Tudo sobre verbena ampelous

Contente
  1. descrição geral
  2. Variedades populares
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado crescente
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Com quais plantas combina bem?

A verbena é uma planta ornamental de grande destaque nos jardins hortícolas. A cultura possui um espectro único de cores e tonalidades. O tipo ampelous é especialmente popular.

descrição geral

Verbena pertence a plantas perenes, mas em latitudes temperadas é usado como safra anual, uma vez que não pode resistir às duras condições do inverno. Os rebentos da beleza ampelosa atingem 60 cm, por isso a sua localização ideal é uma floreira suspensa ou um canteiro alto. Nesse caso, a planta forma uma cascata exuberante, coberta por flores brilhantes de cor intensa. Os tons predominantes serão cereja, azul, lilás, vermelho, salmão, rosa, branco e muitos tons intermediários.

Os rebentos de verbena têm uma excelente capacidade de crescer activamente, por isso preenchem rapidamente o espaço envolvente. Flores pequenas (0,5 cm) cobrem quase metade da massa vegetativa e parecem muito elegantes contra o fundo de folhagem escura. Ao mesmo tempo, verbena atrai uma variedade de insetos como uma excelente base alimentar, são eles:

  • borboletas;
  • lagartas;
  • vários outros amantes de insetos verdes.

Isso deve ser lembrado e não se esqueça de examinar cuidadosamente as flores.

Além disso, verbena tem propriedades medicinais, mas sim, refere-se a verbena medicinal - uma planta selvagem perene herbácea. É melhor não usar espécies decorativas na medicina tradicional.... A cultura cresce e se desenvolve bem tanto no jardim no canteiro quanto nos vasos no peitoril da janela.

Habitat:

  • subtrópicos;
  • latitudes temperadas;
  • trópicos.

As folhas da verbena ampelosa são pequenas, ligeiramente pubescentes, imperceptíveis, servem de fundo perfeito para inflorescências brilhantes.

Os fãs de verbena conhecem cerca de duas centenas e meia de variedades, mas apenas algumas delas são geralmente populares.

Variedades populares

Devido à sua alta decoratividade, a verbena ampelosa é muito procurada e cresce a cada ano. Abaixo estão as variedades mais famosas encontradas em parcelas de jardim.

  • Imaginação que na tradução significa "fantasia, imaginação". A cor das flores é extraordinariamente bela e lembra o misterioso céu noturno com seus tons de azul-violeta. O comprimento médio do rebento é de 50 cm, a tampa verde é coberta por grandes inflorescências. A intensidade da cor pode enfraquecer com a falta de nutrição, então a variedade precisa de fertilizantes regulares com fertilizantes minerais complexos para plantas com flores.
  • Tiara Red Impr distingue-se por uma densa cabeça de inflorescências vermelho-carmim, quase escondendo a massa verde da capa decídua. A floração não é apenas abundante, mas também duradoura. A variedade é caracterizada pelo rápido crescimento: em um mês, os brotos crescem até 50 centímetros.
  • Tapien. A variedade possui um arbusto exuberante, constituído por muitos brotos altamente ramificados, cobertos por pequenas folhas dissecadas. A gama de tonalidades das inflorescências corimbosas distingue-se pela grande variedade, duração da floração e núcleo branco. Tapien é bastante resistente às doenças, se você seguir as condições da tecnologia agrícola.
  • "Impress Peach" (Imperatriz Pêssego). Inflorescências cremosas decoram uma cascata de ramos exuberantes de meio metro, dando-lhes uma aparência arejada, delicada e atraente. A planta precisa de rega abundante durante a estação de crescimento.Uma flor saudável pode florescer durante todo o verão.
  • "Temari" (Temari). A variedade tem um conjunto de tons incrivelmente belo: rosa, lilás, roxo profundo. A despretensiosa flor dá longos rebentos com folhagem inteira, quase desprovida de dissecação.
  • Estrella Voodoo Star. A variedade acumula uma densa massa vegetativa, o comprimento dos rebentos é de 40 cm, as inflorescências são pintadas em tons de vermelho e branco, a planta tem um aspecto elegante e festivo. Difere em forte imunidade, tolera bem a seca de curto prazo.
  • "Ametista". A variedade é representada por uma paleta de cores azul. Para um desenvolvimento ideal, a planta precisa de boa luz e uma mistura de envasamento respirável. "Ametista" fica bem em plantações em grupo. O comprimento dos brotos é de 40 cm, a planta resiste a geadas leves.
  • Quartz XP Silver... Uma planta compacta com rebentos de até 30 centímetros de comprimento, coberta por grandes inflorescências de tons branco-prateado e lilás claro.
  • Lanai Candy Cane... Variedade relativamente jovem com inflorescências corimbose branca e framboesa. Os rebentos com 45 cm de comprimento são cobertos por numerosas folhas pequenas. O período de floração vai de maio até o início do frio do outono.
  • "Cascata de obsessão". O compacto anual é propenso ao desenvolvimento de muitos brotos laterais. Floração abundante, inflorescências grandes (até 7 cm) coloridas em vários tons de vermelho-vinho.

Algumas variedades só podem ser obtidas por propagação vegetativa. As diferenças em relação às variedades propagadas por sementes residem no tamanho das inflorescências. Vegetativa terry verbena produz inflorescências maiores, mais densas, volumosas e arredondadas.

Aterrissagem

Verbena pertence a plantas despretensiosas, mas existem certas regras agronômicas. Você não deve esquecê-los para cultivar uma planta bonita e saudável com uma copa magnificamente florida. O cuidado e a aplicação regular de certos procedimentos não só garantirão a floração plena, mas também servirão como prevenção de doenças e pragas. Algumas variedades de verbena são capazes de resistir a geadas de curto prazo, mas uma forte queda na temperatura tem um efeito prejudicial sobre a planta.

Ampel verbena pertence a colheitas quentes e amantes da luz. É cultivada em áreas bem iluminadas, o que permite boa ramificação e arbustos, o que significa floração abundante.

Além disso, a cultura não responde bem à alta umidade, razão pela qual a drenagem é necessária. Se não houver saída do excesso de água, especialmente durante uma onda de frio, isso ameaça não só a cárie, mas também o aparecimento de doenças fúngicas.

Verbena não tem requisitos especiais para a composição do solo, mas se desenvolve melhor em solo argiloso. A soltura é obtida com a introdução de areia de rio de grão grosso, o nível de acidez é reduzido com farinha de dolomita ou cal. Um mulch feito de folhagem podre e serragem envelhecida ajudará a reter a umidade por mais tempo, aliviará a necessidade de se soltar e evitará o aparecimento de uma crosta terrestre.

As mudas são plantadas em campo aberto quando está quente e o solo suficientemente aquecido. O momento exato depende das condições climáticas. O solo para o plantio deve ser solto, respirável, nutritivo e com acidez neutra. Uma camada de drenagem é necessária sob uma camada de solo fértil. A distância ideal entre as raízes é de 20-25 cm. No transplante de recipientes, recomenda-se retirar as plantas junto com um pedaço de terra, pois as raízes não se recuperam bem dos danos. Lembre-se da importância de uma boa iluminação.

Importante: para se obter um belo arbusto, no mínimo três mudas são plantadas em um vaso de flores, e ± 50 plantas são suficientes para obter um efeito altamente decorativo em um canteiro de flores.

Cuidado crescente

Sair após o plantio não é difícil, apenas medidas tradicionais são necessárias. Cultivar verbena em vasos em casa, na varanda ou ao ar livre na rua está disponível até mesmo para um jardineiro inexperiente.

  • Rega... A cultura necessita de irrigação moderada, sem transbordamento e formação de poças estagnadas.
  • Top curativo... Quase todos os anuais ornamentais requerem nutrição adicional, e verbena não é exceção. Durante a estação, é necessário alimentá-lo 3-4 vezes com fertilizantes minerais complexos de longa (prolongada) ação.
  • Afrouxamento... Se a cobertura morta não for usada, este procedimento deve ser realizado no dia seguinte após a rega. Uma crosta terrestre não deve bloquear o acesso de oxigênio. Ao mesmo tempo, o afrouxamento destrói as raízes das ervas daninhas da superfície.
  • Cobertura... Essa atividade estimula a formação de novos brotos e florações mais viçosas, além de auxiliar na formação do arbusto. Se estivermos falando de mudas em um vaso, aperte os brotos sobre 3-4 folhas reais. No caso em que a verbena ampelosa é plantada em um canteiro de flores, não há necessidade de restringir o crescimento. Os rebentos de crescimento livre são capazes de formar um tapete florido a partir de um número limitado de raízes. Cada haste cria raízes e dá origem a novos rebentos.

A poda de verbena é a remoção de botões murchas, crescidos demais ou danificados. No primeiro caso, a recepção estimula o aparecimento de novos botões, no segundo, o jardineiro mantém uma aparência atraente de verbena ampelosa.

Deve ser lembrado que você deve cuidar regularmente da cultura ornamental, você não pode deixá-la sem cuidados por muito tempo.

Reprodução

Ampel verbena é propagado de duas maneiras: material vegetal e semeadura. Para enraizar adequadamente os cortes de verbena ou propagá-los por sementes, você deve seguir um certo algoritmo. Deve ser lembrado que nem todas as variedades podem ser obtidas a partir de sementes. As verbenas híbridas propagam-se apenas por estacas, uma vez que as suas sementes não retêm as qualidades parentais, ao contrário das estacas, que repetem por completo a qualidade da origem.

Sementes

Para obter as sementes, deve-se aguardar a formação das cápsulas. Parecem nozes, as sementes dentro estão prontas quando as cápsulas ficam marrons e secas. A semeadura é realizada em miniestufas, expondo-as em local bem iluminado, por exemplo, no parapeito de uma janela ou sob um fitolampo. As mudas emergentes precisam de atmosfera úmida e fertilização mineral com alto teor de nitrogênio.

As mudas são transferidas para um terreno aberto após o início do calor estável. Em contentores sobre varandas e galerias fechadas, é colocado após as temperaturas nocturnas ali adquirirem valores positivos. O cultivo em condições internas não depende dos indicadores do ambiente externo.

Não use sementes de flores marcadas na embalagem F1. Essas variedades transmitem suas qualidades apenas vegetativamente.

Estacas

Para propagação por estacas, a mata-mãe é colocada durante o inverno em uma sala fria com temperatura variando de 5 a 10ºC. Eles começam a cortar a planta no final de março.

  1. Para estacas de enraizamento, use solo neutro, composto de turfa e areia grossa de rio. A areia deve ser lavada e desinfetada antes de fazer a mistura do solo para eliminar o risco de doenças infecciosas. Agroperlite substitui areia com sucesso.
  2. Para enxertia, corte a parte final do broto com 4-6 folhas. Cada corte deve ter pelo menos um par de folhas, que são reduzidas em cerca de um terço para reduzir a evaporação da umidade.
  3. Um segmento de centímetro com um corte oblíquo é deixado abaixo, a parte superior do corte é cortada em ângulos retos.

Antes do plantio, as fatias podem ser embebidas na solução de Kornevin. Depois disso, a estufa é coberta com vidro ou polietileno - materiais que retêm a umidade e transmitem luz.

Doenças e pragas

Verbena tem forte imunidade, uma planta madura nunca fica doente, o que não pode ser dito sobre espécimes enfraquecidos. Tudo aqui é como o das pessoas: um corpo fraco é incapaz de resistir aos ataques nocivos de vírus e bactérias.

Um arbusto fraco pode sofrer de:

  • decadência do colar da raiz e do sistema radicular como um todo;
  • fungos de mofo;
  • oídio.

Também existe o perigo de manifestações necróticas e clorose. O primeiro sinal de doença é quando a verbena sai seca. Além disso, pragas como:

  • pulgão;
  • tripes;
  • ácaro-aranha.

No primeiro caso, fungicidas e bactericidas são usados ​​para combater doenças, e inseticidas são usados ​​contra insetos. A omissão de ação na detecção de pragas ou sinais de doenças leva à morte do anual.

Com quais plantas combina bem?

Ampel verbena distingue-se por uma ampla gama de cores, uma variedade de variedades e uma grande variedade de parâmetros externos. Uma excelente propriedade da cultura é sua capacidade única de se combinar organicamente com outras espécies em vasos e canteiros de flores. Verbena fica perfeito com companheiros como:

  • ásteres;
  • zínias;
  • petúnias;
  • malmequeres, etc.

Se você seguir os princípios e as leis do paisagismo, então, com a ajuda da mais ampla variedade de variedades, você pode dar a um jardim ou terreno de quintal um charme sutil ou um design atraente... Diferentes variedades podem ser usadas para fazer excelentes grupos composicionais, soluções originais de paisagem, etc.

A verbena pode ser usada como cobertura do solo ou para paisagismo ornamental vertical.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário