Como fazer uma mesa vibratória para pavimentação de lajes com as próprias mãos?

Contente
  1. Ferramentas e materiais
  2. Instruções passo a passo
  3. Acabamento

Para a fabricação de lajes de pavimentação, é muito conveniente utilizar uma mesa vibratória. Esta unidade pode ser feita de forma independente e em casa. Isso ajuda a reduzir os custos de criação não apenas de blocos para caminhos, mas também de outros elementos de acabamento. Ao fazer uma mesa de fundição de vibração do-it-yourself, você pode usar meios improvisados ​​baratos.

Ferramentas e materiais

Antes de começar a criar uma mesa vibratória para a fabricação de concreto e outros produtos, você deve pensar com antecedência que materiais usar para isso e quais ferramentas você pode precisar.

  • Metal - Este é o principal material para uma mesa projetada para fundição por vibração. A versão em chapa com espessura igual ou superior a 0,3 cm é a mais indicada, é aconselhável levar em consideração que quanto maior for a área da bancada, maior será a espessura.

  • Ângulos ou canais para a cama. É importante lembrar que para a mesa, todos os elementos básicos devem ser de metal, pois isso é exigido pelas especificidades de seu trabalho.

  • Molas metálicas que proporcionam mobilidade à mesa vibratória. O tamanho desses elementos deve ser selecionado de forma que correspondam à massa do dispositivo acabado e à carga dos moldes fundidos.

  • Máquina de solda será necessário para conectar todas as peças de metal.

  • Furadeira elétrica e conjunto de furadeiraConcebido para que o metal faça orifícios com o diâmetro necessário.

  • Moedor com disco para cortar produtos de metal e um disco de moagem.

  • Fita métrica ou régua permitirá que você faça todas as medições necessárias com rapidez e precisão.

  • Chaves inglesas para aparafusamento.

  • Parafusos para fixação do motor elétrico à mesa.

  • Primer, tinta-esmalte ou outro agente antiferrugem para prevenir a ferrugem.

  • Marcador de marcas.

  • Existem várias opções de fixação ao chão. Em primeiro lugar, utilizando argamassa de cimento e depressões especiais. Neste caso, as folhas de metal são soldadas nas extremidades e, em seguida, aprofundadas em 100 mm. Em segundo lugar, usando âncoras que são colocadas no chão. É a eles que a mesa está fixada. Esta opção é conveniente porque, se desejar, você pode desconectar facilmente a unidade e movê-la para o local desejado. O terceiro método é a fixação aos pneus, o que implica a sua instalação uns sobre os outros. Para tornar essa estrutura feita de pneus mais forte, você pode conectá-los por dentro com parafusos. Além disso, até o motor pode ser instalado no pneu, se você colocá-lo na parte inferior da superfície de trabalho nos canais.

  • O motor de vibração é mais frequentemente selecionado para uso doméstico com baixa potência. A opção mais simples seria um motor de máquina de lavar de 220 W. É o suficiente para garantir o funcionamento normal de uma mesa com dimensões de 70 por 70 centímetros.

    Para instalações maiores com dimensões de 180 x 80 centímetros e para a produção de um grande número de produtos, é necessário procurar outros motores, por exemplo, com maior frequência de vibração do tipo IV-99E. Esse motor elétrico deve ser conectado a uma linha dedicada usando um fio de uma seção especial. Normalmente, o consumo de energia será de 500 watts. Você também pode usar modelos monofásicos que diferem em potência, tensão nominal e vida útil.

Se desejar, você pode criar uma unidade de vibração a partir de uma furadeira elétrica convencional. É tomada como fonte de ondas vibratórias e fixada em uma peça de reforço, fixada em um torno.

  • Pincel para pintura.

  • Lixa para decapagem antes de pintar.

  • Molas ou cabides.

  • Tubo metálico para vidros para molas.

Instruções passo a passo

Antes de fazer uma mesa vibratória para a produção de lajes de pavimentação com as próprias mãos, você deve entender como ela funciona e qual é o seu princípio de funcionamento. A superfície principal, que é uma superfície de trabalho, é fixada à base por meio de molas especiais. Esse é o caso se a mesa for feita com vibração horizontal. Na versão com molas verticais são substituídas por ganchos.

Quando um motor elétrico de potência adequada com um excêntrico no eixo é ligado, o tampo da mesa começa a vibrar. A frequência de movimentos necessária é alcançada mudando o centro de gravidade. Para facilitar o trabalho com a mesa, vale a pena considerar a altura das pernas sobre as quais a base é colocada.

Antes de fazer uma mesa, a primeira coisa a fazer é fazer um desenho completo que leve em conta todas as nuances. É importante que o diagrama inclua as dimensões de cada parte. Se um iniciante for fazer o dispositivo, então é melhor escolher uma versão simples da mesa vibratória, que seja fácil de montar e manter. O design mais complexo é para pessoas com experiência. Via de regra, ele está equipado com funções adicionais.

Antes de prosseguir com o corte, vale a pena medir tudo novamente para que todos os elementos se encaixem perfeitamente. Os desenhos geralmente começam na cama. É importante levar em consideração a altura, como será fixada ao chão, as dimensões da superfície de trabalho. Deve ser entendido que as molas estarão localizadas nos cantos, bem como nos pontos principais do dispositivo vibratório.

Pense com antecedência onde o motor estará localizado. É desejável que esteja o mais próximo possível do centro de massa da mesa vibratória. Neste caso, o excêntrico deve estar localizado no eixo do motor elétrico ou no inversor imediatamente no centro. Além disso, o número de formas para pedras de pavimentação é imediatamente levado em consideração. Você pode obter ladrilhos prontos em casa simplesmente com a mão ou usando a versão de moldagem do bico.

Fatiamento

O tamanho ideal de cada um dos elementos deve ser inserido no desenho, e é de acordo com o qual o corte será executado. O volume de produção necessário determina o tamanho da mesa vibratória. Sua área de superfície dependerá do número de elementos fabricados de cada vez.

A altura da cama deve ser determinada pela altura da pessoa que trabalhará atrás dela. É importante aqui que seja confortável. Normalmente 90-95 centímetros são considerados para a altura média. Para blanks, é aconselhável utilizar um tubo com diâmetro de 6,5 cm e saliências em forma de cantos de 4,5 cm.

O próximo ponto é cortar a própria bancada. É melhor fazer com uma folha de metal, mas também é possível com uma folha de compensado com espessura de 1,4 centímetros ou mais. A seguir, deve-se preparar as molas no valor de 10 peças. É importante garantir que todos tenham o mesmo comprimento.

Você também deve preparar óculos. Como eles, você pode usar seções de tubo, cujo diâmetro será alguns milímetros maior do que a circunferência da mola.

Elementos de conexão

A fixação dos elementos da mesa vibratória é realizada com equipamento de soldagem. Os parafusos não devem ser usados, pois se soltam com o tempo sob a influência das ondas de vibração, reduzindo a rigidez da estrutura de suporte. Este tipo de conexão é adequado apenas se a estrutura for dobrável. Claro, neste caso, você terá que monitorar constantemente e, se necessário, apertar os pontos de fixação.

Neste caso, é importante controlar-se em que posição estão as pernas da mesa. Também vale a pena monitorar a densidade do suporte na mesa e a presença de um plano. Quando a cama está pronta, uma cinta retangular é soldada ao redor do perímetro. Um canto é mais adequado para isso, enquanto você precisa controlar o avião.

Em seguida, você precisa prender soldando as molas nos cantos da cama, no meio dos lados curtos (um de cada vez) e a uma distância igual do canto ao longo dos lados longos (dois). Na parte inferior, os vidros devem ser fixados de forma que correspondam à localização de todas as molas. Depois disso, o tampo da mesa vibratório é soldado.

Canal de soldagem

Uma mesa vibratória caseira deve estar devidamente equipada com um motor elétrico. É importante que o suporte do motor seja rígido. Para fazer isso, solde 4 cantos da parte inferior da mesa... A fixação é feita muito forte e exatamente no meio da laje. Com uma conexão ruim, o motor de vibração ficará exposto a vibrações excessivas e falhará rapidamente.

Nesta etapa do trabalho, deve-se ter cuidado com a excentricidade do motor, ou melhor, com sua violação. Isso pode ser feito fazendo um orifício no eixo do motor e batendo em oito. Agora você precisa pegar o parafuso correspondente e aparafusá-lo no eixo do motor. Nesse caso, quanto maior o comprimento do parafuso, melhor será a vibração na mesa de decapagem. Este procedimento é necessário, pois o motor não pode simplesmente criar a vibração desejada.

Fixação de mola

Para que as molas sejam fixadas com firmeza e não transmitam vibrações à cama, elas devem ser fixadas adicionalmente com hastes. Essas guias devem passar por eles e se unir ao fundo dos vidros por meio de soldagem. Além disso, você pode colocar uma camada de borracha espessa em ambos os lados da mola. Isso reduzirá ainda mais a vibração.

Os parafusos longos podem ser feitos como guias. Dessa forma, as molas receberão um estresse maior, pois as porcas e arruelas serão aparafusadas nelas. Acontece que a mesa é melhor fixada e a amplitude de vibração é limitada.

Acabamento

Quando a mesa vibratória estiver totalmente montada, falta instalar o motor elétrico e verificar se toda a fiação está conectada corretamente. Para ajustar automaticamente a rotação do motor e, consequentemente, a frequência de vibração, vale a pena instalar adicionalmente um potenciômetro. Quanto maior a corrente fornecida ao motor, mais forte será a vibração. É muito conveniente quando a mesa é móvel, de modo que a parte principal da parte elétrica é montada na base e apenas um cabo de extensão é fornecido para a própria cama. Não se esqueça do aterramento obrigatório.

A etapa final na fabricação de uma mesa vibratória é a pintura. Você precisa começar com a limpeza preliminar das superfícies metálicas. Para isso, um moedor é mais adequado e, em seguida, lixa. Deve-se prestar atenção especial às soldas, pois são as mais vulneráveis ​​à corrosão.

A melhor maneira de pintar é usar tintas especiais, por exemplo, esmalte primário. É importante que seja recomendado para produtos de metal e proteja contra ferrugem. Nesse caso, não se deve economizar dinheiro, mas é aconselhável dar preferência a produtos de alta qualidade de empresas renomadas. É importante notar que os fabricantes estrangeiros e nacionais têm boas tintas.

Ao pintar, após a aplicação da primeira camada, deve-se deixar secar completamente. Só então é aplicada a segunda camada de tinta. Se desejar, você também pode aplicar um terceiro para que a mesa vibratória fique o mais protegida possível.

As tabelas de produção de blocos podem ser complementadas com vários dispositivos. Por exemplo, muitas vezes são equipados com uma unidade de peneiração de areia. Neste caso, é feita uma tampa para o acionamento elétrico a partir de uma carcaça, que funciona como um material laminado.

Um funil feito de tecido grosso ou metal galvanizado é colocado abaixo. Já a própria plataforma vibratória foi substituída por uma grade.

Como fazer uma mesa vibratória para pavimentação de lajes com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário