O que são mesas vibratórias?

Contente
  1. Compromisso
  2. Dispositivo
  3. Visualizações
  4. Como escolher?
  5. Como fazer isso sozinho?

Para a fabricação de diversos componentes de construção e produção, é importante selar a composição utilizada. Nesse caso, a mesa vibratória vem em seu socorro - um equipamento eficaz e multifuncional. Este dispositivo pode ser feito por você ou adquirido em um revendedor especializado.

Compromisso

Mesa vibratória é um equipamento altamente especializado utilizado para a produção de vários elementos estruturais de construção. O aparelho é perfeito para a fabricação de lajes de pavimentação, pedras decorativas ou blocos de qualquer complexidade.

Além da produção das peças descritas acima, usando uma mesa vibratória, você pode:

  • produtos de produção em massa que requerem o uso do método de vibração;

  • produzir azulejos internos duráveis ​​e de alta qualidade;

  • para empurrar produtos de cimento ou concreto asfáltico;

  • use um método de limpeza, que é especialmente importante para peneirar areia;

  • para vedar elementos estruturais e funcionais de cercas ou aberturas de janelas.

Além das finalidades acima, a mesa vibratória permite que você pressione de forma eficiente e rápida vários produtos decorativos, portanto, este dispositivo é muito útil para joalheiros. Devido às propriedades únicas de vibração, o equipamento também é usado na indústria de alimentos, por exemplo, para chocolate, ou para temperar qualquer outro produto.

Independentemente da finalidade da mesa vibratória, sua operação eficiente é possível devido à presença de efeitos de vibração em várias superfícies... Isso permite que o desempenho estrutural de materiais como concreto ou asfalto seja melhorado. Com base no uso prático a presença de tais vibrações tem um efeito positivo na aparência e resistência dos produtos manufaturados.

Dispositivo

Uma mesa ou plataforma vibratória é um equipamento sofisticado de alta tecnologia que consiste em vários elementos estruturais. Eles estão todos interligados.

Descrição detalhada das partes estruturais da mesa vibratória.

  • Cama de apoio. Este elemento é fabricado a partir de uma estrutura de metal de alta resistência.

Para garantir a máxima estabilidade e eficiência do processo, a estrutura principal deve ser maciça e suficientemente rígida. Caso contrário, flutuações significativas são observadas, o que afeta indiretamente a precisão do processo de produção.

  • Plataforma de trabalho. É uma bancada lisa de formato horizontal. Na maioria dos casos, as montagens da plataforma interna são móveis, o que permite a você extinguir a maior parte da energia. Os fixadores principais são molas rígidas no valor de quatro peças.

É importante que o tampo da mesa seja distinguido pelo indicador de máxima suavidade.

  • Mecanismo de acionamento. É apresentado na forma de uma corrediça fixada com segurança ao fundo de uma placa de metal - o principal elemento estrutural da mesa vibratória. Com a ajuda do motor, movimentos rotacionais são feitos em direção ao peso excentricamente fixado. Este recurso permite um amortecimento muito mais eficiente de várias vibrações na superfície da mesa.
  • Dispositivo inicial... Existem dois elementos principais neste design - botões iniciar e parar.Na conexão do equipamento, é utilizado um relé de corrente e tipo térmico, que protege efetivamente o equipamento de sobrecargas desnecessárias.

Os referidos elementos estruturais permitem atingir um grau de vibração insignificante do equipamento, e também proporcionam a distribuição mais uniforme da energia cinética em toda a área do tampo da mesa.

Os principais parâmetros que têm um impacto significativo na eficiência e produtividade da mesa vibratória são velocidade do eixo principal do motor e porcentagem de amplitude para movimento oscilante.

Além dos componentes descritos acima, a mesa vibratória também contém um plugue principal para alimentação, suportes de borracha, um soquete para conexão a uma rede elétrica e vibradores especializados de tipo eletromecânico.

Visualizações

A mesa vibratória é um equipamento técnico sofisticado, que se apresenta nas mais variadas variações e variedades. Esses dispositivos são classificados convencionalmente com base em vários fatores.

  • Dimensões e área da superfície da mesa... Quanto maior a área de trabalho, maiores e mais produtivas são as características técnicas do equipamento. Um aumento no indicador permite que várias formas ou produtos sejam compactados ao mesmo tempo.
  • Potência real... O fator pelo qual o desempenho do equipamento usado é determinado. Dependendo da massa dos produtos a serem colocados, um ou outro motor é selecionado para a mesa vibratória. Com a escolha errada do motor, a eficiência do dispositivo é significativamente reduzida.
  • Amplitude de vibrações. Na presença de um dispositivo que é capaz de ajustar a frequência de exposição à vibração, o operador do equipamento é capaz de alternar rapidamente a mesa de vibração para um ou outro modo de operação com base no uso de determinados materiais ou finalidade.

Para atender a certas necessidades do cliente, fabricantes produzem dois tipos principais de mesas vibratórias: conformação e desmoldagem... O primeiro tipo é mais versátil e é usado principalmente para selar determinados produtos por meio de vibrações.

A variedade de desmoldagem é um tipo de equipamento industrial no qual a confecção de determinados produtos é realizada por meio de pequenos bicos especializados. Em qualquer caso, os produtos acabados são produzidos a partir dos chamados recipientes de moldagem.

Como escolher?

A qualidade do trabalho de produção e as características funcionais do equipamento dependem diretamente da escolha correta da mesa vibratória. Os especialistas identificam os seguintes indicadores que precisam de atenção especial.

  • Superfície de trabalho. A mesa vibratória deve processar rapidamente as superfícies declaradas de vários tamanhos e formatos, portanto, antes de adquirir o equipamento, é necessário levar em consideração as dimensões do tampo principal da mesa. E também você deve prestar atenção ao material da peça de trabalho. Os fabricantes produzem esses dispositivos de metais ferrosos, alumínio ou aço inoxidável.

Para trabalhar com o equipamento de forma mais conveniente, é necessário escolher uma mesa vibratória com laterais adicionais nas laterais.

  • Controle remoto... A presença de um painel de controle remoto permite aumentar as propriedades funcionais do equipamento. Com sua ajuda, o operador do dispositivo pode definir o tempo de operação, desligar a mesa de vibração ou alterar as características de amplitude e vibrações.
  • Vibrador... O principal requisito para o vibrador interno é a presença de vibração uniformemente distribuída, o que aumenta a eficiência e produtividade do equipamento. A alimentação da rede é normalmente selecionada de 220 V ou 380 V, dependendo das características da rede elétrica.

Para fornecer ao dispositivo o máximo desempenho possível, atenção especial deve ser dada a indicadores como as propriedades estruturais do excêntrico, o ponto de fixação do acionamento principal e o equipamento da plataforma de trabalho, dependendo da potência declarada.

Como fazer isso sozinho?

Antes de fazer uma mesa vibratória com as próprias mãos, é necessário levar em consideração todas as características de design e parâmetros do futuro produto. Um dos equipamentos mais importantes é o compactador vibratório. Isso pode ser feito de maneiras bastante simples.

  • Dispositivo de formação... O objetivo principal deste elemento é a compactação vibratória de argamassa de concreto, que é pré-vazada em um molde fundido.
  • Equipamento deformador... Projetado para a remoção rápida e eficiente de produtos sólidos de moldes especiais. Esta ação é realizada por meio de um dispositivo especializado.
  • Ideias fora do padrão. Eles são usados ​​para a produção de uma quantidade limitada de um determinado produto, fora da prática industrial, em casa ou para uma pequena empresa privada.

Para garantir que não haja erros no processo de fabricação da mesa vibratória, é necessário monitorar o ajuste de vibração e fixar a estrutura principal ao piso da forma mais segura possível. E também você deve prestar atenção à qualidade das costuras de soldagem e à posição horizontal do tampo da mesa.

Preparação de materiais e ferramentas

Para fazer você mesmo uma mesa vibratória, você precisa preparar certas ferramentas e materiais com antecedência. Sem eles, o trabalho posterior na fabricação da mesa carece do mínimo sentido.

Para criar equipamentos funcionais, você precisará de:

  • tubo de metal para a produção de vidros;

  • molas para mesa vibratória no valor de 4 unid. para criar suportes móveis;

  • chapa de aço, com espessura de 8 mm, para bancada;

  • tipo de metal laminado para soldagem rápida de elementos estruturais;

  • fechos para fixação eficaz do motor de vibração;

  • um motor com potência de 1 kW;

  • um aparelho especializado que permite a soldagem elétrica.

Além das ferramentas descritas acima, você também precisa comprar uma furadeira elétrica, uma trituradora de metal e uma caixa usada para instalar o painel de controle e equipamentos adicionais.

Criação de desenho

O desenvolvimento de um desenho para uma mesa vibratória é um processo particularmente importante do qual depende o sucesso da implementação do equipamento. Para evitar vários erros na fabricação do dispositivo, você pode usar documentação comprovada ou começar a criar um esboço você mesmo.

Como mostra a prática, as dimensões ideais para a superfície de trabalho são 50x100 cm, enquanto a distância do tampo da mesa ao chão não pode exceder 80 cm. Caso contrário, ocorre uma diminuição na eficiência do equipamento.

No processo de criação de um desenho, você precisa saber sobre alguns dos recursos.... Por exemplo, a superfície do tampo da mesa deve estar sempre em um plano horizontal, enquanto as pernas da estrutura não podem ter comprimentos diferentes. E também vale atentar para o fato de que o motor não deve tocar em nenhum elemento metálico ou na própria base.

Seleção de motor

Uma das opções mais simples para fazer uma mesa vibratória é usar rampas de carro. Para fazer isso, você deve preparar 3-4 encostas, um martelo de construção e um escudo de madeira. A compactação ocorre durante a instalação de fôrmas previamente preparadas na blindagem, que é montada em uma base de pneus.

Além do método de fabricação acima, você pode criar uma mesa vibratória em casa usando motores elétricos de um martelo perfurador ou furadeira. Neste caso, é utilizada uma base de metal, que é colocada em um plano horizontal.

A compactação do material utilizado se deve à conversão da energia cinética com um motor elétrico. Além dos motores descritos acima, você também pode usar um motor de máquina de lavar para uma mesa vibratória feita em casa. Neste caso, atenção especial deve ser dada aos mancais do eixo e à fixação do equipamento no plano.

conjunto

A primeira coisa que deve ser feita para a montagem do produto acabado é marcar a estrutura metálica utilizada de acordo com o desenho desenvolvido. E você também deve cortar os espaços em branco.

Mais processo passo a passo de criação de equipamento de vibração.

  • Soldagem de uma plataforma a partir de um perfil metálico de acordo com as dimensões selecionadas.

  • Fixação de rolamentos axiais especiais para instalação da estrutura nos montantes.

  • Adicionando uma base retangular às pernas do quadro principal.

  • Instalação de reforços e inspeção de juntas soldadas.

  • Instalação de porta-copos adicionais para aumentar o diâmetro das molas externas.

  • Reforço do tampo da mesa com reforços.

  • Soldagem de porta-copos para molas.

  • Instalação e fixação do motor de vibração.

  • Montagem do quadro e da plataforma conforme desenho.

Depois de concluir as etapas acima, você precisa conectar o cabo de alimentação e realizar um teste de funcionamento do equipamento. A análise dos sistemas funcionais é realizada por meio de um peso que é ajustado por meio de um dispositivo excêntrico.

Como fazer uma mesa vibratória com as próprias mãos, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário