Características dos motores de mesa de vibração
As mesas vibratórias são equipamentos exigidos na indústria e na vida doméstica, para a organização do trabalho em que se utiliza um motor vibratório. Existem vários tipos de motores que são usados para equipar as mesas de trabalho. Vale a pena considerar em mais detalhes sua finalidade, princípio de operação e recursos de montagem.
descrição geral
As mesas vibratórias são equipamentos especiais projetados para aumentar a resistência do concreto e realizar uma série de outras tarefas, transferindo a vibração para o material. A instalação é movida por um motor - uma unidade de alta potência. Dependendo do tipo de tarefa em mãos, existem:
-
dispositivos independentes usados para compactação vibratória de argamassa de concreto;
-
unidades na função de uma unidade de acionamento, que são responsáveis pela transmissão da vibração efetiva para o local de moldagem.
O motor é uma parte insubstituível da mesa, sem a qual o equipamento não pode entrar em funcionamento. Por meio da ação do motor de vibração, é possível:
-
aumentar a densidade da matriz e garantir sua integridade;
-
melhorar a fluidez da solução, que, na concretagem, preenche uniformemente todas as seções da fôrma;
-
atingir o índice exigido de resistência ao gelo do concreto, que é suscetível à formação de microfissuras a baixas temperaturas e de estrutura porosa;
-
melhore o contato do concreto com a armadura removendo bolhas de ar.
E também o motor torna isso possível:
-
o lançamento da produção de pequenas peças por fundição vibratória;
-
a produção de vários tipos de telhas e outros produtos de concreto;
-
compactação de produtos de concreto para uso pessoal e profissional;
-
moldagem de concreto aerado e outros blocos.
A ação do motor vibratório aumenta a densidade das seções vazadas, com isso o concreto ganha resistência mais rapidamente e a estrutura torna-se confiável. A instalação não estaria completa sem um motor. Portanto, vale a pena considerar com antecedência qual motor é adequado para instalação em uma mesa vibratória.
Variedades
Os seguintes tipos de motores são usados como a principal fonte de vibrações.
-
Motores usados. Opção para mesas vibratórias "faça você mesmo". A potência de tais dispositivos chega a 1000 watts. O motor transferirá facilmente a quantidade necessária de vibração para uma mesa com uma área de trabalho de 0,8 x 1,5 metros. Antes de colocar o motor em operação, será necessário fixar dois excêntricos no eixo de acionamento, e prever a possibilidade de mudança de posição. Esta solução permitirá ajustar a amplitude e a força das oscilações durante o funcionamento da instalação.
- Motor de vibração de tipo industrial. Um dispositivo de uso profissional, instalado na superfície de um tampo de mesa. É um motor de vibração aprimorado, já equipado com excêntricos instalados em lados opostos do eixo. A presença de elementos permite que você altere o grau de exposição à vibração do dispositivo.
Para usar a mesa vibratória em ambiente doméstico, basta a primeira opção e, em princípio, um motor com potência mínima. Por exemplo, muitas pessoas instalam motores de máquinas de lavar que estão com defeito na mesa.
A potência desses motores chega a 220 volts, o que é suficiente para organizar o funcionamento eficiente dos equipamentos em casa.
Para um uso mais profissional, será necessária a compra de um motor industrial, o que garantirá o funcionamento estável da instalação mesmo quando for necessário processar grandes volumes.Ao escolher um motor, neste caso, é melhor prestar atenção na potência, frequência e grau de vibração.
Os drives mais confiáveis são distinguidos como uma categoria separada, entre os quais estão os motores da série IV. A fábrica em Yaroslavl dedica-se à produção de motores, entre as vantagens dos equipamentos produzidos pelo fabricante estão:
-
alto poder;
-
longa vida útil;
-
versatilidade de uso.
O drive mais barato, se desejado, pode ser montado com suas próprias mãos, se você pegar um motor existente como base e modificá-lo.
Nuances de anexo
A montagem do motor na mesa de vibração requer atenção cuidadosa. Para instalar corretamente o motor, é necessário levar em consideração uma série de nuances. Diagrama de instalação.
-
Primeiro, você precisará soldar um canal com os orifícios fornecidos na parte inferior da placa vibratória.
-
A seguir, é necessário fixar o canal horizontalmente para garantir a criação das vibrações verticais desejadas da instalação.
-
A última etapa envolve a instalação do motor, que fica no canal.
A posição do canal depende do método de fornecimento de vibração. Por exemplo, se for planejado transmitir vibrações no plano horizontal, o perfil é fixado verticalmente e vice-versa. E também na hora de instalar o motor de vibração, é importante evitar que a umidade entre no aparelho.
O comentário foi enviado com sucesso.