Compactadores vibratórios a gasolina: características e seleção

Contente
  1. Característica
  2. Projeto e princípio de operação
  3. Modelos modernos
  4. Regras de seleção
  5. Manual do usuário

Empilhador vibratório a gasolina (vibro-perna) - equipamento para compactação de solo sob a fundação, asfalto e demais pavimentos rodoviários. Com a sua ajuda, são colocadas lajes de pavimentação para a melhoria de caminhos pedonais, acessos e zonas de parques. A técnica é amplamente utilizada nos setores de reparos e construção.

Característica

O compactador vibratório a gasolina é uma técnica versátil caracterizada pela mobilidade, tamanho compacto e manutenção despretensiosa. O dispositivo está equipado com um motor a gasolina de 4 tempos com 1 ou 2 cilindros. O projeto do equipamento prevê o resfriamento do motor a ar.

Vamos listar as principais características que afetam o funcionamento do equipamento.

  • Peso. A profundidade na qual o solo e vários materiais a granel podem ser compactados diretamente depende desse parâmetro. Por exemplo, os modelos são leves (até 75 kg) - compactam o solo com até 15 cm de espessura, universais - de 75 a 90 kg. As unidades com peso médio de 90-140 kg são projetadas para compactar materiais até uma profundidade de 35 cm. Em trabalhos de grande escala, são usados ​​equipamentos potentes e pesados ​​de até 200 kg - podem ser usados ​​para processar solo com uma camada de até 50 cm.
  • Força de impacto. O parâmetro afeta a taxa de força compressiva que a sola do equipamento exerce sobre o material que está sendo processado.
  • Dimensões do sapato. O tamanho da sola depende do esforço imposto à área tratada. Quanto maior o tamanho do sapato, menos esforço será necessário para socar uma unidade de área.

As características importantes do compactador vibratório incluem o tipo de golpe. Pelo tipo de movimento, a técnica é dividida em reversível e irreversível. No primeiro caso, o equipamento tem a capacidade de reverter sem girar. Essas unidades são mais simples de operar e manobráveis, mas diferem em peso e massa.

Os modelos não reversíveis ou translacionais, em comparação com os anteriores, são mais leves e baratos. No entanto, eles só podem se mover na direção para frente, o que exige que o operador tenha espaço adicional para girar o dispositivo.

Projeto e princípio de operação

Todas as modificações do compactador têm um design semelhante. Inclui vários mecanismos principais:

  • placa de base (sapata);
  • vibrador excêntrico;
  • motor.

A sola é o corpo principal de trabalho do dispositivo. Para compactação de alta qualidade, a sapata deve ter peso e resistência ao desgaste ideais. A plataforma de trabalho é feita de ferro fundido ou aço. A introdução de vários aditivos na liga permite aumentar a resistência da placa às cargas mecânicas e aumentar a sua resistência ao desgaste.

O vibrador inclui um eixo desequilibrado instalado em suportes especiais. Seu princípio de operação é semelhante ao de um volante. O projeto também inclui uma estrutura para prender o motor e alças com as quais o operador controla a unidade.

O princípio de funcionamento do equipamento é simples - ao dar a partida, o motor ganha velocidade de operação, após o que a embreagem centrífuga é acionada e o eixo desequilibrado começa a girar. Ele cria vibrações que são transmitidas para a plataforma de trabalho do equipamento. Devido aos movimentos oscilatórios e ao peso, o calçado atua sobre o material processado, contribuindo para sua compactação.

Modelos modernos

Os compactadores vibratórios a gasolina são fáceis de usar, manobráveis ​​e compactos em comparação com unidades elétricas ou a diesel.Devido a um grande conjunto de vantagens, esse equipamento é muito procurado.

Abaixo estão os modelos mais populares de placas vibratórias a gasolina com uma ótima relação de qualidade de construção, custo e funcionalidade.

  • Champion PC1645RH. O dispositivo é de produção russo-chinesa com motor 4 tempos de 9 cv. com. A técnica é universal, pois tem a capacidade de se mover para a frente e para trás. Suas vantagens incluem operação silenciosa do motor (Honda GX270), consumo de combustível econômico e controle conveniente.
  • DDE VP160-HK (design americano, montado na China). Equipamento reverso com motor 6 HP Honda GX200. com. Permite compactar solo até 50 cm de profundidade em 1 passagem. O equipamento é confiável e durável devido ao equipamento do rotor do vibrador com buchas reforçadas.
  • Zitrek CNP 25-2. O compactador é de produção tcheca. Equipado com motor chinês Loncin 200F 6,5 HP. com. A unidade fornece movimento direto e reversível. A plataforma do equipamento é feita de ferro fundido durável. O modelo distingue-se pelo seu orçamento, facilidade de gestão. As desvantagens incluem uma pequena profundidade de compactação - não mais do que 30 cm.
  • Mikasa MVH-R60E. Um pequeno compactador japonês de 69 kg. Equipado com motor Subaru EX13 de 4,5 litros. seg., torque máximo 8,1 Nm. Possui função reversa, é equipado com tanque de água embutido, para que a unidade possa ser utilizada na pavimentação de asfalto. As desvantagens do modelo incluem seu alto preço.
  • RedVerg RD-C95T. Compactador vibratório de produção chinesa pesando 95 kg, equipado com motor a gasolina 4 tempos Loncin 200F com capacidade de 6,5 litros. com. A profundidade de compactação é de 30-35 cm O aparelho possui um sistema de irrigação que permite trabalhar não só com granel, mas também com materiais betuminosos. As desvantagens do modelo incluem a falta de movimento reverso.

Os fabricantes nacionais que oferecem compactadores vibratórios confiáveis ​​incluem a empresa TCC. Todos os equipamentos fabricados com esta marca possuem um invólucro robusto que protege os componentes internos do dispositivo de danos mecânicos, penetração de entulhos de construção. O equipamento possui baixo nível de vibração, o que facilita sua operação.

Regras de seleção

Ao comprar um compactador vibratório, existem vários parâmetros importantes a serem considerados. A escolha do equipamento depende do tipo de trabalho que precisa ser feito. De acordo com eles, a massa do equipamento é selecionada. Para resolver as tarefas diárias, unidades de peso leve ou médio são adequadas. É melhor dar preferência a dispositivos com uma área de plataforma pequena - eles têm baixo desempenho, mas são duráveis. Equipamentos com placas pesadas e gofradas são adequados para trabalhar com materiais de construção a granel. Para o asfalto, escolher um veículo com sapato pequeno e liso é a melhor solução.

Ao escolher um compactador, vale a pena considerar sua eficiência - o consumo de combustível depende disso. É preferível que o dispositivo seja equipado com sistema de irrigação, pois proporciona facilidade de uso. Os compactadores vibratórios que suportam esta função não aderem ao solo pegajoso. Na compactação de materiais com equipamento com sistema de irrigação, a compactação é melhor.

Se você planeja realizar trabalhos em um espaço limitado (passagens estreitas, valas), é recomendável olhar mais de perto os modelos com uma opção reversa. Em outros casos, não faz sentido pagar a mais por esta função. Se você precisa mover equipamentos com frequência de um canteiro de obras para outro, é melhor escolher modelos com rodas de transporte. Antes de comprar é necessário ler atentamente todas as características técnicas da placa vibratória e demais documentações do fabricante.

Manual do usuário

Modelos modernos de compactadores vibratórios podem ser abastecidos com gasolina A-92 e A-95. E você também deve usar óleo de motor com uma viscosidade ideal.Após reabastecer o equipamento, verifique se há vazamentos de combustível. O equipamento deve ser ligado conforme as instruções, aquecendo-o por 3 minutos, deixando-o funcionar em marcha lenta. Ao pressionar a alavanca de velocidade, o compactador começará a se mover para frente, compactando o solo solto.

Ao trabalhar com o equipamento, o operador deve estar sempre atrás dele. Extremo cuidado deve ser tomado ao girar o equipamento. Para manter a saúde, recomenda-se o uso de respiradores, óculos e proteção auditiva.

No próximo vídeo, você encontrará uma análise detalhada do compactador vibratório Vektor VRG-80 a gasolina.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário