Lírio do vale e cuide dele
Tendo estudado a vida do lírio do vale, plantando e cuidando dela, você pode obter um resultado muito bom. Além de cultivar o loosestrife perene branco semelhante a uma gaiola em campo aberto, você precisa prestar atenção à sua descrição. O uso dessa planta no paisagismo também merece atenção.
descrição geral
A descrição botânica enfatiza que o lírio-do-vale solta é um típico arbusto herbáceo perene. Curiosamente, é bastante raro. Basicamente na Rússia, esta espécie habitava Primorye. Muitas vezes é cultivado em jardins e terrenos domésticos comuns. A planta é bem aceita em áreas sombreadas.
O loosestrife em forma de gaiola se torna o centro de atração para várias borboletas. Por causa disso, ele se mostra muito colorido. Essa planta forma arbustos exuberantes que podem crescer rapidamente. Ele ocupará todo o espaço livre em um curto espaço de tempo. A altura normal do Loosestrife é de 1,3 m.
Os rebentos verdes claros são muito intensos. Os caules crescem retos e se distinguem pela rigidez e estrutura forte. Eles não são propensos a apodrecer e a coroa mantém sua forma. Os rebentos têm uma pequena margem. As inflorescências aparecem em suas extremidades, e até 3 processos laterais que podem florescer são formados mais perto do topo.
Lírio do vale loosestrife é caracterizado pelo aparecimento de flores de pequeno porte, possuindo uma tonalidade leitosa... Eles formam uma inflorescência na forma de uma orelha. Possui forma piramidal. O topo agudo da cabeça, de 0,3 m de altura, inclina-se. A floração continua durante todo o verão.
O loosestrife em forma de gaiola produz folhagem verde claro. Seu comprimento normal chega a 15 cm, as folhas são relativamente finas e têm forma de lanceta. Eles desenvolvem pontas afiadas, mas as bordas são bem uniformes. Essas folhas são colocadas de acordo com o próximo esquema, muito densamente. No outono, a coroa adquire uma coloração amarela brilhante. As folhas caem apenas quando começa a geada forte.
O nome específico se deve ao fato de que o sistema radicular é aproximadamente o mesmo do lírio-do-vale. As raízes crescem superficialmente, desenvolvem-se rapidamente, cobrem novos territórios, deslocando todas as outras ervas deles.
Variedades
Com base na loosestrife de crescimento selvagem, os criadores criaram um tipo "Lady Jane"... Esta planta dá arbustos densos, crescendo até 0,9 m. A folhagem é espiralada sobre eles. As inflorescências podem atingir 0,9 M. As flores são brancas, e o meio é rosa ou mesmo vermelho; a decoratividade é preservada ao longo da estação de cultivo.
"Verbeynik Geisha" atinge uma altura de 0,9-1 m. Esta planta tem folhagem com borda creme. As inflorescências são brancas. Seu comprimento chega a 0,2 m. Normalmente, as espécies varietais são usadas em conjunto com a variedade biológica original.
Aterrissagem
Acredita-se que o lírio-do-vale loosestrife é despretensioso e não muito exigente quanto às condições do terreno aberto. A escolha clara do local e o cumprimento dos prazos de execução das obras permitem-nos garantir um bom desenvolvimento. Recomenda-se plantar uma cultura na primavera... Depois que o solo estiver completamente descongelado, você pode começar a plantar mudas compradas ou divididas. A planta cria raízes muito rapidamente.
Com o plantio adequado, a cultura será capaz de criar raízes antes do início das geadas. Às vezes, o plantio é realizado no outono, quando termina a floração.Mas tal passo é praticado apenas em áreas quentes, onde o outono dá lugar ao inverno quase de acordo com o calendário. Caso contrário, uma temporada com pouca neve pode destruir o loosestrife; ao usar sementes, é melhor esperar até setembro ou outubro.
Não plante ao sol. - é mais correto escolher áreas na sombra. A colocação sob as copas das árvores e junto às paredes é uma boa solução. Também é recomendado o uso de locais próximos a corpos d'água.
Os especialistas aconselham margas bem umedecidas. Preparar o território para o procedimento implica:
-
escavação;
-
fazer húmus ou composto;
-
remoção de quaisquer pedras, detritos e grama seca;
-
remoção de ervas daninhas.
A cova de plantio é ligeiramente maior que o sistema radicular. Uma pequena quantidade de cinza de madeira é derramada bem no fundo para fortalecer a planta. As raízes secas são cortadas e as excessivamente longas são encurtadas. A planta deve ser colocada nas covas estritamente verticalmente. Deve ser aspergido com terra, que é um pouco amassada; a safra recém-plantada deve ser bem regada.
Cuidado
Condições
Tanto a solta selvagem quanto a seletiva em campo aberto requerem alta umidade. A estrutura do solo e sua fertilidade são quase irrelevantes. Com um bom umedecimento da terra e a colocação não em lugares bem iluminados, geralmente surgem problemas. É mais correto usar áreas com argila clara. A estagnação da umidade do solo para esta espécie não é assustadora, assim como um alto nível de água subterrânea.
Rega
As estimativas de tolerância à seca de solta-estraga em diferentes fontes não coincidem. Há declarações sobre a baixa necessidade de água e a necessidade de irrigar ativamente a plantação. Em qualquer caso, é melhor evitar a secagem completa da planta. O tratamento por aspersão é permitido. A regularidade da rega é mais importante do que o seu volume.
Top curativo
Essa planta não precisa de fertilização adicional. É necessário introduzir matéria orgânica ou misturas minerais apenas em terras empobrecidas ou inicialmente pobres. Os fertilizantes são usados uma vez no início da primavera. Os critérios são a aparência e o desenvolvimento da planta. Na falta de oligoelementos, o crescimento é inibido, mas não se pode contar com uma floração ativa.
Wintering
Lily of the Valley Loosestrife pode sobreviver bem à estação gelada. Antes do início do frio precoce, as inflorescências secas e as mesmas folhas são cortadas. Recomenda-se afrouxar a terra. As plantações são cobertas com folhas caídas, não esquecendo de fazer uma irrigação preliminar com água. Durante o período de inverno, os brotos geralmente morrem, recuperando-se na primavera, e geralmente são cortados sem hesitação; em áreas com invernos rigorosos com pouca neve, encoraja-se o aterro com solo ou aterro com cobertura de turfa.
Métodos de reprodução
Os jardineiros costumam usar mudas. Para isso, eles levam material de plantio que já é coletado durante as podas de primavera e outono. O comprimento dos brotos deve ser de 10-15 cm, sendo colocados em potes de vidro com água. Assim que as raízes aparecem, esse material deve ser plantado em solo úmido.
A reprodução de loosestrife por cortes no outono tem sua sutileza. Nesse momento, ele deve ficar na panela até o fim da geada. Somente na primavera o lugar final é imediatamente atribuído à cultura. Eles recorrem a dividir o arbusto na primavera, antes que as primeiras folhas apareçam. Se este momento for perdido, você deve esperar até o final da floração no outono.
Em tal situação, é aconselhável manter a planta em um vaso em uma sala quente até a primavera. No patamar, lacunas de 30 a 40 cm são deixadas. A criação de sementes de loosestrife raramente é praticada, porque é muito difícil. As sementes são mantidas resfriadas por 7 ou 8 semanas para serem estratificadas. Em seguida, eles são colocados em campo aberto, ou na junção de fevereiro e março são plantados para mudas.
O período inicial após o transplante para o local final é crítico. Só depois de se certificar de que a planta criou raízes e criou raízes, você pode respirar com calma.Até que isso aconteça, é necessário monitorar a manutenção constante da umidade. A rega deve ser feita regularmente.
Antes do plantio propriamente dito, vale a pena saturar a terra com substâncias orgânicas; o tempo de vida de um loosestrife cultivado é de cerca de 10 anos.
Doenças e pragas
Esta planta possui uma alta imunidade natural. É fácil cuidar dele - você só precisa seguir as recomendações básicas para o cultivo, e as infecções não o infectarão. Mocassins podem sofrer ataques pulgões... Este inseto absorve suco de inflorescências e folhas jovens.
Às vezes, os pulgões infectam as plantas em massa. Nesse caso, os topos dos brotos são cobertos com suas colônias. Tal desenvolvimento de eventos priva inevitavelmente a cultura de sua estética e pode até destruí-la por completo. Uma droga bem conhecida costuma ajudar os jardineiros. "Actellik"... Os arbustos também podem ser processados. "Antitley" ou "Biotlin".
O trabalho com esses fundos deve ser realizado em tempo seco, e você definitivamente deve esperar por uma calma. Alguns dos que tentam criar loosestrife também reclamam dos ataques do gorgulho. Este inseto é noturno. Normalmente, sua presença é notada tardiamente, quando a folhagem fica letárgica e a própria planta perde seu efeito decorativo. Os gorgulhos são coletados e queimados após o pôr do sol, caso contrário, eles só se espalharão.
Aplicação em paisagismo
A funcionalidade do lírio-do-vale loosestrife é muito grande. Basicamente, você pode vê-lo em um canteiro de flores em áreas mal iluminadas de jardins domésticos e parques escondidos por sombras espessas. A sombra de uma árvore densa não prejudicará em nada esta cultura, e outras plantas não se dão bem em condições tão difíceis. Verbeynik é frequentemente plantado próximo a paredes e cercas e também é usado como um elemento para emoldurar corpos d'água e decorar bordas.
As floristas também têm outras opções. Por exemplo, comece um tapete floral sólido. Ou plante um grupo de plantas. Às vezes, o loosestrife é usado como uma tênia, então deve ser o centro da composição inferior. Outras plantas que gostam de umidade se tornarão excelentes vizinhas para essa cultura: highlander, bell, diferentes tipos de samambaias.
Também é usado para decorar:
-
varandas comuns;
-
varandas envidraçadas;
-
varandas.
O comentário foi enviado com sucesso.