Qual é a aparência do loosestrife manchado e como cuidar dele?

Contente
  1. descrição geral
  2. Variedades populares
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado ao ar livre
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em paisagismo

A verbein-pintada é uma das preferidas dos paisagistas e jardineiros que valorizam não apenas uma aparência atraente nas plantas ornamentais, mas também a despretensão e a floração longa e abundante.

Esta planta original parece ótima tanto em plantações individuais como em grupo. O que é uma loosestrife e quais são as nuances de cultivá-la em campo aberto, consideraremos no artigo.

descrição geral

O ponto Verbeynik (o segundo nome da planta é lysimachia) é um tipo de arbusto ornamental com flor. A planta pertence à família das Prímulas. A altura dos arbustos maduros pode chegar a 80, e em alguns exemplares - 100 centímetros. O arbusto tem uma copa compacta e bem ramificada, constituída por muitos rebentos finos e densamente folhosos dirigidos para cima. Folhas de cor verde uniforme (também existem variedades variegadas), pontiagudas, lanceoladas.

O arbusto entra na fase de floração na segunda quinzena ou final de junho. A planta desaparece no final do verão - início do outono. Durante este período, as flores secas com ovários formam vagens de sementes. Durante o período de floração, a flor solta é coberta por numerosos sinos grandes de cor amarelo dourado, coletados em inflorescências soltas em forma de espinhos com cerca de 40-45 centímetros de comprimento. Devido ao grande número de flores que cobrem uma parte significativa da folhagem, o arbusto aparece quase totalmente amarelo no auge do verão.

O arbusto tem um sistema radicular bem desenvolvido e em crescimento ativo... O crescimento sazonal médio de cada parte aérea da raiz pode chegar a 10 centímetros ou mais. Dada esta característica da planta, jardineiros experientes não recomendam o cultivo de periquitos-malhados nas proximidades de plantações com sistema radicular mais fraco. Caso contrário, o arbusto pode deslocá-los do local, tirando luz, alimento e umidade.

Numa altura em que a planta não está a florir, parece bastante modesta e simples, mas ao mesmo tempo elegante. De muitas maneiras, o apelo visual do loosestrife pontilhado é facilitado por sua coroa limpa e compacta.... Em geral, o loosestrife pontilhado é caracterizado por despretensão, resistência e cuidado pouco exigente. É capaz de resistir a secas de curto prazo, geadas e falta de iluminação.

Variedades populares

Considere várias variedades interessantes de cultura.

  • Alexander Variegata - variedade variegada, notável pela folhagem original. As folhas do arbusto são verde-acinzentadas, com uma estreita borda creme claro nas bordas. Graças a esta interessante característica, a planta mantém o seu efeito decorativo mesmo fora do período de floração.
  • Alexander Golden - outra variedade variegada (variegada) de loosestrife, cujas folhas são emolduradas por uma borda dourada de largura e forma arbitrárias. A folhagem do arbusto parece muito impressionante e orgânica durante o período de floração contra o fundo de vários sinos amarelos ensolarados.

Aterrissagem

Recomenda-se plantar um loosestrife em sombra parcial ou em áreas que não são muito iluminadas. Se você plantar um arbusto em um local exposto à luz direta do sol durante a maior parte do dia, no futuro poderá encontrar problemas como queimar as folhas e flores da planta. O solo no local do plantio deve ser solto, fértil e bem drenado.Em áreas com solos argilosos pesados, areia limpa e grossa deve primeiro ser adicionada ao local de plantio. Além disso, é recomendável adicionar húmus ou composto na cova de plantio: isso irá acelerar a adaptação da planta jovem às novas condições.

O plantio de uma muda é feito de acordo com o mesmo esquema que no caso de outras culturas ornamentais. O tamanho da cova de plantio deve exceder ligeiramente o tamanho da raiz. Aconselha-se o transplante pelo método de transbordo, sem sacudir a terra da raiz da muda. Depois de plantar a planta, o solo no círculo próximo ao caule é levemente compactado, regado abundantemente e coberto com composto, agulhas ou serragem.

Cuidado ao ar livre

As principais medidas que devem ser tomadas ao cultivar uma mancha solta em campo aberto são irrigação, cobertura e procedimentos agrotécnicos simples periódicos (remoção de ervas daninhas, afrouxamento do solo no círculo próximo ao tronco).

Regar e alimentar

Este arbusto tolera uma seca curta com bastante firmeza, porém, é impossível deixá-lo sem regar por muito tempo, caso contrário a decoratividade da planta será prejudicada. A frequência ideal de irrigação em um verão frio é de 1 vez em 3-5 dias. Na primavera e no outono chuvoso, bem como no tempo chuvoso, a frequência de rega é reduzida para 1 vez por semana ou duas (com umidade do ar muito alta, geralmente é aconselhável excluir a rega por um tempo). Recomenda-se alimentar mudas saudáveis ​​e em bom desenvolvimento 1-2 vezes por temporada. Verbasco ou húmus é usado para alimentação.

Fertilizantes complexos prontos para uso, projetados especificamente para arbustos ornamentais em flor, também são adequados. No início da estação de crescimento, os arbustos são alimentados com fertilizantes contendo nitrogênio que estimulam o crescimento ativo da massa verde e da raiz.

Durante o período de floração e um pouco antes de seu final, o loosestrife é alimentado com nutrientes que contêm fósforo e potássio. Isso irá garantir uma floração longa e exuberante da planta e ajudá-la a repor a energia gasta na formação de botões e flores.

Remoção de ervas daninhas e soltura

O loosestrife pontilhado, que tem um sistema de raízes poderoso, é capaz de deslocar do local quaisquer plantas com raízes fracas, incluindo muitas ervas daninhas de rizoma. No entanto, essa característica não nega o fato de que o círculo próximo ao caule próximo à planta e a área próxima a ele devem ser limpos de ervas daninhas. Um excesso de crescimento de ervas daninhas crescendo próximo à planta daninha pode causar a trituração de suas flores e, em alguns casos, o desenvolvimento de doenças fúngicas e bacterianas, cujos agentes causadores se multiplicam ativamente na densa vegetação da erva daninha.

Assim, ervas daninhas perto do local loosestrife devem ser removidas regularmente (pelo menos uma vez a cada 1-2 semanas), tentando remover manualmente os rizomas de ervas daninhas até seu comprimento máximo. Para que as raízes do arbusto recebam uma quantidade suficiente de ar, é necessário afrouxar periodicamente o solo no círculo próximo ao tronco. O afrouxamento é executado com uma ferramenta especial com dentes finos arredondados. É aconselhável afundar os dentes da ferramenta no solo em não mais do que 1-1,5 centímetros.

O afrouxamento é realizado aproximadamente 2-3 dias após a próxima rega, quando a camada superficial do solo seca.

Preparação e poda de inverno

Antes da chegada de geadas estáveis, a solta pontilhada é encurtada cortando-se seus caules floridos a uma altura de cerca de 20 centímetros (contando a partir da superfície da terra). Em seguida, o arbusto encurtado é isolado com agrofibra, serragem, composto, húmus ou qualquer outro material de cobertura morta. Com a chegada da mola, a base isolante é retirada para evitar o amortecimento da planta.

É importante notar que em regiões quentes com invernos amenos, os arbustos geralmente não são isolados. A sua resistência ao frio permite-lhe sobreviver ao inverno sem consequências.

Métodos de reprodução

Um dos métodos de criação mais populares para a perca-pintada é dividir o arbusto-mãe. Para fazer isso, no outono, eles escavam o arbusto mais forte e saudável, depois o dividem com uma pá afiada em 2-4 partes (dependendo do diâmetro da raiz e da idade da planta), deixando vários brotos e raízes em cada uma das partes. As partes resultantes são plantadas nos buracos e derramadas abundantemente com água.

Bons resultados também são obtidos por cortes da planta. A tecnologia de obtenção de material de plantio e posterior enraizamento não difere daquela recomendada para a propagação de outros arbustos ornamentais. Para o enraizamento, são utilizadas estacas, que são cortadas na primavera ou no outono. O comprimento dos cortes deve ser de pelo menos 15-20 centímetros. O material de plantio é enraizado em recipientes domésticos (no inverno) ou em terreno protegido (na primavera) sob uma cobertura de filme.

O método de cultivo de sementes do loosestrife pontilhado é considerado o mais problemático... Nesse caso, são utilizadas sementes obtidas no outono de uma planta desbotada. As sementes são estratificadas em local fresco por 45-60 dias, após os quais são plantadas em recipientes com solo fértil solto ou em terreno aberto em local permanente sob o filme. Mudas jovens obtidas pela germinação de sementes em casa são transferidas para o campo aberto na primavera, depois que passa a ameaça de geadas recorrentes. Cuidar de plantas jovens no futuro quase não é diferente de cuidar de arbustos adultos.

Doenças e pragas

Na maioria das vezes, o loosestrife manchado é afetado pulgões - um minúsculo parasita translúcido, cujas colônias podem ser encontradas no lado sujo das folhas. Os principais sinais de danos do pulgão ao soltoestrife são o ressecamento gradual, o amarelecimento e o murchamento das folhas. Para combater o parasita, a pulverização com preparações inseticidas é usada. Você pode usar "Fufanon Nova" ou "Fitoverm".

Essas mesmas drogas são ótimas na luta contra outra praga popular de jardim - os ácaros da aranha. Este parasita tem tamanho microscópico, por isso geralmente não pode ser detectado a olho nu. No entanto, o fato de a planta ser afetada pelo ácaro-aranha costuma ser evidenciado pelo acúmulo característico de teias de aranha nas folhas e nos brotos do arbusto.

O alto teor de umidade no ar e no solo pode causar o desenvolvimento da podridão das raízes. Quando esta doença é afetada, o arbusto começa a enfraquecer acentuadamente, afinar, ficar amarelo e seco. Ao examinar atentamente o colo da raiz do arbusto, você pode encontrar manchas de cor marrom-acastanhada ou preta em sua base. Esses são os principais focos de danos à planta por um fungo putrefato.

Para o tratamento, são utilizadas preparações fungicidas: "Fitosporin M", "Bio", Fundazol ".

Aplicação em paisagismo

  • O loosestrife pontilhado parece ótimo tanto como um único arbusto crescente) e como um representante de arranjos de flores em grupo. Geralmente é plantado em grupos com plantas que possuem cores e requisitos semelhantes para as condições de cultivo.
  • Anfitriões, malvas e várias samambaias parecem muito impressionantes em combinação com loosestrife... Ao organizar esse bairro, você pode decorar facilmente qualquer área feia ou sombreada do jardim.
  • Jardineiros experientes costumam usar uma espécie de loosestrife pontilhada para criar sebes, plantando-a em fileiras ao longo de cercas e limites do local... Neste caso, malmequeres, malmequeres, sinos, margaridas subdimensionadas, ásteres curtos, chagas vermelhas e outras cativantes - e bienais ajudam a sombrear o encanto de uma flor perdida dourada e ensolarada.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário