Varandas no país: opções de arranjo e design
A varanda é a decoração de qualquer casa particular ou chalé de verão. Graças a ela, é possível ter um agradável passatempo ao ar livre com uma chávena de chá ou uma conversa tranquila com a família. Para que o resto no território desta extensão da casa principal seja o mais confortável possível, é necessário abordar minuciosamente a sua disposição. Considere as opções de design da varanda, em função da tipologia, da escolha da localização, da dimensão e da utilização dos diversos materiais, tendo em conta a sua funcionalidade.
Tipos e escolha de localização
Para não confundir estas extensões com terraços e gazebos, notamos: a varanda distingue-se sempre pela presença de um alicerce (que o terraço não tem) e uma parede comum com o edifício principal (ao contrário de um mirante). Entre a massa de estruturas visíveis, vários tipos de edifícios podem ser distinguidos. Eles podem estar localizados em uma única fundação ou em uma fundação separada. Neste caso, o telhado pode ser compartilhado ou privado.
Normalmente, essas dependências estão localizadas no nível mais baixo da casa. Eles representam áreas de recreação clássicas ou as chamadas casas de jardim. Uma solução interessante é a presença de estruturas de fechamento, que incluem pilares, vários racks, paredes ou vidros panorâmicos.
Vamos considerar as variedades mais populares de ambos os tipos:
- Clássico - estrutura térrea com iluminação máxima, técnica de zoneamento para atribuição de áreas funcionais individuais;
- Um anexo aberto é um tipo de varanda do tipo orçamento, caracterizado pela ausência de paredes, podendo ter divisórias e grades, contígua à casa com uma parede (na verdade, uma moldura sem três paredes);
- Dois níveis - uma estrutura completa com envidraçado no piso inferior, com uma casa de jardim e uma área aberta no topo, com vedações e uma escada de ligação;
- Uma opção é a cinta, que é uma espécie de comunicação entre salas, caracterizada pela possibilidade de entrar na casa pela rua.
Além das variedades principais, às vezes são criados desenhos exclusivos ao executar uma varanda. Por exemplo, quando o espaço do terreno e o orçamento permitirem, você pode fazer várias dependências adjacentes à casa. Na maioria das vezes, as variedades estão localizadas na parte da frente da casa (casa de verão). Se desejar, eles podem ser equipados para qualquer sala funcional, incluindo uma sala de recreação, sala de jantar, academia.
Na maioria dos casos, as varandas são anexadas a uma casa de madeira. Ao mesmo tempo, é importante que a construção não prejudique o projeto paisagístico existente. Eles tentam escolher um local para que fique perto da porta da casa. Isso contribui para o isolamento adicional da habitação principal, especialmente se a varanda for fechada.
A variedade de verão pode ser anexada ao lado. É muito mais difícil fazer a opção dentro de casa. Isso exigirá coordenação com documentos regulatórios, o que geralmente é difícil. Nesse caso, a parte fechada geralmente está localizada na lateral da porta frontal.
Além disso, eles tentam colocar a varanda perto de uma parede em branco para que não oculte a luz natural.
Os especialistas recomendam fortemente a construção da varanda de forma a fechar a porta da frente.
Dimensões (editar)
Os parâmetros de qualquer extensão dependem das suas preferências, do orçamento disponível e do número de pessoas que vivem na casa. Se uma família de 3-5 pessoas mora na casa, uma extensão de 3x4 sq. m.Se o terreno é pequeno, mas a varanda é uma estrutura obrigatória, então você pode construir um 2x4 sq. m. Às vezes, as estruturas ocupam 3,5x4,5 sq. m. Se a casa for grande, você pode complementá-la com uma varanda de 4x6 sq. m.
Em cada caso específico, você também deve se concentrar na funcionalidade: a varanda deve ser confortável, no planejamento é necessário reduzir a distância para mobiliar o ambiente e permitir a liberdade de movimentos. Caso contrário, não funcionará para criar uma atmosfera de conforto e para aproveitar ao máximo a varanda.
Materiais para construção e decoração
Diferentes matérias-primas são utilizadas na construção das varandas. Os profissionais da construção recomendam enfaticamente fazer essas extensões com os mesmos materiais da estrutura principal. No entanto, para decorar uma casa de jardim, você pode usar matérias-primas auxiliares, que agora são apresentadas em uma ampla gama. Para tornar a varanda mais expressiva, indique o contraste entre os edifícios.
Mais frequentemente usado para construção:
- massa de madeira;
- pedra;
- tijolo;
- estruturas metálicas;
- plástico e plexiglass.
Na maioria dos casos, o projeto envolve uma combinação de materiais para maior originalidade das edificações. Por exemplo, um toldo com telhado inclinado pode ser um tipo criativo de decoração. Às vezes, o tecido é usado para dar uma aparência incomum. O material da fundação é concreto. Um dos métodos de construção modernos é o uso de policarbonato.
Os materiais são utilizados como acabamentos que o orçamento permite. Na maioria dos casos, eles tentam usar materiais de construção resistentes à umidade e a fatores climáticos adversos. Normalmente, a varanda é decorada com elementos de madeira entalhada (incluindo ripas, grades, soalho de tábua corrida), pedra em forma de degraus e um telhado com uma forma invulgar de declive. O interior é decorado com uma variedade de beirais e rodapés de materiais sintéticos.
Legalização da extensão
As varandas aumentam o conforto de viver e ao mesmo tempo aumentam a área útil da habitação principal. Dependendo do tipo de estrutura e das preferências de gosto dos proprietários da casa, podem ser clássicas ou originais, inusitadas. Sua principal característica é o fator legalizado nas autoridades competentes. De acordo com a SP 54.13330, a varanda é classificada como sala sem aquecimento localizada em qualquer andar. Na presença de vidros e aquecimento, a classificação muda para um quarto, um berçário, uma sala de estar ou outro tipo residencial.
Decoração dentro
O design das varandas campestres e das estruturas dos terraços é diferente. Estes anexos assemelham-se mais a quartos completos, o que lhes permite uma decoração com as melhores tradições do design, escolhendo qualquer estilo de interior como base. Por exemplo, uma parede comum pode ser projetada com ladrilhos de clínquer resistentes ao gelo: isso criará um destaque visual e permitirá que você isole a varanda do edifício principal.
Uma solução interessante seria usar lanternas em um design antigo para acentuar a parede com a porta de entrada. Se você tiver habilidades criativas, não será difícil organizar uma varanda no mesmo estilo do edifício principal. Considere os pontos-chave para organizar uma varanda no país.
Mobiliário
Uma possibilidade única de arranjar uma varanda é a utilização de móveis estofados ou armários no ambiente. A escolha do kit pode ser diferente. Se a varanda estiver aberta, procuram utilizar objetos móveis que possam ser trazidos para dentro de casa em caso de chuva ou móveis de madeira, de plástico que não tenham medo do mau tempo.
Se a varanda tiver vidros, todos os tipos de móveis estofados (do modular ao rattan) são permitidos.
Se o objetivo da varanda é receber convidados, ela é equipada com uma sala de estar, complementando o conjunto de móveis com uma mesa de centro. Pode ser em madeira ou vidro reforçado pintado. Sofás e pufes podem ser adicionados a um conjunto de móveis estofados.Em cada caso, o conjunto de móveis está sujeito à filmagem da sala.
Se o espaço for definido como área de lazer, um sofá é colocado nele. Quando você quer hospitalidade, a varanda é reservada para uma sala de estar combinada com área de jantar, adicionando uma mesa de jantar e cadeiras ao ambiente.
Se a varanda for uma espécie de escritório, ela será equipada com uma escrivaninha, uma poltrona confortável, complementando um sofá compacto, uma cadeira de balanço, um tapete trançado e uma manta macia para maior comodidade nos momentos de descanso. Neste caso, é importante não sobrecarregar o ambiente com uma abundância de acessórios, para que o ambiente continue funcionando, mas não desprovido de conforto. Para a iluminação, você pode usar pequenas mesas laterais, movendo-as para uma parede em branco ou janelas envidraçadas sem decoração desnecessária.
Acessórios
Uma das decorações da varanda é uma lareira. Hoje, os fabricantes oferecem uma ampla gama desses produtos. Mesmo lareiras bio e falsas serão capazes de trazer a atmosfera de conforto de casa para o espaço da varanda. Para tornar o ambiente mais convidativo, foram adicionadas lâmpadas em forma de leque, bem como almofadas de sofás de várias formas e texturas. Obviamente, qualquer mobília parecerá elegante e completa se for decorada com capas ou cobertores estilosos.
Se o espaço for reservado à cozinha-sala de jantar, o conjunto de acessórios é expresso por prateleiras para pratos, produtos a granel. Além disso, o espaço geralmente é complementado com um exaustor, lâmpadas interessantes, estatuetas, barris e, às vezes, imagens lacônicas sobre um tema de cozinha (frutas, comida).
Se uma sala fechada é um local de descanso para as crianças, ela é complementada com brinquedos e um tapete. Você pode armazenar bolas, bicicletas e outros itens no espaço aberto. Se a sala for reservada para um workshop criativo, você pode equipá-la adicionalmente com mesas organizadoras suspensas nos braços de poltronas ou de um sofá. Às vezes, um relógio cuco de parede, bem como painéis decorativos, tornam-se um acessório elegante para a varanda.
Teto e paredes
Nesse caso, é importante que os revestimentos de parede e piso não se fundam. Você pode usar um material idêntico para decoração, por exemplo, pintando o teto ou as paredes. Se o edifício estiver fechado, você pode aplicar revestimento resistente à geada ou revestimento (por exemplo, sob pedras rasgadas ou tijolos, painéis de parede). Para não sobrecarregar o desenho da varanda, pode decorá-la com vidros panorâmicos. O uso de madeira do mesmo tipo e cor nas paredes e no teto vai criar uma percepção negativa, pois a árvore perde sua expressividade.
Para deixar o interior bonito, vale a pena separar os dois planos. Por exemplo, se o edifício é baseado em uma árvore, você pode pintar o teto, cercas e suportes com tinta branca, para uma parede comum, escolha um revestimento de tom rico. No caso de um acento de princípios de madeira no teto e nas paredes, é necessário separá-los por meio de tons de madeira clara e escura.
É melhor decorar uma parede com uma porta de entrada com outro material. Os tons podem ser relacionados, mas o principal é excluir a identidade da cor.
As luminárias e as vigas tornam-se a decoração do teto.
Janela
As janelas da varanda desempenham um papel decisivo na sua iluminação. Seu design segue a ideia geral de design. Se uma solução clássica for escolhida como base, você pode ver cortinas nas janelas, que às vezes são amarradas a colunas de suporte, às vezes são montadas em caudas. Ao mesmo tempo, procuram escolher tecidos leves, por vezes translúcidos, para que, ao decorar a varanda, não escondam a iluminação do espaço.
Como uma decoração alternativa, você pode usar cortinas de rolo ou opções de vime feitas de palha fina. Às vezes, a decoração é entalhada e linhas figuradas ao longo do perímetro das aberturas das janelas.
Se o estilo não necessita de cortinas, as aberturas das janelas são emolduradas com material de tonalidade nobre. Você pode separá-los das paredes usando cores.Por exemplo, em paredes de areia ou cor de madeira, as janelas com moldura branca ficam bem. Se uma das paredes for decorada com pedras decorativas em tons de bege e cinza, você pode decorar as aberturas das janelas com molduras em um tom marrom rico.
Uma solução inusitada com janelas panorâmicas, além do uso de composições simples de vitrais, também fica linda. Hoje, você pode fazer essa decoração com suas próprias mãos usando um filme de PVC comum.
Piso
O piso da varanda deve ser confiável, resistente e durável. Ele salva a casa da sujeira e da poeira, mantendo-os na porta. Além disso, é importante que ele possa suportar flutuações de temperatura e cargas diárias de peso. Esta opção pode ser em Grés Porcelânico.
É preferível escolher o tamanho médio do revestimento (por exemplo, 600x600x20 mm), de forma a não esmagar visualmente o espaço devido à abundância de pequenas matrizes.
Um ponto importante é o tipo de piso: deve ser antiderrapante para eliminar o risco de possíveis ferimentos. A cor do revestimento é selecionada com base em considerações práticas. O piso de madeira também é uma solução interessante. No entanto, a madeira é suscetível de destruição sob a influência de fatores externos desfavoráveis. Se você usar esse material para o piso de uma varanda aberta, com o tempo ele precisará ser desmontado.
Iluminação
Para criar um ambiente de conforto doméstico, é necessário compensar a falta de luz natural, normalmente inerente a edifícios deste tipo. Se o prédio for aberto, lâmpadas em cortinas fechadas são usadas para iluminação. Uma das soluções interessantes é a utilização de retroiluminação LED à prova de água. Devido ao filme de silicone, pode ser utilizado debaixo de água, por isso a chuva e a humidade não terão medo de tal iluminação.
Não há problemas com instalações fechadas. Luzes pendentes são usadas com mais frequência aqui. Nesse caso, os dispositivos de iluminação podem ter cortinas. Às vezes, são lustres com cortinas em forma de velas, bem como holofotes embutidos. A escolha de luminárias depende do estilo do interior.
Paisagismo
Esta técnica permite adicionar conforto à atmosfera da varanda: qualquer interior com flores ou plantas em vasos parece completo e harmonioso. As plantas podem ser muito diferentes: são variedades comuns de interior instaladas em peitoris de janelas e composições penduradas com flores. É lindo o desenho da tecelagem de folhagens, que pode ser localizado, por exemplo, na parede que liga o prédio principal à varanda. Uma técnica estilística interessante é o uso de apoios, nos quais visualmente parece que não são de todo, embora estejam totalmente recobertos de verde.
Às vezes, as técnicas de paisagismo transformam a varanda em um jardim de verão completo. Sua característica é a utilização de diferentes plantas para varandas abertas e fechadas. Por exemplo, extensões que ficam mais perto de alojamentos geralmente são decoradas com flores em vasos, vasos, penduradas em vasos ou composições especiais para pendurar. Para designs abertos (verão), plantas penduradas e tecidas sem flores são relevantes.
Sutilezas de cor
O estereótipo de que os tons amadeirados devem prevalecer no interior da varanda perdeu hoje sua relevância. Claro, eles parecem bonitos, mas se a cor das paredes, do piso do teto for idêntica, qualquer interior se tornará enfadonho. Sem dúvida, é difícil aplicar as cores claras da paleta e principalmente o branco. No entanto, você pode combinar acabamentos em tons diferentes para mostrar a singularidade do ambiente, e ao mesmo tempo preenchê-lo com pontos de luz, que normalmente faltam em uma varanda.
Tente evitar cores escuras. Porém, se esse acabamento já estiver lá, é necessário suavizá-lo com leves acentos. Por exemplo, um teto branco ou leitoso claro, bege, permitirá que você traga um positivo para o espaço, embora em uma sala fechada seja mais apropriado.Se você escolheu um tom de areia como base para um espaço aberto, dilua com o verde através de plantas vivas, pendure cortinas de luz nas janelas com moldura branca.
O chão pode ser cinza ou café. Se a loja possui grés porcelânico com textura de pedra e transições de tons, faz sentido decorar o piso com ele. Se quiser escolher um ladrilho, use uma técnica de combinação de cores: em locais de maior movimento, coloque um material escuro com um padrão.
Opções de design
Para ter uma ideia visual da melhor forma de equipar uma varanda no campo ou uma casa de campo, pode consultar os exemplos da galeria de fotos.
Uma técnica original para decorar uma varanda com vidros. Leveza e leveza são sentidas no design. O conjunto mínimo de móveis contribui para a criação de uma atmosfera convidativa. A combinação das cortinas de vime e de enrolar parece muito harmoniosa.
A recepção do paisagismo da varanda torna-a especial, fresca no verão.
A cor verde combina bem com a decoração de paredes de alvenaria.
A sala de jantar com varanda parece incomum e elegante. A utilização de uma mesa e bancos lacônicos, junto com um fogão e uma cozinha forrada de tijolos, traz um clima especial ao interior de uma varanda aberta. A iluminação local permite que você se sente ao ar livre a qualquer hora do dia.
Um exemplo simples de utilização de um conjunto mínimo de móveis em forma de mesa e cadeiras em uma varanda estreita permitirá que toda a família se sente para almoçar no verão. A disposição da varanda é complementada por um balanço com assento macio e almofadas de sofá.
Se o interior tem muitos tons de madeira, você pode diluí-los com azulejos no acabamento do piso. A abundância de grandes janelas estenderá a atmosfera. Para se livrar da percepção negativa, você precisa adicionar vegetação viva ao design e pelo menos um destaque brilhante, por exemplo, um lindo travesseiro decorativo com uma textura interessante.
Em um espaço fechado, você pode criar um interior respeitável. Por exemplo, se o telhado da varanda tem um formato inclinado complexo, você pode decorá-lo com vigas, adicionar uma lareira à decoração e colocar um conjunto de móveis próximo a ela, decorando-a com uma massa de almofadas de sofá.
Um exemplo de disposição de uma varanda para um espaço pessoal de leitura de livros e reflexão. Condições máximas foram criadas para um passatempo confortável. Um sofá permitirá que você relaxe, uma poltrona permitirá que você leia um livro, abajures de mesa proporcionarão o nível adequado de luz.
Uma forma de brincar com um teto escuro com móveis em um tom elegante e bonito. Através do uso de móveis, cortinas e acessórios em tons relacionados de verde suave, a sensação de peso é suavizada e a ilusão da versatilidade do interior é criada.
Para informações sobre como reformar e melhorar a varanda do país, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.