Urze crescendo em um vaso
A urze é uma das mais belas plantas arbustivas. Muitas vezes pode ser encontrado na natureza, onde cobre clareiras inteiras. Os jardineiros também o cultivam em suas parcelas, mas algumas variedades podem ser cultivadas em casa em um vaso simples. Para aqueles que há muito desejam experimentar, será útil se familiarizar com todas as nuances do cultivo de um arbusto.
Seleção de variedade
Hoje existem alguns tipos e variedades de urze - várias centenas. No entanto, quase todos eles se destinam a condições ao ar livre ou selvagens. Apenas algumas subespécies podem ser cultivadas em um vaso, e nós as consideraremos.
- "Esbelto". Esta flor de interior é uma das mais interessantes. A cultura é compacta, fica linda em uma panela pequena. Ela cresce até 40 centímetros no máximo, densamente coberta por uma folhagem verde claro. As flores da planta são coloridas, principalmente rosa escuro ou vermelho. Eles são semelhantes em forma de um sino.
- "Wintering". Este tipo de planta em vaso é especialmente tenro. Sua altura é de cerca de 0,5 metros, a folhagem é bastante grande. As flores dessa variedade são brancas como a neve, grandes. A variedade é linda tanto no quarto quanto na varanda envidraçada.
- "Ordinário". Uma flor bastante extensa, cresce bem e ultrapassa sempre a marca de crescimento de um metro e meio. Uma característica interessante é a presença de hastes vermelhas. As flores nesta variedade podem ser rosa claro ou roxo claro.
- "Misturar". Uma variedade muito decorativa, com certeza vai agradar a quem ama uma profusão de cores. Altura média, até meio metro. Floresce em diferentes tons, formando um mix suculento, que deu origem ao nome da variedade.
Aterrissagem
Tendo decidido a escolha de uma variedade, você pode começar a plantar uma flor. Plantas de viveiros comprovados com certas características são recomendadas para o plantio.
- As raízes da planta devem estar completamente cobertas pela terra. Se esta condição for violada, a cultura não criará raízes.
- A planta deve ter raízes escondidas em uma bola de barro. As raízes que aparecem pelos buracos do vaso criarão muitos problemas durante o plantio.
- Preste atenção à cor da folhagem. Deve corresponder às características da variedade. Uma folhagem mais clara ou mais escura não é um bom sinal.
- A planta deve ser visualmente sã, sem deformações, insetos e ter bons botões.
Requisitos separados se aplicam aos potes. Eles precisam ser largos o suficiente para que a cultura cresça confortavelmente. A profundidade deve exceder a profundidade do recipiente em que você comprou a flor, pelo menos em alguns centímetros. O fundo do recipiente é equipado com orifícios de drenagem para o escoamento do excesso de líquido.
Quanto ao solo, a urze prefere substratos ácidos, em outros não cresce. O solo de turfa é a melhor escolha. Você pode comprar em lojas de flores ou fazer você mesmo. Se a segunda opção for escolhida, então você precisa misturar uma parte da areia (deve ser limpa e grande), agulhas e duas partes de turfa (apenas cavalo é adequado).
Para melhorar as qualidades desse tipo de solo, os jardineiros também adicionam serragem ou agulhas. Além disso, o solo deve ser vaporizado ou calcinado para desinfecção.
Recomenda-se plantar urze em um novo recipiente imediatamente após a compra. Para fazer isso, um recipiente comprado com uma flor deve ser colocado em um líquido em temperatura ambiente por um quarto de hora. Em seguida, a água é drenada e uma fina camada de mistura de solo é despejada no fundo do novo recipiente, 4 centímetros é o suficiente.A urze é retirada do vaso comprado sem retirar a terra, colocada em um novo e, lentamente, começam a despejar no substrato. Não aperte o solo, pois isso pode causar lesões nas raízes laterais. Após o plantio, a flor é irrigada com alta qualidade.
Cuidado
É perfeitamente possível cultivar uma urze bonita e atraente em um vaso em casa. Mas deve-se notar desde já que a cultura é caprichosa. Portanto, o cuidado crescente deve ser meticuloso.
Condições
Criar as condições certas é o primeiro passo em direção ao seu objetivo. Vamos ver que tipo de ambiente é adequado para a planta.
- Localização. A urze exigente adora o sol, por isso deve estar no parapeito da janela na sala mais iluminada. Porém, notamos que a luz não deve ser direta, mas sim dispersa, caso contrário a planta retardará seu desenvolvimento. Além disso, você precisa cuidar da ventilação regular: a cultura precisa de ar fresco em grandes quantidades.
- Temperatura. A flor é extremamente ruim para o calor. A temperatura máxima no verão é de 25 graus, mas ainda melhor se for 20. No inverno, o vaso de urze é movido para onde está a marca de 12-15 graus. A melhor opção seria uma varanda envidraçada. Em nenhum caso a planta deve ser colocada perto da bateria no inverno.
- Umidade. Esse número deve ser alto mesmo durante a estação fria. O ar seco no inverno é contra-indicado para uma planta, então você tem que comprar um umidificador ou colocar um prato com água ao lado do vaso. No verão, os arbustos podem ser pulverizados com um borrifador.
Rega
Cuidar corretamente de uma flor em casa não funcionará sem organizar a rega normal. No verão, esse momento deve ser levado em consideração com especial cuidado. O solo no recipiente deve estar ligeiramente úmido, mas não azedo, isso deve ser monitorado. Regue as plantas com um líquido quente, mesmo ligeiramente mais quente do que a temperatura ambiente.
Preliminarmente, a água é defendida por duas semanas. Isso é verdade para o líquido da torneira, se você tiver derretido ou água da chuva, esse trabalho não será necessário.
O pote de urze deve estar sempre no palete, pois é nele que o excesso de líquido fluirá dos orifícios de drenagem. Um quarto de hora após a rega, a água acumulada deve ser drenada, caso contrário a planta pode apodrecer.
Top curativo
Este momento de partida deve ser feito duas vezes. A alimentação é realizada na primavera e no verão. O primeiro fertilizante é aplicado durante a formação dos botões iniciais e o segundo durante a floração. Recomenda-se o uso de complexos estritamente minerais. Por exemplo, os jardineiros aconselham misturas para rododendros, pois eles têm requisitos semelhantes aos da urze. Você também pode tomar formulações para azaléias ou hortênsias.
Todos os curativos são criados de acordo com as instruções em anexo.
Você precisa derramar pela raiz, acertar os caules ou a folhagem é inaceitável. Se ainda não houver experiência nisso, basta colocar o vaso por um quarto de hora em um fertilizante.
Modelagem e poda
Este tipo de cultura não precisa ser formado. A poda também é desnecessária se você planeja cultivá-la anualmente. Deve-se notar que na natureza, as plantas podem crescer silenciosamente por 10, 20 ou mais anos. Em campo aberto - cerca de 5, e em uma panela - máximo de 2 anos. Se houver desejo de prolongar a vida do arbusto por mais uma estação, então no outono, após a plena floração, é necessário cortar radicalmente a planta. Deve permanecer apenas a base dos ramos, que estão na área do colo da raiz.
Métodos de reprodução
Para que a urze se torne um hóspede frequente na casa, ela deve ser propagada. Existem três formas com características próprias.
Seminal
Com esse método de reprodução, você precisa tirar o mesmo solo de plantio de mudas. Os recipientes são desinfetados e preenchidos com a mistura de solo. O substrato é bem pulverizado, as sementes são colocadas em sua superfície. Não os borrife com terra. Em seguida, o recipiente é apertado com um filme.
Os contêineres são verificados quanto aos níveis de umidade todos os dias. Eles também são ventilados regularmente.A temperatura ambiente deve ser de 20 a 22 graus, as caixas são colocadas nos peitoris das janelas com luz difusa.
Se todas as condições forem atendidas, em 21-30 dias os brotos eclodirão. Quando tiverem cerca de 8 meses de idade, eles precisarão ser colocados em vasos separados.
Estacas
Você pode obter boas mudas no final de agosto ou início de setembro. Eles escolhem ramos desenvolvidos, não devem ter botões, mas devem ter botões. O talo cortado é imediatamente imerso em um substrato composto por uma mistura de areia e turfa. A terra deve estar úmida. Para fazer com que as mudas cresçam mais rápido, elas podem ser cobertas com potes, criando uma estufa improvisada. Todos os dias, as latas são retiradas para arejamento, além de monitorar o nível de umidade do solo. A temperatura ideal para cortes é mais 18-20 graus.
Dividindo o mato
Este método é usado estritamente após a floração. As plantas são retiradas cuidadosamente dos vasos junto com o solo, divididas em duas partes. Cada parte deve ter uma raiz sã, além de vários brotos. As seções são processadas usando carvão ativado triturado. Em seguida, os delenki são colocados em potes com um novo substrato pronto. Então, em 30 dias, a planta está bem regada, mas é proibido alimentá-la nesse período.
Doenças e pragas
A urze caseira quase nunca sofre de doenças, ao contrário de sua contraparte de rua. Mas devido ao não cumprimento das regras de cuidado, os arbustos podem doer. Basicamente, os horticultores domésticos enfrentam as seguintes doenças e pragas.
- Podridão cinzenta. A doença mais comum que ocorre devido ao excesso de umidade. Uma flor branca acinzentada se forma nos brotos da urze, as placas das folhas começam a cair. Você pode curar a cultura com fungicidas comprados ou sulfato de cobre.
- Oídio. Esta é uma doença fúngica que pode ser inequivocamente identificada por uma pequena floração de cereais. Os fungicidas também ajudam aqui.
- Ferrugem. Se aparecerem manchas enferrujadas na planta, deve-se tratá-la com urgência com "Topázio".
- Vírus. Em caso de infecção viral, a planta pode sofrer deformação, parar completamente de crescer e mudar radicalmente de cor. Infelizmente, não há nada para ajudar aqui, você só precisa destruir arbustos doentes.
- Aphid. Esse inseto se alimenta de seiva de urze, por causa da qual começa a murchar e enfraquecer. Em primeiro lugar, experimentam água com sabão, bem como composições de cinzas e tabaco. Se isso não funcionar, compre inseticidas.
- Ácaro-aranha. Enfraquece arbustos, multiplica-se rapidamente. Não é visível por si só, mas deixa uma teia de aranha fina e pegajosa. Destruído por inseticidas.
É importante destacar que o motivo da debilidade da urze nem sempre é coberto por doenças. Se a flor estiver morta ou morta, o primeiro passo é certificar-se de que ela está sendo cultivada nas condições certas.
Por exemplo, se o arbusto secou no verão e você entende que não rega há muito tempo, não será mais possível salvar tal planta. Além disso, a urze é muito ruim para o excesso de fertilização. Se houver muitos deles, também começará a enfraquecer e secar.
O comentário foi enviado com sucesso.