Tudo sobre placas vibratórias a gasolina
Resistência e fiabilidade são as principais características de qualquer estrada, assim como das fundações, especialmente de qualquer edifício ou local. Para que a fundação seja a mais forte e densa, são utilizadas placas vibratórias a gasolina, que serão discutidas hoje.
Dispositivo e princípio de operação
Antes de se familiarizar com as principais características, você deve aprender mais sobre o que é o princípio de funcionamento desta ferramenta e em que consiste. E consiste em 3 partes principais.
- Placa de base - a parte inferior da placa vibratória, que executa o trabalho principal - compacta a superfície. Para que o efeito de compactação seja da mais alta qualidade, a placa deve ter a massa e a sola necessárias, o que aumenta a velocidade de trabalho.
- Vibrador cilíndrico - a parte da ferramenta que cria vibração, devido à qual o funcionamento de todo o dispositivo é possível. O princípio de operação se assemelha a um volante, a estrutura consiste em um eixo com centro de gravidade deslocado. É esse eixo que cria pressão na placa, que vai compactar a superfície.
- Motor - a base de toda a energia neste dispositivo. Eles são diferentes: gasolina, elétrico e diesel. As principais vantagens da versão a gasolina são facilidade de operação, mobilidade e despretensão. As desvantagens incluem ruído excessivo e poluição do ar.
Se você descrever de forma mais sucinta a forma de trabalho e como ele funciona, então o processo é a geração inicial de desequilíbrio de energia pelo motor em revoluções, que aciona a embreagem centrífuga, vários amortecedores e o próprio vibrador. Este, por sua vez, movendo-se para cima e para baixo, exerce a principal pressão assimétrica na placa e, portanto, a ativa.
Depois disso, a pressão vai para a parte inferior da unidade e já lá é realizada a principal função da ferramenta - socar a superfície.
Características principais
Dimensões e peso
Esses parâmetros devem depender principalmente do propósito de usar a técnica. Quando se trata de trabalhar com uma fundação ou estrada, mais peso e dimensões podem desempenhar um papel importante. Em termos de números, o peso preferido de uma unidade grande começa a partir de 90 kg ou mais. Isso é o suficiente para colocar uma pressão significativa na superfície e calcular cuidadosamente a profundidade. Existem também pequenas unidades, cujo principal objetivo é trabalhar com diversos produtos de pedra e concreto, por exemplo, meio-fio ou calçada. Nestes casos, o peso é superior a 70, mas inferior a 90 kg, dependendo do destino final.
Ao selecionar as placas vibratórias a gasolina, é importante saber o peso e a pressão ideais, pois o excesso desses indicadores pode deformar o produto. Para trabalhar dentro de casa, também é melhor usar fogões de baixa potência, que não podem ter consequências graves. Se você decidir comprar um modelo pesado, certifique-se de que ele está equipado com um movimento reverso, permitindo que o carro se mova não apenas para frente, mas também para trás.
Força de choque de vibração
Este indicador é responsável pela pressão direta sobre a superfície e sua profundidade. Quanto mais difícil for o trabalho, mais força de vibração será necessária. Como exemplo, você pode citar profundidades diferentes ao colocar lajes de pavimentação (15 cm) ou remendar estradas (25 cm). Quanto maior o peso e o impacto da vibração da placa, mais eficaz será a técnica. Quanto aos indicadores digitais, a força do choque vibratório é calculada em quilonewtons. Para uma casa, este indicador não deve ultrapassar 18-20 unidades, mas se falamos de projetos mais complexos e demorados, então de 20 ou mais, dependendo das características da obra.
Área de sola
Um parâmetro muito importante que determina o desempenho do trabalho de assentamento de superfície. Como o funcionamento do motor, a atuação de vários elementos por ele acaba levando à vibração e pressão na placa, a relação entre a área do solado e a potência final é muito importante. Quanto mais alta for a área da sola, mais superfície você pode influenciar por meio da parte inferior do dispositivo. Mas aqui vale dizer que a força vibratória atua suavemente e em toda a área da sola, por isso certifique-se que a força final é suficiente para completar o trabalho.
Cada modelo é individual nesse aspecto, por isso é importante calcular com base no escopo de aplicação de tal técnica. Em qualquer caso, não só o efeito na superfície, mas também a facilidade de uso depende da área da sola. Os modelos com fundo menor são mais móveis, geralmente menores e, portanto, requerem menos espaço de armazenamento.
Motor
Já que estamos falando de um motor a gasolina, um motor de combustão interna é o mais adequado. Possui alta eficiência, é bastante fácil de usar e despretensioso. Via de regra, são usados motores japoneses de quatro tempos, que têm excelente durabilidade e consomem menos combustível em comparação com outros modelos de diferentes países. A potência do motor varia de 4 a 14 hp. com. dependendo do modelo específico.
Se a unidade tiver potência muito alta e o motor funcionar muito, um sistema de refrigeração é instalado para manter a temperatura dentro da unidade. Assim os riscos de superaquecimento do motor, seu rápido desgaste ou mesmo falha são minimizados.
Formulários
Dada a variedade de placas vibratórias a gasolina, elas têm uma ampla gama de aplicações. Conforme observado anteriormente, existem modelos de baixo consumo de energia projetados para uso doméstico e trabalhos de baixo custo na forma de assentamento de ladrilhos ou bordaduras. Unidades mais poderosas são usadas na compactação de solos profundos, estradas, bem como fundações largas para futuras construções e estruturas.
Placas vibratórias podem ser usadas para preencher valas profundas, mas, para esses fins, são usados modelos com alta força de impacto de vibração.
Modelos populares
Para uma visão mais completa de tal técnica, você deve fazer uma pequena espécie de classificação, onde poderá apresentar os melhores modelos de várias marcas e fabricantes em suas categorias.
- CAMPEÃO PC9045F - um modelo conhecido, que se distingue pela sua compacidade e potência. Motor 6,5 HP com. permitirá que você execute trabalhos de complexidade variada e a força de impacto de 15 kN - para compactar efetivamente pedras trituradas, areia, colocar asfalto ou reparar superfícies de estradas. Dentre as características, vale destacar a presença de uma partida manual, um sensor para rastrear o nível de combustível, bem como a leveza do design.
- DDE VP160-HK - uma placa de reversão com um motor japonês Honda com capacidade de 6 litros. com. Uma das vantagens é a elaboração da profundidade e da grande força do choque vibratório, que é igual a 30,5 kN. Para o transporte existem rodas especiais, estrutura interna de alta qualidade.
- RedVerg RD-29155 - analógico direto, que é adequado para uso doméstico e profissional. Motor de quatro tempos de 6,5 litros. com. com uma força de impacto de 13 kN torna este modelo muito confortável e eficiente. O design prevê a presença de um cabo antivibratório macio, há um sistema de irrigação e uma caixa protetora embutida.
- Elitech HTP 60BVL - uma placa vibratória simples para uso semiprofissional. Potência do motor de 6,5 litros. com.e um choque vibratório de 10,5 kN é suficiente para resolver a maioria das tarefas de assentamento de superfície. Operação simples, ampla faixa de temperatura, caixa à prova de choque e sistema antivibração são as principais vantagens desta unidade.
Vale destacar também os fabricantes nacionais das marcas Zubr, Vektor e Patriot, que oferecem placas vibratórias de diversas capacidades e aplicações a um preço mais acessível.
Os modelos apresentados na classificação têm níveis semi e profissional, os modelos russos são mais simples e aplicáveis na vida cotidiana.
Critérios de escolha
Tal como acontece com a seleção de qualquer técnica, em primeiro lugar preste atenção às características. Tendo estudado previamente alguns deles, você poderá formar sua própria ideia de quais parâmetros deve ter uma técnica adequada para você. Não se esqueça do projeto, que pode incluir uma caixa de proteção, um sistema de irrigação, rodas de transporte e muito mais, o que facilitará o uso de uma placa vibratória. Claro, não negligencie a leitura de comentários de proprietários reais.
Dicas operacionais
Antes de começar a trabalhar com essas ferramentas, é necessário se familiarizar com a operação adequada da unidade. As próprias placas vibratórias são despretensiosas e não requerem condições especiais de detenção, mas, como qualquer equipamento, possuem requisitos básicos de segurança.
- A superfície da placa vibratória deve ser limpa, não devem entrar no dispositivo pequenas partículas e outros elementos que possam atrapalhar o funcionamento do equipamento.
- Quanto aos equipamentos de combustível, o nível de gasolina e óleo deve ser verificado periodicamente para que não aconteça que sua unidade pare de funcionar em momento inconveniente. Para esses motores, vale a pena colocar gasolina sem chumbo AI-92. Vale dizer que tal combustível é adequado para a maioria dos equipamentos com motores japoneses, portanto, a opção é bastante versátil.
- O óleo recomendado para uso é 5W30. Após verificar o nível de combustível, certifique-se de que todos os componentes do equipamento estejam limpos e não haja derramamento de gasolina ou óleo sobre eles e, se permanecerem, remova-os.
- Não é recomendável armazenar placas vibratórias perto de fontes de calor ou quaisquer outros elementos de aquecimento, bem como manter o equipamento em locais úmidos. Não permita que água e outros líquidos entrem na unidade.
- Se você se deparar com uma quebra da placa vibratória, então a melhor solução seria entrar em contato com um serviço técnico para reparo desse equipamento.
Além disso, não se esqueça das instruções que vêm com o modelo. Após a leitura deste documento, você receberá uma descrição completa das características técnicas e características de funcionamento da unidade.
No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral da placa vibratória a gasolina Wacker MP 15.
O comentário foi enviado com sucesso.