Varandas quentes: métodos de isolamento
Recentemente, muitas pessoas estão se perguntando como isolar uma varanda e torná-la utilizável em qualquer época do ano, pois todos querem dar uma folga das preocupações urbanas com a natureza, reunir-se com a família ou amigos para tomar um chá ou café. Quero fazer isso não apenas no verão, mas também nas noites de inverno, olhando para a natureza pelas janelas de vidro.
Recursos da extensão
Uma varanda numa casa de campo ou numa casa privada é uma divisão envidraçada por todos os lados ou parcialmente, que foi construída imediatamente ou adicionada posteriormente a uma casa já acabada. No verão, quando faz calor lá fora, este é o melhor lugar para relaxar, descontrair ou fazer reuniões familiares.
Pelo fato de a varanda ter muitas janelas grandes, todo o círculo ficará à vista - isso permitirá que você admire a natureza, sentado em uma poltrona ou em uma cadeira confortável. E se a varanda for isolada, este tipo de descanso pode ser prolongado no inverno. Além disso, você pode organizar um lindo jardim de inverno ou uma estufa.
O que é melhor usar?
Você pode fazer o isolamento da varanda em qualquer época do ano. No entanto, é melhor fazer isso em bom tempo para que o material selecionado não seja danificado. Primeiro você precisa decidir sobre os materiais, bem como fazer todas as medidas necessárias. A gama de aquecedores no mundo moderno é bastante extensa e depende, em primeiro lugar, das finanças dos proprietários.
Ao escolher os materiais, você precisa prestar atenção às suas propriedades. Qualquer isolamento deve ser atóxico, resistente ao fogo e a quaisquer condições climáticas da natureza. Para o aquecimento da varanda, são adequados materiais como penofol, lã mineral, argila expandida, poliestireno e outros tipos de isolamento. Para facilitar a escolha, você pode considerar detalhadamente a qualidade desses materiais.
- Lã mineral. Este material é utilizado na construção civil há muito tempo, pois possui muitas qualidades positivas. Este é, antes de mais nada, um preço acessível. Além disso, o algodão em rama não é inflamável, mantém bem o calor e não está sujeito a temperaturas extremas e influências químicas. Este material é excelente não apenas para isolamento, mas também para isolamento acústico. Também é agradavelmente agradável que qualquer pessoa possa largá-lo. No entanto, o algodão em rama também tem sua desvantagem: com o tempo, ocorre uma perda das propriedades de isolamento térmico, o que afeta o funcionamento posterior do edifício.
- Poliestireno expandido. O material tem um preço baixo, além de ser durável e fácil de usar. O material mais utilizado é a espuma de poliestireno extrudido, que protege melhor as divisões da perda de calor. No entanto, tem uma desvantagem como a alta inflamabilidade, além disso, durante um incêndio, emite substâncias tóxicas para o ar.
- Isopor. Este material também é muito inflamável e os pequenos roedores adoram. No entanto, esse aquecedor também tem vantagens. Por exemplo, pode ser facilmente montado com ou sem moldura. Além disso, a espuma possui uma proteção térmica muito elevada, que não perde suas propriedades ao longo de toda a vida útil do material. Não necessita de etapas de revestimento adicionais, pois possui baixa permeabilidade ao vapor.
- Penofol. Esses produtos podem ser usados com outros materiais isolantes de calor e de forma independente. O material tem baixa permeabilidade ao vapor e alto grau de compatibilidade com o meio ambiente.Além disso, o penofol tem uma qualidade chamada incombustibilidade.
- Argila expandida É um material constituído por argila cozida e em forma de grânulos porosos. É usado principalmente para isolamento de teto e piso.
Você também pode usar um aquecedor portátil para isolar a varanda ou até mesmo instalar uma caldeira elétrica. Mas para a instalação de tais equipamentos, será necessário concluir um projeto acordado em diferentes instâncias. Portanto, é mais fácil usar um aquecedor. Pode ser o mais comum, mas se as finanças permitirem, você pode gastar dinheiro em um modelo com funções adicionais.
O aquecimento da varanda pode ser feito tanto por fora quanto por dentro. Em ambos os casos, vale a pena fazer tudo com cuidado para não prejudicar o aspecto da divisão. Primeiro você precisa determinar qual lado isolar. Uma visão geral detalhada de cada opção o ajudará a fazer sua escolha.
Lado de fora
Na maioria das vezes, a parte externa da varanda é isolada. Este processo é bastante simples, o principal é decidir quais os materiais mais adequados.
Esse trabalho deve ser executado em tempo bom e quente. É necessário isolar o teto com lã mineral ou espuma de espuma. Depois é necessário fazer o revestimento da parede com espuma de poliuretano ou outro material semelhante e fechá-lo com qualquer acabamento.
O isolamento externo tem várias vantagens.
- Todo o trabalho de isolamento é feito ao ar livre, o que é muito bom, porque todo o lixo fica do lado de fora e a limpeza leva menos tempo.
- Trabalhar com materiais não impede que os membros da família façam suas próprias coisas.
- As dimensões da varanda não são reduzidas em um centímetro.
- Ao terminar as paredes com materiais especiais, pode manter a varanda aquecida por muito tempo. Além disso, não se molhará, o que permite estender sua vida útil.
O único inconveniente serão as condições climáticas, pois é impossível fazer o isolamento em tempo chuvoso.
De dentro
O isolamento interno pode ser realizado em qualquer época do ano, bem como em qualquer clima, e com as próprias mãos. Ao escolher esta opção, você pode realizar o trabalho de isolamento rapidamente e em uma única etapa. Isso é conveniente se você não quiser perder muito tempo em reparos.
No entanto, também existem desvantagens:
- a necessidade de desmontar o revestimento já existente;
- redução de área;
- fragilidade - a parede assume todas as condições meteorológicas, o que pode levar à sua destruição.
Como isolar corretamente?
Na hora de equipar a sua casa, você não pode levar tudo em consideração de uma vez, então a questão de usar a varanda para viver no inverno não vale a pena. Freqüentemente, esses edifícios adicionais ou anexos são feitos como habitação temporária para a temporada. Mas às vezes os planos mudam e a questão é como isolar adequadamente o ambiente.
Muitas pessoas usam a varanda como depósito de inverno ou cozinha de verão. No entanto, ao mesmo tempo, poucas pessoas pensam que uma varanda não isolada quase sempre forma condensação durante as mudanças de temperatura, o que significa que o nível de umidade na sala aumenta. Para evitar que isso aconteça, é necessário isolar adequadamente o edifício.
Em primeiro lugar, é necessário isolar as paredes, assim como o piso e o teto. Não importa qual extensão é de madeira ou tijolo. Muito calor é perdido pelas janelas. Portanto, eles precisam ser duplicados ou substituídos por novos.
Também é necessário isolar a entrada. Você pode torná-lo duplo, de modo que haja uma almofada de ar entre as portas, que equilibra a diferença de temperatura.
A exatidão do isolamento depende, em primeiro lugar, do material utilizado., bem como sobre a finalidade para a qual as instalações serão utilizadas. Por exemplo, se for uma casa de madeira, o isolamento deve ser feito por dentro, o que evitará o acúmulo de umidade. E vice-versa, se a casa for de tijolos, as paredes devem ser isoladas por fora e o teto e o chão por dentro.
Piso
Se for necessário isolar a varanda para o inverno, é melhor começar a trabalhar no chão.Depois de feita a fundação, uma cintagem de vigas é instalada nos suportes.
Antes disso, você deve tratá-los com equipamentos de proteção. Em seguida, instale o ripado e fixe o piso. Você pode até fazer um piso com placas não cortadas com uma espessura de 25 mm. Este piso também é denominado "áspero".
E só depois disso, o material de isolamento é colocado nas placas já fixadas. Para protegê-lo da umidade, é realizada uma barreira de vapor. Para maior confiabilidade, você pode colocar uma camada dupla ou tripla de isolamento, colocando-a em diferentes direções em um ângulo de 90 graus. É aconselhável o uso de materiais sólidos para isolamento térmico. Por exemplo, argila expandida, na qual as vigas são colocadas. E só depois limpe o chão.
Se esse processo não foi executado inicialmente, a primeira coisa a fazer é desmontar o revestimento do piso antigo. Neste caso, você deve ver de que forma as placas foram fixadas - com pregos ou parafusos auto-roscantes. Para isso, são utilizadas ferramentas como um pregador e uma chave de fenda, com o auxílio das quais os parafusos são cuidadosamente puxados ou furados. Se houver um revestimento áspero, eles procedem imediatamente para os processos de isolamento. Tudo é feito de acordo com o mesmo princípio descrito acima.
Paredes
A próxima etapa é o isolamento da parede. Você pode isolar uma varanda completa e uma extensão que não tenha sido usada ativamente antes. É necessário estar preparado para o fato de que o revestimento da parede precisará ser totalmente substituído.
Com a ajuda de uma ferramenta como um pregador, as tábuas são removidas das paredes. Para que não fiquem rastros sobre eles, é melhor colocar um pedaço de papelão. Isso deve ser feito com cuidado, pois após o isolamento devem ser montados no local original.
Depois de concluída a desmontagem, é necessário verificar se existe uma barreira de vapor disponível. Na sua ausência, o material é preso entre os postes. Isso pode ser feito com um grampeador. A espuma plástica pode atuar como um aquecedor, pois não tem medo de temperaturas extremas e é resistente à influência de diversos microrganismos.
E vice-versa, se as paredes são de tijolo, é necessário fazer um engradado de pranchas ou vigas de madeira, que proporcionarão a circulação do ar. No exterior, as paredes devem ser revestidas com qualquer tipo de material.
Além disso, um método muito comum de isolamento usando penofol, que é cortado em pedaços do tamanho desejado. Ele é preso às paredes e as bordas são fixadas com fita adesiva. Segue-se espuma de plástico, e muito bem. A etapa final é pintar.
Teto
Para isolar o teto, é necessário montar uma barreira hídrica e, em seguida, embainhar com tábuas de 2,7x2,7 cm, deixando vãos não superiores a 8 mm. As costuras devem ser seladas com fita metálica. Insira penoplex entre as tábuas, fixadas com cavilhas com uma grande cabeça. Em seguida, é colocado um refletor de calor, que é coberto com uma fortificação ou tábua.
Cobertura
Muito calor é perdido pelo telhado se estiver frio. Portanto, tendo decidido isolar a varanda, é necessário proceder a reparações. Na verdade, o isolamento pode ser realizado tanto por dentro quanto por fora.
Em uma casa particular, normalmente há um telhado inclinado em uma extensão, além disso, sem um sótão. Isso significa que é impossível mover-se ao longo dele. Você pode desmontar o telhado ou isolá-lo da lateral do teto.
Recomendações
Tendo considerado os materiais disponíveis para o aquecimento da extensão, bem como os locais que o requerem, pode considerar-se quase um profissional e seguir em frente. E para que a reparação seja coroada de sucesso, é necessário seguir os conselhos de especialistas.
Escolha de tempo e ferramentas
Em primeiro lugar, você precisa ser capaz de adivinhar o momento ideal para o reparo. Acredita-se que o isolamento das varandas possa ser realizado em qualquer época do ano. Para fazer isso, você pode usar dois métodos: externo e interno. A primeira opção é adequada para trabalhar apenas com bom tempo, a segunda - para qualquer clima.
Você também precisa estocar tudo o que precisa antes de começar a trabalhar. Ao escolher os materiais, o primeiro passo é estimar a quantidade de trabalho. Para isso, devem ser feitas medições de todos os elementos isolados: teto, paredes e piso. Então você deve decidir sobre a escolha dos aquecedores. As opções recomendadas são a espuma e a lã mineral, que são as mais populares, pois podem ser utilizadas para aquecer a extensão do frio, economizando no orçamento familiar.
Também vale a pena considerar o tamanho da varanda. Se for muito grande, você pode fazer um isolamento combinado. Para isso, a lã mineral laminada é montada nas paredes e só então nas folhas de espuma.
A escolha das ferramentas também desempenha um papel importante, e a seleção de tudo o que você precisa depende do método de acabamento escolhido. O mais confiável e durável pode ser chamado de método de moldura, porque permitirá não apenas colocar qualquer material de isolamento nas paredes, mas também ajudará a escondê-lo tanto sob o forro quanto sob a parede de gesso.
Para fazer isso, você precisa dessas ferramentas, como pregos ou parafusos, uma chave de fenda, um nível que permite fazer tudo de forma suave e limpa, um lápis para marcar os pontos necessários, um grampeador para fixar o isolamento, um anti-séptico para tratamento de superfície, espuma de poliuretano e outros atributos de construção necessários. É bastante difícil realizar o isolamento da varanda sem este conjunto de ferramentas.
Aquecimento da varanda
Como a extensão é uma sala envidraçada, é necessário cuidar das janelas e portas da varanda.
Certifique-se de prestar atenção à qualidade das janelasconsiderando há quanto tempo estão em uso. Se, após a inspeção, o resultado não foi o desejado, o primeiro passo é substituir as janelas de vidros duplos por novas, que devem ser compostas por dois ou três vidros - isso preservará não só o calor do ambiente, mas também melhorar o isolamento acústico. Para obter o melhor resultado, é necessário verificar se todas as juntas foram tratadas com espuma.
As portas também precisam de atenção. Eles podem ser estofados com feltro ou outro isolamento em ambos os lados, ou você pode fazer uma moldura de porta para obter uma almofada de ar.
Uma atenção especial deve ser dada ao chão. A maneira mais fácil é colocar o isolamento diretamente no chão. Para fazer isso, você precisa cobrir as rachaduras com resina para obter um piso sólido e não rangente e colocar o isolamento em uma camada espessa. Você pode prendê-lo com pregos nos cantos da sala e, em seguida, colar todas as costuras com fita adesiva. Você pode colocar linóleo ou carpete por cima.
Você pode isolar a varanda e os aposentos de diferentes maneiras. Se desejar, isso pode ser feito sem causar um golpe sério na carteira. O principal é respeitar todas as regras e dicas, e o resultado do trabalho não decepcionará nem na qualidade nem no aspecto.
Neste vídeo você encontrará dicas e uma master class sobre o aquecimento da varanda.
O comentário foi enviado com sucesso.