Loosestrife comum e seu cultivo

Contente
  1. descrição geral
  2. Aterrissagem
  3. Cuidado
  4. Regar e alimentar
  5. Remoção de ervas daninhas e soltura
  6. Preparação e poda de inverno
  7. Métodos de reprodução
  8. Doenças e pragas
  9. Aplicação em paisagismo

O verbeynik comum e seu cultivo são objeto de numerosos estudos de cientistas e jardineiros que preferem compartilhar sua experiência prática em sites e fóruns especiais. A família Mirsinovy ​​foi abolida, então agora ela é chamada de Prímulas, conforme a descrição e a fórmula da flor exigem. A planta ganhou esse nome pela semelhança da cobertura vegetal com o salgueiro. É cultivado para fins decorativos e é usado para alguns fins medicinais. Anteriormente, era usado para tingir tecidos. Os benefícios indiscutíveis da perene levaram à sua propagação na Rússia.

descrição geral

A doninha comum é uma planta herbácea perene, agora referida à família das Prímulas. Na natureza, existem mais de 150 espécies desse gênero, comum é considerada uma variedade típica. Distribuição - em toda a Eurásia e no continente norte-americano:

  • habitat - as margens de reservatórios naturais, locais bem iluminados, mas úmidos;
  • inflorescência - paniculada, localizada na parte superior do caule;
  • rizoma - rastejante, maciço, forte;
  • arranjo de folhas - pode ser whorled ou oposto;
  • a altura é determinada pelas condições de cultivo e pode variar de 50 cm a um metro ou mais;
  • fórmula da flor - cinco: cinco pétalas na corola, seções no cálice e estames;
  • forma de vida - erva perene;
  • fruta na forma de uma caixa, tempo de amadurecimento - final do verão-início do outono.

O nome botânico é Lysimachia; a planta é chamada de loosestrife na linguagem comum por causa da semelhança das folhas com a família do salgueiro (salgueiro).

O sistema radicular é poderoso, em um espaço ilimitado uma planta agressiva se espalha com sua ajuda, espalhando sementes de frutos.

Aterrissagem

Floração violenta durante o período de verão magro, a capacidade de atrair insetos com o néctar são pesadas, mas não os únicos argumentos a favor da criação de loosestrife em uma casa ou chalé de verão. A favor desta planta:

  • flores pequenas (não mais de 1,5 cm) de brilho intenso, abundantemente colocadas no caule, frente a frente, formando uma pitoresca inflorescência de panícula;
  • caules altos (uso generalizado para fins decorativos e paisagismo);
  • propriedades medicinais (adstringentes e diuréticas) e uso no tratamento sintomático;
  • planta de mel, atraindo insetos para o local - para polinização de outras culturas;
  • prefere áreas úmidas e pode crescer bem na sombra;
  • uma planta perene que não requer medidas especiais e não requer cuidados complexos.

O cultivo de loosestrife em campo aberto é realizado de todas as maneiras comuns: é plantado com brotos, mudas e sementes, os arbustos são divididos na movimentação e transplante, que são necessários periodicamente.

Devido à suscetibilidade de uma planta jovem à geada, recomenda-se plantá-la no final da primavera ou mesmo no início do verão. No início da primavera ou antes do inverno, o enraizamento do loosestrife não é realizado.

Condições necessárias para o plantio e presença constante na horta:

  • o local certo (úmido, com boa drenagem, aeração, próximo a um reservatório ou com ocorrência próxima de lençol freático, solo não argiloso);
  • Tempo;
  • boa semente (sem rebentos novos, no transplante);
  • sementes devidamente tratadas ou estacas enraizadas.

Os mocassins são aconselhados a delimitar, por se tratar de uma planta agressora. Mas isso só acontece se você não prestar atenção suficiente a ele. Não se deve permitir que as sementes se espalhem pelo jardim, e os caules não devem ser cortados para o inverno. Looseweed comum é menos agressivo do que seus primos decorativos: salpicado, ciliado ou de cor escova.

Os métodos de plantio, como o tempo, dependem do método de propagação escolhido pelo produtor. Todos eles são bastante eficazes, portanto são escolhidos de acordo com a disponibilidade de material de plantio disponível, ou com a época de floração (em cada caso podem ser diferentes).

As etapas de atendimento incluem:

  • plantio realizado profissionalmente (escolha de local, solo, bom sistema de drenagem, área iluminada, porém úmida);
  • preparo correto da semente (sementes requerem estratificação preliminar, e estacas e brotos - enraizamento, é importante saber dividir a raiz corretamente se a divisão for planejada);
  • irrigação e alimentação (se necessário, em horário bem definido);
  • cultivo do solo ao redor das plantações (soltando o solo, removendo ervas daninhas);
  • controle de doenças e pragas (monitoramento permanente do quadro para iniciar o combate desde o início do seu aparecimento);
  • poda após a floração;
  • coletar sementes se o plantio for feito em novas áreas ou se o rejuvenescimento for planejado.

Cuidado

Cultivadores experientes acreditam que esta planta tem duas vantagens indiscutíveis: só precisa de medidas ocasionais de limpeza e floresce no período em que as plantas ornamentais comuns estão praticamente acabadas (todo o verão). No entanto, apesar das afirmações de que a solidão comum cresce em campo aberto sem a intervenção do proprietário, você ainda tem que cuidar um pouco dela para que floresça de forma bastante pitoresca, se encaixe organicamente nas composições criadas e não se espalhe descontroladamente ao redor do local.

No decorrer do cultivo de qualquer planta, existem segredos básicos e algumas nuances que são determinadas pela origem ou exatidão. No caso do Loosestrife, você terá que cumprir apenas os requisitos básicos: temperatura do ar e do solo durante o transplante ou plantio.

Além disso, drenagem, fertilização, método de criação, poda, irrigação e iluminação devem ser considerados.

Regar e alimentar

As plantas recém-plantadas precisam de muita rega para que possam criar raízes com segurança e se sentirem confortáveis ​​em um novo lugar. No momento do plantio, é criada uma camada de drenagem no fundo do buraco cavado, a seguir enche-se 1/3 de água e espera-se até que penetre no solo. Só depois disso a planta é colocada em um buraco, polvilhada com terra e levemente socada. No futuro, você precisará ser orientado pelas condições climáticas: se não houver chuva e o verão for seco, você precisará de uma rega semanal regular na raiz. A água vai precisar de pelo menos dois litros para cada planta.

É pertinente relembrar as recomendações para a escolha de um local de pouso.

  1. Uma área úmida e sombreada, na margem de um corpo d'água ou onde a água subterrânea flui perto da superfície (neste caso, pode ser evitado o aborrecimento regular).
  2. No entanto, na sombra, o loosestrife floresce com flores menores, que podem tornar-se mais claras. Aqui você terá que escolher entre beleza ou complicação adicional.
  3. No outono, quando a floração termina e os caules secos são cortados, você não precisa se preocupar em regar, principalmente se houver chuva suficiente para a estação fria.

Cultivadores experientes apontam para a despretensão do perdão, a capacidade de germinar em quase qualquer solo, exceto argila ou solo empobrecido. No segundo caso, é recomendado aplicar fertilizantes complexos 1-2 vezes por mês, adicionar húmus ao cavar a camada superior do solo ao redor da planta.Basicamente, dizem que não há necessidade de alimentação, mas se você adicionar um pouco de solução não concentrada durante os períodos de brotação e floração, o resultado será mais do que óbvio: flores brilhantes e grandes, massa vegetativa abundante, decoratividade inerente à planta irá deliciar os amantes da beleza.

O bom enraizamento é facilitado pela adição de esterco podre ou húmus à cova de plantio durante o transplante ou reprodução.

Remoção de ervas daninhas e soltura

Esses são componentes indispensáveis ​​para cuidar de qualquer planta. O verbeynik precisa afrouxar a camada de raízes do solo, principalmente se o verão for quente e seco. Remover ervas daninhas não apenas removerá "competidores" que absorvem os nutrientes necessários do solo, mas também protegerá contra pragas e doenças atípicas.

Uma opção alternativa para preocupações constantes é a cobertura morta, para a qual você pode usar os materiais mais variáveis ​​disponíveis: das folhas caídas à palha do cereal, ervas daninhas secas e removidas, serragem.

As plantas daninhas são removidas para que não se espalhem pelo local, não interfiram no crescimento decorativo e não prejudiquem o aspecto das plantações. Você terá que fazer isso em qualquer caso, porque se trata de plantas com alta vitalidade, taxa de sobrevivência e propagação instantânea.

Preparação e poda de inverno

A formação de um grande arbusto com floração abundante ao longo de 12 anos é impossível se não for cortado antes da geada. Os pedúnculos são removidos imediatamente após a floração e os caules longos e eretos também são removidos. O cultivo de loosestrife nas condições da Rússia Central executa-se sem abrigo durante o inverno. Mas alguns residentes de verão ainda protegem galhos de abetos perenes, folhas caídas ou serragem por medo de geadas severas e neve insuficiente. Em regiões com invernos rigorosos, é melhor tomar precauções do que replantar a planta ornamental. A ferramenta de poda é recomendada para ser esterilizada para evitar a contaminação de plantas trabalhadas anteriormente.

Métodos de reprodução

Rebentos na zona da raiz, divisão do arbusto-mãe, sementes e estacas - estes são todos os métodos pelos quais uma cultura ornamental útil se propaga. A posição predominante é ocupada pelos métodos vegetativos, pois o plantio com sementes permite obter a floração apenas após 2-3 anos.

  1. Plantar com sementes parece ser uma tarefa difícil devido à necessidade de estratificar a semente, mas se você plantá-la no outono, então você pode passar sem ela com segurança.
  2. As sementes podem ser plantadas em mudas - isso vai economizar tempo, floração mais cedo, mas você precisa começar no início de março, mergulhar em recipientes separados e somente em junho (após o endurecimento) plantar nos canteiros.
  3. A divisão pode ser feita simplesmente no outono ou na primavera, escolhendo um arbusto poderoso com boa imunidade e necessitando de rejuvenescimento. Às vezes, isso é feito simultaneamente com o transplante da loosestrife, que terá de ser feito, embora não tão frequentemente como com plantas perenes de jardim. Certos conhecimentos são necessários aqui: os segmentos resultantes devem certamente ter raízes e caules bastante desenvolvidos. Uma parte sem esses componentes dificilmente criará raízes durante o plantio.
  4. Monet loosestrife se reproduz bem por meio de cortes, mas essa técnica também é usada para trabalhar com os comuns. O corte do material ocorre no outono ou na primavera, após a formação das raízes em um recipiente com água, as mudas são plantadas em um canto levemente sombreado, afrouxando e fertilizando o solo

Fontes autorizadas aconselham cortar camadas de raízes ao dividir um arbusto, considerando-as sementes inadequadas. No entanto, os jardineiros amadores conseguem se beneficiar deles. Eles são inseridos na água ou plantados em vasos de turfa e, depois que a planta começa a se desenvolver de forma independente, são transferidos para um terreno aberto.

Doenças e pragas

A imunidade e a resistência às doenças são virtudes às quais vale a pena prestar atenção. Existem também alguns inimigos-pragas - pulgões que não ultrapassaram ninguém, gorgulhos e caracóis. E se no primeiro caso você pode usar medicamentos especiais, então no segundo e no terceiro eles são coletados manualmente e em um horário estritamente definido. A falta de floração é causada por iluminação insuficiente. Às vezes falam sobre o aparecimento de ferrugem e manchas nas folhas, mas isso é causado por infecção ou por falta de cuidado.

Aplicação em paisagismo

Numerosas publicações sobre uso decorativo resumem-se a listar e descrever outras espécies, com flores e folhas mais pitorescas. A doninha comum é considerada necessária no jardim para coleta como planta medicinal, e no jardim - para atrair abelhas e outros insetos polinizadores. Na verdade, ele decora perfeitamente os lugares isolados onde outras culturas não podem crescer, é muito pitoresco nas margens de reservatórios artificiais e em jardins ornamentais, em canteiros, terraços, em vasos e caixas em varandas abertas, relvados com grandes plantas floridas, como um fundo espetacular ...

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário