Tudo que você precisa saber sobre verbena
A verbena é um tipo de planta herbácea perene. Ele vem em várias formas, cada uma com suas próprias diferenças. No artigo, iremos considerar uma descrição mais detalhada desta planta, as características de cultivo e cuidados com ela. A planta é capaz de decorar qualquer área, você pode criar paisagismo a partir dela e até refrescar o interior.
Descrição
A verbena pode ser chamada de arbusto, esta planta tem raízes fortes e vários caules. É uma flor perene que pode ser cultivada sozinha. Os caules ocupam dois terços da altura total, enquanto os próprios brotos podem crescer até 150 cm, mas isso depende da espécie. As folhas crescem de maneiras diferentes, você pode encontrar opostas ou alternadas, a forma é geralmente oval e alongada. A propriedade principal são as bordas recortadas. Quanto à cor, suas folhas apresentam uma grande variedade de tons de verde. Deve-se notar que uma característica distintiva da planta é a presença de um canhão em todos os lugares, exceto nas flores. Algumas espécies são abundantemente cobertas por ela e podem ser vistas a olho nu, sendo às vezes necessário um microscópio para isso.
As datas de floração concentram-se em meados de junho, mas se estamos falando de uma área onde o clima é frio, o tempo é alterado em várias semanas. Os topos são cobertos por uma inflorescência semelhante a uma espigueta, cada uma delas produz 5 a 50 flores, dependendo da variedade. Os botões externos começam a florescer muito mais rápido. A duração deste processo difere da de outras plantas, às vezes a verbena pode florescer durante todo o ano se for em um clima quente, em um período moderado vai até outubro, em particular, na Rússia. Se falarmos sobre o perfume, as flores são praticamente inodoras, mas um leve rastro de frescor sai delas quando capturadas.
Espécies e variedades populares
Hoje, existem várias variedades de verbena, elas podem diferir na cor e em outros recursos com os quais você pode se familiarizar.
O híbrido é caracterizado por folhas compactas e arredondadas e inflorescências de cinco pétalas. Um arbusto adulto cresce dentro de 20-50 cm. Na superfície, você pode ver e sentir vilosidades macias ao toque. Os botões não são grandes em tamanho, podem ser amarelos, bege, laranja, brancos ou roxos.
A verbena de flores grandes é uma espécie híbrida, o diâmetro das flores pode chegar a 10 cm. Destaca-se pela grande variedade de cores, nas quais se encontram tons de azul, roxo e até lilás, enquanto o centro é sempre verde-amarelo e tem um contorno branco. Este tipo é chamado decorativo, as flores irão decorar qualquer projeto paisagístico. A planta de flores grandes começa a ficar ativa em julho, o processo pode continuar até a geada. Inclui variedades como "Tuscany" e "Ideal", muitas vezes encontradas em canteiros de flores, porque as flores são bastante exuberantes e parecem luxuosas.
O próximo tipo é a verbena dura, é volumosa, mas ao mesmo tempo elegante, as folhas são oblongas e existem pequenas inflorescências no topo, os tons podem ser muito diferentes, seja azul claro ou roxo suculento.
Buenos Aires tem vários nomes, inclusive argentino. É um arbusto perene que se origina na América do Sul. A planta tem cerca de 120 cm de altura e consiste em vários caules principais, em torno dos quais crescem pequenos rebentos.A verbena pode ser rosa, arbustiva, medicinal e selvagem, em algumas regiões você pode encontrar várias variedades ao mesmo tempo.
Aterrissagem
Se você deseja cultivar verbena em seu local, pode plantá-la de várias maneiras - semear, cortar ou colher mudas, cada uma das opções tem suas características e regras próprias. Refira-se que esta planta é capaz de criar raízes em quaisquer condições no jardim, daria conta perfeitamente para decorar o território, mas o melhor resultado será obtido numa zona com muita luz. A vantagem da verbena é que ela não tem medo dos raios do sol, as flores não murcham, mas precisam ser cuidadas. Você pode cultivar um arbusto tanto no solo do jardim como em um vaso de flores ou vasos pendurados, a razão para isso é o sistema radicular compacto.
Em vez de solo, pode-se usar argila, o principal é que a estrutura fica solta. Solo pesado não é fácil de trabalhar, neste caso está misturado com areia. A drenagem só ajudará a obter um resultado de alta qualidade, além disso, fragmentos de pedras e brita protegem o sistema radicular da planta da alta umidade.
Você pode até plantar verbena na sua varanda em casa, o principal é seguir as instruções, alimentá-la na hora certa e protegê-la de doenças. As sementes não precisam ser preparadas, mas existem algumas nuances neste tipo de cultivo. Não precisam ser enterrados no solo, basta distribuí-los uniformemente na superfície.
Já as mudas são plantadas ao ar livre na estação quente, embora verbena não tenha medo de baixas temperaturas abaixo de -3 graus Celsius. A rega é um passo importante no cultivo de qualquer planta, isso deve ser feito com cuidado, a umidade elevada é prejudicial para os arbustos jovens.
Cuidado crescente
Não é difícil cuidar do arbusto, basta cultivar o solo, regar na hora certa e, se necessário, alimentá-lo. Esse tipo de planta é resistente a doenças virais e pragas, se tudo for feito da maneira correta não haverá problemas, as flores desabrocharão e se deliciarão com sua beleza.
O processamento do solo é o seguinte. Se for um plantio único, os arbustos devem ser arrancados para que as ervas daninhas não “extingam” a planta. A verbena cresce rapidamente, então um tapete grosso logo aparecerá no solo, e antes disso você precisará remover todas as coisas desnecessárias. Também não é necessário afrouxar o solo constantemente, se o verão for quente e houver necessidade de regas frequentes, recomenda-se o uso de cobertura morta. Hoje, podem ser encontrados materiais decorativos que são colocados ao redor da planta.
Para um crescimento ativo, fertilizantes e água são necessários, especialmente para o período de floração. Produtos minerais e orgânicos complexos podem servir como fertilizantes, mas não devem ser abusados. Um desses procedimentos bastará para que o solo fique saturado de nitrogênio e o arbusto de vegetação seja amarrado com botões.
Em regiões de clima temperado, esta planta é plantada em solo aberto no final da primavera, nas áreas ao norte é feito em junho. Uma área ensolarada com solo levemente ácido será uma excelente escolha para o plantio de uma planta. A presença de pedras e areia favorece um bom crescimento e desenvolvimento. É necessário manter uma distância de 30 cm entre os arbustos, é melhor plantar à tarde ou de manhã cedo, quando não há sol. A rega é realizada imediatamente após o plantio, mas as plantas adultas não precisam mais dela com tanta frequência, a exceção é o verão seco.
A verbena pode ser chamada de uma planta exigente, mas não precisa de cuidados especiais. Os especialistas recomendam afrouxar várias vezes por temporada, bem como prestar atenção aos fertilizantes de fósforo e potássio. Quanto à frequência de aplicação de cobertura, no verão é suficiente fazer 2 a 3 vezes, principalmente se os arbustos forem jovens.
Para que o canteiro fique limpo e bem cuidado, recomenda-se podar os caules, além disso, eles podem se confundir. Antes do início do inverno, tudo é cortado e o local é desenterrado.
Como mencionado acima, a verbena pode ser cultivada não só no jardim, mas também em casa, usando um plantador para isso. Se desejar, pequenos arbustos podem ser transplantados para vasos para que a planta hiberne em casa em uma sala quente. É importante destacar que a planta possui um rico conjunto de substâncias quimicamente ativas que fortalecem o sistema imunológico, para que você não precise se preocupar com doenças em casa. Apesar de a verbena não cheirar muito, os insetos podem sentir um cheiro que os repele, o que é uma grande vantagem.
Se você seguir todas as regras acima, o arbusto florescerá por muito tempo. Se você tiver uma variedade ampelosa, será necessário beliscá-la quando a quinta flor aparecer no caule.
Reprodução
Sementes
Você pode propagar com a ajuda de sementes, graças às quais a planta germina bem, o principal é que o solo seja bom. Recomenda-se fazer isso na estação quente, no entanto, nem todas as sementes germinam imediatamente, às vezes leva várias semanas. Para obter um resultado de qualidade, você pode usar um estimulante de crescimento que é usado para cultivar a terra. Deve-se destacar que as sementes podem ser borrifadas um pouco ou até mesmo deixadas na superfície. Deve-se borrifar água e, quando aparecerem as mudas, cubra-as com vidro ou plástico. A verbena jovem não precisa de luz, o principal pra ela é calor, temperatura alta, então se você crescer em casa, coloque em local apropriado, pode até perto de um aquecedor.
Uma estufa improvisada deve ser ventilada diariamente, assim que aparecerem os primeiros brotos a caixa pode ser levada para o espaço aberto.
Estacas
As mudas são muito procuradas e você precisa se preparar para isso mesmo no outono, antes do início da geada. Os arbustos da planta são escavados imediatamente com um pedaço de terra e transferidos para um local fresco (porão ou varanda). Cortar topos de verbena são ideais, onde há cerca de 5-6 pares de folhas. As seções devem ser cuidadosamente tratadas com carvão, e as folhas inferiores devem ser removidas.
Para o enraizamento, use uma mistura de turfa e areia, não é necessário plantar as estacas profundamente, na fase final, o tanque é coberto com uma película.
Doenças e pragas
Nenhuma planta está completamente imune a doenças, apesar de a verbena pertencer a arbustos resistentes, ela também pode ser influenciada por diversos fatores adversos. É por isso, para proteger flores, você precisa conhecer algumas regras. Os problemas geralmente surgem de cuidados inadequados ou de baixa qualidade. As principais doenças incluem o oídio, que se manifesta na forma de manchas claras. Isso indica um excesso de umidade, caso em que a cultura é tratada com Fundazol ou removida. Para evitar esse incômodo, os especialistas recomendam o uso de "Biteranol", que é pulverizado na planta.
A perna preta também fala em alagamento, nesse caso aparece um fungo do qual é difícil se livrar. Assim, é importante monitorar a organização da rega, para não exagerar. Verbena pode sofrer de pragas como pulgões, carrapatos ou tripes, que não são fáceis de ver. Se a planta começar a murchar rapidamente, surgirem manchas, ela deve ser tratada com inseticida com urgência.
Uso em paisagismo
A verbena é um arbusto despretensioso, mas não se encontra em todo o lado, por isso, se quiser decorar o seu sítio de alguma forma de uma forma original, pode morar com segurança neste tipo de planta. Uma ampla gama de cores e um lindo formato de folha irão contrastar em qualquer canteiro de flores. Hoje existem muitas opções para a criação de painéis inteiros, nos quais são utilizados diferentes tipos de verbena, a composição pode ser brilhante e única. No entanto, os arbustos podem ser plantados não só fora, mas também dentro de casa, se houver espaço livre. As flores ficarão lindas em floreiras ou cestos pendurados, vasos.A variedade Chameleon está em alta demanda e começa a florescer algumas semanas após o plantio.
Uma característica distintiva desta espécie é uma cor rosa choque que pode ser combinada com amarelo e azul. No entanto, com o tempo, a tonalidade ficará cremosa e depois laranja. A vantagem da verbena é que ela pode ser combinada com outros canteiros de flores, portanto, há um amplo campo para a criatividade.
Se você deseja algo original, pode criar um tapete de arbustos em seu site. Para isso, os brotos são dobrados ao solo e fixados com grampos de cabelo. Ao entrar em contato com o solo, a planta começa a desenvolver ativamente o sistema radicular, o que afetará positivamente o crescimento da cobertura floral.
A verbena não tem apenas propriedades estéticas, existe uma variedade medicinal a partir da qual se podem fazer tinturas e chás, existem muitas receitas folclóricas com este ingrediente.
Agora você pode começar a cultivar flores com segurança, seja em casa ou no quintal. Com os devidos cuidados, a planta irá deliciá-lo por muito tempo, e se você vive em um clima quente, quase sempre haverá flores, e isso não pode deixar de agradar aos conhecedores de estética.
O comentário foi enviado com sucesso.