Instruções passo a passo de faça você mesmo para fazer uma varanda de madeira

Instruções passo a passo de faça você mesmo para fazer uma varanda de madeira
  1. Seleção dos materiais necessários
  2. Elaborando uma extensão
  3. Ereção da fundação
  4. Fazendo a moldura do edifício
  5. Instalação do piso da varanda
  6. Construção de telhado
  7. Instalação de guarda-corpos e trabalhos de acabamento

Em busca do desejo de expandir a área, a maioria dos proprietários de casas particulares resolve esse problema adicionando várias estruturas. Principalmente os proprietários inclinam-se para a varanda aberta. Em nosso país, a madeira é reconhecidamente o material de construção mais difundido e acessível. Uma varanda de madeira é o tipo de construção mais pragmática, que não é apenas usada para o fim a que se destina, mas também serve como corredor ou sala de jantar. A partir disso, neste artigo, vamos dar uma olhada no passo a passo da execução de uma varanda de madeira.

Seleção dos materiais necessários

Uma casa de verão de dois andares pode ser equipada com uma varanda. É melhor prepará-lo no minibar. Com uma janela saliente, você pode expandir significativamente o espaço da casa. As instruções são apresentadas a seguir.

Antes de começar a desenhar um projeto de extensão, você precisa selecionar os materiais certos. A melhor opção para a construção são as vigas: é mais fácil trabalhar com elas, visualmente a varanda parecerá mais sólida, a construção será estável e durável, segura do ponto de vista ambiental e durável.

Vale a pena preparar os seguintes materiais com antecedência para as barras irregulares:

  • impregnação protetora e agentes anti-sépticos;
  • fechos para madeira;
  • concreto, brita, reforço e areia (para a fundação);
  • materiais impermeabilizantes;
  • Torneamento de telhado OSB;
  • portas e janelas;
  • material de cobertura;
  • ferramentas: chave de fenda, martelo, machado, pá e nível.

Todos os materiais de madeira devem ser tratados com impregnação protetora antes do trabalho de instalação, uma vez que a estrutura acabada é muito mais difícil de processar.

Elaborando uma extensão

Antes de iniciar as obras, é aconselhável refletir detalhadamente sobre o projeto. Isso permitirá que você evite todo tipo de erros no futuro e planeje a quantidade certa de material. O projeto pode ser preparado por você mesmo fazendo um esboço, ou você pode escolher soluções prontas na Internet. Além disso, no processo de redação, é necessário indicar a sequência de etapas do trabalho que será a mais ótima.

Será importante escolher a localização da futura varanda. É construído principalmente na extremidade da casa, enquanto a porta da frente fica dentro do quarto. Como regra, o comprimento da varanda coincide com o tamanho das paredes da casa, sua largura é de aproximadamente 2-3 metros. Depois de determinar o comprimento e a largura, calcula-se a área total da varanda.

Ereção da fundação

A fundação da varanda deverá ser erguida separadamente da fundação principal da casa (desde que a casa esteja acabada) e ligada a ela por meio de fechos especiais. Dependendo da massa da estrutura concebida e do seu tamanho, um dos tipos de fundação é preferido: Colunar simples para solo estável e correia durável para solo úmido ou solto.

  • Fundação da coluna - a opção mais orçamentária e mais fácil em termos de esforço físico. A fundação consiste em vários suportes retangulares individuais. Cada suporte é um conjunto de pilares localizados horizontalmente dentro de um perímetro dedicado. São cavados poços de até um metro de profundidade sob os pilares, nos quais são despejados areia e brita com cerca de 15 cm de espessura, seguido de compactação.Em seguida, é feito o vazamento do concreto e os pilares de sustentação são instalados de forma que sua aresta superior coincida com a altura da fundação da casa.
  • Fundação tira - mais meticuloso que o anterior, mas com maior resistência. Primeiro, você precisa marcar o lado interno da base com fitas. Em seguida, eles cavam uma trincheira onde a cofragem é instalada - uma fôrma de madeira para enchimento com concreto. Antes de despejar, é aconselhável preparar uma pedra de brita e uma almofada de areia para a futura fundação. Em seguida, o concreto é despejado com uma altura de cerca de 10 cm. Após o endurecimento da camada, a segunda camada é derramada até a altura desejada.

Ao lançar a fundação, o encolhimento da varanda é levado em consideração. Recomenda-se não associá-lo ao alicerce principal da casa: a massa da varanda é bem menor, portanto, com o encolhimento posterior, a casa irá puxá-lo.

Fazendo a moldura do edifício

A instalação da moldura do edifício é efectuada sobre a fundação já acabada. Neste caso, a moldura é de madeira, a sua instalação é surpreendentemente rápida e fácil. A construção requer vigas com uma seção de 150 mm por 150 mm para o trilho inferior e vigas com uma seção de 100 mm por 100 mm para postes e suportes na grade.

Barras com uma seção de 150 mm por 150 mm são colocadas na fundação, que é coberta previamente com material de cobertura. Se o tamanho da futura varanda for superior a seis metros, os elementos de acabamento precisarão ser emendados. Nas extremidades da face transversal, os cortes são marcados no meio da espessura da barra. Este será o comprimento do entalhe no qual a saliência de outro item é inserida. A barra é serrada através da marcação usando uma ferramenta manual ou elétrica: uma serra para metal ou uma serra portátil. Em seguida, conecte o recesso com a saliência ao longo ou em ângulo. Para uma fixação mais forte, dois pregos são inseridos.

Para evitar o deslocamento da estrutura da estrutura em relação à base da fundação, peças de reforço de aço com comprimento de 200-250 mm são inseridas no topo dos pilares ou fita.

Antes de colocar a cinta, são feitos orifícios nos pontos de saída das hastes de aço, após os quais as barras são colocadas nos pinos, que são dobrados rente ao resto da superfície. No final dos trabalhos de cintagem de madeira do piso da varanda, ao longo de todo o perímetro, são colocadas vigas transversais com a mesma secção, na mesma ordem, onde foram delineados e recortados antecipadamente reentrâncias com cerca de um metro de comprimento presa com pregos.

O apoio ao telhado de uma varanda de madeira requer a instalação de várias barras verticais ao longo de um lado paralelo à parede da casa. A metragem é escolhida da seguinte forma: a altura da cobertura em relação ao piso da varanda é de pelo menos dois metros, enquanto a inclinação da cobertura a partir da moldura principal do edifício é observada. As prateleiras devem ser costuradas primeiro com uma plaina elétrica: isso lhes dará uma aparência mais organizada e facilitará o processamento e acabamento futuro. Os racks são fixados à cinta com parafusos auto-roscantes com cantos de aço reforçados. A parte superior da ponta das vigas é fixada ao remate da varanda, que faz parte da moldura, que serve para aumentar a resistência da estrutura da varanda. Na parte superior da varanda, o arnês é constituído por vigas planas de 100 mm por 100 mm. A montagem é feita no solo, peça a peça, depois são instaladas nas extremidades dos racks e fixadas. Se for necessário certificar-se de que os elementos verticais são perpendiculares, use um fio de prumo ou um nível de construção.

Instalação do piso da varanda

É dada especial atenção à seleção do material necessário, nomeadamente, às suas propriedades operacionais associadas à influência da humidade e às oscilações bruscas de temperatura sobre o mesmo. Nesse caso, o larício é o mais adequado.

As vantagens deste material:

  • resistência à umidade, fungos, mofo e pragas de insetos;
  • bela textura amadeirada;
  • facilidade de processamento de proteção e decoração.

    Além do lariço, um material de piso artificial, como decks, é freqüentemente usado.

    O piso da varanda é colocado de tábuas em uma fileira.As tábuas são colocadas sobre as toras localizadas no meio das duas coroas do arreio inferior. Lags e placas são tratadas sequencialmente com agentes anti-sépticos. A seguir, aplica-se tinta ou verniz por cima. O degrau superior da varanda estende visualmente o chão. Para fins decorativos, as tábuas de assoalho não são colocadas diretamente em uma fileira, mas em um pequeno ângulo. Com este método de revestimento, um pouco mais é necessário. Outra forma original é o empilhamento do centro na diagonal. Esta visualização requer uma instalação sem erros, que pode ser feita com uma serra de esquadria.

    Tábuas de pinho e abeto não são a melhor opção para uma varanda. Ao decidir usar esses tipos de piso, trate a madeira várias vezes com um composto anti-séptico, que protegerá a estrutura de madeira contra o apodrecimento e danos por pragas.

    A construção da escada ocorre após a conclusão da obra com o piso.

    O degrau superior está sendo construído no mesmo nível do piso da varanda. Em seguida, fragmentos de uma escada reta são presos a duas cordas de arco em um ângulo. É necessário que o degrau inferior fique rente ao solo e suas extremidades se encaixem perfeitamente na corda do arco previamente esticada, após o que são fixadas com pregos. Em seguida, você precisa instalar as inserções. Eles são cortados em um padrão que lembra o contorno das pranchas laterais e também são presos ao barbante. O riser e a placa de suporte devem ser posicionados entre as inserções.

    Construção de telhado

    Vigas e material de cobertura são os principais elementos para a construção de uma cobertura de varanda. É preferível escolher o mesmo telhado da casa. Idealmente, se for idêntico em cor e material: isso fará com que o telhado pareça mais harmonioso. A melhor escolha é ardósia de plástico, papelão ondulado, chapa galvanizada ou ardósia. No processo de fixação, os materiais são selecionados para um telhado específico. Por exemplo, para o papelão ondulado, é utilizado um parafuso autorroscante com arruela de pressão, que tem uma cor semelhante à do telhado.

    É melhor construir um telhado de inclinação única - é simples e rápido. Monte-o em ângulo para evitar retenção de água na superfície do telhado. Eles ligam o telhado e a parede da casa com a ajuda de tiras metálicas especiais, que também têm uma função protetora.

    O telhado é construído da seguinte forma:

    • um Mauerlat é instalado na cinta superior - uma estrutura que serve como base para proteger as vigas;
    • as vigas são montadas na parede da casa em ângulo, a distância entre elas depende diretamente do tamanho da varanda e da massa do telhado;
    • as ripas de torneamento são instaladas estritamente perpendiculares às vigas;
    • colocar calor e impermeabilização;
    • realizar a instalação do telhado.

    A ventilação não deve ser negligenciada. Durante o processo de construção, é necessário deixar buracos imperceptíveis para que o ar possa escapar sem obstáculos.

    Instalação de guarda-corpos e trabalhos de acabamento

    As grades de madeira protegem as pessoas de quedas e limitam o espaço interno da varanda. Eles são feitos de vigas aplainadas ou metal perfilado. Para começar, determine a altura da futura cerca - a altura padrão é um metro. São instalados apoios cuja distância entre eles depende do peso e do tipo de estrutura; quando se projetam para além do guarda-corpo, também fornecem suporte para a cobertura. Depois disso, as próprias grades são montadas. Os balaústres darão ao corrimão um aspecto interessante e extraordinário.

    Depois de instalar os elementos principais da varanda, se desejar, pode fazer a decoração das paredes tapume, ripa ou outros materiais. Após a conclusão da instalação da cerca, é necessário processar a madeira com tintas à base de tinta, tinta ou óleo - isso ajudará a proteger e preparar a varanda para uso direto. Você pode anexar uma varanda de madeira com suas próprias mãos a uma casa de alvenaria, por exemplo, com um sótão.

    Para obter informações sobre como fazer uma varanda com as próprias mãos, veja o vídeo a seguir.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário