Tudo o que você precisa saber sobre placas vibratórias

Contente
  1. O que é e por que as placas vibratórias são necessárias?
  2. Descrição das espécies
  3. Dimensões e peso
  4. Modelos populares
  5. Componentes e acessórios
  6. Critérios de escolha
  7. Como usar corretamente?
  8. Dicas de cuidados

Antes de iniciar a execução das obras, é necessário realizar a preparação do solo-base, que consiste em compactar minuciosamente o solo, areia ou brita. A compactação é necessária para remover a umidade e o ar do solo, bem como para preencher todos os espaços e eliminar os vazios por igual. Desta forma, a capacidade de suporte do solo é melhorada - ele será capaz de resistir à destruição.

Uma das ferramentas utilizadas para a compactação é a placa vibratória, cujo uso acelera e simplifica significativamente o trabalho preparatório não só na construção, mas também na organização de pavimentos de asfalto ou lajes.

O que é e por que as placas vibratórias são necessárias?

O compactador vibratório é um tipo de ferramenta portátil, cujo design possui uma placa plana de ferro fundido montada em uma estrutura especial. Este dispositivo funciona com o auxílio de vários tipos de motores, dos quais um eixo tipo vibração excêntrica vai até a placa de ferro fundido. Uma alça com uma unidade de controle é fixada na base da estrutura, o princípio de operação da placa vibratória é bastante simples e qualquer pessoa pode lidar com o controle.

A frequência de vibração depende do excêntrico, que é acionado por um elo de correia direcionado ao eixo de vibração. Para compactar o solo, é utilizada uma placa larga, que, com toda a sua superfície, atua sobre a superfície a ser tratada.

As características e o desempenho do compactador vibratório são significativamente superiores aos do compactador vibratório manual, que possui uma área de contato muito menor com o solo.

O objetivo da placa vibratória é o seguinte:

  • compactação e compactação confiável de locais consistindo de areia, solo, solo argiloso;
  • é usado para alterar a superfície da paisagem nas parcelas contíguas;
  • compacta a superfície do solo para colocar caminhos de asfalto ou pedras de pavimentação;
  • prepara a fundação para pequenos edifícios;
  • usado ao realizar trabalhos de reparo em estradas de asfalto, aterros ferroviários.

Como regra, grandes demandas são colocadas nas ferramentas usadas para trabalhos de construção. A placa vibratória é um mecanismo de fácil utilização e manutenção que permite trabalhar em um espaço confinado, onde não há espaço livre suficiente para veículos de grande porte.

Descrição das espécies

Um vibrador manual é uma ferramenta conveniente e produtiva, sua escolha depende do volume e das características do trabalho a ser realizado. Existem 2 tipos de tais dispositivos.

Viagem reta

O tipo não reversível de compactador só pode se mover na direção para frente. A sua velocidade e, consequentemente, a produtividade do trabalho são reguladas pelo operador, o que permite atingir a maior profundidade de compactação da superfície tratada. Para mover a placa vibratória na direção oposta, o operador terá que girá-la por conta própria.

Este projeto torna difícil o alcance de compactação, como valas de tubos.

Reversível

O tipo de compactador que pode se mover para frente ou para trás é denominado reversível.Estes são os dispositivos mais convenientes usados ​​para compactação uniforme do solo, mesmo em espaços confinados. O movimento reversível dessas máquinas é extremamente preciso, de forma que o operador não precisa corrigir manualmente a direção do movimento do compactador vibratório. A única desvantagem de tal equipamento é seu peso pesado e preço bastante alto.

Todos os compactadores vibratórios são equipados com motor e, dependendo do tipo, são divididos nos seguintes tipos.

  • Movido a gasolina. Um motor a gasolina é a opção mais econômica em termos de consumo de combustível, e uma unidade a gasolina é mais barata do que outros análogos. As placas vibratórias a gasolina não estão presas a um ponto de força, portanto, podem funcionar de forma autônoma e se movimentar livremente a qualquer distância. Além disso, as unidades do tipo gasolina têm se mostrado bem ao operar em uma ampla faixa de temperaturas positivas e negativas. A desvantagem das unidades a gasolina é o seu peso e a criação de ruído durante a operação.
  • Alimentado a diesel. Os compactadores vibratórios movidos a diesel não estão presos a uma fonte de energia - eles são móveis e autônomos. Seu consumo de combustível é ligeiramente superior ao de uma contraparte de gasolina. Mas o design das unidades é confiável e durável. A desvantagem é o grande peso da placa vibratória, bem como o ruído durante a operação. Além disso, as unidades movidas a diesel não tiveram um bom desempenho em climas frios.
  • Alimentado por uma fonte de alimentação principal. Essas ferramentas são usadas dentro de casa. Eles são compactos, muito mais leves do que seus equivalentes a gasolina ou diesel. Durante a operação, a unidade não emite produtos de exaustão da decomposição do combustível prejudiciais à saúde humana, caracterizando-se também por baixo nível de ruído. A desvantagem da ferramenta é que ela só funciona com uma fonte de alimentação e pode ser movida até onde o comprimento do cabo elétrico permitir.

Entre os usuários, os mais populares são os modelos a gasolina, já que hoje são os equipamentos mais econômicos e funcionam em todas as condições climáticas.

As placas vibratórias a diesel são menos populares e os dispositivos elétricos são adquiridos apenas para uma gama limitada de tarefas.

Dimensões e peso

Dependendo do tipo de motor, as placas vibratórias são leves e pesadas. Além de seu peso, o tamanho da ferramenta não é de pouca importância. Ao escolher um modelo, você deve saber que as placas vibratórias são produzidas nas seguintes faixas de parâmetros gerais:

  • largura da ferramenta - mínimo 0,32 m, máximo 0,5 m;
  • comprimento do equipamento - mínimo 0,78 m, máximo 1,1 m;
  • altura da placa vibratória - mínimo 0,78 m, máximo 1,08 m;
  • o comprimento da superfície de compactação - de 0,45 m a 0,62 m;
  • a largura da superfície de compactação é de 0,32 m a 0,48 m.

Dependendo do peso, todos os tipos de placas vibratórias são divididos em 3 categorias.

  • Modelos leves de até 75 kg. Estas são as versões menores da ferramenta que são usadas para uso doméstico. Esse compactador de placa pode lidar com uma camada de solo não superior a 150 mm. Freqüentemente, um tipo de ferramenta leve é ​​usado no processo de assentamento de caminhos de calçada.
  • Modelos universais pesando 75-90 kg. Essas unidades podem compactar uma camada de solo igual a 250 mm. Eles são usados ​​para preparar estradas tipo asfalto.
  • Modelos de peso médio pesando 90-140 kg. Os aparelhos são profissionais e são utilizados para a execução de obras rodoviárias preparatórias. O compactador de placa é capaz de realizar grandes volumes de compactação em um curto período de tempo. A espessura da camada processada será de 600 mm.
  • Modelos pesados ​​a partir de 140 kg. Essas máquinas vibratórias profissionais são utilizadas apenas para construção e obras rodoviárias de especificidade estreita.

A escolha de uma ferramenta de compactador depende de seu peso. A seleção dos modelos depende da finalidade de sua aplicação.Por exemplo, para trabalhar em um terreno pessoal, uma unidade de uma categoria leve é ​​o suficiente, e para um grande volume de trabalho de construção, modelos pesados ​​profissionais são adquiridos.

Modelos populares

O mercado moderno oferece muitas opções de placas vibratórias, cuja classificação depende do fabricante. Os melhores fabricantes deste equipamento são Japão e Alemanha. A placa vibratória reversível desses fabricantes pode ser usada para aplicações industriais ou privadas. As unidades fabricadas na Rússia, Coréia do Sul, Israel, Suécia e Espanha têm se mostrado bastante bem, embora o recurso desses equipamentos seja inferior ao das congêneres alemãs ou japonesas, mas custam cerca de 40% menos.

O equipamento chinês tem apenas uma vantagem sobre os outros fabricantes, é o preço baixo, o recurso das unidades é o mais baixo.

Consideraremos vários modelos de placas vibratórias para comparação.

  • Modelo Mikasa MVH-R 60E. Maquinário japonês com reverso, atende aos padrões internacionais de qualidade. Equipado com motor a gasolina de 4,5 litros a 4 tempos. com. e uma caixa d'água, que possibilita a compactação de asfalto e solos soltos. O peso do aparelho é de 70 kg, o tamanho da sola vibratória é de 35x48 cm.Uma ferramenta confiável e com alto recurso de durabilidade.
  • Modelo ZITREK CNP 25-2. Unidade tcheca fabricada em fábricas localizadas na China. É utilizado um motor a gasolina com capacidade de 6,5 litros. com. O aparelho é bastante pesado e pesa 125 kg. Funciona com movimento para frente e para trás. A placa vibratória é feita de ferro fundido e tem boa proteção anticorrosiva. A profundidade da camada compactada é de 300 mm.
  • Modelo DDE VP 80-CK. Um produto de fabricação americana e com o preço mais acessível do mercado russo. A unidade está equipada com um motor a gasolina de 6,5 litros a 4 tempos. com. O peso do dispositivo é pequeno, 80 kg, o tamanho da almofada vibratória é de 42x59 cm, a profundidade de compactação é de 300 mm. O dispositivo tem apenas um curso reto, mas se estabeleceu como um equipamento confiável e poderoso.
  • CAMPEÃO PC-1645 RH. Pertence a produtos da produção conjunta russo-chinesa. A unidade está equipada com um motor Honda de 9 cv a gasolina a 4 tempos. com. A unidade funciona em movimento para frente e para trás, pesa 160 kg, é capaz de impactar a profundidade do solo em até 500 mm. A técnica é despretensiosa e fácil de operar, possui proteção anticorrosiva.

Os especialistas acreditam que o equipamento mais confiável são as unidades equipadas com motor a gasolina. Se um motor diesel for instalado na ferramenta, seu recurso terá vida curta e uma revisão será necessária em breve.

Componentes e acessórios

O mecanismo vibratório para compactação do solo é utilizado no modo de execução intensiva de uma grande quantidade de trabalho. Portanto, essa técnica requer manutenção constante e, em alguns casos, reparos. Como consumíveis são usados ​​cintos tensores, embreagens, amortecedores, tapete de poliuretano e cabos. Muito menos frequentemente, tanques de água ou um vibrador, um vibrador ou todo o conjunto do vibrador estão sujeitos à substituição. O motor requer atenção especial - é necessário trocar o óleo, filtro de ar e velas de ignição em tempo hábil.

Critérios de escolha

O critério mais importante pelo qual uma plataforma vibratória é selecionada é sua capacidade de reverter e o peso da unidade. Para escolher o socador certo para uma residência de verão, para concreto ou asfalto, você deve se guiar pelos seguintes princípios.

  • Para a realização de trabalhos paisagísticos de uso privado, utilizam-se unidades cujo peso não ultrapassa 80 kg e a profundidade de tratamento do solo não ultrapassa 150 mm. Caso seja necessária a colocação de lajes de pavimentação, deve-se adicionar ao equipamento uma manta de poliuretano com função de amortecimento.
  • Placas vibratórias de 80-120 kg são utilizadas para reparar o pavimento asfáltico ou alterar a paisagem, bem como para colocar linhas de utilidades, enquanto a profundidade de processamento do solo será de 250 mm. As lajes de pavimentação também podem ser colocadas com essas unidades, se uma esteira de poliuretano estiver incluída na embalagem.
  • Para preparar a via para a colocação do pavimento asfáltico, são utilizadas máquinas vibratórias de 120 a 220 kg ou unidades superpesadas de 250 kg.

Um parâmetro de escolha igualmente importante é a força de vibração da técnica. Os modelos em que esse valor não excede 12 kN não são usados ​​para fins industriais e para pavimentação de asfalto. Para trabalhos de construção sérios, placas vibratórias com uma força de vibração de pelo menos 16-18 kN são usadas. Se estamos falando sobre colocar lajes de pavimentação, o vibrador, com esse esforço, simplesmente pisoteará até o nível do solo ou quebrará.

Quanto aos parâmetros da sola vibratória, quanto menor for este indicador, mais densa a placa compactará o solo. Na escolha do tipo de motor, deve-se dar preferência à opção econômica a gasolina. Além disso, a direção de deslocamento da unidade também é levada em consideração - as opções mais convenientes são o deslocamento direto e reverso, portanto, é dada preferência a eles.

Como usar corretamente?

Uma máquina vibratória manual é usada para vários fins, como socar pedra britada, usando uma técnica, areia é compactada e argila é compactada. Muitas vezes você pode ver como as lajes de pavimentação são colocadas usando essa técnica. Para utilizar as capacidades máximas do equipamento, as instruções de operação são estudadas preliminarmente. Consideremos o uso de uma placa vibratória como exemplo de uma obra complexa de colocação de lajes de pavimentação.

  • Estágio preparatório - determinar os contornos do caminho onde serão colocadas as lajes. Coloque balizas que levem em consideração todos os desníveis do relevo da superfície para o assentamento.
  • Execução do planejamento - retire a camada superficial do solo e polvilhe cascalho fino.
  • Drenagem - para que a humidade não afecte os ladrilhos, a camada de drenagem é calcada de forma a ser estanque.
  • Restrição de freio - para isso, é instalado um meio-fio ao longo das bordas do caminho, o que limitará a mobilidade dos elementos de cerâmica.
  • Enchimento de areia - isso é necessário para nivelar a superfície de trabalho. A areia também está sujeita à compactação e sua camada é de 40-50 mm.
  • Colocar ladrilhos - nesta fase, os ladrilhos são dispostos em filas uniformes na superfície da areia.
  • Amassando ladrilhos no chão - para isso, uma esteira de poliuretano de amortecimento é montada na sola da placa vibratória.

Depois que as lajes são finalmente colocadas e uma placa vibratória é passada sobre elas, uma nova camada de areia seca é derramada sobre ela para selar as lacunas entre as placas. A execução de trabalhos de construção ou assentamento usando equipamento manual de compactação vibratória requer a implementação de certas regras, para que o trabalho seja feito com alta qualidade e o equipamento dure o máximo possível.

  • O trabalho deve ser executado de maneira planejada. É importante dar a partida na placa vibratória e deixar o motor funcionar um pouco em ponto morto, após o que você pode iniciar a compactação da superfície do solo. Neste caso, deve-se sempre verificar se a tensão da correia está correta, caso a tração da correia se solte ou se rompa, o processo de compactação não pode ser realizado.
  • No processo de trabalho, acontece que é necessário compactar várias camadas de uma almofada do solo. Cada camada deve ser processada separadamente, e a altura dessa camada deve corresponder às características do compactador. Se a camada for maior do que o declarado nas capacidades da técnica, sua compactação de alta qualidade não funcionará. Você precisará remover a parte superior do travesseiro, tampar a primeira camada e, em seguida, despejar a próxima camada por cima e selar novamente.Isso é feito até que toda a espessura da almofada seja processada.
  • O número de passagens por cada camada compactada deve ser de pelo menos 5-6 vezes.

Executando o trabalho, você não deve pular uma única seção. O local deve ser plano, de acordo com os requisitos do edifício GOST, diferenças são permitidas não mais do que 2 cm.

Dicas de cuidados

Para manter o compactador em bom estado de funcionamento, é necessário realizar sua manutenção regular de maneira oportuna e correta. O principal cuidado é limpar ou substituir o filtro de ar localizado na parte superior do motor. Tal manutenção deve ser realizada após cada ciclo de trabalho, pois a limpeza oportuna do filtro prolongará significativamente a vida útil do carburador, o que significa que também reduzirá o grau de desgaste do grupo de pistão, o que permitirá o funcionamento do motor suavemente e sem problemas. Para limpar o filtro de espuma, remova-o e enxágue bem em água morna com sabão, depois enxágue em água limpa e seque. Após a secagem, o filtro é imerso em óleo de motor e bem espremido - dessa forma estará pronto para uso.

Se for utilizado motor a gasolina no dispositivo de placa vibratória, será necessário verificar regularmente o estado das velas de ignição. Eles precisam ser limpos ou completamente substituídos a tempo. Ao substituir as velas de ignição, é importante certificar-se de que estejam bem aparafusadas antes de iniciar o trabalho. Um ponto igualmente importante é a reposição oportuna do óleo do motor no motor. A primeira troca de óleo é feita imediatamente após a placa vibratória ter trabalhado suas primeiras 20 horas, futuramente a operação desse tipo de equipamento permitirá a troca de óleo a cada 100 horas de trabalho.

Antes de drenar o óleo, o motor deve ser pré-aquecido.

Para informações sobre o que você deve prestar atenção ao escolher uma placa vibratória, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário