricante indica na documentação técnica do compactador vibratório manual que a vida útil do dispositivo é de 3 anos. Durante este tempo, é necessário realizar inspeções preventivas - para encher o motor com óleo em tempo hábil, trocar as lonas de freio e fazer a manutenção da embreagem, se necessário - trocar a biela, e assim por diante.

Equipamentos que atendam às normas técnicas são capazes de compactar o solo até a profundidade indicada na ficha técnica. Mas, ao mesmo tempo, é recomendável monitorar o nível de consumo de combustível - em média, o consumo de combustível não deve exceder 1,5-2 l / h.

Ao trabalhar com o vibrador, recomenda-se a utilização do sistema de proteção contra vibração localizado nos cabos da ferramenta e o uso de equipamento de proteção individual para as mãos.

No próximo vídeo, você encontrará uma análise detalhada, vantagens e teste do compactador vibratório Vektor VRG-80 a gasolina.

1 comentário
0

Se a argila for misturada com entulho, será muito mais forte.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário